Aposta que Elvas tem feito no desporto faz dela “um exemplo”, garante secretário de Estado

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, foi recebido, ao final da tarde desta sexta-feira, 12 de maio, na Câmara Municipal de Elvas, pelo presidente Rondão Almeida.

Durante a reunião, e tal como explica, João Paulo Correia teve oportunidade de ficar a conhecer melhor, por um lado, os “grandes investimentos” que a autarquia tem feito ao nível do desporto e, por outro, a dinâmica desportiva do concelho.

“O desporto federado tem crescido no país: tem hoje 700 mil atletas federados, um número histórico (…) e isso deve-se também à aposta que os municípios têm vindo a fazer também na prática desportiva”, assegura. O secretário de Estado garante ainda que, tendo em conta a aposta que Elvas tem feito nas infraestruturas desportiva, bem como ao nível da formação, nas mais variadas modalidades, a cidade “é um exemplo”. “Elvas contribui com o apoio que dá à formação, e à diversidade de formação, nas mais variadas modalidades e também naquilo que são as equipas femininas”, diz ainda o representante do Governo.

Já para o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, a ideia com que o secretário de Estado fica, relativa ao dinamismo da cidade, depois desta reunião, não é aquela que trazia. Contrariamente ao que muitos possam pensar, incluindo membros do Governo, diz ainda, Elvas “não é uma cidade despovoada, parada”, nem tão pouco uma cidade “qualquer”. O autarca assegura que este tipo de encontros é bom, no sentido em que, apesar de muito já ter sido feito, no que concerne à área desportiva, consegue-se “despertar” o Governo para o muito que ainda há para fazer.

Antes de Elvas, João Paulo Correia passou esta sexta-feira por Portalegre e Ponte de Sor. Nesta visita à cidade Património da Humanidade, que culminou com uma passagem pelo coliseu, onde decorre o Festival da Juventude e Académico de Elvas, o secretário de Estado foi acompanhado pela vice-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Selene Martinho, e do delegado regional do IPDJ, Miguel Rasquinho.

Workshop de pintura a óleo com Céu Peguinho este sábado no MACE

O Ciclo de Workshops “Sábados com arte” está de regresso ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

Este sábado, 13 de maio, o workshop incide na pintura a óleo, com Céu Peguinho, e destina-se a maiores de 12 anos.

A iniciativa decorre amanhã, sábado, 13 de maio, entre as 15 e as 18 horas, no MACE.

União de Montemor vai ter novos relvados sintéticos

O Grupo União Sport de Montemor-o-Novo, no âmbito de uma candidatura da Federação Portuguesa de Futebol, obteve financiamento para a instalação de um campo com relvado sintético de futebol 11, com linhas de nove, no Estádio 1º de Maio.

“A Câmara Municipal de Montemor apoiou o Grupo União Sport no desenvolvimento desta candidatura”, como revelou António Pinto Xavier, vereador da Câmara Municipal. A Câmara Municipal, a juntar a este campo sintético de futebol 11, somou ainda um campo de relvado sintético de futebol de sete, para os praticantes mais jovens da modalidade.

A candidatura da Federação Portuguesa de Futebol concede o financiamento de 70 mil euros. No entanto, este valor não abrange as obras na totalidade; por isso, outras entidades de Montemor, como o Município e a União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras “estão acompanhar o processo e estão motivadas para ajudar o União a cumprir este sonho”, garantiu ainda António Pinto Xavier.

AF de Portalegre organiza 18 jogos no fim de semana

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre organiza 18 desafios de 12 competições de futebol e futsal, no fim de semana de 13 e 14 de maio, sábado e domingo: dez partidas de futebol de nove provas e oito encontros de futsal de três competições.

A Taça da Associação de juniores, de futebol, tem a final marcada para sábado às 16 horas, em Gavião, entre Eléctrico e Estrela Verde.

A Taça da Associação de juvenis, de futebol, tem a final no domingo às 16 horas, em Mosteiros, entre Estrela Verde  e Fronteirense.

O campeonato distrital de juvenis, de futebol, fase única, tem um jogo no domingo às 16 horas: Gavionenses – Hispanolusa.

A Taça da Associação de iniciados, de futebol, tem a final marcada para domingo às 11 horas, em Mosteiros, entre Fronteirense B e “O Elvas” B.

A Taça da Associação de infantis, de futebol, tem a final no sábado às 10.30 horas, em Gavião, entre as equipas de sub-13 de Estrela e Nisa.

No campeonato distrital de infantis de sub-13, segunda fase, de futebol, há um desafio da II Divisão, no domingo às 10.30 horas: Gavionenses – “Os Elvenses”.

O campeonato distrital de infantis de sub-12, fase única, de futebol, tem uma partida no domingo às 10.30 horas: Crato – Hispanolusa.

Na competição informal de benjamins sub-11, fase única, de futebol, há dois encontros no sábado às 10.30 horas: Arronches – Portalegrense e Estrela – Eléctrico.

A competição informal de benjamins sub-10, fase única, de futebol, tem um jogo no sábado às 10.30 horas: Eléctrico – Estrela Verde.

No torneio de encerramento de juvenis, de futsal, há três desafios no sábado: Avisenses – Sousel A, Sousel B – Eléctrico A (ambos às 10.30 horas) e Eléctrico B – Monfortense (11.30 horas).

O torneio de encerramento de infantis, de futsal, tem três partidas no sábado: Eléctrico B – Avisenses, Montargilense – Eléctrico A (ambas às 10 horas) e Monfortense – Sousel (10.30 horas).

