Dois anos depois, produtores de Arronches retomam prova de vinhos caseiros

A noite deste sábado, 11 de fevereiro, no Celeiro, em Arronches, foi de prova de vinhos caseiros, com muitos dos produtores do concelho e amigos reunidos à mesa, numa iniciativa promovida pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Terrimponente.

Não fosse a pandemia, e os dois anos em que o evento esteve em suspenso, revela Ricardo, um dos responsáveis da organização da iniciativa, esta seria já a nona edição consecutiva da prova de vinhos. “O habitual é o já habitual grão cozido com chispe, acompanhado pelos vinhos que são oferecidos pelos produtores”, adianta.

Este ano participaram na iniciativa sete produtores locais, com dez vinhos que foram sujeitos a uma prova cega: uma avaliação, não classificativa, até porque, de acordo com Ricardo, aquilo que interessa é “salvaguardar o convívio e a troca de informação”.

Sentadas à mesa, para provar os vinhos, bem como o famoso grão, estiveram cerca de 80 pessoas. A cada produtor presente nesta prova de vinhos foi entregue um prémio de participação.