Carnaval reduz futebol na AF de Portalegre a 11 jogos

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre, no fim de semana de 18 e 19 de fevereiro (sábado e domingo), tem uma atividade desportiva mais reduzida: apenas são organizados 11 desafios, dez de futebol e um de futsal.

O campeonato distrital de juniores de futebol, fase única, tem uma partida no sábado às 15 horas: Montargilense – Portalegrense.

O campeonato distrital de infantis sub-13 de futebol, primeira fase, tem seis encontros no sábado: Crato – Nisa, Arronches – Estrela (ambos às 10.30 horas) e Portalegrense – Campomaioprense (11.15 horas), na primeira Divisão; e Arenense – Fronteirense, Eléctrico – “O Elvas” e “Os Elvenses” – Gavionenses (todos às 10,30 horas), na segunda Divisão.

O campeonato distrital de infantis sub-12 de futebol, fase única tem três jogos no sábado: Estrela – Crato (10 horas), Hispanolusa – “Os Elvenses” e “O Elvas” – Portalegrense (ambos às 10.30 horas).

O campeonato distrital de juvenis de futsal, fase única, tem um desafio no sábado às 10.30 horas: Monfortense – Eléctrico.

Carnaval mais longo de Badajoz começa esta sexta-feira

Em Badajoz, o Carnaval começa amanhã, dia 17, com o desfile das crianças, que conta com 43 grupos.

Um ano depois da classificação de Festa de Interesse Turístico Internacional, Badajoz vive “o Carnaval mais longo de sempre, com dez dias de festa”, como nos referiu o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera.

O alcaide explica que “todos os carnavais que receberam a distinção de Festa de Interesse Turístico Internacional decorrem durante dez dias. Badajoz já está nesse nível e é isso que queremos oferecer a todos os que visitam a cidade”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

De acordo com Ignacio Gragera, “o Carnaval é muito importante para a cidade, sendo a marca que representa Badajoz a nível internacional”.

Depois do desfile das crianças, marcado para amanhã, realiza-se no domingo, às 11 horas de Portugal, o desfile com os grupos principais. Este deverá ser o desfile mais longo de sempre, podendo durar até 10 horas, uma vez que conta com 51 comparsas, 18 grupos menores e 35 carros alegóricos.

A ordem de saída dos grupos em desfile é a seguinte: Comparsas adultos – Saqqora; Los desertores; Colorido sobre ruedas; Sinsili-no; Los caprichosos; Infectos acelerados; Los pirulfos; Valkerai; Themba; Marabunta; El vaivén; Las monjas; La bullanguera; Meraki; Los lorolos; Los de siempre; Los rikis; Donde vamos la líamos; Moracantana; La movida; Umsuka imbali; Montihuakán; Los colegas; Anuva; Los lingotes; Bakumbas; Caretos salvavidas; La pava and company; Los legendários; Los mismos; Los makumbas; Tarakanova; Lancelot; Dekebais; Los tukanes; Aquelarre; Stanmajaras; Balumba; Atahualpa; Achikitú; Caribe; Wailuku; Shantala; Vendaval; Vas como quieres; Achiweiba; Los pio pio; La kochera; Cambalada; Batala e Los picoletos.

Comparsas infantiles: 1-heroes del cambio aprosuba3; 2-los lingotes; 3-los makumbas; 4-los camalotes del Guadiana; 5-sanyati; 6-chalchimpapas; 7-caretos salvavidas; 8-los desertores; 9-marabunta; 10-la kochera; 11-los pío pio; 12-moracantana; 13-themba; 14-los pirulfos; 15-lancelot; 16-shantala; 17-wailuku; 18-anuva; 19-la pava and company; 20-los mismos; 21-atahualpa; 22-los riki’s; 23-meraki; 24-los lorolos; 25-valkerai; 26-vendaval; 27-caribe; 28-umsuka imbali; 29-montihuakan; 30-la movida; 31-el vaivén; 32-los bichejos; 33-la bullanguera; 34-bakumba; 35-las monjas; 36-balumba; 37-donde vamos la líamos; 38-vas como quieres; 39-los tukanes; 40-achiweyba; 41-infectos acelerados e 42-cambalada.

