Exposição “Conventos da Vila” patente em Montemor

A exposição “Conventos da Vila” vai estar patente no Arquivo Municipal de Montemor, até ao próximo dia 7, sexta-feira.

António Pinto Xavier, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, realça que “esta é mais uma oportunidade para conhecer melhor a história destes monumentos”.

A exposição “Conventos da Vila” está patente em Montemor-o-Novo.

Os jogadores mais ricos de eSports

eSports pode ser algo novo para muitos, mas em plataformas como a Vulkan Vegas Casino Online é possível encontrar diversos jogos online, o que mostra o quanto essa modalidade cresce ao longo do tempo.

 O que antes era visto como algo para crianças, hoje se tornou uma profissão que pode ser bastante rentável. Alguns jogadores de esports se aposentam com milhões de dólares antes de completar seus 30 anos.

 Em um único torneio em 2022, por exemplo, os prémios chegaram a ser de mais de 40 milhões de dólares e, isso não é um caso isolado. Cada dia mais os premios aumentam e os jogadores conseguem aumentar seus patrimónios de maneira exorbitante.

10 jogadores mais ricos de eSports

N0tail

N0tail também é provavelmente o jogador mais conhecido do meio. Ele é um jogador de Dota 2 dinamarquês e possui um património estimado de mais de 7 milhões de dólares. O jogador completará 30 anos em outubro de 2023 e hoje faz parte da equipe OG.

Carlos “Ocelot” Rodriguez

Ocelot na verdade pode estar na primeira posição mas não se sabe ao certo o valor do património do espanhol. O que se sabe é que esse património varia entre 5 a 10 milhões de dólares e que o jogador ganha todos os anos entre 800.000 e 950.000 dólares.

O espanhol é um jogador profissional de League Of Legend e também de World of Warcraft, ainda que não participe com tanta frequência de campeonatos relacionados ao segundo.

JerAx

O filandês de 30 anos conseguiu um património de 6,4 milhões de dólares jogando Dota 2, inclusive, ele foi colega de N0tail nas conquistas que fez o dinamarquês o mais rico jogador de eSports do mundo. Hoje, JerAx se dedica a ser técnico de equipes de eSports mas já caminha para sua aposentadoria total.

Anatham “ana” Pham

Com mais de 6 milhões de dólares ganhos com eSports, Anatham “ana” Pham tem apenas 23 anos. O australiano foi colega de JerAx e N0tail na equipe OG e ganhou os campeonatos de The International em 2018 e 2019.

Ceb

Ceb é um dos participantes do grupo OG e está na lista com seus outros colegas. Além de ganhar o The International em 2018 e 2019, Ceb também ganhou o ESL One Stockholm 2022, o que o deixou com um património de ganhos no Dota 2 ao redor de 5,8 milhões de dólares.

Topson

Outro jogador do grupo OG, Topson de apenas 24 anos, já conseguiu cerca de 5,6 milhões de dólares. Ele também foi Bi-campeao do The International.

KuroKy

KuroKy é um jogador alemão que hoje está na equipe Nigma como capitão da equipa. O jogador de Dota 2 conseguiu cerca de 5,2 milhões de dólares em prêmios através dos campeonatos que ganhou (EPICENTER 2016 e 2017, The International 2017 e China Dota 2 Supermajor).

Miracle

Amer Al-Barkawi, mais conhecido como “Miracle-” é um jogador jordano e polaco que, assim como KuroKy, faz parte da equipe Nigma. O jogador de apenas 25 anos já conseguiu 4,8 milhões de dólares jogando Dota 2.

MinD_ContRoL

Ivan, conhecido como MinD_ContRoL é um jogador búlgaro de 28 anos que também participa da equipe Nigma. O jogador ganhou diversas competições como EPICENTER 2016, StarLadder i-League StarSeries Season 3, The International 2017 e China Dota 2 Supermajor.

O património do jogador apenas com prêmios do Dota 2 é de cerca de 4,6 milhões de dólares.

Matumbaman

O jogador de 28 anos é um jogador aposentado de Dota 2 que conseguiu apenas em prêmios chegar ao património de 4,5 milhões de dólares. O finlandês treinou antes beisebol e inclusive participou do nível nacional do jogo, mas, após o falecimento de seu pai deixou o desporto.

Antes de se aposentar, Matumbaman ganhou a EPICENTER 2016 e 2017, The International 2017, China Dota 2 Supermajor, DreamLeague Season 13 e OMEGA League: Europe Immortal Division.