No torneio de encerramento de benjamins, de futsal, há dois encontros: Montargilense – Eléctrico A (sábado às 11.30 horas) e Eléctrico B – Sousel (domingo às 10.30 horas).

Câmara de Elvas aprova Código de Boa Conduta para a prevenção e combate ao assédio no trabalho

O Município de Elvas aprovou na passada quarta-feira, dia 10 de maio, o Código de Boa Conduta para a prevenção e combate ao assédio no trabalho, para implementar nos serviços municipais.

Aprovada a transferência de património, ao abrigo do nº 10 do artigo 6º da lei nº 24-A/2022, de 30 de dezembro que aprovou o Orçamento de Estado para 2023, respeitante a imóveis propriedade do Instituto da Segurança Social, para a Câmara Municipal de Elvas.

Os eleitos aprovaram a proposta de protocolo de cooperação e apoio à Semana Dias nas Dioceses, a decorrer na Arquidiocese de Évora – Paróquia de Santa Luzia, integrada na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Aprovado o pedido para a realização do Bazar de Velharias da Associação Amigos do Cemitério dos Ingleses, na Praça D. Sancho II.

Deliberado aprovar o pedido de isenção para a realização de visita no comboio turístico. A proposta de Encontro com a autora Maria João Lopo de Carvalho, foi aprovada. Aprovada a Hasta Pública “Courela da Azinheira” – Lote 4.

O executivo aprovou a ratificação do apoio da Administração Pública ao projeto “Compassividades”, bem como a autorização aos Bombeiros Voluntários de Elvas para a realização do desfile, no âmbito do 94º aniversário.

Aprovado o pedido de apoio logístico para a Queima das Fitas da ESAE, assim como o pedido de apoio da ARKUS – Associação Juvenil, para o concurso de curtas-metragens.

Os eleitos deliberaram o pagamento de renda de forma faseada de uma habitação social e a proposta de subsídio eventual PF202314939, do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social.

Deliberadas as cedências da galeria da Casa da Cultura à Booksfactory – Editores & Consultores Editoriais Chancela Letrasímpares, Lda.; do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço para a realização da festa de final de ano letivo dos alunos da “Obra de Santa Zita de Elvas”, do auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço à Caixa Geral de Depósitos para a realização do evento “Encontro Fora da Caixa”.

Atribuídos apoios à Arkus, Gota D´Arte, Isekais, Clube Diabético de Elvas e MotoClube Alentejano.

A reunião decorreu em São Vicente, tendo sido apresentado o trabalho realizado pelo executivo nesta freguesia, assim como projetos para a mesma.

Entre outros, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, referiu a obra de calcetamento da Rua da Fonte, a melhoria da envolvente à Praça de Touro e a recuperação de habitações degradadas.

O autarca concluiu com a apresentação do projeto do novo loteamento que inclui 8 lotes de habitação geral; 3 lotes de habitação evolutiva, que permitirá construir T1, T2 e T3 no mesmo lote, e 7 lotes no âmbito do 1° Direito, para rendas sociais.

Elvenses participam na Feira do Livro de Badajoz

No âmbito da atividade da EuroBEC, que este ano participa na Feira do Livro de Badajoz, os autores portugueses vão também estar representados no certame.

A 42ª edição arranca esta sexta-feira, dia 12, para se prolongar até dia 21, e conta com um vasto programa de atividades.

Em termos da apresentação de autores locais e nacionais, o programa previsto, na Carpa de Conferências, contempla no domingo, 14 de maio, às 18.30 horas, a apresentação da autora nacional, que irá apresentar dois livros, um já traduzido para espanhol e outro em português: Isabel Stilwell, com “Dos hermanas para un Rey” e “D. Filipe I de Portugal- O Rei Maldito”, este último tem como lugares centrais as cidades de Elvas e Badajoz.

Na segunda-feira, 15 de maio, às 19 horas, decorre a apresentação de Teresa Guerreiro e a sua obra “ 100 medos… mais um” e “Caleidoscópio”, ambos sob o pseudónimo de Maria Vicente.

No dia 17, pelas 18 horas, Rui Jesuíno apresenta a sua obra “Elvas Antiga Vol. I/ Vol. II”; já no dia seguinte, dia 18, pelas 17.30 horas, Nuno Franco Pires apresenta a sua obra “Sombras da Raia”.

No dia 19 de maio, pelas 12 horas é Joaquim Santps que apresenta a sua obra “Os Gémeos e a Arca do Tempo – Um Encontro Acidental”.

Festival Medieval de Elvas de 6 a 9 de julho

O XV Festival Medieval de Elvas realiza-se de 6 a 9 de julho, no centro histórico da cidade.

Elvas volta assim a recuar no tempo, durante quatro dias, através do evento, promovido pela Câmara Municipal.

Com o evento, procura-se valorizar e reviver a história medieval da cidade Património Mundial, proporcionando aos habitantes e visitantes ser parte integrante dos costumes e vivências da época. Pretende-se ainda que os espaços se relacionem com artesanato, produtos da terra, tabernas, entre outros.

Festival Quina das Beatas arranca esta sexta-feira no CAEP

O Festival Quina das Beatas tem lugar esta sexta-feira e sábado, dias 12 e 13 de maio, no Centro de Artes do Espetáculo em Portalegre (CAEP).

