
Lila Downs, Inna de Yard, The Selecter, Tinariwen e Cimafunk são alguns dos nomes confirmados no Festival Músicas do Mundo (FMM) que, este ano, vai juntar artistas “clássicos e emergentes” em palco, divulgou a Câmara Municipal de Sines, num festival que se realiza em Porto Covo, de 22 a 24 de julho, e em Sines, de 25 a 29 do mesmo mês.
As “primeiras 16 confirmações” do programa da 23.ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM) “combinam artistas consagrados com artistas que estão a conquistar o seu espaço na música global”, lê-se no comunicado divulgado.
Entre os nomes revelados está o da mexicana Lila Downs, “uma das maiores artistas da América Latina”, que “faz confluir na sua voz distintiva géneros tão diversos como as rancheras e os corridos mexicanos, boleros, jazz, hip-hop ou cumbias”.
Outra das estreias é a cantautora Nneka, que leva a Sines as influências de “r&b, soul, hip-hop, reggae e afrobeat”.
Entre os artistas consagrados, está a banda Tinariwen, os “principais embaixadores da música tuaregue” que regressam a Sines, “13 anos depois” da sua estreia nos palcos do litoral alentejano, com um novo álbum que vai “ao encontro da música da América rural”.
O coletivo jamaicano Inna de Yard é “outro grupo com lugar marcado” na edição deste ano do FMM, “que reúne lendas do reggae com músicos da nova geração”.
Também o som jamaicano dos britânicos The Selecter, banda que esteve “na vanguarda do movimento ‘two-tone’, vai ser ouvido em Sines, num concerto de apresentação do novo álbum “Human Algebra”. Os membros originais Pauline Black e Arthur ‘Gaps’ Hendrickson, na voz, e Charley ‘Aitch’ Bembridge, na bateria, comandam a formação que atuará no FMM, confirmou a organização.
A edição 2023 do FMM vai contar também com a presença de Cimafunk, considerado “uma estrela da música afrocubana”, cujo nome “faz referência à sua herança como cimarrón – os escravos de origem africana que escaparam à escravidão -, e à sua música, que mescla ritmos cubanos com funk, afrobeat e hip hop”.
No grupo de artistas jovens com carreira consolidada, encontra-se igualmente o espanhol Rodrigo Cuevas que, na passagem por Sines, irá apresentar “as canções do seu novo álbum” que aborda “uma visão musical singular e moderna”, unindo “elementos do flamenco e de outros folclores espanhóis com elementos contemporâneos”.
Destaque ainda para a mexicana Silvana Estrada que passa pelo FMM Sines para dar a conhecer “Marchita”, o seu álbum de estreia, lançado no ano passado, que a colocam “em terrenos de pop independente com marcas das tradições das suas origens e também do jazz que estudou”.
O FMM conta ainda com Sophie Fustec, que desde meados dos anos 2010 assumiu a identidade La Chica, o trio brasileiro Gilson, formado por José, Francisco e João Gil (filho e netos de Gilberto Gil), Rokia Koné, uma das novas estrelas da música do Mali, o senegalês Lass e a banda franco-marroquina Bab L’Bluz.
Além do jazz português e europeu pela voz de Maria João e o contrabaixo de Carlos Bica, o FMM já confirmou também as presenças da fadista Carminho, que atua pela primeira vez no festival, e da brasileira Céu, que regressa a Sines com um novo álbum.


O Município de Alandroal, em colaboração com Associação Jovem Alandroalense, promove, à semelhança do que aconteceu em 2019, uma limpeza à Barragem do Lucefecit, nos arredores de Terena.

Elvas é um dos locais escolhidos para a edição deste ano da campanha da Nutella “Em casa temos o que é bom”.