Os jogadores que possuem uma equipe estruturada são mais passíveis de conseguir maiores prêmios. Isso porque as empresas fornecem uma estrutura não só de computadores e sets mas também de psicólogos, técnicos, etc.

O que se percebe é que os jogadores conseguem aumentar seus ganhos também de acordo com os patrocínios recebidos, por isso, muitos deles são bastante ativos nas redes sociais, trazendo engajamento para si e também para sua equipe e campeonatos que participam.

Também é possível ver que a maioria dos jogadores que compõem a lista são jogadores de Dota 2, isso é algo que é perceptível incluído em listas maiores já que os maiores prêmios oferecidos realmente são de campeonatos de Dota 2.

Apresentação de obra poética de Maria Vicente esta segunda-feira em Elvas

Maria Vicente apresenta, esta segunda-feira, dia 3 de abril, pelas 18.30 horas, a sua obra poética, na Biblioteca Municipal de Elvas.

Maria Vicente é o pseudónimo da autora Teresa Guerreiro, natural do Estoril e que vive em Elvas há cerca de 20 anos.

Tem dois livros publicados, “Corporanima”, com o pseudónimo Irene Lobo, pela chancela Poesia Fã Clube, e “100 Medos…” com o nome Maria Vicente (os nomes de dentro do seu nome completo), pela chancela Poesia Impossível, do Grupo Editorial Atlântico, ambos lançados em 2022. Integra ainda o coletivo de artistas do projeto “Mapas do Confinamento” desde julho de 2021, onde viu publicados poemas seus, na revista n º7.

Em 2023, lançará um terceiro livro, “Caleidoscópio”, também pela chancela Poesia Fã Clube.

Nisa participa na Quinzena Gastronómica do Borrego

Nisa adere à segunda edição da Quinzena Gastronómica Terras do Borrego. A iniciativa do Município de Sousel une os 15 concelhos do distrito de Portalegre numa aventura gastronómica do Alto Alentejo.

Sete restaurantes do concelho de Nisa aderem à quinzena e mostram que o borrego, uma iguaria alentejana, além de muito saborosa, pode ser feito de diversas maneiras.

Para degustar uma delas, basta ir a um dos sete estabelecimentos seguintes: “O Tarro”, “Central Pizzaria”, “As 3 Marias”, “Tapada das Safras”, “A Regata”, “Chaparro” e “O Alpalhoense”.

A Quinzena Gastronómica Terras do Borrego decorre durante duas semanas, até 16 de abril, domingo.

Câmara de Évora reordena trânsito em Azaruja

Os trabalhos de instalação de nova sinalização vertical de trânsito nas ruas da Azaruja, no concelho de Évora, estão a decorrer e os arruamentos vão ter alterações ao tráfego rodoviário.

Estas alterações decorrem da implementação de um novo plano de circulação rodoviária, que tem como finalidade melhorar o fluxo de trânsito, salvaguardando ao mesmo tempo o conforto e segurança dos residentes.

A Câmara Municipal de Évora anuncia que está “previsto o aumento do número de vias de sentido único e também o reordenamento da circulação de veículos pesados, com a criação de percursos alternativos, de modo a proteger melhor o ambiente urbano da vila”. As alterações em curso vão ainda possibilitar “a criação de mais lugares de estacionamento”.

MACE promove “Arte Fora De Portas” nas freguesias rurais

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) promove, ao longo deste ano, o projeto Arte Fora De Portas, com o objetivo de estreitar laços entre o museu e a comunidade local, através de novas experiências, com a finalidade de promover o gosto pelas práticas artísticas e captar novos públicos.

Os museus reconhecem que, além das funções de preservar, conservar, expor e pesquisar são instituições ao serviço da sociedade e procuram através das ações educativas, tornaram-se elementos vivos dentro da dinâmica cultural das cidades.

O acesso à cultura, nas zonas rurais ainda, é uma realidade a desbravar e, por isso, o projeto “Arte Fora de Portas” dirige-se, numa primeira fase, às freguesias rurais do concelho, tendo como público-alvo todos os adultos curiosos e interessados em alargar os seus conhecimentos e técnicas artísticas.

O projeto arranca em Vila Boim já esta segunda-feira (dia 3) e também nos dias 11, 17 e 24  de abril. O Serviço Educativo do Museu pretende, assim, servir de mediação entre os públicos e as obras de arte, facilitando os processos de interpretação.

