“Duarte Darmas do Cálamo ao Drone” em exposição no Castelo de Elvas

“Duarte Darmas do Cálamo ao Drone” é o título da exposição patente ao público no Castelo de Elvas desde o final da tarde de sexta-feira, 24 de março, até 9 de abril.

Duarte Darmas foi um desenhador do século XVI, contratado em 1510 pelo Rei D. Manuel I para fazer um levantamento dos castelos da linha de fronteira, existentes em Portugal.

Desse trabalho viria a resultar o Livro das Fortalezas, no qual o Castelo de Elvas foi um dos 56 monumentos militares desenhados. Agora, cinco séculos depois, o historiador e investigador Santiago Macias revisitou as duas dezenas de castelos existentes no Alentejo, desta vez sob a perspetiva de um moderno drone.

A abertura da exposição foi antecedida por uma conferência em que Santiago Macias falou sobre a temática, que inclui também um livro, um vídeo e o site www.duartedarmas.com.

As visitas guiadas à mostra “Duarte Darmas do Cálamo ao Drone” podem ser marcadas junto dos serviços educativos do Castelo de Elvas, através do telefone 268 009 660 ou do e-mail castelo@cm-elvas.pt.

Fonte: município de Elvas