Howard’s Folly em Estremoz junta vinhos e arte (fotos e vídeo)

A Howard’s Folly, em Estremoz, faz uma mistura de vinhos com arte. O investidor inglês Howard Bilton estabeleceu-se em Estremoz, depois de converter um prédio património histórico numa adega moderna.

Howard’s Folly é uma adega, restaurante e Galeria de Arte num conceito diferente. Na adega são produzidos vinhos portugueses da Serra de São Mamede. Fizemos uma visita à adega em Estremoz e ouvimos o enólogo Pedro Furriel, que nos revela todo o processo de transformação da uva, e na adega têm vinho tinto, branco e rosé.

Relativamente às particularidades do vinho que produzem, Pedro Furriel explica que “tudo começa na vinha, as nossas uvas provêm da Serra de São Mamede, que têm com um terroir muito particular, com um clima ameno, o que ajuda à maturação equilibrada da uva”.

Já Tom Bilton, filho do proprietário, é agora gerente da atividade em Estremoz e adianta que, “ foi um pouco ao acaso e por sorte, mas também a pensar no quão especial é Estremoz”. Tom Bilton acrescenta que “as nossas vinhas estão em Portalegre, onde procurámos fazer uma adega, mas a cidade demonstrou-se mais adormecida, a própria Câmara não se mostrou muito prestável, quando apresentámos as nossas intenções e, então descobrimos Estremoz, que fica mais perto de Lisboa e é uma cidade com muita história”. Encontrámos aqui este edifício, falámos com a Câmara de Estremoz, foram muito prestáveis com o licenciamento e encorajaram-nos a ficar”.

A Fundação Sovereign de Howard Bilton apoia também crianças desfavorecidas, como refere Ana Cunha, guia de enoturismo, adiantando que a fundação “através de vários leilões de arte já recolheu 10 milhões de dólares, para ajudar crianças desfavorecidas e sofreram traumas”.

Em Estremoz Howard Folly está situado na rua General Norton de Matos 13.