Trata-se de uma iniciativa que pretende “divulgar a nova música portuguesa e decorre três vezes por ano”, revela o diretor do CAEP, Joaquim Ribeiro adiantando que a edição deste ano conta com os espetáculos de Sebenta, Summer of Hater, Jepards, Sunflowers, Mordo Mia e Conjunto Júlia”.

O primeiro espetáculo hoje tem início marcado para as 21.30 horas, com a duração de uma hora, seguindo-se a atuação das restantes bandas. Também amanhã os espetáculo têm início à mesma hora. Os bilhetes podem ser adquiridos junto dos contactos do CAEP.

ASAE volta a fechar espaço de venda e abate ilícito de leitões na Terrugem

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), desmantelou, novamente, na Terrugem, concelho de Elvas, um local, “onde se procedia de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico-funcionais e de higiene ao abate de leitões, bem como, assamento dos mesmos e respetiva comercialização, sem a devida inspeção sanitária dos animais para despiste de doenças”.

Desta ação, segundo revela a ASAE, resultou “a instauração de um processo-crime pela prática do crime contra a saúde pública de abate clandestino e outro pelo crime de desobediência, tendo sido apreendidos 21 leitões, com o peso total de 234 quilos, bem como embalagens utilizadas para colocação dos leitões assados, dissimulando a sua origem e induzindo o consumidor em erro, num valor total de 2.900 euros”.

Foi ainda detido um suspeito “já reincidente na prática destes ilícitos criminais bem como, determinada a suspensão total da atividade do assador de leitões não licenciado e sem condições mínimas exigíveis para o seu funcionamento”.

Esta ação da ASAE surge na sequência de uma investigação de combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, nomeadamente o abate clandestino, através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora.

Utentes dos Clubes dos Maiores caminharam pelo centro histórico de Campo Maior

Os utentes dos Clubes dos Maiores realizaram na manhã do dia 12 de maio uma caminhada pelas ruas do centro histórico da vila de Campo Maior, em mais uma iniciativa integrada na programação comemorativa do 23.º Aniversário do Centro Comunitário.
Uma manhã de animado convívio, com direito a paragem para um pequeno lanche na Fortificação Abaluartada, onde não faltaram os tradicionais cantes “às saias”.

Município de Campo Maior presente na Feira Nacional de Olivicultura, em Moura

O Município de Campo Maior está presente na Feira Nacional de Olivicultura que decorre até 14 de maio em Moura, inserida na XVI edição da Olívomoura.
Durante estes dias, quem visitar o espaço no certame pode ficar a conhecer o que de melhor Campo Maior tem na área da olívicultura, assim como degustar alguns produtos com origem no concelho.
Por outro lado, o Município faz também a promoção da oferta turística do destino Campo Maior – Onde Tudo se Faz Flor.

Eurodeputados Socialistas visitam obra da Fortaleza de Juromenha (c/fotos)

Os Eurodeputados do Partido Socialista (PS) visitaram esta manhã de sexta-feira, 12 de maio, a intervenção que decorre na Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal.

Esta visita insere-se no âmbito do projeto “Roteiros da Europa” e segundo a Eurodeputada Isabel Santos, pretende, “através de uma maior proximidade, com populações, autarcas e instituições, para acompanhar os projetos europeus que estão a ser implementados, para termos uma visão não só do que resulta do investimento dos fundos, mas como isso muda a vida das comunidades”.

Sobre o projeto âncora que decorre em Juromenha, Isabel Santos, considera que é “uma marca identitária para Alandroal, e para a região e para o país, com várias marcas históricas e a identidade europeia é também feita destas marcas”.

A eurodeputada acredita que, no futuro, a Fortaleza de Juromenha será “um polo de atração turística, complementado com outras potencialidades turísticas do concelho e da região, como o turimo de natureza, criarão roteiros com grande poder de atração para este território”.

Já o presidente da Camara de Alandroal, João Grilo, agradece a presença dos eurodeputados e entende como vontade “de conhecer o que se faz no território com fundos comunitários”, e adianta que é importante “mostrar que este território tem capacidade para executar projetos com fundos comunitários para desenvolver novas dinâmicas, a nível local, e que nos podem posicionar noutro patamar”.

João Grilo revela ainda que é objetivo, nesta fase, realizar a obra estruturante que é a recuperação das muralhas, para que depois no interior, se possa realizar um projeto REVIVE, que irá reabilitar o interior para uso turístico”.

Os Eurodeputados Socialistas que visitaram, esta manhã, a obra que decorre na Fortaleza de Juromenha.

Arronches promove Feira de Maio a partir desta sexta-feira

O concelho de Arronches vai receber entre esta sexta-feira e domingo, 12 e 14 de maio, a primeira edição da Feira de Maio. Um evento que promete trazer à vila alentejana muita música, diversões, artesanato e gastronomia.

Durante três dias, o Campo da Feira da Esperança é o local escolhido para receber esta iniciativa, onde vai decorrer também uma exposição de gado e de automóveis.

Já a animação musical vai ser outro dos pontos fortes desta feira, com demonstrações de acordeão, animação com DJ e também um encontro de cante alentejano.

Organizada pela Associação “Esperança Sobre Rodas”, a I Feira de Maio tem inauguração marcada para sexta-feira, dia 12 de maio e a entrada é gratuita.

Confira a programação completa no cartaz:

Festival da Juventude e Académico de Elvas tem programa de atividades paralelas

O Festival da Juventude e Académico de Elvas arranca esta sexta-feira, 12 de maio, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, a partir das 21 horas.

