Festa dos Contos nos dias 18 a 20 em Montemor

A 13ª edição da Festa dos Contos vai ter lugar entre os dias 18 e 20 de maio, em Montemor-o-Novo

A Festa dos Contos nasceu do desejo de Carlos Marques, da cooperativa experimentação teatral Trimagisto, em sintonia com o Município de Montemor, de elevarem o ato de contar histórias a uma disciplina artística, e simultaneamente criar um espaço de mediação cultural entre quem faz e quem vê.

A Festa é um lugar convidativo onde se pode usufruir de sessões de contos, concertos, cinema de animação, spoken word, teatro, poesia, sempre com a consciência de que é urgente parar o tempo, escutar com atenção e produzir pensamento.

“A festa normalmente, ou seja, o seu lugar de nascimento é na Biblioteca Municipal Almeida Faria, mas este ano o local envolvente desta edição da Festa dos Contos será o Cineteatro Curvo Semedo e os lugares ao seu redor”, explica Carlos Marques, da Trimagisto.

O programa ao longo destes três dias “é diversificado, desde contos à noite, programas para as famílias, espetáculos para bebés, performances, uma espécie de romaria entre a Biblioteca Municipal e o Cineteatro Curvo Semedo, onde vai ser abordada a história local” e a festa vai ser “um momento de partilha de histórias e abrangente a todas as faixas etárias”, como revela Carlos Marques.

A Festa dos Contos vai além do óbvio, segundo Carlos Marques, seguindo pelo caminho também da comédia e música, como “o espetáculo de comédia que tem o nome “Vacas, Guerras, Porcos e Clérigos” e um concerto da cantora Chica, uma cante autora de intervenção”.

Os interessados vão poder também usufruir “ao mesmo tempo da poesia contemporânea, do agora, com os contos mais antigos, tudo no mesmo palco, com a sessão “À volta do vinho”, como salienta ainda Carlos Marques.