Artefactos: 1-sal si puedes; 2-mascachapas; 3-krma; 4-los del barrio; 5-los loleros; 6-el camión novelero; 7-loquehacostado; 8-chicalabroma; 9-stand by; 10-ese es el espíritu; 11-espantaperros; 12-waltrapas; 13-goteros y tiritas; 14-aprisa y corriendo; 15-juntos y revueltos; 16-los mirinda; 17-los palmeritas; 18-la caidita; 19-caravana hippie; 20-la brigada; 21-dr.pelo; 22-la granjartera; 23-los vikingos; 24-los mamarrachos 2.0; 25-gazpacristo super star; 26-los water; 27-lokuralita; 28-sa tersiao; 29-pues anda que tú; 30-los taifa; 31-el gallinero; 32-deskarria2; 33-pa 4 días; 34-los okupas e 35-trimoto.

Grupos menores: 1-pata negra; 2-dekefuisteis; 3-estaribé; 4-los chirigallos; 5-carnavalatis; 6-no me toques las boliñas; 7-los puretas de la conga; 8-los camalotes del Guadiana; 9-los de siempre; 10-chalchimpapas; 11-la castafiore; 12-tambores de piedra; 13-baluarte carnavalero; 14-los últimos manolitos; 15-los zalaka; 16-los arrebujados; 17-la peña de los 3 cubatas; 18-la unión hace la juerga.

San roque (martes de carnaval): 1-caribe; 2-umsuka imbali; 3-la bullanguera; 4-batala; 5-lancelot; 6-balumba; 7-moracantana; 8-los desertores; 9-los pío pio; 10-caretos salvavidas; 11-cambalada; 12-infectos acelerados; 13-el vaivén; 14-aquelarre e 15-wailuku.

[/shc_shortcode]

Desfile de Carnaval das escolas de Estremoz é feito de arte

Os festejos de Carnaval em Estremoz tiveram início, na tarde desta quinta-feira, 16 de fevereiro, com o desfile das escolas, no Rossio Marquês de Pombal, que este ano foi subordinado ao tema “Carnaval com Arte”.

Este desfile, com a participação de cerca de 800 crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo de todo o concelho, acontece, segundo o presidente da Câmara, José Sádio, num dia “muito feliz” e com “redobrada alegria”.

“Regressamos aos festejos de Carnaval em Estremoz e nada melhor que fazer com as crianças, o futuro do concelho, neste espaço, que estamos a acabar de classificar”, assegura o autarca, que destaca ainda o papel e o trabalho de pais, professores e educadores, para que este corso possa ser uma realidade.

Após o desfile desta tarde, Estremoz volta a brincar ao Carnaval no domingo, dia 19, bem como na terça-feira, dia 21, com um corso em que participam miúdos e graúdos, a partir das 15 horas, também no Rossio Marquês de Pombal. Após os corsos haverá matine no Pavilhão B do Parque de Feiras, com animação musical.

O desfile para ver através da página de Facebook da Rádio ELVAS.

Campo Maior ilumina de azul a Fortificação e o Castelo em Dia de Síndrome de Angelman

O Dia Internacional de Síndrome de Angelman celebrou-se ontem, quarta-feira, 15 de fevereiro, uma efeméride mundial com o objetivo de sensibilizar o público em geral para a existência desta síndrome, promovendo uma maior visibilidade e deteção dos sintomas associados a esta condição.

O Município de Campo Maior associou-se à comemoração desta efeméride iluminando de azul a Fortificação e o Castelo.

A Síndrome de Angelman é uma doença genética rara que afeta uma em cada 20 mil crianças nascidas e que se caracteriza por um atraso grave do desenvolvimento psicomotor, a ausência total de linguagem verbal, dificuldades grosseiras na marcha e coordenação motora (ataxia), epilepsia, agitação permanente/hiperatividade e perturbações do sono. Em Portugal são já 80 os casos identificados estimando-se, dada a incidência, que o número real de casos ultrapasse os 500.

Arronches: munícipes com grande contributo a reciclar óleos usados

Numa clara demonstração de preocupação para com o meio ambiente, uma vez que a que a deposição de óleos alimentares usados no esgoto constitui uma fonte de poluição que compromete o tratamento de águas residuais, contribuindo para a degradação da qualidade da água, os munícipes de Arronches utilizaram, “e bem, os oleões distribuídos pela área do concelho, tendo sido depositado ao longo do ano de 2022 um total de 1,22 toneladas”, revela a autarquia.

Esta informação, que foi fornecida pela empresa ‘Biogenoa – Serviços de Gestão de Resíduos’, responsável pela recolha de óleos alimentares usados, “ganha ainda maior relevância, quando se constata que Arronches reciclou um valor superior a outros concelhos com maior número de habitantes”.

