Semana da Bolota de Montemor está a decorrer até domingo

A VII Semana da Bolota de Montemor-o-Novo, está a decorrer até domingo, 19 de março. Esta iniciativa afigura-se, não só, mas também, como uma mostra dos sabores caraterísticos do concelho, com especial foco na bolota, o fruto do montado.

“O mais importante nesta semana é centralizarmos a utilização da bolota para consumo humano, que é consumida há muitos anos por nós humanos. A bolota é um produto alimentar completamente adaptado da nossa região e o que nós celebramos esta semana é consumo da bolota e a saber usa-lo, com experiências gastronómicas”, afirma Alfredo Sendim, proprietário do Montado do Freixo do Meio, sobre o objetivo desta Semana da Bolota.

Existe cada vez mais pessoas a utilizar a bolota para benefício da economia “em composta e doçarias, por isso, a bolota é um alimento universal e temos que saber o preservar”, explica ainda Alfredo Sendim.

São 5 padarias aderentes (Padaria Alfredo Justino, Padaria Almansor, Padaria Almodôvar & Irmão, Padaria Pãezinhos Doces e Padaria do Freixo do Meio), 5 pastelarias que se associaram ao evento (Pastelaria Almodôvar & Irmão, Pastelaria Caproi, Pastelaria Estudantil, Pastelaria 4 Bicas e Pastelaria D. Queijada) e 21 restaurantes (Adega, A Pintada, A Ribeira, Cantina da Cabana dos Bois do Montado do Freixo do Meio, Feito ao Gosto Hamburgueria Steak House, Manuel Azinheirinha, Maçã, O Arado, O Bacalhau, O Chouriço, O Cortiço, O Leilão, Pátio dos Petiscos, Petiscaki, Pôr-do-Sol, Quinta da Nora, Raiz e Tradição, São Cristóvão, Santos, Sem Moengas e Tasquinha Ai-Ai). “São cada vez mais os estabelecimentos a juntarem-se, estes são apenas os que estão no concelho de Montemor. Nós aqui no Montado do Freixo do Meio, mandamos bolota para países do estrageiro, como por exemplo, a Suíça, Alemanha e Holanda”, revela proprietário do Montado do Freixo do Meio.

A Montado do Freixo do Meio vai ter em destaque até sexta-feira o hambúrguer de bolota e esta quarta-feira a população vai ter a oportunidade de provar o cozido de bolota.

Quem promove esta semana dedicada à bolota é a Câmara Municipal de Montemor e, por isso, o vereador da Câmara de Montemor, António Pinto Xavier explica que esta semana é uma conjunção entre o Montado e a bolota com “os sabores e os saberes associados ao Montado e ao seu fruto”.

VII Semana da Bolota está a decorrer até domingo, dia 19 de março, com 5 padarias, 5 pastelarias e 21 restaurantes aderentes.