O início do evento vai contar com algumas surpresas luminosas e de animação, na abertura, assim como nos intervalos entre concertos.

Em termos de programa paralelo, a CPCJ de Elvas irá colocar a Unidade Móvel CUIDA-TE, junto à entrada principal do Coliseu Comendador Rondão Almeida, em articulação com o IPDJ, durante o período em que decorre o evento, das 20h30 às 23h00.

Com esta atividade pretende-se sensibilizar os jovens para o controle dos comportamentos aditivos, e contará com a colaboração da Unidade de Elvas do CRI do Norte Alentejano.

O Moto Clube Alentejano vai realizar esta sexta-feira, às 21 horas, uma demonstração de Karaté Shotokan na abertura do festival, já a Gota D’Arte irá promover aulas abertas, na sua sede, de 15 a 18 de maio.

“Ervas e Companhia” é inaugurada esta sexta-feira em Orada

A iniciativa “Ervas & Companhia” está de regresso a Orada, no concelho de Borba, já esta sexta-feira, 12 de maio e decorre até domingo, dia 14.

Este ano, ao contrário da edição anterior o certame vai decorrer no pavilhão da freguesia, como revela a vereadora na Câmara de Borba, Sofia Dias, “uma vez que toda a organização entendeu que era mais cómoda quer para expositores, quer para visitantes, e é uma iniciativa com cada vez mais adesão por parte dos expositores, o que é muito bom”.

Esta é uma iniciativa que pretende promover e valorizar as ervas alimentares, aromáticas e medicinais, bem como a própria freguesia acrescenta Sofia Dias. “A utilização na gastronomia é cada vez mais recorrente, mais saudável e substitui o sal e é bom podermos aprender, não só com uma caminhada onde uma pessoa nos vai ensinar o que podemos fazer com o que a natureza nos dá, mas também conhecer os segredos destas ervas”.

“Ervas & Companhia” que está de regresso a Orada, no concelho de Borba, já hoje, estando a inauguração prevista para as 19 horas, no pavilhão da freguesia, seguindo-se às 19.30 horas a finalização do mural alusivo ao certame, elaborado pelo artista Guzt. Pelas 21.30 horas atua o Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo e, pelas 23.30 horas a animação prossegue com o Dj MDK.

Central de Responsabilidades de Crédito é o tema da DECO

A Central de Responsabilidades de Crédito contém informação sobre as responsabilidades de crédito efetivas assumidas por qualquer pessoa singular ou coletiva perante as entidades participantes, bem como as responsabilidades de crédito potenciais que representem compromissos irrevogáveis.

Para os bancos, identificar os bons e os maus pagadores é crucial para o sistema bancário. Existem, no âmbito das competências de supervisão do Banco de Portugal, vários mecanismos como a Central de Responsabilidades de Crédito. Todos os créditos de um consumidor estão listados num documento emitido pelo Banco de Portugal e podem ser consultados pelo próprio e pelas instituições de crédito aquando de um pedido de financiamento.

A Central de Responsabilidade de Crédito, é o tema em destaque desta semana da DECO, com a jurista Ana Sofia Batista. Que pode ouvir no podcast abaixo:

Pulseiras para o Festival da Juventude esgotadas

As pulseiras para o Festival da Juventude e Académico de Elvas já estão esgotadas, informa o município.

Os interessados em adquirir bilhete diário podem fazê-lo, esta sexta-feira, 12 de maio, a partir das 19 horas, nas bilheteiras.

Elvas segue tendência nacional nos índices de criminalidade

O Conselho Municipal de Segurança reuniu na passada quarta-feira, dia 10 de maio, nos Paços do Concelho, para analisar alguns temas, entre eles os índices de segurança no concelho.

Nesta matéria foi feita uma análise por parte das forças de segurança presentes, nomeadamente a PSP e a GNR, sobre a situação no concelho no ano de 2022.

O comissário da PSP, Rui Massaneiro, abordou a questão sociodemográfica que se tem verificado no Centro Histórico, com a vivência dos residentes, onde tem havido desconforto na paz e tranquilidade de quem aqui vive, pela integração de pessoas com hábitos e costumes diferentes, o que tem gerado “reclamações sobre estas situações, aos quais a PSP acorre, com a deslocação de efetivos e tramitação processual inerente, sempre que é solicitado”.

Neste âmbito, e já falando de estatísticas, o comandante da Divisão Policial de Elvas da PSP referiu que houve uma “manutenção nos índices da criminalidade participada, bem como na criminalidade violenta/grave”, fazendo comparação em relação ao ano pré-pandemia de 2019.

Para além disso, sublinhou ainda que devido ao esforço operacional realizado, tem-se verificado um aumento da criminalidade, “nem sempre associado a fatores negativos, mas sim ao nosso reforço da atividade, com mais ações, mais presente na rua, num aumento da proatividade dos nossos efetivos”.

Rui Massaneiro enunciou ainda que os crimes mais registados têm a ver com a condução sob o efeito do álcool, violência doméstica e ameaça ou coação, tendo realizado no ano de 2022, 313 operações.

Em termos de furtos houve uma “redução de 42% e na violência grave de 30%”, tendo a “atividade policial tido um aumento de 35% no número de detenções”, sendo ainda de salientar que ao longo do ano foram realizadas ações de sensibilização em diversas áreas.