André Sousa completa em Avis volta ao mundo em minimoto

André Sousa partiu de Avis a 12 de julho de 2020 e é em Avis que completa, no próximo dia 8 (sábado), a volta ao mundo numa minimoto Honda Monkey de 125 centímetros cúbicos de cilindrada.

André Sousa, que conta com o apoio do Município de Avis e dos Motards d’Aviz, partiu com o objetivo de inscrever o seu nome no livro dos recordes, com a mais longa volta ao mundo numa minimoto. A viagem vai chegar ao fim quase três anos depois, somando mil dias, 75 mil quilómetros, cinco continentes, 75 países e muitas histórias para contar sobre uma aventura que começou e termina na vila histórica de Avis.

Para assinalar este feito, os Motards d’Aviz (e quem mais se quiser associar a eles) vão ao encontro de André Sousa na fronteira do Caia, a partir de onde o vão acompanhar até Avis. A chegada está prevista para o meio-dia e meia hora, no Largo do Convento, seguindo-se, durante a tarde, a comemoração na sede dos Motards d’Aviz.

Cristina Infante (Ialbax) foi segunda no Trail do Piódão

Cristina Infante, do Ialbax, foi segunda classificada no Trail do Piódão, no concelho de Arganil, na distância curta de 14 quilómetros. Nesta distância, participaram mais três atletas do clube: Rita Magarreiro, Rui Morais e Francisco Nascimento.

Na Milha da Associação Desportiva de Vale de Açor, na localidade de Vale de Açor, no concelho de Ponte de Sor, os atletas do Ialbax subiram ao pódio: Cristina Canário e Jorge Martins no segundo lugar, enquanto Ana Pires foi terceira.

No domingo, no Trail do Texugo na Aldeia da Serra, no concelho de Redondo, houve quatro atletas a participar: Ana Santos, na distância de 14 quilómetros, e Marco Santos, Pedro Afonso e Vicente Aperta, na longa distância de 28 quilómetros.

Humberto Pestana participou em Espanha no Valentrail 2023, concluindo com sucesso a distância de 24 quilómetros.

No fim de semana passado, o Ialbax este ainda presente no Monsaraz Natur Trail, com quatro atletas: Pedro Afonso e Sérgio Cacheirinha, nos 15 quilómetros, enquanto Vicente Aperta e Carlos Carola correram 25 quilómetros.

Secretário de Estado da Saúde visitou Montemor esta manhã

A iniciativa Saúde Aberta, do Ministério da Saúde, regressou esta segunda-feira, dia 3, com a terceira edição no distrito de Évora.

O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, visitou esta manhã Montemor, onde foi possível conhecer a Unidade de Saúde Familiar, dialogar com profissionais de saúde e membros da Câmara Municipal sobre a situação atual da saúde no concelho.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, estão percorrer todos os concelhos do Alentejo Central, para conhecer as unidades e investimentos em curso e dialogar com a população, profissionais de saúde, órgãos dirigentes do Serviço Nacional de Saúde e autarcas.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, visitou esta manhã Montemor, com uma receção na Câmara Municipal seguida de uma visita à Unidade de Saúde Familiar, onde falou sobre objetivo desta iniciativa do governo. “Nesta iniciativa, nós (membros do Ministério da Saúde) estamos a percorrer todos os concelhos do território e o objetivo é podermos diretamente com os profissionais, com os autarcas e utentes do Serviço Nacional de Saúde, podermos olhar para aquilo que é oferta do SNS nestes concelho e identificarmos áreas de melhoria”.

No caso de Montemor-o-Novo, a autarquia já assinou o auto de descentralização de competências da saúde, sendo que “o concelho tem duas Unidades de Saúde Familiar, uma Unidade de Cuidados na Comunidade e vários profissionais a trabalhar na saúde, como na área da psicologia, de serviço social, nutrição e área da saúde oral”, como explica ainda o secretário de Estado da Saúde.

“Montemor tem uma resposta completa naquilo que é a rede nacional de trabalhos continuados e integrados, com resposta de média e longa duração nas diversas áreas da saúde”, revela ainda Ricardo Mestre.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor, salienta que é sempre importante ter membros do governo no concelho. “Importante conhecerem a realidade do nosso território, assim como as nossas dificuldades e aquilo que lutamos todos os dias. Esperamos que o Governo nos tenha ouvido, no que diz respeito aos assuntos da saúde, nomeadamente, na estabilidade das Unidades de Saúde Familiar, na ambulância SIV para o nosso serviço de urgência básico e também nos postos médicos nas freguesias não existirem devido a esta instabilidade nas unidades de saúde familiar”.