Ainda assim e embora tenha existido um aumento em relação aos 890 quilos recolhidos em 2021, “continua a existir margem para melhorar e para reciclar uma maior quantidade de óleos alimentares usados, garantindo a qualidade do tratamento dos efluentes e a redução das emissões de poluentes atmosféricos, sendo que os mesmos são posteriormente transformados num combustível “amigo do ambiente” – o biodiesel”.

A reciclagem de óleos alimentares usados é uma ação que contribui para atingir as categorias 6, 11 e 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proclamados pela Organização das Nações Unidas, respetivamente ‘Água Limpa e Saneamento, ‘Cidades e Comunidades Sustentáveis’ e ‘Produção e Consumos Sustentáveis’.

Circulação automóvel e pedonal retomada nas Portas de São Vicente

As Portas de São Vicente, em Elvas, reabriram na tarde desta quinta-feira, 16 de fevereiro, à circulação, quer automóvel, quer pedonal, após obras de conservação e restauro.

A Rádio ELVAS esteve no local e falou com algumas das pessoas que já puderam passar pelas portas. Se para os residentes nestas zonas é vantajoso, também o é para aqueles que trabalham, por exemplo, na zona industrial, que evitam dar uma volta maior, pela circular à cidade.

De recordar que as Portas de São Vicente encerraram a 30 de outubro, depois da queda de uma das partes do escudo real, o que impediu a circulação entre a zona baixa da cidade e a Boa-Fé.

Carnaval festejado em todo o concelho de Alandroal com várias iniciativas

As celebrações de Carnaval em Alandroal têm início amanhã, sexta-feira, dia 17 de fevereiro, com o tradicional desfile das crianças do Ensino Básico.

Durante todo o fim de semana e até terça-feira de Carnaval, dia em que a Câmara Municipal promove, juntamente a Associação Jovem Alandroalense, um desfile pelas ruas da vila, as comemorações decorrem, quer no salão dos Bombeiros Voluntários, como em várias associações das freguesias do concelho.

Com os últimos festejos realizados em 2020, o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, assegura que há agora “uma grande vontade” da população de voltar a brincar ao Carnaval. “Temos cerca de 300 pessoas inscritas para o corso carnavalesco e esperemos que o tempo ajude, para que sejam dias para aliviar todos os stresses associados a todos os problemas que enfrentamos todos os dias, para depois voltarmos ao trabalho”, adianta.

Os festejos de Carnaval em Alandroal fazem-se esta sexta-feira, a partir das 15 horas, com o desfile das crianças das escolas.

No sábado, dia 18, há jogo de futsal entre solteiros e casados no polidesportivo da Aldeia da Venda, seguindo-se, às 15h30, uma vacada na Praça de Touros de Santiago Maior. No Centro Cultural e Desportivo de Monte Juntos, a partir das 22 horas, há baile com o Duo Ritmus.

Na segunda-feira, dia 20, há baile de máscaras, abrilhantado pelos Z&F, no Salão dos Bombeiros de Alandroal, no mesmo local onde, no dia seguinte, há matiné, durante a qual serão entregues os prémios do dia anterior. Ainda na segunda-feira, em Casas Novas de Mares, a partir das 22 horas, há baile de Carnaval, animado pelo grupo Sons & Tons.

Na terça-feira, dia 21, decorre o corso de Carnaval de Alandroal, com início no Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal, pelas 15 horas. Antes, pelas 10 horas, há jogo de futebol 5, entre casados e solteiros, na Associação Cultural e Desportiva de Mina do Bugalho, seguindo-se, às 14h30, um torneio de sueca.

Borba adere à Central Nacional de Compras Municipais

O executivo da Câmara Municipal de Borba deliberou, por unanimidade, na reunião do passado dia 15 de fevereiro, aderir à Central Nacional de Compras Municipais.

O município passa a integrar, “sem carácter vinculativo de aquisição, sem qualquer custo de adesão ou manutenção, em conjunto com outros Organismos Públicos da Administração Local e com a empresa municipal Municipia – Empresa de Cartografia e Sistemas de Informação, E.M., S.A, a Central de Compras denominada Central Nacional de Compras Municipais, e habilitando a mesma iniciar procedimentos concursais e celebrar acordos-quadro com vista a disciplinar relações contratuais futuras pelas entidades aderentes, bem como a fazer convites ao abrigo dos acordos-quadro por si assinados”.

