Campo Maior: violência no namoro em debate na Secundária em Dia dos Namorados

Fazer os mais jovens perceber o que é a violência, as suas várias formas, como pedir ajuda, quebrar estereótipos, crenças e preconceitos e ainda mostrar que se pode transmutar o sofrimento são os principais objetivos da palestra “Recuso ser Vítima”, a ter lugar amanhã, 14 de fevereiro, em Dia dos Namorados, na Escola Secundária de Campo Maior.

Mais que assinalar a efeméride, com a iniciativa, explica o diretor do Agrupamento de Escolas, Jaime Carmona, pretende-se abordar temas fracturantes da sociedade, como a violência no namoro. “Aquilo que é importante, independentemente das datas, por mais que sirvam de pretexto para que se abordem certos temas que são pertinentes nesta sociedade em que vivemos hoje em dia, é falar-se desta questão da violência no namoro e, acima de tudo, do respeito mútuo, que não devemos deixar de ter uns pelos outros, e que não podem deixar de estar na ordem do dia”, começa por dizer.

“Queremos que os nossos alunos tenham a noção do que é que andamos a fazer e se queremos uma sociedade em que todos têm os mesmos direitos, também convém que todos tenhamos uma forma de estar correta e condigna, sejam eles de que sexo forem, de que orientação e crenças tenham”, acrescenta Jaime Carmona.

Ainda que esta seja uma palestra muito direcionada para a questão da violência sobre as mulheres, a iniciativa “serve para se debater vários assuntos que acabam por se encadear neste tema principal”.

Sendo atribuída à escola a responsabilidade de educar os alunos, a vários níveis, e quando os ensinamentos “não surtem efeito”, garante ainda Jaime Carmona, há que voltar a dar aos alunos a informação “mais básica e a promover o debate”.

Esta palestra será apresentada, amanhã, em duas sessões, aos alunos da Secundária de Campo Maior no auditório da escola: a primeira a partir das 10h40 e a segunda com início às 14h20.