A Saúde Aberta tem um carácter periódico e visitará todos os distritos do país. Depois de ter arrancado, em janeiro, no Algarve, seguiu-se o Litoral Alentejano, em fevereiro, com a comitiva a passar sempre por todos os concelhos destas zonas.

Campo Maior: comemorar 25 de Abril começa com mostra da SPA

As comemorações dos 49 anos do 25 de Abril de 1974 em Campo Maior têm início esta segunda-feira, dia 3, com a abertura da exposição “Oito Olhares, Duas Gerações”, na Biblioteca Municipal João Dubraz. Esta exposição, da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), pode ser visitada até dia 30.

Para dia 22 (sábado), está marcada a Caminhada da Liberdade, integrada nos Jogos do Alto Alentejo da CIMAA, em Ouguela, com início às 9.30 horas.

No dia 23 (domingo), no auditório do Centro da Fortificação Abaluartada, pelas 16 horas, é apresentado o livro de poesia “Sempre Abril”, de Moisés Cayetano Rosado.

Já no dia 24 (segunda-feira e véspera de feriado), a partir das 21.30 horas, na Praça da República, há animação musical com Fado Luz (Olinda Moriano, Ricardo Ventura, João Carriço e Felipe Nuncio), Grupo de Cantares Vozes da Nossa Terra e Duo Jorge e Célia.

No dia 25 de abril (terça-feira e feriado nacional), às zero horas, na Praça da República, é hasteada a bandeira nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda 1.º de Dezembro. Em vários locais do concelho, às 9.30 horas, é também hasteada a bandeira, igualmente ao som do Hino Nacional, pela Banda 1.º de Dezembro. No Jardim Municipal, pelas 10.30 horas, tem início a prova Kids Urban Run. Pelas 17.30 horas, na Praça da República, há concerto dos Filhos da Madrugada, num tributo a Zeca Afonso.

Dois atiradores do Tiro e Caça de Elvas vencem em Badajoz

Henrique Menezes e José Maria Pereira (à direita e à esquerda, respetivamente, na fotografia ao lado), atiradores do Clube de Tiro e Caça de Elvas (CTCE), venceram duas provas em Badajoz, no fim de semana de 1 e 2 de abril.

Henrique Menezes ganhou a terceira contagem da Associação Portuguesa de Atiradores Desportivos (APAD), na prova de abono; por sua vez, José Maria Pereira foi o vencedor do campeonato APAD, na categoria júnior.

A Direção do Clube de Tiro e Caça de Elvas “muito orgulhosamente” dá a conhecer que estes dois atiradores do CTCE ficaram bem classificados no Campeonato da APAD, realizado na Real Sociedad de Tiro a Pichon, em Badajoz, onde estiveram presentes 200 atiradores, portugueses e espanhóis.

Secretária de Estado da Promoção da Saúde visitou Borba

A secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e a vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Margarida Rebelo da Silveira, visitaram hoje, dia 3, o concelho de Borba.

Foram recebidas pelo presidente da Câmara Municipal, António Anselmo, nos Paços de Concelho, seguindo, posteriormente, para o Centro de Saúde de Borba.

Esta visita surge no âmbito da iniciativa “Saúde Aberta”, de uma política de proximidade promovida pelo Ministério da Saúde, onde foram abordadas questões relacionadas com a transferência de competências e a construção das novas instalações de saúde na Freguesia de Rio de Moinhos.

Livro “O Chorão Chorão” de Aida Orelhas apresentado em Campo Maior

A campomaiorense Aida Orelhas apresentou este domingo, 2 de abril, “O Chorão Chorão”, uma motivadora história para miúdos e graúdos em defesa das florestas, que encoraja o leitor a deixar de fazer parte do problema para passar a fazer parte da solução.

O presidente do Município, Luís Rosinha, participou na cerimónia de apresentação deste livro, que decorreu nos Jardins do Palácio do Visconde d’Olivã. Para além da autora, estiveram ainda presentes Amelia Vadillo, da Filigrana Editora; Paula Caldeira, técnica de ambiente do Município de Campo Maior; e Margarida Silva, da “Plantar Uma Árvore”, associação a favor da qual revertem os lucros da venda do livro agora apresentado.

