CLDS facilita entrada no mercado de trabalho a alunos de Campo Maior

O CLDS 4G – Campo Maior, Vila Solidária da Europa é um dos vários parceiros do Agrupamento de Escolas de Campo Maior na organização de mais um Encontro Regional de Ensino Profissional, que decorre na secundária desde ontem, 28 de fevereiro.

Uma vez que muitos dos alunos do profissional não seguem para o Ensino Superior, explica a coordenadora do CLDS, Maria Manuel Valentim, até sexta-feira, dia 3 de março, e através de vários workshops, vão procurar dar a estes estudantes ferramentas para lhes facilitar a entrada no mercado de trabalho. “Vão entrar no mercado de trabalho e o nosso grande objetivo é preparar estes jovens para a entrada no mercado de trabalho”, garante.

Com esse objetivo, o CLDS, ao longo do evento, promove quatro workshops: um sobre “Criatividade e Comunicação”; outro sobre as “Soft Skills”, isto é, “as competências profissionais e pessoais que as empresas mais procuram”; “Talento e Empregabilidade”; e ainda sobre “Currículos Criativos”.

Os currículos, que devem ser criativos, e até porque o Europass “está fora de uso”, defende Maria Manuel Valentim, devem conter a informação “essencial” e ser visualmente “atrativos”. “Já não se usam aqueles currículos com não sei quantas páginas. Devemos ter o foco naquilo a que vamos concorrer e o currículo deve estar em constante evolução”, remata.

As parcerias estabelecidas, como esta com o CLDS, garante o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, são “fundamentais”. “O CLDS tem sido um parceiro muito interessante e muito ativo. Em novembro, tivemos o Futuro Digital e depois há as outras entidades, os outros parceiros, que sabemos que podemos contar e eles sabem que podem contar connosco, como é o Instituto Politécnico de Portalegre”, diz ainda.