MoraPesca de sexta-feira a domingo

Está de regresso a 19ª edição da MoraPesca, que conta com a participação das principais marcas europeias de artigos de Pesca Desportiva. Esta é a maior Feira de Pesca do país e vai decorrer durante este fim de semana, de sexta-feira a domingo, no Pavilhão Municipal de Exposições de Mora.

“A feira da pesca vai começar esta sexta-feira, dia 3 de março, com a inauguração acontecer às 18.30 horas, onde é a grande abertura das portas e onde vamos ficar a conhecer todos os expositores que vão estar presentes com as grandes marcas a nível nacional e internacional. No mesmo dia, às 21 horas, vai decorrer a cerimónia de homenagem aos clubes de pesca do concelho, onde será entregue pela Câmara de Municipal uma homenagem simbólica, pelo trabalho que têm desempenhado. No sábado, dia 4 de março, vamos começar em força, logo pela manhã, com os concursos de pesca achigã e FEEDER. Depois, às 10 horas abre o recinto da feira com o Campeonato Nacional Maters e Veteranos, a decorrer às 13 horas, na Pista de Pesca Internacional de Cabeção. Ao longo da tarde de sábado, vamos ter a entrega de prémios do concurso. No domingo, vamos ter também apresentações de projetos de âmbito científico, nomeadamente, do Instituto Politécnico de Portalegre e da Universidade de Évora, em que vão fazer uma apresentação a nível do rio, da pesca sustentável e da relação dos predadores com a existência das espécies. Queremos envolver diferentes dinâmicas que liguem a pesca desportiva ao lado científico. As portas da feira voltam a fechar-se no domingo, às 20 horas”, explica Catarina Gato, adjunta do gabinete ao apoio à presidência da Câmara de Mora, sobre o programa da 19ª edição da MoraPesca.

Este evento beneficia o concelho em várias áreas, porque “acaba por trazer sempre muitos visitantes, ainda é a única feira deste âmbito a nível nacional. É uma atividade que mexe muito com o concelho de Mora, é muito importante. A pesca acaba por movimentar muito esta zona, principalmente a nível associativo, acabando assim por mover com a economia da região, uma vez que colide ainda com o último fim de semana do Mês das Migas” , acrescenta ainda Catarina Gato.