O executivo deliberou ainda, por unanimidade, “não exercer o direito de preferência na compra do imóvel sito na Rua Marquês de Marialva, n.° 16 em Borba, destinado a comércio, pelo valor de 13,800 euros”, assim como “não exercer o direito de preferência na compra do imóvel sito na Rua Capitão João Venâncio Amaro Gancho, anteriormente denominada Rua das Flores, n.° 19, na freguesia da Rio de Moinhos, pelo valor de 50.000 euros”.

Delta Cafés apresenta embalagens com nova imagem

A Delta Cafés, líder do setor de cafés em Portugal, apresenta uma nova imagem nas embalagens das suas referências de café moído e café em grão que são comercializadas nos hipers e supers, para melhorar a experiência do consumidor, refletindo a sua capacidade de inovar e evoluir.

A nova imagem das embalagens foi cuidadosamente pensada para trazer à marca Delta Cafés um visual totalmente renovado, mais contemporâneo a nível estético, sem, no entanto, perder a ligação ao seu carácter tradicional.  Uma embalagem mais atual e informativa, com todas as características necessárias para facilitar a decisão de compra e auxiliar o consumidor na hora de escolher o Delta de sempre, um café feito com a mestria que todos conhecemos.

Para dar a conhecer a nova imagem das suas embalagens, que teve a assinatura da agência Peter Schmidt Group, a Delta Cafés lança uma campanha multimeios com a assinatura da agência BBDO Portugal sob o mote “Novo rosto, o mesmo gosto”.  Esta campanha estará presente em diferentes formatos e nos principais meios, incluindo digital, imprensa, outdoor, mas também no ponto de venda, de forma a impactar e interagir com todas as pessoas que integram a jornada da marca. E porque a Delta é uma marca de rosto humano, a campanha digital é protagonizada por colaboradores da empresa que fazem parte da história e do sucesso da marca e que dão a conhecer as novas embalagens aos consumidores.

“Tropicália” marca o regresso de São Vicente ao Carnaval de Elvas

A freguesia de São Vicente e Ventosa está de regresso ao Carnaval Internacional de Elvas, depois de, na última edição do evento, em 2020, não ter participado.

A paixão pelo Carnaval, e após uma reunião com os habituais participantes, para se perceber se estavam reunidas as condições para que o grupo voltasse a participar nos corsos, explica um dos responsáveis pela organização, Rúben Ameixa (na imagem), decidiu-se que estava na hora de regressar às ruas e fazer a festa: “foram três anos que estivemos sem participar e o que nos fez voltar foi aquele bichinho, como costumamos dizer; reunimos com as pessoas que costumam participar, vimos que haviam condições para voltar, tanto eu como a Patrícia Milhinhos, que organiza o Carnaval comigo, e cá estamos outra vez”.

Desta vez, com cerca de 65 elementos, o grupo, adianta Rúben Ameixa, desde logo mostrou vontade de voltar ao Carnaval e às ruas de Elvas: “tivemos uma resposta bastante positiva, logo que abrimos inscrições”.

“Tropicália” é o tema escolhido: um tema que, à semelhança de outros anos, é “genérico” e que acaba por permitir dar asas à imaginação. Na maioria das vezes, o tema, explica ainda o responsável, só é definido depois de feito um esboço do fato que é produzido pelas mãos de Alda Ameixa. Sem adiantar muito daquilo que se pode esperar da participação do grupo, Rúben promete “cores fortes”.

A lembrar o verão, o grupo de São Vicente vai apresentar, já amanhã, no coliseu, bem como nos corsos de sábado, domingo e terça-feira, “muita animação e muita cor”.

Para que tudo isto seja possível, Rúben Ameixa lembra o apoio fundamental da Câmara Municipal de Elvas, da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, bem como da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e da Associação Vicentina pela Cultura e pelo Desporto.

A entrevista completa a Rúben Ameixa para ouvir no podcast abaixo:

Comissão Europeia lança Observatório Rural para divulgar regiões da UE

A Comissão Europeia lançou um novo observatório rural que fornece uma grande quantidade de informações e pretende promover a sustentabilidade das zonas rurais, bem como melhores condições, nessas zonas.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo revela que este observatório rural “reúne uma grande quantidade de informações, a vários níveis, sobre estas regiões, não só para a União Wuropeia para desenvolver melhores políticas para estas regiões, mas também para qualquer cidadão interessado”.

Os dados comparam, dentro de toda a União Europeia, “as regiões, sub regiões e localidades, a vários níveis, desde demografioa, emigração, desenvolvimento económico, infraestruturas, ambiente, saúde, entre outros”.

