Pratos de porco em grande destaque nos restaurantes de Arronches

O Município de Arronches, em parceria com 12 restaurantes do concelho, está a promover, até domingo, 12 de março, a sexta edição da Quinzena Gastronómica do Porco.

Tiras de entrecosto de porco preto, feijoada de cabeça de porco e lombo recheado com farinheira são apenas algumas das iguarias que marcam, por estes dias, as ementas dos estabelecimentos de Arronches, aderentes à iniciativa.

Lembrando que o porco é um produto endógeno do concelho, o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, garante que a aposta feita nestas quinzenas gastronómicas é “uma aposta ganha”. “Arronches é conhecida como a terra dos porcos, onde temos algumas explorações e é importante dar nota de que produzimos o porco aqui em Arronches, e os restaurantes têm feito um trabalho extraordinário nesse sentido, na divulgação desta gastronomia tão própria do Alentejo e do concelho”, acrescenta.

Com a adesão da quase totalidade dos restaurantes do concelho à iniciativa, João Crespo assegura que isso é “revelador” da importância destas quinzenas gastronómicas.

Para além de se procurar divulgar o porco, o município pretende também, com estas iniciativas, divulgar o concelho. O objetivo, diz ainda o autarca “é que as pessoas venham, almoçar ou jantar, e fiquem mais algum tempo pela vila, para visitar os museus, os monumentos e o restante comércio”. “É essa dinâmica que queremos criar com a Quinzena do Porco e com todas as outras”, remata.

Um dos restaurantes a participar nesta quinzena do porco é “O Fosso”. O chef do restaurante, Luís Aranha, que para esta iniciativa preparou um folhado de alheira de porco alentejano, diz que esta quinzena é sempre uma forma de divulgação de um produto típico de Arronches

Considerando esta uma “boa iniciativa”, por parte do município, Catarina Trindade, do restaurante “A Estalagem”, não tem dúvidas, que, com esta quinzena gastronómica, é feita uma maior divulgação dos pratos do estabelecimento.

Esta sexta edição da Quinzena Gastronómica do Porco abre o calendário de eventos do ano, realizados sob a marca “Arronches com Sabor – Cozinha com Alma”.