Mega Nógado está de volta à freguesia de Vimieiro este domingo

O Mega Nógado, doçaria tipicamente carnavalesca, da localidade do Vimieiro, concelho de Arraiolos, volta a ter lugar à mesa dos Vimieirenses com 150 metros de comprimento, este domingo, dia 19 de fevereiro, às 17 horas, no Clube Alentejano de Desportos Vimerense.

Para além desta tradicional iniciativa, o município de Arraiolos pretende registar a marca Nógado de Vimieiro.

“Já há alguns anos a Câmara Municipal em colaboração com Associação de Jovens, Associações de Reformados e com os produtores de Nógado do Vimieiro, decidimos lançar este desafio. Tendo em conta que havia, e há, esta tradição do Vimieiro, ou seja, fazer o nógado nesta altura do carnaval. A verdade é que o nógado tem vindo a aumentar de ano para ano, e este ano o desafio é de 150 metros que contamos ter no Vimieiro no domingo de carnaval. Neste dia depois das 17 horas contamos partir este mega nógado. Atrevo-me a lançar o convite para que possam passar pelo Vimieiro, no domingo à tarde, também para assistir ao desfile a partir das 15 horas e depois ficar para a provar este doce típico da região”, esclarece Sílvia Pinto, presidente da Câmara de Arraiolos, sobre esta iniciativa Vimieiro.

O município de Arraiolos está a “trabalhar no registo da marca Nógado de Vimieiro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, no fundo para proteger este doce e ao mesmo tempo promovê-lo” para que “haja um maior desenvolvimento económico aqui na região”, como revela ainda Sílvia Pinto.

Quanto às casas agregadas a este desafio do Mega Nógado estão a Padaria António José Arimatia, a Padaria Marianita, a Padaria de Barrocas, o Restaurante Novo Dia, a Confeitaria de Galhardo, a Associação de Reformados e Pensionistas do Vimieiro e a Associação de jovens Vimieirenses em Movimento.

A presidente da Câmara de Arraiolos espera ainda que “não sobre doce de nógado, mesmo com os 150 metros”.