No que respeita à GNR, o comandante José Fanico, do Posto Territorial de Elvas, referiu ter existido um aumento na “criminalidade contra o património”, nomeadamente furto de metais não preciosos, também em resultado das obras em curso na ferrovia, bem como de processos de violência doméstica e burlas informáticas, “sendo os dados muito semelhantes aos verificados no ano de 2019”.

O militar abordou ainda a questão dos postos de atendimento da GNR em Vila Boim e Santa Eulália, que também tem suscitado algumas situações.

O comandante sublinhou ainda estar previsto um reforço dos efetivos, o que “não houve durante algum tempo por não se ter realizado formação de praças”.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, na sua intervenção referiu que “imputo à Câmara Municipal de Elvas a responsabilidade total pela situação que se vive no Centro Histórico, nos últimos 10 anos, em algumas artérias da nossa cidade”.

O presidente referiu que era “obrigação dos serviços ter atuado, e podiam ter evitado o que tem vindo a acontecer”, uma vez que foram “ocupadas casas sem condições de habitabilidade, de forma ilegal”, em “situações que o Município deveria ter dado indicações para a demolição, recuperação e não foi feito” e “cujo resultado está hoje à vista de todos”.

Rondão Almeida adiantou ainda que “está a ser feito o levantamento exaustivo de todas as situações que acabei de referir” e que deve ser dada informação pública aos proprietários sobre “em que condições podem os inquilinos e proprietários ocupar uma casa”.

Na sessão intervieram ainda os representantes dos agrupamentos de escolas para sublinhar “o apoio e disponibilidade das forças de segurança, nomeadamente através do projeto Escola Segura, que permitiu reduzir a criminalidade em ambiente escolar”, tendo ainda sido referidas as ações de formação realizadas, em diversas áreas, para a comunidade escolar e que permitem sensibilizar para diversos temas.

Destacada ainda a tendência dos números estatísticos do concelho, que vão de encontro ao que se verifica no conjunto do país.

Nesta sessão os elementos presentes tomaram posse, tendo sido aprovado o Regulamento do Conselho Municipal de Segurança, com a inclusão de todos os Agrupamentos de Escolas do concelho.

Feira Medieval de Avis arranca esta sexta-feira

Arquivo

A Feira Medieval Ibérica de Avis, arranca esta sexta-feira, 12 de maio e decore até domingo, dia 14, no centro histórico da vila, tem como tema da edição deste ano “D. João I – Entre a religiosidade e a devoção, a causa e a ação”.

Este evento de recriação histórica destaca-se pelo facto de, em cada edição, retratar episódios associados à Ordem Militar de São Bento de Avis, uma das mais importantes Ordens Militares da História de Portugal. Esta edição evoca o período entre 1372 e 1421, retratando as guerras e batalhas, os atos de fé, as celebrações, as quezílias da Corte, esconjuros, as perseguição às bruxas e muito mais.

Entre cortejos, lutas de armas e a cavalo, encenações, danças e teatros de fogo, a Feira Medieval Ibérica de Avis convida os visitantes para uma experiência imersiva na História, degustando os sabores tradicionais, dançando ao som dos ritmos medievais e sentindo-se parte de uma verdadeira viagem aos tempos medievais.

A programação completa dete primeiro dia do evento para ver nos cartazes abaixo:

Visita guiada especial ao Forte da Graça este sábado

As visitas guiadas especiais estão de regresso a Elvas. A primeira decorre amanhã, sábado, 13 de maio, no Forte da Graça.

Estas visitas permitem, segundo a vereadora na Câmara de Elvas, Paula Calado, “que as pessoas possam conhecer alguns aspetos deste património que, habitualmente, não estão abertos ao público, por várias razões, entre as quais não estarem em condições de ser muito visitado, mas a principal razão é pelo facto de não haver, na Câmara Municipal, recursos humanos suficientes para colocar em todos os locais, para estarem abertos ao público, e então realizamos este tipo de iniciativa”.

Paula Calado acrescenta que algumas destas visitas serão teatralizadas pela Associação Juvenil ARKUS e garante que “todas as visitas serão diferentes e aconselho todos a participarem, porque vão ver muitas coisas que nunca virão, na cidade”.

A participação, nestas visitas, é feita mediante inscrição prévia e tem um custo de 15 euros. A inscrição pode ser feita através do forte.graca@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 639 741.

Visita guiada especial ao Forte da Graça que decorre amanhã, sábado, 13 de maio, às 10 horas.

Festival da Juventude em Elvas arranca esta sexta-feira

O Festival da Juventude, em Elvas, na sua edição de 2023, vai ter duas noites: 12 e 13 de maio, sexta-feira e sábado.

No coliseu da cidade, para a primeira noite, de sexta-feira, dia 12, anunciam-se animação com a Alentuna e tunas convidadas; concertos, com Bunny Wonders, Dillaz e Diazz; e madrugada animada pelo Dj Fifty.

A noite de sábado, 13 de maio, tem as presenças de Buda Fé, Lon3r Johny, Piruka e Doubleman.

Nos dois dias do Festival da Juventude, a abertura das portas é às 21 horas. As pulseiras e bilhetes diários estão à venda no Posto de Turismo da Praça da República e em ticketline.pt

CEN aposta na reativação da modalidade de xadrez

O Clube Elvense de Natação (CEN) vai reativar a modalidade de xadrez, no clube, já este domingo, 14 de maio.

Para dar início a este novo ciclo, o antigo campeão, do clube, António Demétrio vai promover uma “simultânea” que terá início pelas 16 horas, no Clube Elvense de Natação.