O Novo observatório rural da Comissão Europeia, que pode consultar aqui, é o tema em destaque esta semana, no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Politécnico de Portalegre integra consórcio de Agenda Mobilizadora para o Hidrogénio

O contrato de consórcio da parceria do projeto Mobilizador – H2DRIVEN, financiado pelo PRR, e no qual o Politécnico de Portalegre é um dos parceiros de I&DT foi assinado na passada terça-feira, 14 de fevereiro, pelo presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures.

O projeto liderado pela EFACEC tem como objetivos a proposta de implementação e valorização de uma nova cadeia de valor na área dos eletro-combustíveis verdes em Portugal, com capacidade para conceção, desenvolvimento e produção de H2 verde, CO2 biogénico e eletro-metanol, assumindo-se como plataforma agregadora e indutora de novas competências em diferentes áreas disciplinares e em tecnologias disruptivas, pretendendo reduzir, até 2027, um total de emissões de 105 kton/CO2 (ano), com um investimento superior aos 300 milhões de euros.

O Politécnico irá colaborar mais diretamente num dos projetos relacionado com avaliação da utilização de um fluxo de ar enriquecido em oxigénio para alimentar a caldeira de biomassa realizando estudos experimentais nos equipamentos instalados no laboratório industrial do Politécnico de Portalegre situado na BioBIP-Bioenergy.

Compadres e Comadres dão o pontapé de saída no Carnaval de Elvas

Está dado o pontapé de saída na edição deste ano do Carnaval Internacional de Elvas, que teve início, na manhã desta quinta-feira, 16 de fevereiro, com o já tradicional desfile de Comadres e Compadres, numa iniciativa que resulta de uma parceira da associação juvenil Arkus com a Escola Secundária D. Sancho II e a Câmara Municipal de Elvas.

Num desfile que teve início junto à Escola Secundária, ao longo de todo o percurso, até à Praça da República, não faltaram os habituais confrontos verbais e as desgarradas entre comadres e compadres. “Hoje é o dia dos compadres, está um cheiro desagradável no ar, deve ser dos compadres, que não se sabem lavar”, diz aos microfones da Rádio ELVAS Leonor Garcia, uma dos cerca de 250 jovens que não quiseram de deixar de se associar a esta festa.

Para o grande responsável por esta iniciativa, o professor Carlos Beirão, presidente da Arkus, com este desfile, que passados dois anos de pandemia se volta a realizar, procura-se divulgar o património oral, sendo que, para isso, foram recolhidas quadras em lares de idosos, tendo sido outras feitas pelos próprios alunos. Num regresso “em força” a esta tradição, Carlos Beirão garante ainda que, desta feita, para além de mais animação, há também mais jovens a participar.

Ainda assim, desta vez, e porque a Universidade Sénior não se encontra em funcionamento, neste momento, em Elvas, foram poucos os mais velhos que se associaram ao desfile.

Quanto aos mais novos, uns, que participam pela primeira vez, dizem ser importante manter esta tradição, assegurando ser um desfile muito “diferente” e “divertido”, enquanto outros asseguram mesmo ser “emocionante” fazer parte desta festa.

Para a vice-presidente da Câmara de Elvas, Anabela Cartas, nada como ver todos estes jovens reunidos a reviver esta tradição tão portuguesa. Já a vereadora Vitória Branco diz ser importante que esta tradição se mantenha, lembrando que, em Elvas, foi a Secundária, juntamente com a Arkus e a Universidade Sénior fizeram com que a mesma “revigorasse”.

 

Colisão provoca quatro feridos em Santa Eulália

Foto ilustrativa

A colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros ocorreu ao final da manhã desta quinta-feira, 16 de fevereiro, na Avenida Capitão Moreiras, em Santa Eulália.

Segundo informação do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, deste sinistro resultaram quatro vítimas, sendo duas consideradas leves, que foram transportadas para o Hospital de Santa Luzia de Elvas e outras duas foram assistidas no local.

O alerta para a ocorrência foi da do às 11.23 horas e para o local foram mobilizados os Bombeiros de Elvas e GNR, num total de dez operacionais apoiados por cinco veículos.

Desfile de Carnaval das escolas esta sexta-feira em Arronches

Arronches celebra esta sexta-feira, 17 de fevereiro, o Carnaval com o tradicional desfile das escolas do concelho, que tem início no Centro Cultural, às 14 horas.

