Recital de Poesia e Música este sábado na Biblioteca de Elvas

O ator Henrique de Carvalho (a imagem) é o protagonista do Recital de Poesia e Música, através do qual, este sábado à noite, 25 de março, se celebra na sala Públia de Hortênsia de Castro, da Biblioteca Municipal de Elvas, o centenário de Natália Correia e Eugénio de Andrade.

Esta é mais uma iniciativa integrada no ciclo de concertos “Música Encanta o Património”, que agrega o património cultural e a música clássica, permitindo ao público que conheça o monumento, ao mesmo tempo, que assiste a um concerto de música ou sessões de poesia.

Esta iniciativa, que já decorre “há cerca de uma década”, segundo o diretor da Academia de Música de Elvas, Luís Zagalo, tem como objetivo “combinar diversas formas de expressão artística, em especial poesia e música”.

Este sábado, a partir das 21h30, o ator Henrique de Carvalho irá “protagonizar os momentos de poesia e, de seguida, o grupo Ensemble Ibérico dará um espetáculo musical, inserido na música clássica”.

A iniciativa é aberta a todo o público, com entrada gratuita, na Biblioteca Municipal de Elvas. A organização do evento é da responsabilidade da Câmara Municipal de Elvas, com o apoio da Academia de Música de Elvas.

“O Elvas” faz a dobradinha ao conquistar a Taça da Associação

“O Elvas” fez esta tarde de sábado, 25 de março, a dobradinha, ao conquistar a Taça da Associação, depois de vencer o Gavionenses, por 2-1, no Estádio Municipal Eduardo Sousa Lima, nos Assentos, em Portalegre (fotografia ao lado).

Ainda antes, do início da partida, foi cumprido um minuto de silêncio em homenagem ao Comendador Rui Nabeiro e a Armando Varela, antigo presidente da Câmara de Sousel, ambos falecidos no passado domingo.

Os golos foram todos marcados na segunda parte do jogo: Okebe inaugurou o marcador aos 51 minutos, o Gavionenses empatou aos 85 minutos, por Lélé, e “O Elvas” chegou à vitória, aos 90+6 minutos, através de André Canoa.

Depois de entregar a Taça da Associação ao Clube Alentejano de Desportos, Daniel Pina, presidente da Associação de Futebol de Portalegre, referiu que as duas equipas “proporcionaram um bom espetáculo de futebol e, ao longo do jogo, ambas tiveram oportunidades, mas “O Elvas” concretizou, por isso há que lhe dar os parabéns”.

Paulo Canhão, presidente da direção de “O Elvas”, que comemora hoje 51 anos, afirmou que este “é um dia de grande felicidade, em dia de aniversário é a prenda que os jogadores me deram”. Depois da conquista do campeonato e agora a Taça da Associação, Paulo Canhão garante que o objetivo agora “é preparar a Supertaça e vencer também, para fazer triplete”.

Quanto ao golo de André Canoa, o presidente do Clube Alentejano de Desportos revela que “o Canoa está de despedida, foi e é um jogador que dá tudo em campo, hoje fazer o golo da vitória é mais do que merecido, por aquilo que tem feito n’ «O Elvas» e na sua carreira”.

Já Pedro Canário, treinador azul-e-ouro, revela que este foi um jogo “de nervos”, considerando que a equipa que lidera “foi melhor” em campo e que o Gavionenses poderia ter ganho a taça, mas afirma que o que a sua equipa fez “foi muito válido, o Canoa merece, a equipa merece e agora vamos preparar a última semana e, logicamente, vamos querer ganhar a Supertaça”.

André Canoa, autor do golo que ditou a vitória dos elvenses, demonstrou-se “satisfeito” pela conquista da taça, agradecendo a todos aqueles que apoiaram a equipa.

O técnico do Gavionenses, Luís Miguel, felicitou “O Elvas” pela vitória, mas também os seus jogadores, pelo trabalho feito em campo. “O futebol por vezes é injusto, sabíamos que ia ser um jogo muito difícil, quero dar os parabéns a “O Elvas”, mas acima de tudo aos meus jogadores que foram enormes, com as dificuldades que nós temos, chegaram aqui e interpretaram o que trabalhámos durante a semana”, referiuy.

“O Elvas” que depois de conquistar o campeonato distrital, venceu esta tarde a Taça da Associação de Futebol de Portalegre. No próximo dia 2 de abril, domingo, tem lugar, no Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior, a Supertaça, que coloca frente a frente “O Elvas” (enquanto campeão) e Gavionenses (enquanto vencido da Taça).

Caminhada “Sempre Mulher” este domingo em Arronches

O Município de Arronches é um dos que aderiu à edição deste ano da Caminhada “Sempre Mulher”, uma caminhada de caráter solidário, com o objetivo de angariar fundos para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, que se realiza no próximo domingo.

O presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, garante que é com “muito gosto” que a autarquia se associa a este iniciativa solidária. “É uma causa que nos toca e o município não podia deixar de se associar, colaborando com a associação e promovendo esta caminhada simbólica, em que os 12 euros de inscrição vão reverter, na totalidade, para esta associação”, assegura.

Os inscritos para esta iniciativa vão ter direito a uma mochila, um dorsal, uma barra de cereais e uma tshirt. As inscrições terminaram no passado dia 10.

A caminhada, no domingo, tem início às 10 horas, no Jardim do Fosso.

Mostra de Teatro termina este fim de semana em Monforte

A XVIII Mostra de Teatro do Concelho de Monforte termina este fim de semana com a apresentação de duas peças na Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”.

O primeiro espetáculo, “A Herança de Faustino Miséria”, do grupo “Pensemnisso”, da Sociedade Filarmónica Monfortense, é apresentado este sábado, 25 de março, pelas 21h30.

Amanhã, domingo, no último dia do evento, cabe ao grupo “O Alguidar”, da Associação de Desenvolvimento Cultural da Batalha, apresentar ao público, pelas 15 horas, a peça “Sete”.

Os espetáculos têm entrada gratuita, sendo a lotação limitada aos lugares existentes.

“Duarte Darmas do Cálamo ao Drone” em exposição no Castelo de Elvas

“Duarte Darmas do Cálamo ao Drone” é o título da exposição patente ao público no Castelo de Elvas desde o final da tarde de sexta-feira, 24 de março, até 9 de abril.

Duarte Darmas foi um desenhador do século XVI, contratado em 1510 pelo Rei D. Manuel I para fazer um levantamento dos castelos da linha de fronteira, existentes em Portugal.

Desse trabalho viria a resultar o Livro das Fortalezas, no qual o Castelo de Elvas foi um dos 56 monumentos militares desenhados. Agora, cinco séculos depois, o historiador e investigador Santiago Macias revisitou as duas dezenas de castelos existentes no Alentejo, desta vez sob a perspetiva de um moderno drone.

A abertura da exposição foi antecedida por uma conferência em que Santiago Macias falou sobre a temática, que inclui também um livro, um vídeo e o site www.duartedarmas.com.

As visitas guiadas à mostra “Duarte Darmas do Cálamo ao Drone” podem ser marcadas junto dos serviços educativos do Castelo de Elvas, através do telefone 268 009 660 ou do e-mail castelo@cm-elvas.pt.

Fonte: município de Elvas

Jogos do Alto Alentejo com provas distribuídas pelo distrito

A apresentação oficial da edição deste ano dos Jogos do Alto Alentejo, numa organização da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e com colaboração dos municípios do distrito de Portalegre, está marcada para amanhã, às 15.30 horas, junto ao Castelo de Alter do Chão.

Segundo a organização, entre o calendário de atividades contam-se futsal, sueca, caminhadas, padel, pesca desportiva, hidroginástica, cicloturismo, tiro aos pratos e ao alvo, natação, canoagem, malha, ténis, uma corrida noturna, futebol de 7 e provas de orientação. Este ano fica também marcado pelo regresso do tiro ao alvo, tornando a oferta de modalidades do calendário ainda mais diversificada.

A calendarização completa, para ver abaixo:

Abertura – Castelo de Alter do Chão – 26 de março, às 15h30

Caminhada – Ouguela, Campo Maior – 22 de abril, às 9h30

Caminhada – Parte do Largo da Igreja de Gavião – 23 de abril, às 8h45

Cicloturismo – Portalegre, local a definir – 29 de abril, às 9h

Caminhada sénior – Amieira do Tejo (Nisa) e Cabeço de Vide (Fronteira) – 30 de abril, às 10h

Padel – Campo de Padel de Ponte de Sor – 6 de maio, às 9h

Hidroginástica sénior – Piscina Municipal de Castelo de Vide – 6 de maio, às 10h

Sueca – Pavilhão Municipal do Crato 7 de maio, às 9h

Night Race – Parte do Jardim Municipal de Campo Maior – 12 de maio, às 21h

Tiro aos Pratos – Campo de Tiro do Crato – 13 de maio, às 9h

Pesca Desportiva – Zona da Carapeta, em Avis – 14/05, às 6h30

Futsal Feminino – Pavilhão Municipal de Elvas – 20 de maio, às 9h

Malha – Nisa (local a definir) – 20 de maio, às 9h

Hidroginástica sénior – Piscinas Municipais de Gavião e Portalegre – 21 de maio, às 10h

Ténis – Campos de Ténis de Ponte de Sor – 27 de maio, às 9h

Futebol 7 – Veteranos não federados – Campo de Futebol de Sousel – 28 de maio, às 9h

Canoagem – Barragem de Póvoa e Meadas – 3 de junho, às 10h

Futsal Sénior – Pavilhão Municipal de Fronteira/Alter do Chão – 4 de junho, às 9h

Tiro ao Alvo – São Vicente e Ventosa (Elvas) – 10 de junho, às 14h30

Sarau Sénior – Portagem (Marvão) – 18de junho, às 10h

Natação – Piscina Municipal de Arronches – hora e data a definir.

Encerramento – Zona Desportiva de Sousel – hora e data a definir.

Jovem elvense escreve música do novo álbum de Aurea

Foto: facebook

A jovem elvense Inês Hayes escreveu e compôs uma música do novo álbum de Aurea. A música em questão tem como nome “Perto”.

Inês Hayes, nas redes sociais, demonstra-se “muito feliz” e refere que este “é um começo” e que na verdade, “os sonhos tornam-se realidade”.

Dia dos Centros Históricos este domingo em Elvas com visita guiada

Para assinalar o dia mundial dos Centros Históricos, que se celebra na próxima terça-feira, 28 de março, o Município de Elvas organiza amanhã, dia 26, uma visita guiada, às 10 horas, com partida da Praça da República.

A realização deste evento tem como objetivo comemorar o nascimento do historiador Alexandre Herculano.

O dia dos Centros Históricos “é assinalado em Portugal desde a década de 90 e comemora, precisamente, o nascimento de Alexandre Herculano”, explica o historiador e cronista oficial da cidade, Rui Jesuíno.

Em Elvas já se assinala há muitos anos este dia, uma vez que a cidade foi classificada pela UNESCO como Património Mundial. Rui Jesuíno revela que “este dia deve ser celebrado em todo o país, uma vez que são o testemunho da história das nossas cidades. Sobretudo Elvas, onde o centro histórico é classificado como Património da Humanidade.”

Com a visita guiada deste domingo pretende-se dar a conhecer os passos de Raul Proença, este que foi “um escritor, um jornalista, que escreveu um guia quase turístico do país nos anos 20. Já neste guia falava bastante de Elvas e, portanto, este passeio vai-se basear no Centro Histórico, onde vamos reviver o que este escritor viu no século XX”, explica ainda Rui Jesuíno.

Exposição “40 anos da Galeria de Desenho” em Estremoz

“40 anos da Galeria de Desenho” é nome da exposição que está, a partir de hoje, sábado, 25 de março, para visita, Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho.

Esta mostra pretende, segundo Hugo Guerreiro, assinalar os 40 anos desta galeria, “recordando o grupo fundador, desta galeria, Rogério Ribeiro, Joaquim Vermelho, José Aurélio, Armando Alves, José Barros de Carvalho e Pedro Borges, que quis dar à cidade um espaço ligado às artes plásticas, a ideia era haver uma exposição permanente, dos maiores artistas portugueses”.

“O espaço encerrou, devido a más condições e foi tudo acondicionado no Museu, por isso há sempre a preocupação de realizar uma ou duas exposições com este acervo”, explica.

O Chefe de Divisão da área da cultura acrescenta que é objetivo “dar destaque a esta importante coleção, bem como reconhecer o trabalho dos artistas que para ela contribuem, e ainda chamar a atenção das grandes instituições nacionais para este património interessante, em termos do neorrealismo”.

“40 anos da Galeria de Desenho” a exposição que está disponível para visita a partir de hoje, até dia 21 de maio, no Museu Municipal de Estremoz, contando com entrada gratuita.

Livro sobre património edificado apresentado no Castelo de Elvas

O Castelo de Elvas acolheu na passada quinta-feira, dia 23 de março, a sessão de autógrafos e apresentação do livro “Castelos e Fortalezas na Raia Luso-Espanhola” da autoria de Augusto Moutinho Borges e com ilustrações do professor Martin Garcia, editado pelos CTT – Correios de Portugal.

Nesta sessão marcou presença a vereadora Paula Calado, em representação do Município de Elvas.

Na obra, procura-se dar a conhecer este património edificado através de uma grande variedade geográfica, de contraste de tipologias e da beleza das estruturas arquitetónicas ao longo da raia.

O autor revisita os “Castelos e fortalezas em selos”, onde apresenta algumas emissões filatélicas que procuraram valorizar e dar a conhecer o património edificado militar através da filatelia portuguesa, tendo sido possível ver alguns deles na sessão de autógrafos.

A obra é profusamente ilustrada, com fotografias de vários fotógrafos e ilustrações da autoria de Martín García.

As fortalezas de Elvas estão representadas em dois dos selos.

Fonte: município de Elvas

“O Elvas” – Gavionenses esta tarde na final da Taça

“O Elvas” e Gavionenses disputam esta tarde a final da Taça da Associação de Futebol de Portalegre, num jogo marcado para as 16 horas, no Estádio Eduardo Sousa Lima, nos Assentos, na capital de distrito.

O conjunto de Elvas chega a esta final depois de ter vencido o campeonato, enquanto a equipa de Gavião disputa a sua segunda final da época, depois de ter triunfado na Taça de Honra.

A Rádio ELVAS, na sua emissão de informação desportiva, transmite o relato e reportagem desta final, num espaço que começa às 15.30 horas, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Torneio da malha este sábado em Vila Fernando

Foto arquivo

A quarta jornada do torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” tem lugar esta tarde de sábado, 25 de março, em Vila Fernando.

O torneio, que tem no total dez jornadas, tem início marcado para as 14.30 horas, junto à rotunda, desta freguesia do concelho de Elvas.

BIALE em Estremoz “tem sido um sucesso”, garante Hugo Guerreiro

A primeira edição da BIALE – Bienal Internacional do Alentejo de Artes Plásticas está a decorrer, até amanhã, 26 de março, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

Hugo Guerreiro, Chefe de Divisão da área da cultura, no município de Estremoz revela que “este é um evento organizado em parceria com a ARTMOZ e tem como principal objetivo de trazer o mundo das artes plásticas até Estremoz, dar oportunidades de criação aos artistas locais, nacionais e internacionais e colocar o sul do Tejo, no mapa, em termos dos grandes eventos das artes plásticas, em Portugal”.

