Alunos de Artes Plásticas e Multimédia expõem em Évora

A exposição dos alunos da Licenciatura de Artes Plásticas e Multimédia da Universidade de Évora foi inaugurada no passado dia 31, no Palácio D. Manuel, na capital do Alentejo. A mostra conta a parceria da Câmara Municipal de Évora.

A exposição visa mostrar a diversidade artística dos alunos desta licenciaturae está patente até 7 de julho. A inauguração contou com as presenças dos alunos que elaboraram os trabalhos, da reitora da Universidade, Hermínia Vilar, e do director do curso, Vitor dos Santos Gomes.

A apresentação dos trabalhos pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 9.30 às 12.30 horas e das 14 às 18 horas.

Fernando Pereira em digressão pelos hotéis Vila Galé

Fernando Pereira, o famoso cantor e “senhor das vozes” irá apresentar uma série de espetáculos pelos hotéis Vila Galé durante os meses de abril e maio.

O primeiro espetáculo acontece a 20 de abril no Vila Galé Porto, seguindo-se o Vila Galé Coimbra a 27 de abril, passando pelo Vila Galé Tavira a 11 de maio e o Vila Galé Ópera a 18 de maio. Esta digressão terminará no Vila Galé Évora a 25 de maio.

Para assistir ao espetáculo, a Vila Galé lançou um programa especial que, além do bilhete para a atuação, inclui jantar – entrada, prato principal, sobremesa e bebidas selecionadas – com um preço de 65 euros por pessoa.

As reservas devem ser feitas através do email portugal.reservas@vilagale.com ou contactando o centro de atendimento pelo número (+351) 212 460 650.

Fernando Pereira é um famoso ator e artista português, com um grande percurso internacional e começou a sua carreira nos anos 80. Cantor e também entertainer, ao longo destes anos fez imitações de vozes das figuras mais conhecidas no panorama artístico mundial. Também foi apresentador de televisão nos programas Casa Cheia e Cuidado com as imitações.

Já correu Portugal, cantou em dezenas de outros países e no ano passado esteve no Brasil onde realizou um espetáculo no Vila Galé Paulista para a divulgação do seu musical “Lord of the Voices”.

Exposição “A Beleza do Drama” na Casa da Cultura de Elvas

A exposição “A Beleza do Drama”, de Ana Cravo, está patente ao público na Casa da Cultura, até dia 29 deste mês.

A mostra apresenta um conjunto de fotografias “para explorar a relação entre a dimensão estética do real e a tragicidade poética implícita na condição humana. O cariz fortemente pictórico desta série de fotos, que toma por referente o movimento das mãos, promove uma depuração das imagens, reduzindo-as a um jogo minimal de cor e luz que, em certos casos, culmina na abstração”.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, e ao sábado das 10 às 13 horas.

Kind of Magic Queen Tribute no Coliseu de Elvas dia 15

A banda Kind of Magic & The Flashing Voices atua no dia 15 de abril, no Coliseu de Elvas, às 21.30 horas.

A marca distintiva da banda reside na abordagem que fazem à música dos Queen, produzindo ao vivo a sonoridade sinfónica original.

“Este concerto assenta na comemoração dos 50 anos do lançamento do primeiro álbum dos Queen e, ao mesmo tempo, é um ano em que também fazemos o nosso décimo aniversário, por isso, o que fizemos para esta tour foi recolher as principais músicas de Queen. Deste modo, celebramos estes dois aniversários que acabam por casar”, revela Pedro Ferreira, baterista da banda.

Este será um momento para recordar o passado, através de várias músicas icónicas da banda britânica, por isso, Pedro Ferreira convida “os amantes dos Queen” a estarem presentes neste evento.

Os bilhetes estão à venda no próprio dia no coliseu ou na ticketline e na blueticket.

Primavera invadiu o Museu de Arte Contemporânea de Elvas

A primavera invadiu o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), através dos pequenos artistas, que participaram na iniciativa inserida nos ateliers de Páscoa, organizados pelos serviços educativos do museu.

Na fotografia híbrida foi possível transformar o olhar do fotógrafo Luís Campos, no olhar dos mais novos.

