Campomaiorenses cumprem tradição de Nossa Senhora da Enxara

Os campomaiorenses, e não só, estão de regresso ao campo, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara, para o tradicional convívio de Páscoa, que dura até segunda-feira, dia 10 de abril, feriado municipal de Campo Maior.

Ao longo de toda a semana, vários grupos foram transportando, de suas casas, tendas, cadeiras, mesas e tantos outros utensílios e instrumentos necessários para passar, nas melhores condições possíveis, estes dias ao ar ao livre.

Marco Miranda, que está no campo desde a passada quarta-feira, com a sua família, revela que se lembra de cumprir esta tradição “desde criança”. Sendo esta uma tradição a “manter”, lembra que muita gente precisa de atempadamente marcar férias. Por estes dias, o convívio é a palavra de ordem. Amanhã, em domingo de Páscoa, o borrego, como manda a tradição, estará em cima da mesa, confecionado ou pela esposa de Marco ou pela mãe.

Já Margarida Grifo, e o seu grupo de amigas, é a primeira vez que acampam junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara. “Somos 19 e vamos andar a conviver com toda a gente”, revela, assegurando que as noites, no campo, serão “animadas” com álcool e muita animação.

Também Leonor Latas, na Enxara, com o seu grupo de amigos, revela que é a primeira vez que acampa, revela que é a primeira vez que o faz, por esta altura, longe da vista dos pais.

Na noite deste sábado, 8 de abril, a partir das 21 horas, e no âmbito das festas em honra de Nossa Senhora da Enxara, há garraiada.