Dia Mundial da Marioneta celebra-se esta terça-feira

Hoje, dia 21 de março, celebra-se o Dia Mundial da Marioneta.Neste dia, as marionetas estão em destaque nos teatros, museus e noutros espaços culturais do mundo. Em Portugal realizam-se espetáculos de marionetas, festivais e oficinas.

“A Marioneta faz parte do mundo universal do teatro, mas é um teatro muito próprio e com características muito próprias”, como “a capacidade de mutação que a marioneta tem e a capacidade de trabalhar e se adaptar a outras formas de artes, fazem a diferença entre a marioneta e o teatro”, revela Amândio Anastácio, diretor artístico da Alma D´Arame, de Montemor-o-Novo, quanto à versatilidade que pode ter a marioneta.

Com a evolução dos tempos as técnicas da marioneta têm vindo a diversificar-se, podendo usar as técnicas mais tradicionais como “a luva, a vara ou o varão”, ou contemporâneas com o uso de “vídeo, performance e a dança”, ou ainda uma mistura das duas técnicas, como explica ainda Amândio Anastácio sobre as mais variadas maneiras de trabalhar com a marioneta.

Segundo Amândio Anastácio, para a Alma D´Arame, este dia é “muito importante por ser uma génese da fundação da companhia, é a base da qual se desenvolve o trabalho artístico da Alma D´Arame”.

Ao longo do dia de hoje, como indica Amândio Anastácio, vão se realizar dois espetáculos com o clássico e “mais antiga criação da Alma D´Arame” King Kong, direcionados para o público escolar. A primeira sessão vai decorrer às 10.30 horas e a segunda sessão às 14.30 horas, no espaço da Alma Box.