No final da cerimónia, houve ainda lugar para uma representação teatral, pela turma do 1º C do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, orientada pela professora Lurdes Ribeiro.

Estiveram ainda presentes na ocasião, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, e Vanda Portela e Sandra Rosa, em representação das Juntas de Freguesia de São João Baptista e de Nossa Senhora da Expectação, respetivamente.

Degradação da água do Rio Guadiana no “Ambiente em FM”

A plataforma contra a contaminação de Almendralejo, na província de Badajoz, denuncia, há mais de uma década, a má qualidade da água do Rio Machatel, que corre para o Guadiana, onde foram detetados vários tipos de poluentes.

José Janela, da Quercus, na edição desta semana do programa “Ambiente me FM”, revela que “o levantamento feito para o Plano Hidrológico do Guadiana para 2022-2027 estima que 61% das águas superficiais estão em risco elevado de não atingir bom estado ecológico até 2027”.

Apesar desses poluentes surgirem nas águas residuais das regiões de Badajoz, Mérida, Zafra e Ciudad Real, é possível que afete o lado português do rio. “A Agência Portuguesa do Ambiente em Portugal salienta que a maior preocupação se concentra na ribeira de Mures (no Alqueva), no rio Ardila e no rio Caia. E salienta que a presença de microrganismos constitui um fator de risco para a saúde, pelo que podem restringir os usos da água, nomeadamente para abastecimento público e para banhos. Recorde-se que nas margens da Barragem de Alqueva foram instaladas cinco praias fluviais e a albufeira garante o abastecimento público de 200 mil pessoas”, acrescenta José Janela.

O ambientalista revela ainda que, “das 268 massas de água superficiais na bacia do Guadiana em território português, 103 (38%) apresentam um estado bom, mas 158 (59%) encontram-se em estado inferior a bom, devido à poluição orgânica e por nutrientes”.

A má qualidade da água do Rio Machatel que corre para o Guadiana é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Outlet de eletrodomésticos da Telefac tem novo horário de abertura

A Loja de equipamentos eletrónicos da Telefac, em Elvas, Outlet eletrodomésticos, tem um novo horário de funcionamento.

Desde sábado, 1 de abril, este estabelecimento funciona de segunda a quinta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas e, à sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

A Outlet Eletrodomésticos localiza-se, em Elvas, na Avenida D. Sancho Manuel, nº 53.

GNR dá início à Operação “Páscoa 2023” esta segunda-feira

A Guarda Nacional Republicana (GNR) desenvolve a “Operação Páscoa 2023”, entre esta segunda-feira e o dia 11 de abril, através da intensificação de patrulhamento, ações de sensibilização e fiscalização em todo o território nacional, com o objetivo de combater a criminalidade, contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária, regularizar o trânsito e apoiar todos os cidadãos, proporcionando-lhes as festividades da Páscoa e as respetivas deslocações, em segurança.

Tradicionalmente, esta época carateriza-se pela reunião das famílias nas suas regiões de origem e, por corresponder ao período de férias escolares, prevê-se consequentemente um aumento significativo do tráfego rodoviário nas estradas portuguesas. Esta operação visa a segurança e a proteção das pessoas, pelo que vai além da fiscalização rodoviária sendo o esforço também orientado para os locais de festividades, suas imediações, zonas residenciais e comerciais, bem como para as vias de circulação rodoviárias mais críticas.

O período de fiscalização de maior esforço de patrulhamento rodoviário, nas vias mais críticas, será entre o início do dia 6 (quinta-feira) e o final do dia 10 (segunda-feira), período que se prevê maior volume de tráfego.

A GNR aconselha a uma condução atenta, cautelosa e defensiva, para que o período festivo seja passado em segurança.

Para um deslocamento em segurança nesta época festiva, a GNR aconselha, em especial: adequar a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário; evitar manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou que, de alguma forma, possam originar acidentes.

A GNR terá especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores, sobretudo os que ponham em causa a sua segurança e a de terceiros. Assim, os militares da Guarda estarão particularmente atentos a manobras perigosas; à condução sob a influência do álcool e substâncias psicotrópicas; ao excesso de velocidade; à correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem; à utilização indevida do telemóvel; à incorreta ou não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças; às condições de segurança dos veículos.