Os maiores Clubes da 1ª Divisão do Chipre

De um modo geral, o Chipre não é um país com uma cultura futebolística apelativa aos adeptos portugueses. Porém, a entrevista de Daniel Kenedy, o internacional português que jogou no campeonato cipriota, gerou um certo interesse no futebol do Chipre 1 Divisão.

Neste pequeno guia, iremos dar-lhe a conhecer os clubes mais importantes do campeonato cipriota, os seus títulos e as suas prestações em competições europeias. Fique conosco para saber mais.

Apollon Limassol

O Apollon Limassol é um dos maiores clubes do país, com um total de 18 títulos de futebol sénior nacionais – quatro ligas, quatro Supertaças, nove Taças do Chipre, e um título da 2ª Divisão cipriota.

Porém, o seu sucesso não se limita às competições nacionais. A equipa de Limassol já participou 10 vezes na Liga Europa e uma vez na Liga dos Campeões. Além disso, entrou na Liga Conferência Europa na época 2022/2023.

Aris Limassol

O Aris Limassol está numa das melhores fases na 1ª Divisão do Chipre. Atualmente, a equipa cipriota segura confortavelmente o terceiro lugar na liga. Os maiores sucessos do clube foram alcançados na 2ª Divisão, onde foi campeão em cinco ocasiões.

Infelizmente, a história do Aris Limassol em competições europeias é muito breve. O clube de Limassol participou apenas na qualificação para a Liga Conferência Europa em 2022/2023, onde somou uma vitória e uma derrota.

Omonia

O Omonia, da cidade de Nicósia, é o segundo clube com mais títulos no Chipre. A equipa conta com 53 títulos nacionais, incluindo 21 títulos da 1ª Divisão, 17 Supertaças e 15 Taças do Chipre.

No que diz respeito a competições europeias, é também um dos clubes com mais sucesso no país. O Omonia participou 14 vezes na Liga dos Campeões e oito vezes na Liga Europa. Infelizmente, não ganhou nenhum dos seis jogos que fez na sua última Liga Europa.

AEK Larnaca

O AEK Larnaca foi um dos últimos clubes fundados no país, em 1994. No entanto, isto não impediu a equipa da cidade de Larnaca de conquistar alguns troféus nacionais, nomeadamente duas Supertaças e uma Taça do Chipre.

Apesar da sua breve história, o clube cipriota já participou em várias fases de qualificação para as grandes competições europeias. Participou ainda três vezes na Liga Europa e uma vez na Liga Conferência Europa.

APOEL 

Seria impensável falar de futebol cipriota sem mencionar o APOEL, clube por onde passou Daniel Kenedy na época de 2005/2006. O clube da cidade de Nicósia é o mais bem-sucedido no país, com 28 títulos da 1ª Divisão, 14 Supertaças e 21 Taças do Chipre.

A situação é semelhante quando olhamos para as suas participações nas competições europeias. O APOEL já participou em nove Ligas do Campeões e 15 Ligas Europa.

Don Kapa lança novo tema “Um Dois Três”

O rapper alentejano Don Kapa, natural de Elvas, lançou, há poucos dias, o tema “Um Dois Três”, um tema romântico que já conta com quase mil visualizações.

Este tema foi mixado pelo produtor João Mexia, também de Elvas, mais conhecido por Madrak e a realização do vídeo foi feita pelos Snippet, de Campo Maior e é orientada por Pedro Leão e Diogo Cunha.

Pode ver o videoclip deste novo tema, aqui.

AM de Vila Viçosa aprova moção relativa ao apoio para projetos de Recolhabio

A moção “Recolhabio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Bioresíduos” foi apresentada pelo membro da Assembleia Municipal, António Pereira Martins, eleito pelo Movimento Por Vila Viçosa, na passada reunião deste órgão autárquico realizada no passado dia 28 de abril.

A Assembleia Municipal tomou conhecimento, da proposta proveniente da Câmara referente ao seu manifesto de “desagrado e discordância, relativamente à distribuição de montantes pelas Comunidades Intermunicipais, proposta pelo Fundo Ambiental para apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de bioresíduos”.

O município mostra o seu “desagrado pelo facto que a CIMAC passa de uma verba de 864.859,77€, em 2022, para 131.172,95€, em 2023, quando os  12 municípios da GESAMB pagaram de TGR, em 2022, 1.073.826,19€ e a meta que está  prevista no PERSUS2030, para a região é uma das mais altas do país e da sua exigência de uma fórmula de cálculo mais equitativa”.

A moção apresentada “solidariza-se com a posição da Câmara Municipal, no que à repartição orçamental do programa Recolha Bio 2023 diz respeito, apelando à obtenção de uma fórmula de cálculo mais equitativa”.

Com efeito, “o critério de aplicação das verbas e o cálculo agora sugerido pelo Fundo Ambiental leva a um grande decréscimo de valores transferidos para as Autarquias, para estes projetos de recolha seletiva de bio resíduos”.

“Para além de não permitir que o Município possa fazer investimentos necessários e prioritários nesta área, é a população do interior do País, com fraca densidade populacional e envelhecida, a que será afetada de forma mais severa”.

Com esta nova ponderação, “serão as zonas urbanas as que ficarão mais beneficiadas e iremos assistir à perda de verbas pelas freguesias rurais”.

Esta Assembleia Municipal solicita ainda, que esta moção seja enviada ao Presidente da República, ao Primeiro-ministro, ao Ministro do Ambiente e Ação Climática e a todos os grupos parlamentares da Assembleia da República.