No ano em que se cumprem os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, o Festival Imaterial, organizado pela Câmara Municipal de Évora e a Fundação Inatel, apresenta-se com imagem renovada e um programa que pretende celebrar o Imaterial como ponto de encontro do passado, presente e futuro. A programação musical inclui artistas de várias regiões do mundo como Burkina Faso, Burundi, Curdistão, Geórgia, Grécia, Índia, Irão, Letónia, Mali, Marrocos, México e Portugal.
Parte da serra onde se encontra a ermida foi invadida por uma verdadeira multidão que cumpriu a tradição da visita no segundo domingo após a Páscoa.
Até domingo, 30 de abril, os proprietários dos terrenos devem proceder à limpeza dos terrenos.
A localidade de Alcórrego, no concelho de Avis, recebe este fim de semana, dias 29 e 30, a iniciativa “Vanguarda na Aldeia”, promovida pelo Síntese – Grupo de Música Contemporânea, com o apoio da Direção-Geral das Artes e a colaboração do Município de Avis e da União das Freguesias de Alcórrego e Maranhão.




O projeto de economia circular da Delta Cafés e Start Up Nãm, criado em plena cidade de Lisboa, que faz a recolha controlada e certificada da borra de café Delta e a sua posterior utilização para a produção sustentável e consciente de cogumelos, celebra dois anos somando mais de 200 toneladas de borra de café recolhida que deram origem a 50 toneladas de cogumelos.
Ao projeto juntaram-se novos parceiros que comercializam nos seus espaços os cogumelos produzidos pela Nãm, como a Padaria Portuguesa, a Ortea, Selina e muitos mais, e foram criados novos postos de trabalho onde se inclui a integração de dois colaboradores provenientes da Associação CERCICA.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) lançam amanhã, dia 27 de abril, a Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem pressa”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023.
O ator Luís Aleluia regressou ao auditório do Centro Cultural de Arronches, onde promoveu o seu mais recente espetáculo de comédia. Na noite do passado sábado, dia 22, Luís Aleluia regressou com o teatro de comédia, denominado ‘Que Bonito Serviço’, uma adaptação do original de Sérgio Jockymann.
A assinatura de um protocolo entre o Município de Campo Maior e o Plano Nacional das Artes (PNA) tem lugar amanhã, 27 de abril, pelas 11 horas, no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro.

O despiste de uma viatura ligeira de passageiros, ocorreu esta manhã de quarta-feira, 26 de abril, na Estrada Nacional 246, entre a Quinta de São João e a localidade de São Vicente.
“A Democracia em Portugal e a formação partidária” é o nome da iniciativa desenvolvida pelo grupo de história do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

“Igrejas de Elvas” é o nome do recente livro da autoria do elvense José Manuel Martins, que é apresentado este sábado, 29 de abril, pelas 16 horas, na Casa da Cultura de Elvas.
Os alunos da Academia Sénior da Comissão Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior vão, amanhã, 27 de abril, visitar o Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA) da vila.
O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 128 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou ontem, terça-feira, 25 de abril, na chave sorteada.
Para assinalar os 49 anos do 25 de Abril de 1974, a Banda 1º de Dezembro saiu à rua em Campo Maior, para a tradicional arruada pelo concelho.
Também durante a manhã de ontem, decorreu a primeira prova do II Campeonato Kids Urban Run, organizada pelo Campo Maior Trail Runners – GEDA, União Futebol de Degolados e com o apoio do Município, decorreu dia 25 de abril no Jardim Municipal, estando a atividade inserida nas comemorações do Dia da Liberdade. Foi uma prova de desafiar os limites dos participantes, divididos por escalões entre os 5 e os 16 anos de idade, feminino e masculino. Contou com um aquecimento inicial, uma volta de reconhecimento e depois o percurso com obstáculos e corrida. No decorrer da atividade todas as crianças foram acompanhadas por elementos da organização.
As comemorações do 25 de abril deste ano terminaram em grande com a atuação dos elvenses “Filhos da Madrugada – Tributo a Zeca Afonso”.
A Caminhada aos Monumentos, em Barbacena, promovida pela Casa Benfica de Elvas, decorreu ontem, 25 de abril, tendo culminado com um almoço convívio, no campo.
O Clube do Diabético de Elvas organiza, no dia 30 deste mês (domingo), um passeio a Beja e a Évora, para o qual as inscrições já se encontram abertas.