Inscrições para a Caminhada do Dia da Mãe até dia 24

Foto arquivo

Encontram-se abertas as inscrições, até segunda-feira, dia 24, para a Caminhada do Dia da Mãe que vai decorrer, em Elvas, no dia 7 de maio.

Esta é uma organização da junta de freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso e o presidente, Joaquim Amante revela que, esta iniciativa, “já com grande tradição, tem sempre muitos participantes”, adiantado que no ano passado “foi um sucesso”. Este ano, à semelhança de anos anteriores, a junta de freguesia conta com o apoio dos Escuteiros, bem como da PSP e Bombeiros, para que “a caminhada decorra em segurança”.

Joaquim Amante acrescenta que, por uma “questão de logística e organização”, as inscrições tiveram de abrir mais cedo, adiantando que as pessoas se podem inscrever através dos contactos da junta de freguesia, redes sociais ou, presencialmente na sede da junta, apelando que quando fizerem as inscrições indiquem as idades e se vão permanecer para o lanche convívio, no final”.

Para além do lanche, a junta de freguesia vai também distribuir uma t-shirt e pulseiras a todos os participantes. No entanto, este ano, como revela Joaquim Amante, as t-shirts devem ser levantas na sede da junta de freguesia, “15 dias antes da caminhada”.

Missa e Procissão na Capela da Ajuda na segunda-feira

A Capela da Ajuda, através da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, da Arquidiocese de Évora e da Paróquia de Santa Luzia, está a ser alvo de uma requalificação, com o objetivo de que amanhã, segunda-feira, 10 de abril, ali seja celebrada uma missa e também uma pequena procissão, marcada para as 15 horas.

A informação é avançada pelo presidente da junta, Joaquim Amante, adiantando que, “estes trabalhos, que consistem principalmente na substituição total do telhado, estão a ser realizados com o apoio da Arquidiocese de Évora e da Paróquia de Santa Luzia, que cede os materiais”. Depois de uma reunião e uma visita com o Arcebispo de Évora, que segundo revela Joaquim Amante, “ficou encantado com aquele local, onde se descobriram algumas gravuras, que foram tapadas”.

Tendo em conta que, na Páscoa, são muitas as pessoas que rumam até à zona da Ajuda para acampar, o Arcebispo de Évora disponibilizou-se para ali realizar “uma missa e uma pequena procissão”.

Joaquim Amante acrescenta que se pretende também, e depois de toda a requalificação concluída, que os escuteiros possam usufruir daquele espaço, para as suas atividades. “Propus ao Arcebispo e à Paróquia de Santa Luzia, para que depois de tudo recuperado, fazer um protocolo com os escuteiros, que em tempos utilizaram aquele espaço, para que possam ali realizar as suas atividades; para além disso, em conjunto com a paróquia, pretendemos dinamizar outras celebrações, naquele local, o que considero muito positivo”, remata Joaquim Amante.

Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, em conjunto com a Arquidiocese de Évora e a Paróquia de Santa Luzia que estão a proceder a trabalhos de requalificação na Capela da Ajuda.

Borrego na Enxara já só para os mais velhos

Até amanhã, 10 de abril, são muitos os campomaiorenses que se encontram reunidos junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara, onde hoje, em Domingo de Páscoa, dia 9, a tradição na região manda que se coma o borrego no campo. A verdade é o que tempos são outros e os mais novos, sobretudo, já não ligam a essa tradição.

Érica Sequeira, por exemplo, acampada na Enxara há já uma semana com os amigos, garante que estes são sempre “dias maravilhosos”, de grande convívio, mas onde o borrego não entra. É a segunda vez, conta ainda, que ruma ao campo com os amigos.

Para José Monteiro, esta é uma tradição que cumpre há muitos anos, lembrando que, durante mais de duas décadas, teve um bar junto ao santuário da Enxara, tendo as suas filhas crescido naquele espaço. “Comer, beber e conviver com os amigos”, garante, é o principal. “No domingo, a tradição é o borrego, mas os mais novos não querem. Só querem é copos de cerveja e toca a andar”, diz ainda.