Toda a informação relativamente aos congestionamentos de trânsito e alternativas, deverão contactar o Centro Integrado Nacional de Gestão Operacional da GNR, 24 horas por dia, através do contacto 213 217 000.

Alunos do Colégio Luso Britânico apresentaram “Tudo por Jesus” ao Cineteatro

“Tudo por Jesus” é o nome do espetáculo de teatro que foi apresentado ontem, domingo, 2 de abril, no Cineteatro de Elvas, pelo Colégio Luso-Britânico de Elvas.

Este espetáculo contou com atuais e antigos alunos do Colégio e retratou a vida de Jesus Cristo e do Santo Henrique de Ossó, fundador da Ordem de Santa Teresa de Jesus, através de um conjunto de monólogos, diálogos e canções que transpõem para os tempos atuais as realidades de há 2000 anos e do século XIX.

Fotos: município de Elvas

Campeonato Nacional Jovem de Xadrez decorre no Coliseu de Elvas (c/fotos e vídeo)

O Campeonato Nacional de Jovens, na modalidade de xadrez, junta, desde o final da tarde de ontem, 2 de abril, e até quinta-feira, dia 6, cerca de 250 jogadores, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.

Na inauguração do evento, o vereador da Câmara de Elvas Hermenegildo Rodrigues demonstrou-se “extremamente agradado com a iniciativa, mas também pela concentração e comportamento exemplar dos jovens jogadores”. Esta é uma iniciativa, acrescenta Hermenegildo Rodrigues, que traz também muitas famílias de fora da cidade até Elvas, para acompanhar os jogadores, que vão ter oportunidade ver aquilo que a nossa cidade “tem de tão bom e tão bonito para oferecer”.

Pedro Vinagre, membro da Federação Portuguesa de Xadrez, explica que este campeonato “é a prova máxima de jovens, em termos de partidas clássicas, do calendário da federação, com uma hora e meia para cada jogador, para o jogo todo e, normalmente há entre 200 a 300 participantes, pelo que aqui a afluência foi bastante boa”.

O motivo que levou a Federação a escolher Elvas, explica Pedro Vinagre, prende-se com o facto de quererem “diversificar os locais onde decorrerem as provas do calendário nacional”, revelando que em Elvas é uma modalidade praticamente sem expressão, “porque não há clubes nem filiados, apesar de já ter havido”, sendo uma oportunidade para “motivar os jovens a jogar xadrez, porque não tenho dúvidas que há qui muitas pessoas a jogar ou já jogaram xadrez e têm bom nível para jogar em provas federativas”.

O Campeonato Nacional de Jovens de Xadrez decorre até quinta-feira, 6 de abril, no Coliseu de Elvas, num total de mais de 250 jogadores em prova.

Arcebispo de Évora visita Campo Maior e confirma a fé da vila

Chegou ontem, domingo, 2 de abril, ao fim a visita pastoral do Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, a Campo Maior.

Esta visita, que teve início a 26 de março, explica o padre Rodrigo Sousa de Oliveira, serviu, sobretudo, para “confirmar a fé da vila e animar os cristãos”. Devendo acontecer “de três em três ou de quatro em quatro anos”, estando “sempre prevista no contexto da Igreja”, assim não é possível, explica ainda o pároco, dada a extensão da arquidiocese.

“É fundamental ter esta figura do pastor na nossa vila, porque, de certo modo, é sucessor dos apóstolos e visita-nos, dás-nos uma palavra de ânimo e tem esse gesto de solidariedade e de caridade para com os pequeninos, sobretudo com os pequeninos na fé”, diz ainda o padre.

Ao longo desta última semana, D. Francisco Senra Coelho, para além de estar estado junto das instituições, como a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, GNR, Bombeiros, Santa Casa da Misericórdia, esteve também “a conviver e a escutar” os padres da vila.

Terminada a visita pastoral, o arcebispo está de regresso a Campo Maior, já na próxima segunda-feira, dia 10 de abril, para presidir à missa e à procissão em honra de Nossa Senhora da Enxara.

As imagens da Procissão dos Passos em Vila Boim

A tradicional Procissão dos Passos, decorreu ontem, domingo, 2 de abril, em Vila Boim,numa cerimónia integrada nas comemorações da Semana Santa.

A passagem pelos cinco Passos foi acompanhada pelo tradicional cântico da Verónica.

Pode ver as imagens da procissão abaxio: