Exposição sobre o Castelo de Elvas abre esta sexta-feira

A exposição “Duarte Darmas do cálamo ao drone” vai estar patente ao público, a partir desta sexta-feira, no Castelo de Elvas. A iniciativa abre com uma conferência, proferida pelo autor Santiago Macias, pelas 18 horas, no Castelo, de sexta-feira, dia 24.

Patente ao público de 24 de março a 9 de abril, no primeiro piso do edifício da alcaiadaria do Castelo apresenta um estudo sobre aquele que é o mais singular documento da castelologia nacional, o Livro das Fortalezas, elaborado por Duarte Darmas. Desenhador ao serviço do Rei D. Manuel I, Duarte Darmas percorreu toda a linha de fronteira, realizando para o monarca um levantamento da arquitetura militar castelar que pela sua riqueza iconográfica tornou-se num importante documento da arquitetura militar medieval portuguesa.

O castelo de Elvas foi um dos 56 castelos desenhados por Duarte Darmas, quando em 1510 o rei D. Manuel o encarregou de um levantamento das fortalezas de fronteira.

Para este projeto o investigador Santiago Macias revisitou os 20 castelos desenhados pelo cálamo de Duarte Darmas, na região Alentejo à luz da perspetiva de um moderno drone. Um voo de pássaro que permitiu entender as perspetivas a partir das quais Duarte Darmas os desenhou e identificar continuidades e alterações na arquitetura das fortalezas representadas.

O projeto que se encontra disponível aqui inclui além da exposição, um vídeo e um livro, sendo a autoria do texto alusivo a Elvas de Fernando Branco Correia.

No âmbito das atividades paralelas, os Serviços Educativos do Castelo de Elvas, propõem uma visita à exposição “Duarte Darmas do cálamo ao drone” aos alunos do concelho de Elvas.

A visita pode ser agendada junto dos serviços educativos do Castelo, pelos seguintes contactos: telefone 268 009 660 ou e-mail castelo@cm-elvas.pt.