Já Luís Cidades, que ruma à Enxara desde o seu primeiro ano de vida, revela tudo aquilo que o seu grupo de amigos levou para o campo “uma causa autêntica” para passar estes dias da melhor maneira. “Na diversão, no convívio e com muita comida e bebida”: é assim que  o grupo de Luís tem passado os últimos dias junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara.

Hoje, às 15 horas, há Missa de Ressurreição, no Santuário de Nossa Senhora da Enxara. Pelas 17 horas, há garraiada e, a partir das 21 horas, baile com o Duo Carlos e Rui.

Já amanhã, segunda-feira, 10 de abril, às 16 horas, há Missa de Ação de Graças, seguida de Procissão. Estas cerimónias vão ser presididas pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

Mural de Guzt em Rio de Moinhos

O queijo de Rio de Moinhos é tema do Mural pintado pelo artista local Miguel Gustavo – Aka – GUZT que foi inaugurado ontem à tarde .

O trabalho artístico de GUZT que tem passado a semana a pintar e a ultimar a obra, mostra as ovelhas, o leite de ovelha e o queijo de Rio de Moinhos e fica num muro mesmo junto ao pavilhão poli desportivo de Santiago de Tio de Moinhos, em Borba!

Famílias voltam a cumprir a tradição de acampar na Ajuda (c/fotos)

São muitas as pessoas que, como há vários anos manda a tradição, se mudam, nesta época, para a zona da Ajuda, em família ou com amigos.

A Páscoa é assim passada no campo, em convívio e contacto com a natureza. A Rádio ELVAS esteve à conversa com algumas das pessoas que por lá se encontram. No caso de Paulino Fonseca, como explica, desde pequeno que acampa na Ajuda, com toda a família, muitos deles vêm de outros países para se juntarem, nesta época, e comerem o tradicional borrego, no campo, adiantando que são dias de muita “alegria”, em que no domingo estamos todo em convívio, a jogar e a comer o borrego”.

Já irmã de Paulino, Laura Fonseca refere que os dias são passados a “comer, beber e brincar com as crianças”

Uma pessoa que também nunca falta na Ajuda, nesta época é Fernando Brás, que há mais de 30 anos que ali costuma acampar com a família. Aos nossos microfones refere que adora “acampar, nesta altura, pelo clima, convívio, o ar puro” e se entrega” de alma e coração”, onde o assado e ensopado de borrego são “sagrados”, à mesa, neste domingo.

João Cunha está, pela primeira vez, na Ajuda, com a família e revela que está gostar bastante da experiência, adiantando que são muitas as atividades que fazem, nestes dias.

Ana Miranda e Anabela Figueiras há vários anos que tiram férias, nesta altura, para rumar até à Ajuda. Ana Miranda diz que estes dias são, sobretudo, de “convívio em família e em contacto com a natureza”. Já Anabela Figueiras é a responsável por confecionar o borrego, neste domingo de Páscoa, adiantando que “há muitos anos que vai até à Ajuda, não só nesta época, mas também todos os fins de semana.

Famílias e grupos de amigos que passam a época da Páscoa na zona da Ajuda.

Sons do Minho no último dia da Feira do Queijo Rio de Moinhos

A Feira do Queijo em Rio de Moinhos termina hoje, domingo, 9 de abril, depois de três dias a promover este produto típico da região.

Neste último dia do certam há visita às queijarias da freguesia, pelas 10.30 horas, mediante inscrição prévia e também animação musical com os Tombas Lobos, à mesma hora.

A encerrar o certame, pelas 15.30 horas atuam os Sons do Minho.

“Aleluias” voltaram a juntar centenas de pessoas nas ruas da Terrugem

A tradição das Aleluias voltou ontem a cumprir-se, na freguesia da Terrugem, com a tradicional chuva de rebuçados.

Depois do tocar do sino, à meia-noite, deu-se início à celebração, ao som dos chocalhos e, com as ruas a encherem-se de gente, para tentarem recolher os rebuçados, que foram atirados a partir da igreja de Santo António, Sociedade Recreativa, de lojas e de cafés.