A BIALE tem sido “um sucesso”, garante Hugo Guerreiro, adiantando que têm recebido “milhares de visitantes”, vindos de várias partes do país, salientando que esta iniciativa conta com “a parceria da Fundação da Bienal de Cerveira e a Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa e o apoio institucional da Direção Regional de Cultura do Alentejo” Este evento tem uma envolvência bastante interessante para a primeira edição”, acrescenta.

O Chefe de Divisão da área da cultura, no município de Estremoz revela ainda que este fim de semana decorrem “diversos workshops de artes plásticas, com diversos artistas, convidados pelo curador Carlos Godinho e pretendem envolver os jovens da zona dos mármores, para que ganhem o gosto pelas artes plásticas”.

Festival Taurino este sábado em Santa Eulália

A segunda edição do Festival Taurino, Memorial José Tello Barradas, está marcada para hoje, sábado, 25 de março, às 16 horas, na centenária Praça de Touros de Santa Eulália.

Alberto Barradas, presidente da Assembleia-Geral da Associação Humanitária de Santa Eulália, revela que espera que sejam algumas as centenas de pessoas que preencham a velhinha Praça de Santa Eulália,” uma vez que o cartel, segundo diz, “é de primeira categoria”.

O cartel desta segunda edição do Festival Taurino é “atrativo”, adianta Alberto Barradas, revelando que “é um cartel de dinastia, uma vez que todos os toureiros tiveram ou têm familiares toureiros”.

Marcos Bastinhas será um dos cavaleiros em praça, em Santa Eulália, numa altura em que dá início à nova temporada tauromáquica. O cavaleiro elvense revela que tem já programado “mais de 30 corridas, para este ano, podendo esse número ser facilmente ultrapassado”, convidando todos “a marcar presença em Santa Eulália”.

Já António Telles é outro dos cavaleiros a entrar em praça esta tarde. Prestes a tirar a alternativa, António Telles tem-se preparado “de forma intensa”, não só para esta mas também as restantes corridas, desta temporada António Teles adianta ainda que o cartel desta tarde em Santa Eulália “é bastante interessante”.

Integram o cartel desta corrida, para além de Marcos Bastinhas e António Teles (filho), os cavaleiros Luís Rouxinol, Duarte Pinto, João Pamplona e Miguel Moura.

Serão lidados seis toiros de Higino Soveral. As pegas vão estar a cargo dos Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas.

A corrida, que uma vez mais é a favor da Associação Humanitária de Santa Eulália, tem início às 16 horas.

Mês do Teatro é “aposta ganha” em Campo Maior

A iniciativa “Março, Mês do Teatro”, do Município de Campo Maior, chega amanhã, domingo, dia 26, ao fim, com a apresentação da peça infantil “O Sítio do Picapau Amarelo”, no Centro Cultural da vila.

Lembrando que esta última semana, a iniciativa, devido à morte do Comendador Rui Nabeiro, conheceu alguns percalços, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, garante que esta é uma “aposta ganha”, por parte da autarquia.

“Tivemos salas completamente cheias e o balanço que se pode fazer é fantástico”, garante o autarca, lembrando que “há muita gente jovem, em Campo Maior, a querer seguir as pisadas do teatro”. “É importante, é de manter e de continuarmos a apostar no teatro, porque a nossa vontade é que tenhamos várias valências e uma delas, e forte, é o teatro”, acrescenta.

Devido ao sucesso da iniciativa, Luís Rosinha diz ainda que o executivo pensa que não pode dedicar só o mês de março à arte da representalão.

Este último espetáculo, dedicado aos mais novos, tem início marcado para as 16 horas. Os bilhetes têm o custo de três euros.

Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador no estrangeiro

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 66 milhões de euros, saiu ontem, sexta-feira, 24 de março, a um apostador no estrangeiro.

O segundo prémio, de 126 mil euros, foi para seis apostadores, também fora de território nacional.