João Crespo, presidente da Câmara de Arronches revela que este ano “o tema escolhido pelo Agrupamento está relacionado com os animais do Parque Natural da Serra de São Mamede, há um grande número de fatos feito pelos funcionários do município e das escolas, que colaboraram na conceção dos fatos e esperamos que este desfile seja ao gosto da população e acreditamos que será um sucesso, como tem sido em anos anteriores”.

Para além das escolas, as IPSS do concelho, como é o caso do Centro Bem-Estar Social, também se associam a este desfile, “para dar a oportunidade aos seus utentes de poderem participar no Carnaval”, acrescenta João Crespo.

Corsos Carnavalesco infantil que tem lugar amanhã, em Arronches, com partida do Centro Cultural, passando por várias ruas do centro histórico e termina com uma pequena atuação em frente à Câmara Municipal.

Desfile das escolas esta quinta-feira em Estremoz

O Carnaval em Estremoz tem início hoje, 16 de fevereiro, com o desfile das escolas, que este ano tem como tema “Carnaval com arte”

Este desfile conta com a participação dos estabelecimentos de ensino do concelho de Estremoz e está marcado para as 15 horas, com partida do Rossio Marquês de Pombal.

Avaria no sistema de som cancela cinema desta sexta-feira

A sessão de cinema do filme “Casamento do pior”, que estava prevista para amanhã, sexta-feira, 17 de fevereiro, foi cancelada.

Segundo informa o município a razão do cancelamento deve-se ao facto de ainda “não ter sido possível resolver a avaria técnica do sistema de som”.

A Câmara Municipal de Elvas “lamenta os incómodos causados a quem estaria interessado em assistir”.

Mais de 500 foliões esperados no Carnaval de Campo Maior

Campo Maior celebra o Carnaval com dois corsos: o primeiro, já amanhã, sexta-feira, dia 17 de fevereiro, com as crianças das escolas, e, no sábado, dia 18, com o tradicional desfile de carros alegóricos e foliões do município.

O presidente da Câmara, Luís Rosinha, que não tem dúvidas que os campomaiorenses estão desejosos “de sair à rua e festejar”, sobretudo para que se possam “abstrair de alguns momentos menos bons”, pelo que se pode esperar um corso “com muita, muita adesão”.

No corso de sábado, adianta o autarca, são esperados entre 500 a 600 participantes: é um “número satisfatório e aquilo que se pede é que, durante aquele bocadinho, ao fim ao cabo, esquecemos alguns problemas que possamos ter”.

Amanhã, o desfile das crianças tem início marcado para as 10 horas, no jardim municipal da vila. No sábado, o corso inicia-se, pelas 15 horas, junto ao Centro Comunitário, onde termina e onde haverá animação com Djs.

Dia das Comadres e dos Compadres no arranque do Carnaval de Elvas

As comemorações do Carnaval arrancam hoje em Elvas com o enterro das comadres, uma atividade desenvolvida pelos alunos da universidade sénior, secundária de Elvas e associação ARKUS.

Amanhã, sexta-feira, é a vez das crianças das escolas do concelho saírem à rua e à noite realiza-se a gana no Coliseu da cidade.

Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas, refere que o Carnaval vai contar com “um grande envolvimento da população, que está desejosa de socializar e de comemorar a data. Os desfiles de sábado, domingo e terça-feira contam com a presença de Jorge Guerreiro, rei do Carnaval de Elvas”.

Hoje, a partir das 10.30 horas, celebra-se o “Dia das Comadres e dos Compadres”, com partida da Avenida da Piedade e chegada à Praça da República.

Amanhã, o desfile das crianças está marcado para 10 da manhã, com saída da zona do viaduto e chegada à Praça da República. A gala do Coliseu está marcada para as 22 horas.

No sábado, domingo e terça-feira há desfile de Carnaval pelas ruas do centro histórico, a partir das 15 horas.

Clube de Futebol “Os Elvenses” assinalou 99 anos

O Clube de Futebol “Os Elvenses” comemorou ontem, quarta-feira, 15 de fevereiro, os seus 99 anos.

O aniversário da filial número 1 de “Os Belenenses” foi comemorado na sua sede da Rua de Évora, com a presença de dirigentes, atletas e convidados.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, deu os parabéns à família do emblema da Cruz de Cristo e evocou a memória dos fundadores, liderados por Jaime Lourenço Vinagre. O autarca destacou ainda o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo clube na formação de crianças e jovens, tanto ao nível do futebol como da cidadania. Durante o ato, Rondão Almeida fez entrega ao presidente do Clube de Futebol “Os Elvenses”, Manuel Martins, de uma placa comemorativa deste aniversário.

 

Fonte: Município de Elvas