A moção acima citada foi aprovada em sede de Assembleia Municipal, por unanimidade.

Saiba o que foi aprovado na reunião de Câmara de Borba

A reunião ordinária da Câmara Municipal de Borba decorreu na quarta-feira, 10 de maio, nos Paços do concelho.

Na referida reunião foi deliberado por maioria aprovar os trabalhos complementares da empreitada “Área de Serviço para Autocaravanas ASA em Borba”, no valor de 9.759 euros, acrescido do valor à taxa legal em vigor, bem como prorrogar de prazo por mais três meses.

Relativamente ao Plano Municipal de Emergência Consulta Pública foi deliberado, por unanimidade, submeter a consulta pública o Plano, ao abrigo do nº 8 da Resolução da Comissão Nacional de Proteção Civil, n.o 30/2015, de 7 de maio.

A Avaliação de Desempenho da Unidade de Finanças, Investimento e Modernização Administrativa (SIADAP 1 do ano de 2022) foi deliberada por unanimidade, ratificar a avaliação de desempenho da referida Unidade: assim como a avaliação de Desempenho da Unidade Jurídica, de Gestão Administrativa e Fiscalização (SIADAP 1 do ano de 2022) foi deliberado, por unanimidade, ratificar a avaliação de desempenho da referida Unidade, bem como reconhecer o respetivo desempenho excelente. Também a Avaliação de Desempenho da Unidade de Projeto, Gestão Urbanística e Ordenamento do Território (SIADAP 1 do ano de 2022) foi deliberado, por unanimidade,  ratificar a avaliação de desempenho da referida Unidade.

Foi aprovada, por maioria, a celebração de contrato promessa de compra e venda do prédio, propriedade do Município, denominado “Olival Atrás do Bosque”, sito em Freguesia de Borba (Matriz), descrito na Conservatória do Registo Predial de Borba sob o número 927/19940330 e inscrito na matriz predial rústica da respetiva freguesia com o artigo 330, à TRIAN – Comércio de Mármores, Lda.

Conheça as vantagens e desvantagens da criptomoeda

Uma criptomoeda é uma moeda digital ou virtual, marcada por criptografia, uma rede distribuída por um grande número de computadores que torna quase impossível falsificar ou gastar duas vezes. Basicamente, é um sistema que permite pagamentos online seguros, denominados em tokens virtuais.

Com a industrialização e o envolvimento da tecnologia, as moedas digitais estão ganhando uma boa posição em relação às demais, hoje em dia muitas empresas já aceitam pagamentos em criptomoedas, alguns traders deixaram o dólar brl para entrar no mercado crypto. Uma dessas moedas é o bitcoin. Muitas pessoas estão acostumadas com essa terminologia bem conhecida.

Pensando sobre o assunto, decidimos fazer essa matéria falando sobre as vantagens e desvantagens da cryptos.

Vantagens da Criptomoeda:

Essas são algumas das vantagens das criptomoedas.

  1. Proteção contra a inflação:
  • A inflação fez com que muitas moedas pressionassem seu valor a cair com o tempo. No momento de seu lançamento, quase todas as criptomoedas são lançadas com um valor difícil e rápido. O arquivo de computador ASCII especifica a quantidade de qualquer moeda; existem apenas 21 milhões de Bitcoins liberados no planeta. Então, como a demanda aumenta, seu valor aumentará, o que pode se manter no mercado e, no longo prazo, evitar a inflação.
  1. Autogovernado e gerenciado:
  • Governança e manutenção de qualquer moeda também é um fator sério para o seu desenvolvimento. As transações de criptomoeda são armazenadas por desenvolvedores/mineradores em seu hardware, que recebem a taxa de transação como presente por isso.
  1. Descentralizado:
  • Uma grande vantagem das criptomoedas é que elas são principalmente descentralizadas. Muitas criptomoedas são controladas pelos desenvolvedores que as usam e por aqueles que possuem uma quantidade significativa da moeda ou por uma corporação para desenvolvê-la antes de ser lançada no mercado. A descentralização ajuda a manter o monopólio da moeda livre e sob controle, de modo que nenhuma organização possa determinar o fluxo e o valor da moeda, o que, por sua vez, a manterá estável e segura, ao contrário das moedas fiduciárias controladas pelo governo.
  1. Modo de transação econômico:
  • Um dos usos mais comuns das criptomoedas é enviar dinheiro através das fronteiras. Com a ajuda da criptomoeda, as taxas de transação pagas por um usuário são reduzidas a um valor insignificante ou zero. Ele faz isso eliminando a necessidade de terceiros, como VISA/MasterCard, Swift para verificar uma transação. Ele remove a exigência de pagar quaisquer taxas extras de transação.
  1. Seguro e privado:
  • Privacidade e segurança sempre foram preocupações para criptomoedas. O livro razão blockchain depende de diferentes quebra-cabeças matemáticos, que são difíceis de decodificar. Isso torna a criptomoeda mais segura do que as transações eletrônicas comuns.
  1. Fácil transferência de fundos:
  • As criptomoedas sempre se mantiveram como uma solução ideal para transações. As transações, sejam internacionais ou domésticas em criptomoedas, são extremamente rápidas. Será porque a verificação requer pouco tempo para processar, pois existem apenas algumas barreiras a serem transpostas.

