GNR está a investigar atropelamento mortal na A6

A GNR está a investigar o atropelamento mortal do homem que circulava a pé, na noite de terça-feira, 7 de março, na A6, perto do Caia.

A Rádio ELVAS contactou o Comando Geral da GNR que, através da Divisão de Comunicação e Relações Públicas, explica que o Posto Territorial de Elvas recebeu, na terça-feira, a informação de que um peão circulava na A6, pelas 19h07. Foi, de seguida, contactado o Destacamento de Trânsito de Évora, “subunidade operacional que tem à sua responsabilidade a fiscalização e o patrulhamento específico de toda esta via (A6)”.

O Destacamento de Trânsito de Évora, lembra a GNR, é composto pelos Postos de Trânsito de Estremoz e Vendas Novas, sendo que “no momento da ocorrência, a patrulha que se encontrava disponível e que foi acionada de imediato para o local, foi uma patrulha que se encontrava na zona de Vendas Novas”. Em simultâneo, “foi solicitado o apoio à Brisa, entidade gestora da via”.

Contudo, a Rádio ELVAS sabe, de fonte segura, que a Brigada de Trânsito de Estremoz estava inoperacional no dia do acidente, tendo questionado o Comando Geral se essa é uma situação ocasional ou permanente, mas não obteve qualquer resposta.

Por responder ficaram também outras questões: se não podiam ser, por uma questão de proximidade, acionados meios do Destacamento Territorial de Elvas ou até mesmo da Guardia Civil, de Espanha, que poderiam ter evitado o desfecho trágido da situação; e que garantias pode a GNR dar aos utilizadores da A6 de que outros acidentes não colocam em risco quem circula numa via internacional sem patrulhamento.

O acidente em causa, explica ainda a Divisão de Comunicação e Relações Públicas desta força de segurança, está a ser investigado pelo Núcleo de Investigação de Acidentes de Viação (NICAV) da GNR, “órgão específico para a investigação deste tipo de acidentes com vítimas mortais, tendo a ocorrência sido participada ao respetivo tribunal”.

“Atendendo a que o combate à sinistralidade rodoviária se constitui como uma prioridade estratégica para a Guarda, nos últimos tempos têm sido realizados diversos cursos de Trânsito com o objetivo de reforçar o dispositivo da Guarda nesta especialidade, reforço este que tem contribuído para o incremento do patrulhamento e da fiscalização rodoviária em todo o território continental, bem como, para a prestação de auxílio aos condutores”, revela ainda a GNR.

De recordar que a Rádio ELVAS pediu também alguns esclarecimentos à Brisa sobre esta situação. Para ler na notícia abaixo.

A6: Brisa alega “dificuldades para ver peão atropelado” nas câmaras