Energy and Climate Summit decorre na CCDR Alentejo

A Secretária de Estado dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana de Espanha, Isabel Pardo de Vera, vai estar presente em Évora, amanhã, dia 26 de janeiro, às 10 horas, na IV edição do Energy and Climate Summit, dedicada ao tema da Mobilidade e do Transporte Ferroviário.

A governante irá participar na sessão de abertura, bem como no painel de debate sobre o papel da ferrovia na coesão territorial e no desenvolvimento económico. A conferência é organizada pelo Projeto GUARDIÕES – uma parceria entre o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), o Fórum da Energia e Clima (FEC) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) –  e decorre no Auditório da CCDR Alentejo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Tendo assumido o cargo de Secretária de Estado dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana de Espanha em julho de 2021, Isabel Pardo de Vera conta ainda com uma vasta experiência profissional na área das infraestruturas ferroviárias, tendo presidido a ADIF, entidade pública espanhola responsável pela construção e gestão das linhas ferroviárias.

O evento vai contar ainda com a participação do Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco; do Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva; do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá; do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo; do Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo; do Presidente da CP, Pedro Moreira; do Vice-Presidente das Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes; da Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Ana Paula Vitorino, entre muitas outras personalidades.

Durante a conferência, especialistas e responsáveis do setor da mobilidade, governantes e autarcas vão debater a estratégia da mobilidade e do transporte ferroviário no âmbito da transição digital, ambiental e energética; a mobilidade e o desenho das cidades; a ferrovia na coesão territorial e no desenvolvimento económico; a intermodalidade: como ir do ponto A ao ponto B e a necessidade de mais transportes públicos.

[/shc_shortcode]

Segunda conferência Terras do Borrego decorre em Ponte de Sor

A segunda conferência Terras do Borrego, dedicada ao tema da importância nutricional desta carne na alimentação, e que abordará a forma de criação, a sua comercialização e importância para a economia, assim como os benefícios diretos para a saúde, realiza-se amanhã, dia 26, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.

Esta é uma iniciativa no âmbito da marca “Sousel, Capital do Borrego”, que visa promover a região de Sousel e do Alto Alentejo, promovida pelo Município de Sousel.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Com início marcado para as 14.50 horas, a conferência arrancará com uma sessão de boas-vindas presidida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Rogério Alves, seguindo-se as intervenções de três individualidades associadas às perspetivas da criação, comercialização e impacto para a economia nacional, e dos benefícios para a saúde, nomeadamente, o presidente da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Ponte de Sor (ACORPSOR), Rui Varela, o diretor da cadeia agroalimentar da Mercadona em Portugal, o Pedro Barraco, e a nutricionista clínica, Paula Chambel.

A sessão contará ainda com uma mesa-redonda, aberta a perguntas e respostas, junto dos intervenientes, para uma partilha de conhecimento e esclarecimento de eventuais questões ou mitos, um momento moderado pelo jornalista Bruno Guimarães, do Jornal aponte. O encerramento da conferência será efetuado pelo presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério (na foto).

O “Ciclo de Conferências Terras do Borrego” é uma das ações do projeto de promoção territorial “Sousel, Capital do Borrego”, que se iniciou em 2022, em paralelo com a quinzena gastronómica Terras do Borrego, que estará de regresso às mesas do Alto Alentejo em abril, no período da Páscoa.

[/shc_shortcode]

Google homenageia feminista elvense Adelaide Cabete

O  Google decidiu homenagear através do seu motor de busca a feminista e ativista Adelaide Cabete, médica de formação que nasceu em Elvas no dia 25 de janeiro de 1867.

Como conta o site da empresa dedicado aos Doodles, Adelaide Cabete trabalhou na infância para ajudar a família mas, apesar disso, conseguiu aprender a ler e escrever. Depois de completar o ensino secundário aos 23 anos, Cabete acabou por se formar em medicina dez anos depois – tornando-se apenas a terceira mulher portuguesa (na altura) a fazê-lo.

 

A 10 de Fevereiro de 1886, com apenas 19 anos, casou na igreja paroquial de Santa Maria de Alcáçova, em Elvas, com Manuel Ramos Fernandes Cabette, chefe de posto de primeira classe da guarda fiscal, militante republicano e defensor dos direitos da mulheres, com 36 anos de idade e natural da Figueira da Foz, que a ajudava nas tarefas domésticas e que a incentivou a estudar, tendo-lhe oferecido como primeiro presente de namoro uma gramática. Pouco depois, em 1889, aos vinte e dois anos, Adelaide Cabete fez o exame da instrução primária, e em 1894 concluiu o curso liceal com distinção.