Desvantagens da Criptomoeda:

Como sempre, tudo tem as suas desvantagens e as criptomoedas não estão isentas disso. Confira

  1. Transações ilegais:
  • Como a privacidade e a segurança das transações de criptomoeda são altas, é difícil para o governo rastrear qualquer usuário pelo endereço de sua carteira ou controlar seus dados. Bitcoin tem sido usado como forma de pagamento (troca de dinheiro) durante muitos negócios ilegais no passado, como comprar drogas na dark web. Também tem sido usado por algumas pessoas para converter seu dinheiro adquirido ilicitamente para esconder sua fonte, por meio de um intermediário limpo.
  1. Risco de perda de dados:
  • Os desenvolvedores queriam criar documentos ASCII praticamente indetectáveis, fortes defesas contra hackers e protocolos de autenticação impenetráveis. Isso tornaria mais seguro posicionar dinheiro em criptomoedas do que em dinheiro físico ou cofres bancários. Mas se algum usuário perder a chave privada de sua carteira, não há como recuperá-la.
  1. Nenhum reembolso ou cancelamento:
  • Se houver uma disputa entre as partes envolvidas ou se alguém enviar fundos por engano para um endereço de carteira errado, a moeda não poderá ser recuperada pelo remetente. Pode ser utilizado por muitas pessoas para enganar outras pessoas com seu dinheiro. Como não há reembolso, pode-se facilmente criar um para uma transação cujo produto ou serviço eles nunca receberam.
  1. Vulnerável a hackers:

 Embora as criptomoedas sejam muito seguras, as trocas não parecem ser tão seguras. A maioria das trocas armazena os dados da carteira dos usuários para descobrir seu ID de usuário corretamente. Esses dados são frequentemente roubados por hackers, dando-lhes acesso a muitas contas.

Conclusão

O fato de alguns trader de bitcoin, empresas, hoje em dia, fazerem transações por meio de dinheiro eletrônico continua a afirmar que as criptomoedas podem ser as moedas do longo prazo. No entanto, demorará muito para que eles encontrem seu caminho para o setor convencional, dada a forte oposição dos reguladores em todo o mundo.

Vale lembrar que essa matéria não incentiva ninguém a entrar no mundo das criptomoedas, cabe a você mesmo decidir. Se gostou da matéria, visite outros conteúdos bons disponíveis no nosso portal.

 

Corrida “Património em Movimento” hoje em Campo Maior

No âmbito dos Jogos do Alto Alentejo, Campo Maior vai receber esta sexta-feira, 12 de maio, a Night Race “Património em Movimento”.

Numa parceria entre o Município de Campo Maior e o Campo Maior Trail Runners, esta é a segunda edição da iniciativa que vai contar com uma corrida e uma caminhada não competitiva.

“Há duas distâncias: uma caminhada de 8km e uma corrida de 10km. Tanto uma como outra são de caráter não competitivo e têm por objetivo juntar atletas federados, com experiência de corrida, com atletas amadores”, explica Carlos Pepê, da Campo Maior Trail Runners, que acrescenta ainda que se pretende que este seja um momento de “partilha de experiências”.

Com ponto de partida no Jardim Municipal, a caminhada às 21h00 e a corrida às 21h30, os percursos são distintos mas têm em comum a partida à descoberta do património.

As participações estão abertas a atletas de todas as idades e durante os percursos haverá apoio por parte de técnicos da organização do evento.

“O que tentamos fazer é garantir, primeiro que tudo, a segurança dos participantes”, confirma Carlos Pepê.

São esperados para esta prova cerca de 200 participantes, aos quais será oferecido um frontal luminoso.

No final dos percursos, haverá um momento de animação musical com DJ no Jardim Municipal de Campo Maior num momento que tem como objetivo “manter as pessoas um bocadinho em convívio”.

As inscrições são gratuitas e podem ser formalizadas através do formulário disponível na página de Internet do Município de Campo Maior, AQUI.

Milhares de peregrinos em Fátima na Procissão das Velas

Assinalam-se, este ano, os 106 anos da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, a 13 de maio de 1917, num campo da Cova da Iria, na freguesia de Fátima.

Todos os anos, o evento é recordado com celebrações que levam até ao Santuário de Fátima milhares de fiéis para prestar homenagem e devoção a Nossa Senhora de Fátima. Na última aparição, a 13 de outubro, estiveram presentes 70 mil pessoas.

Os pontos altos das cerimónias religiosas acontecem na noite desta sexta-feira, 12 de maio, com a procissão das velas, e na manhã de sábado, 13 de maio, com a procissão, Eucaristia e a bênção dos doentes.

São esperados largos milhares de fiéis no Santuário de Fátima, como acontece habitualmente nos meses de maio, agosto e outubro.

Ferido grave em colisão entre motociclo e ligeiro de passageiros em Campo Maior

Um ferido grave é o resultado da colisão entre um motociclo e um veículo ligeiro de passageiros, que ocorreu na Rua Heróis do Ultramar, em Campo Maior.

O sinistro aconteceu na tarde de ontem, quinta-feira, 11 de maio, e a vítima, o condutor do motociclo é um homem de 25 anos, que foi transportado para o hospital de Santa Luzia, em Elvas, segundo informação do Comando Sub-regional de Emergência de Proteção Civil do Alto Alentejo.

Ainda segundo a mesma fonte, o alerta foi dado às 16.23 horas e para o local foram mobilizados os Bombeiros de Campo Maior e GNR, num total de oito elementos, apoiados por três viaturas.