O terceiro prémio, de 25 mil euros contemplou sete apostadores, três deles com aposta registada em Portugal.

Já o quarto prémio, de 1.624 euros, saiu a 34 apostadores, seis com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 05 – 12 – 25 – 36 – 46 e pelas estrelas 06 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Horário de verão: relógio adianta uma hora esta madrugada

O horário de verão começa oficialmente nesta madrugada de sábado para domingo. Altura em que os relógios devem ser adiantados uma hora, ou seja, da uma para as duas da manhã.

Formos questionar os nossos ouvintes sobre o que pensam sobre esta mudança de hora e se preferem o horário de verão ou de inverno. Todas as pessoas que questionámos preferem o horário de verão, porque “se gasta menos luz”, as pessoas “andam menos depressivas”, “o dia é mais rentável”, “andamos mais bem-dispostos”.

Este é, assim, o dia mais curto do ano, onde desaparece uma hora em todos os relógios. A mudança do horário de inverno para o horário de verão é feita todos os anos sempre no último domingo de março.

Liga Te(resiana) disputa-se este fim de semana no Pavilhão desportivo municipal na Fonte Nova

A Liga Te(resiana) decorre durante o dia de hoje a manhã de domingo, dias 25 e 26, no Pavilhão Desportivo Municipal da Fonte Nova, numa organização do Colégio Luso-Britânico.

Esta prova desportiva conta com alunos dos colégios teresianos do país, num total de três modalidades em competição, “com equipas mistas, desde voleibol, futsal e tripela”, esta última, como revela a diretora do Colégio Luso-Britânico, Carla Saldanha, “é um pouco desconhecida e conjuga o futebol com o andebol”.

A diretora acrescenta que para esta iniciativa são 140 os alunos a participar, dos três colégios, sendo que os jovens de 9º ano do Luso- Britânico assumem outras funções, como “acolhimento, guias e arbitragem”.

Liga Te(resiana) que decorre hoje, das 9 às 12.30 horas e das 15.30 às 17030 horas e amanhã, apenas durante a manhã, das 9 às 13 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal, na Fonte Nova.

Pode conhecer o horário de cada jogo, na imagem abaixo:

Peça de teatro “Uma História de Lusitana” apresentada no Centro Cultural de Campo Maior

A companhia de teatro “Gato Escaldado” esteve no Centro Cultural de Campo Maior, onde apresentou “Uma História de Lusitana”, uma peça dirigida aos alunos do segundo ciclo de ensino.

Este é um espetáculo que fala de D. Afonso Henriques, dos Descobrimentos, do Marquês de Pombal e até da Padeira de Aljubarrota, sem esquecer a Revolução dos Cravos, sempre de uma maneira divertida e descontraída.

Este foi mais um espetáculo inserido na programação da iniciativa “Março – Mês do Teatro”.

Cyril Barthe vence terceira etapa da “Alentejana” em Estremoz

Cyril Barthe conquistou ontem, sexta-feira, 24 de março, a terceira etapa da Volta ao Alentejo em Bicicleta, que ligou Vendas Novas a Estremoz, sendo o novo camisola amarela.

O corredor da equipa Burgos-BH passou a comandar a prova com sete segundos de vantagem sobre o anterior líder, Luke Lamperti  (Trinity Racing). Na longa reta que proporcionou um final de etapa muito rápido, Francisco Guerreiro (Efapel Cycling) terminou na segunda posição e Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) foi terceiro.

Este sábado, a “Alentejana” irá enfrentar uma etapa considerada Rainha pelas muitas contagens de montanha, entre Crato e Castelo de Vide.

A quilometragem é curta,148,2 quilómetros, compensada pelas dificuldades das subidas no Cabeço do Mouro (82,2 km), Serra de São Mamede (90,2 km), Porto da Espada (99,4 km), Marvão (108,2 KM) e Serra de São Paulo (128,8km). As Metas Volantes assinalam-se em Gáfete (42,3 km), Portalegre (79 km) e Castelo de Vide (126,5 km).