Um ano depois, Manuel Cabete vendeu as suas propriedades para suportar os estudos da mulher e o casal mudou-se para Lisboa, onde a par da sua instrução médica foi-se introduzindo na militância republicana e feminista.

Posteriormente, em janeiro de 1916, Manuel Cabette faleceu vítima de doença prolongada, deixando a sua esposa viúva e sem descendência. Anos mais tarde, quando lhe perguntaram qual tinha sido o acontecimento mais importante na sua vida, candidamente respondeu: “O meu marido“.

Adelaide Cabete acabou por se distinguir mais na formação da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas em 1909 e do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas em 1914. Através destas duas instituições e também da revista ‘Alma Feminina’, Cabete apoiou mulheres desfavorecidas e promoveu a sensibilização para uma melhor higiene feminina e abertura de maternidades.

Em 1924 e 1928 ajudou a organizar os dois primeiros congressos feministas, onde se defendeu direitos políticos, civis, educacionais e económicos para as mulheres, tornando-se um símbolo para futuros movimentos feministas.

Adelaide Cabete acabou por falecer em 1935.

Workshop junta investigadores, alunos e professores do secundário e superior

A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), do Instituto Politécnico de Portalegre, recebe amanhã, dia 26, pelas 14 horas, um workshop em que se abordarão fatores que podem contribuir positivamente para a agricultura, tornando-a uma atividade cada vez mais sustentável, com consequências ao nível da sua capacidade produtiva e do seu impacto no ecossistema.

Será um workshop com características inovadoras que junta três públicos diferentes: investigadores do InnovPlantProtect (Laboratório Colaborativo sediado em Elvas), professores e alunos do Ensino Secundário (Escola D. Sancho II – Elvas) e do Ensino Superior (Escola Superior Agrária de Elvas).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Os participantes terão a oportunidade de escutar as palestras: “Pode a biodiversidade e a economia circular tornar a agricultura mais sustentável” pelas investigadoras Ilaria Marengo e Maysa Toledo; “Insectos: Bons, maus e como identificá-los” pelos investigadores Nuno Faria e Hadi Sheikhnejad e “Microbioma: o que é e para que serve na agricultura” por Ricardo Ramiro. A moderação do workshop estará a cargo da Prof.ª Ana Cordeiro (ESAE) e da Prof.ª Paula Grilo (Escola Secundária D. Sancho II).

Desta interação com investigadores pretende-se que resulte, uma sensibilização mais genérica para estas questões, e simultaneamente um olhar mais atento que desperte os estudantes para a pertinência da ciência em questões que nos afetam diariamente e de que forma os seus investigadores conseguem dar resposta aos desafios.

[/shc_shortcode]

Concurso Internacional de Azeite da Ovibeja já está a receber amostras

Já estão abertas as inscrições para envio de amostras ao 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja. O concurso, organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, em colaboração com a Casa do Azeite, é aberto a produtores individuais, associações de produtores, cooperativas e empresas de embalamento devidamente registadas, tanto nacionais como internacionais, de qualquer país produtor de azeite. As inscrições podem ser efetuadas até dia 24 de Março.

São cinco as categorias colocadas em sufrágio: Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro e Frutado Maduro pertencentes à campanha 2022/2023. Os azeites do hemisfério sul são os pertencentes à campanha de 2021/2022 devido à diferença na época da apanha da azeitona.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O Júri internacional, constituído por cerca de 30 elementos de diferentes países, é presidido por José Gouveia, especialista em azeites. As amostras de azeite presentes a concurso vão ser apreciadas em meados de abril e os prémios serão entregues no dia 29 de abril, no decorrer da 39ª Ovibeja.

O Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja mantém-se há vários anos no primeiro lugar do ranking dos melhores concursos do mundo. Recebe anualmente cerca de centena e meia de azeites e tem como propósito incentivar a aposta na qualidade dos azeites, o aumento do seu consumo e a conquista de mercados internacionais.

O 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja conta com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.

Regulamentos em português, espanhol, francês e inglês em: www.azeite-ovibeja.pt.

[/shc_shortcode]

Romeiros de Esperança organizam Festa do Porco no sábado

Os Romeiros de Esperança promovem no sábado, dia 28 de janeiro, uma Festa do Porco, na sua sede, na antiga escola primária de Hortas de Cima, no concelho de Arronches.

Com cerca de cem pessoas já inscritas, esta é uma iniciativa que não se realiza no concelho, há vários anos, segundo o presidente dos Romeiros, José Bicho. “Decidimos fazer este convívio, porque são coisas que se perderam muito”, assegura.

Depois do desmanche do porco, no sábado, a partir das 10 horas, serão servidas a tradicionais migas de pão com carne frita, “como se fazia antigamente nas matanças”.

“Às 13h30, vai-se servir a cachola e arroz com presas, com vinho à disposição de todos. Quem se inscrever, vai pagar uma pequena importância e, ao longo do dia, haverá os grelhados à vontade de cada um”, acrescenta o responsável.

Os interessados em participar nesta festa do porco têm até final do dia de hoje para fazer a sua inscrição, através do contacto 969 297 552.

Sessão sobre pragas e pesticidas decorre nas instalações da Cersul

As instalações da CERSUL, em Santa Eulália, acolhem amanhã, quinta-feira, dia 25, um colóquio técnico onde se irá abordar, não só a gama de produtos específicos para o olival e amendoal mas também estratégias de combate a pragas e doenças.

A iniciativa destina-se a agricultores da região e pretende dotá-los de capacidades “para saberem aplicar os produtos corretos na altura correta”, de acordo com José Maria Falcão, membro da organização.

A sessão é promovida por diversas associações da região, nomadamente a CERSUL, a Lagarices, a Azeitonices e a Associação De Olivicultores Da Região De Elvas, com a colaboração da SYNGENTA que vai apresentar os seus produtos.

CEAN volta a participar nas “Histórias da Ajudaris”

O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior, voltou a participar, no ano passado, no projeto “Histórias da Ajudaris”, sendo este um projeto que promove a leitura, a escrita e a arte e ajuda quem mais precisa.

A mais recente edição do livro da Ajudaris conta com um poema sobre a água, escrito pelos alunos de sexto ano, que frequentam o CEAN, que entretanto receberam o seu certificado solidário de participação.

Este livro solidário, que custa seis euros, pode ser adquirido no CEAN.

A Ajudaris é uma associação particular de carácter social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social.

Associação Desportiva de São Vicente e Ventosa comemora 25 anos

A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa comemora no dia 11 de fevereiro, sábado, os seus 25 anos.

“A data vai ser assinalada durante dois fins-de-semana: no dia 4, pelas 21 horas, é apresentada uma peça de teatro pelo Grupo de Teatro de Vila Viçosa. No dia 5 de Fevereiro, pelas 14.30 horas, há demonstração de prática de tiro de air soft”, como nos referiu Hélio Roldão (na foto), presidente da associação.

No fim-de-semana seguinte, dias 11 e 12 de fevereiro, há jantar de gala, pelas 20 horas de sábado, no pavilhão multiusos de São Vicente e no domingo, às 10.45 horas, há missa em homenagem aos sócios falecidos.

As inscrições para o jantar de gala estão abertas até dia 5 de Fevereiro, na sede da associação.

InnovPlantProtect socorre-se do SIG no trabalho de proteção de plantas

Com o Sistema de Informação Geográfica, conhecido como SIG, iniciou-se, há algum tempo a esta parte, uma nova “era” para a geografia. Esta tem vindo a ser uma ferramenta importante também no trabalho que é desenvolvido no InnovPlantProtect, em Elvas, na aplicação prática na proteção de plantas e dos sistemas agroflorestais.

O SIG, segundo a diretora do Departamento de Monitorização e Diagnóstico do laboratório colaborativo, Ilaria Marengo, é “um sistema de recolha, de organização e de análise de dados, referenciados espacialmente, ou seja, os dados têm uma coordenada geográfica, como é o caso de estradas, prédios, árvores, montanhas, rios e, assim por adiante.

Esta ferramenta, adianta a investigadora, organiza a informação em camadas, o que permite “encontrar relações, padrões e pistas, que ajudam a tomar melhores decisões, tanto no tempo quanto no espaço”.

No caso do InnovPlantProtect, o SIG é usado para construir ferramentas de apoio à decisão para os governantes que atuam na contenção e monitorização da propagação de pragas e doenças. “Se um agricultor fizer soar o alarme, dizendo que algo estranho está a acontecer na sua propriedade, que as plantas estão a morrer, os especialistas visitam o campo e descobrem que, na verdade, a planta foi afetada por uma doença”, revela Ilaria Marengo.

Para que se construir uma ferramenta SIG “eficiente e útil”, existem várias instituições públicas que fornecem os dados necessários, como a Direção Geral do Território, a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento e a Direção Geral de Alimentação e Veterinária. “Outras entidades que fornecem dados são as universidades, uma vez que os cientistas realizam muito trabalho de campo e investigações”, diz ainda a investigadora.

O programa desta semana do InnovPlantProtect para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

 

Carnaval de Elvas mantém gala no coliseu e três desfiles

O 25º Carnaval Internacional de Elvas decorre de 16 a 21 de fevereiro, numa iniciativa que espera ainda muitos visitantes por estes dias na cidade.

No regresso após dois anos de pandemia, o programa vai contar com pequenos ajustes, com a realização dos já habituais três corsos, dias 18, 19 e 21, que são animados por sete grupos em representação de associações e freguesias do concelho, bem como no sábado grupos de comparsas espanholas e na terça-feira de carnaval comparsas de Olivença, a que se juntam grupos de mascarados, totalizando mais de milhar e meio de foliões.

Na sexta-feira, 17 de fevereiro, tal como aconteceu em 2020 (ver aqui), realiza-se a gala coreográfica, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, onde cada um dos grupos participantes tem cerca de dez minutos para mostrar as coreografias trabalhadas ao longo de meses, a que se segue o baile com a Orquestra d’ Balho e Dj Sam pela madrugada fora.

O programa contempla ainda o desfile escolar, das crianças do primeiro ciclo do concelho, a 17 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 10 horas, com o percurso do Viaduto à Praça da República, e onde mais de um milhar de crianças vaiu apresentar vários temas.

No dia anterior, 16 de fevereiro, celebra-se o “Dia das Comadres e dos Compadres”, a partir das 10.30 horas, com partida da Avenida da Piedade e chegada à Praça da República, numa iniciativa que reúne a participação de alunos da Universidade Sénior de Elvas, da Associação Juvenil ARKUS e de alunos da Escola Secundária D. Sancho II.

Fernando Mendes apresenta “Insónia” em Elvas com bilhetes esgotados

O apresentador e humorista Fernando Mendes traz a Elvas, no sábado, dia 28 de janeiro, a peça de teatro “Insónia”.

A iniciativa, integrada nas comemorações dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas, decorre a partir das 21h30, no Cineteatro Municipal.

Uma comédia imperdível, que retrata a hilariante crise interior pela qual, em tempo real, Custódio vai passar.

Os bilhetes para o espetáculo estão já esgotados.

MCPE reúne com presidente da ULSNA

A Direção do Movimento Cívico Por Elvas – MCPE, no âmbito do seu trabalho, reuniu no passado dia 23, para analisar a situação política local.

Numa clara aposta na gestão transparente e informada, o Movimento considera que “é de louvar e felicitar a atitude do executivo municipal ao abrir à população o debate/esclarecimento de tudo o que diz respeito ao exercício do poder local”.

O Movimento Cívico Por Elvas mostra-se preocupado com o estado dos serviços de saúde e a forma como se está a organizar a substituição da Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano. No seguimento do pedido de audiência ao presidente desta Unidade de Saúde por parte do MCPE, este disponibilizou-se para uma reunião no próximo dia 1 de fevereiro as 14 horas, a qual terá lugar no Hospital de Santa Luzia.

UF Degolados comemora 95 anos a 4 de fevereiro

O União Futebol (UF) de Degolados celebra, no próximo dia 4 de fevereiro, os 95 anos desde a sua fundação.

“São 95 anos de existência, fruto do capricho de vários sócios degoladenses e nós, direção, cumpre-nos manter viva aquilo que é a existência do clube”, começa por dizer o presidente do clube, Florival Cirilo (na foto, à direita, juntamente com o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e o responsável pela secção de atletismo do UF Degolados, Bruno Cirilo).

As comemorações têm início, no dia 4, com um jogo de futebol entre solteiros e casados, pelas 10 horas, no campo daquela freguesia do concelho de Campo Maior. “Há muitos anos que não fazíamos esse jogo típico das pequenas aldeolas. Não queremos fugir à regra e é sempre gratificante juntar os sócios em prol daquilo que eles gostam, porque sentem-se felizes a jogar futebol”, comenta.

A data será também celebrada com um jantar de sócios, ao contrário do habitual almoço, a partir das 20h30, no pavilhão polivalente de Degolados, e um baile, ainda antes de se partir o bolo de aniversário. No decorrer do jantar, serão ainda distinguidos os sócios do clube há 25 e 50 anos. As inscrições para o jantar estão abertas até amanhã, quinta-feira, dia 26 de janeiro, podendo ser feitas na Junta de Freguesia de Degolados.

Florival Cirilo revela ainda que o clube deseja, num futuro próximo, apostar no futebol, mas, caso não haja financiamento para esse projeto, vai manter-se dedicado ao atletismo e ao futsal, vivendo “sempre dos e para os sócios”.

Ementa do jantar

Entradas: rissóis de carne e camarão, queijo, azeitonas e pastéis de bacalhau;

Sopa: creme de coentros;

Prato: lombo de porco estufado com arroz e batata frita

Sobremesas

Euromilhões com jackpot de 54 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 54 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 263 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro.

Para Portugal veio um terceiro prémio, no valor de 30 mil euros, num total de quatro contemplados.

O quarto prémio, de 1.126 euros, foi para 34 apostadores, quatro deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 11 – 27 – 41 – 43 – 47 e pelas estrelas 07 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.