Skip to content

Bombeiros de Elvas já preparados para combater incêndios rurais

Os Bombeiros de Elvas deram início, durante a madrugada desta terça-feira, 16 de maio, à fase “Charlie”, considerada a mais crítica do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), com duas equipas de combate a incêndios rurais e uma equipa de apoio logístico, com um veículo tanque.

Segundo explica o comandante dos bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, a partir de agora, a corporação tem ao dispor estas equipas, “em permanência, 24 horas por dia” para dar resposta às ocorrências, em termos de incêndios rurais, não só no concelho, até, pelo menos, “ao final do verão ou que até que a Autoridade Nacional de Proteção Civil definir”.

Sendo “expectável de um maior número de estados de alerta especiais”, tendo em conta a escassez de chuva, o que faz “antever um aumento sério em termos de risco”, as equipas combate a incêndios rurais, explica Paulo Moreiras, poderão ser reforçadas, caso solicitado pelo Comando Sub-Regional de Proteção Civil.

Apesar do empenho neste Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, Paulo Moreiras garante que a prestação do socorro no concelho continua assegurada, para “a salvaguarda das pessoas e bens”, através da equipa de intervenção permanente (EIP) dos Bombeiros de Elvas.

Se dependesse “única e exclusivamente” da associação humanitária, garante ainda o comandante, neste momento, a corporação já contaria com uma segunda EIP. “São vontades que não dependem somente de nós. De nós dependerá, efetivamente, a disponibilização de meios humanos e de recursos materiais, que já temos garantidos e  salvaguardados, caso, num futuro, que eu espero que venha a ser próximo, haja a constituição de uma segunda EIP”, remata.

Compartilhe este artigo: