Incêndio em Vila Boim faz oito feridos

Um incêndio deflagrou numa habitação em Vila Boim, no concelho de Elvas, ao final da tarde deste sábado, 21 de janeiro. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o incêndio terá tido origem numa chaminé, que supostamente explodiu, provocando oito feridos, um deles considerado grave.

O alerta foi dado às 19.14 horas e o ferido grave, um homem de 48 anos, que sofreu queimaduras, será transportado para Lisboa pelo helicóptero do INEM, estacionado em Évora, e que já se encontra em Elvas.

Os sete feridos leves, devido sobretudo à inalação de fumos, estão a ser transportados para os Hospitais de Elvas e Évora. Estes sete feridos são quatro crianças (uma de oito anos, uma de dez e duas de 11), dois homens, de 32 e 45 anos, e uma mulher de 31 anos.

Os Bombeiros de Elvas estão a prestar socorro no local, onde se encontra também a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Portalegre, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Elvas e o delegado regional do INEM, para além de uma patrulha da GNR, num total de  31 operacionais e 11 veículos.

Beja: dois mortos em colisão no IP2

Foto:Teixeira Correia

Uma colisão entre um veículo ligeiro de mercadorias, que transportava lenha, e três ligeiros de passageiros, resultou na morte de duas mulheres, um ferido grave e quatro feridos leves (crianças).

O acidente deu-se ao final da tarde deste sábado, 21 de janeiro, ao quilómetro 334 do IP2, em São Matias, no concelho de Beja.

O acidente provocou a obstrução total da via de rodagem, estando no local um total de 24 operacionais, entre Bombeiros de Beja e Cuba, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Beja e a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Moura, para além da GNR, apoiados por 12 veículos.

Feira de saldos de stocks a 11 e 12 de fevereiro em Estremoz

A Feira de Saldos de Stocks está de regresso ao Pavilhão A do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, nos dias 11 e 12 de fevereiro.

Numa organização do Município de Estremoz, que, através da iniciativa, procura apoiar o comércio local, a feira vai funcionar, no dia 11 (sábado), das 10 às 20 horas, e no dia 12 (domingo), das 10 às 18 horas.

As inscrições encontram-se abertas até ao próximo dia 27, no secretariado do parque de feiras (pavilhão A), ou através do e-mail parque.feiras@cm-estremoz.pt.

Mais informações, incluindo condições de participação e ficha de inscrição, disponíveis aqui.

Câmara de Elvas promove sessão pública de esclarecimento no dia 28

A Câmara Municipal de Elvas promove uma sessão pública, no próximo sábado, dia 28 de janeiro, no Auditório São Mateus, para esclarecer assuntos como a construção de 60 fogos na Quinta dos Arcos, a questão das taxas e tarifas a serem cobradas neste ano de 2023 e os concursos de admissão de pessoal.

Esta sessão, com início marcado para as 14 horas, explica o município, através da sua página de Facebook, vem no seguimento de “informações contraditórias e algumas de total desconhecimento” que têm vindo a surgir sobre estes assuntos, sobretudo nas redes sociais.

“Com a presença do Executivo Municipal, serão prestados esclarecimentos e ouvidos os munícipes sobre estes temas, estando todos convidados a estar presentes para que saiam devidamente informados e haja total transparência nestas matérias”, diz ainda o município.

São Vicente celebra o seu santo padroeiro com procissão e concerto

A freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, celebrou, na tarde deste sábado, 21 de janeiro, o dia do seu santo padroeiro, ainda que por antecipação, uma vez que o dia de São Vicente é celebrado a 22 de janeiro e não a 21.

Depois da eucaristia, foi hora dos fiéis – em menor quantidade que aquilo que é habitual -, saírem à rua, para acompanhar a procissão, pelas principais artérias da aldeia, ao som da Banda 1º de Dezembro, de Campo Maior.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, João Charruadas, esta celebração, um dia antes daquilo que é suposto, aconteceu assim para não coincidir com a tradição de São Sebastião, na freguesia ao lado, de Barbacena. A alternativa seria este sábado ou o próximo. “Em conversa com o senhor padre, decidimos fazer no dia 21, para comemorar o padroeiro, um santo mártir, que representa a freguesia, com a missa, a venda dos bolos, a procissão e terminamos com um concerto da Banda 1º de Dezembro, de Campo Maior, no salão da junta”, explica João Charruadas.

A oferta, por parte da junta, de um concerto à população, por esta ocasião, aconteceu pela primeira, sendo que, até então, o dia era sempre assinalado apenas com as tradicionais cerimónias religiosas.

Maria Carlota, que não faltou à cerimónia, diz, ainda assim, não concordar com a celebração deste dia de São Vicente por antecipação. “Podiam ter trocado com Barbacena, porque Barbacena foi ontem e nós era amanhã, que é mesmo o dia de São Vicente”, comenta. Também Maria Reis é da opinião que o dia de São Vicente deveria ser celebrado a 22 de janeiro. “Há muita gente que não aceita a mudança. Eu também não estou muito de acordo, mas a nossa fé salva-nos”, assegura.

Já o maestro da Banda 1º de Dezembro, Francisco Pinto, explica que foram chamados a marcar presença nesta cerimónia, depois de já terem atuado nas últimas festas de verão da freguesia: “o presidente da junta falou connosco, ficou contente da última vez que cá estivemos e surgiu a oportunidade de virmos, mais uma vez, mostrar o nosso trabalho e a nossa evolução.

Vasco Lopes da Silva volta a ser nomeado árbitro internacional de Águas Abertas

O árbitro da Associação de Natação do Alentejo, Vasco Lopes da Silva, natural de Elvas e residente em Santiago do Cacém, viu renovada a sua nomeação pela World Aquatics, órgão máximo da natação mundial, como Árbitro Internacional de Águas Abertas.

Vasco Lopes da Silva já tinha sido nomeado como árbitro internacional pelo mesmo órgão, na altura denominado como FINA – Fédération Internationale de Natation, entre os anos 2019 e 2022, vendo agora renovada a sua nomeação até dezembro de 2026.

O árbitro elvense, em 2022, liderou a equipa de arbitragem presente no Campeonato Nacional de Águas Abertas realizado na Barragem do Maranhão, em Avis, nas distâncias dos 1500 metros e dos 5 quilómetros. Esteve também presente na etapa portuguesa da FINA Marathon World Series 2022 e no European Junior Open Water Swimming Championships, realizados em Setúbal.

Candidaturas abertas até dia 24 para apoios a explorações agrícolas

O Programa de Desenvolvimento Rural 2020 tem abertas candidaturas, até dia 24 deste mês, para apoios a pequenos investimentos na exploração agrícola.

O objetivo é o de melhorar as condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores; contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas do setor agrícola; aumentar a sustentabilidade energética das explorações através da produção de energia a partir de fonte renovável, designadamente, energia solar fotovoltaica; dotar as explorações agrícolas com capacidade de produção de energia solar fotovoltaica face às suas necessidades e contribuir para a descarbonização do setor, por via da redução da utilização de combustíveis fosseis na agricultura, designadamente na rega.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Os apoios destinam-se a pessoas singulares ou coletivas que exerçam atividade agrícola ou que se dediquem à transformação ou comercialização de produtos agrícolas.

São elegíveis despesas com painéis fotovoltaicos, respetivas estruturas associadas e sua instalação, adquiridos após a data de submissão da candidatura, que permitam dotar as explorações agrícolas com capacidade de produção de energia solar fotovoltaica, face às suas necessidades, mediante apresentação de avaliação/diagnóstico efetuado por técnico reconhecido pela DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia).

Os apoios são concedidos sob a forma de subsídio não reembolsável; a taxa de apoio situa-se entre 40% a 60% do custo elegível; o custo total elegível, entre 1000 e 50000 euros, é determinado pelo produto do custo unitário, o qual corresponde a 1,35€/watt, pela potência total instalada dos painéis fotovoltaicos a adquirir (kWp)

[/shc_shortcode]

ACT lança guia “Trabalhar em Portugal” em sete línguas

A Autoridade para as Condições do Trabalho lançou o guia “Trabalhar em Portugal”, dirigido aos trabalhadores estrangeiros em território nacional. Disponível em sete idiomas (português, inglês, bengali, hindi, nepalês, mandarim e ucraniano), o guia digital tem como objetivo dar a conhecer os direitos e deveres do trabalhador estrangeiro em Portugal.

Igualdade e não discriminação, contrato de trabalho, pagamento do salário e outras retribuições, horário de trabalho, tempo de descanso, faltas, formação, parentalidade, Segurança e Saúde no Trabalho, seguro de acidentes de trabalho e inscrição na Segurança Social são os principais temas abordados neste guia.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

“Com estes guias, pretendemos ajudar e proporcionar uma adaptação mais rápida e mais informada a todos quando chegam ao nosso país para trabalhar e que, essencialmente, procuram melhores condições de vida para si e para os seus familiares. Assegurar que temos condições de trabalho dignas, é o mais forte contributo da ACT para um mundo do trabalho cada vez mais aberto e global”, afirmou Fernanda Campos, Inspetora-Geral da ACT.

O guia encontra-se disponível para consulta no site da ACT.

[/shc_shortcode]

Barbacena comemora Festa de São Sebastião

Foto: Barbacena, a VILA

A Festa de São Sebastião realiza-se amanhã, domingo, em Barbacena. A missa está marcada para as 14 horas, seguindo-se a procissão pelas ruas da freguesia. “Este ano, tomei a iniciativa de convidar todos os párocos que já passaram pela paróquia de Barbacena, nomeadamente, o padre Nabais, que está em Sousel, o padre Francisco Bento, que está em Campo Maior, o padre Moisés, que vem de Montemor-o-Novo e Ronildo que está em Monforte”, referiu-nos o padre António Carlos.

Os tradicionais bolinhos de São Sebastião “já estão disponíveis para compra e vão também ser vendidos no dia da festa”.

O padre António Carlos explica que São Sebastião “foi um soldado romano e um dos primeiros mártires da igreja, sendo invocado como padroeiro contra a peste, a epidemia, a guerra e a fome”.

A Festa de São Sebastião, em Barbacena, tem início marcado para as 14 horas, com a eucaristia, seguindo-se a procissão e venda dos bolinhos de São Sebastião.

Novo Ritmo anima Baile de São Sebastião em Barbacena

A recém-criada Comissão de Festas de Barbacena vai realizar, hoje, sábado, 21 de janeiro, o tradicional Baile de São Sebastião.

José César, membro da organização, explica que se trata de “um baile que estava esquecido há alguns anos e que vai contar com o grupo Novo Ritmo”.

O baile realiza-se no Pavilhão Multiusos de Barbacena, a partir das 22 horas. A entrada tem o custo de dois euros.

Este será o primeiro evento realizado pela formada Comissão de Festas, constituída por um grupo de jovens pertencentes à associação Barbaris Team, que pretende ainda levar a cabo o Baile da Pinha, a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Lapa e as Festas de Verão em Honra de Nossa Senhora do Paço.

Rádio ELVAS este domingo em Mosteiros com “O Elvas”

O desafio Mosteirense – “O Elvas”, da jornada seis do campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Portalegre, disputa-se neste domingo, dia 22, em Mosteiros com acompanhamento em direto no espaço desportivo da Rádio ELVAS.

O Mosteirense está no quinto e último lugar, com quatro derrotas em quatro jogos; “O Elvas” é líder do campeonato, com quatro vitórias em quatro partidas. Numa jornada em que o Gavionenses está de folga, Gafetense – Eléctrico é o outro encontro; a equipa de Gáfete é terceira com seis pontos, enquanto o conjunto de Ponte de Sor é segundo com sete pontos.

A informação desportiva na Rádio ELVAS é apresentada entre as 14.30 e as 18 horas de domingo, com relato e reportagem em direto de Mosteiros, numa emissão com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Estremoz inaugura duas exposições e apresenta peça de teatro

A exposição “Tartarugas e Cágados”, de Marina Pascoal, é inaugurada este sábado, dia 21 de janeiro, no Posto de Turismo de Estremoz.

A mostra “resulta da coleção pessoal da estremocense Marina Pascoal que conta com mais de 100 exemplares. Não conseguimos ter todas nesta exposição mas contamos com peças feitas de diversos materiais, desde ferro, barro, miolo de pão, entre outros”, referiu-nos Sónia Caldeira, vice-presidente da câmara municipal de Estremoz.

Também hoje, é inaugurada na Galeria D. Dinis a exposição de pintura “Jazz Day” que “liga a música à expressão plástica e na qual o próprio autor, através da pintura, passar para a tela tudo o que diz respeito ao jazz”.

Já no Teatro Bernardim Ribeiro, de acordo com a vice-presidente da câmara, é apresentada “a peça Solo, da Associação Mulheres de Outono Rebelde, que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Direção Regional de Cultura”.

Cidade de Estremoz com fim-de-semana repleto de atividades culturais.

Festival dos Grous: alunos de Campo Maior participam na montagem de caixas ninho

A segunda parte do V Festival dos Grous teve início ontem, dia 20 de janeiro, com um conjunto de atividades dirigidas à comunidade escolar.

Durante a manhã, os alunos do terceiro ano do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro estiveram no Centro Ambiental do Xévora (CAX) onde puderam ver uma exposição sobre a avifauna local e ficar a saber mais sobre o trabalho do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR. A partir do CAX seguiu-se uma caminhada até à aldeia histórica de Ouguela, onde decorreu uma observação de aves.

Paralelamente, no Centro Cultural, foi projetado o filme “O Montado – O Bosque do Lince Ibérico”, dirigido às turmas do 9.º ano e cursos profissionais.

Já no período da tarde, os alunos do Clube de Ciência Viva – Ciência na Raia, do Agrupamento de Escolas, participaram na montagem de caixas ninho, atividade que contou com a participação da E-Redes, parceiros do festival.

As atividades foram acompanhadas pela turma do curso profissional de turismo da Escola Secundária de Campo Maior.

O V Festival dos Grous é uma iniciativa do GEDA em parceria com o Município de Campo Maior, enquadrado no projeto Eurobird, apoiado pelo Interreg através do FEDER. Esta parceria conta ainda com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, SEPNA, E-Redes, Centro Educativo Alice Nabeiro e Gin Atalaya.

Fonte: Município de Campo Maior

Treinadores de futsal em Elvas atualizam conhecimentos em ação de formação

Mais de uma dezena de treinadores de futsal do distrito estão este sábado, 21 de janeiro, reunidos em Elvas, para uma ação de formação, dedicada às “Posturas de Prontidão Desportiva do Guarda-Redes”, promovida pela Associação de Futebol de Portalegre.

Esta é uma ação de formação que surge no curso de treinadores de futsal, de nível 2, que tem vindo a decorrer em Portalegre. “Foi uma ideia que surgiu da nossa parte, em aproveitar a aula que vamos dar do curso, para abrir a toda a comunidade de treinadores e não treinadores, para que permitamos alargar e discutir novos horizontes”, explica o formador Dário Gaspar.

O intuito, adianta o responsável, é que se possa “dar mais bagagem e conhecimento sobre uma posição tem vindo a crescer e a ser muito preponderando naquilo que é o jogo de futsal”. Ações de formações como esta, diz ainda Dário Gaspar, são importantes, na medida em que o futsal, à semelhança de outras, é uma modalidade em “constante evolução”.

Entre os treinadores presentes nesta formação encontra-se Vítor Barreto, da Associação Cultural e Desportiva da Belhó Raposeira, a frequentar, atualmente, o curso de formação de nível 2. O técnico diz ser importante este tipo de ações, quer para treinadores, quer para os próprios jogadores, assegurando que o futsal se está “a expandir” em Elvas, muito também graças à equipa que comanda. O treinador elvense assegura também ser importante que se faça, regularmente este tipo de formações, uma vez que há sempre necessidade de se “atualizarem conhecimentos”.

A formação, com uma parte mais teórica e outra mais prática, decorre, até às 13 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas.

Caminhada e degustação de produtos regionais no encerramento do Festival dos Grous

Termina este domingo, 22 de janeiro, em Ouguela, no concelho de Campo Maior, a quinta edição do Festival dos Grous.

Neste último dia, para além da já tradicional caminhada da “Rota dos Grous”, será proporcionada, aos participantes, uma degustação de produtos regionais, no Centro Ambiental do Xévora, onde termina a caminhada, de acordo com João Sanguinho, membro do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA), entidade responsável pela organização do evento.

A caminhada da “Rota dos Grous” tem início marcado para as 9 horas, contando com um percurso de cerca de oito quilómetros. O trajeto, contudo, alerta João Sanguinho, “pode estar sujeito a algumas alterações”, uma vez que, devido às cheias, parte do percurso pode não encontrar-se nas melhores condições. “Mas há sempre alternativas e, com certeza, que vai ser uma ótima jornada de convívio, em natureza e de observação de aves, que é o motivo do nosso encontro e do nosso festival”, assegura.

Durante a degustação dos produtos da região, o GEDA procura divulgar o que de melhor Campo Maior tem para oferecer. “É uma forma de divulgar e de levar ao conhecimento dos visitantes os nossos sabores, os nossos produtos e levarem também uma boa memória deste território e do que temos para oferecer”, diz ainda João Sanguinho.

Dois terceiros prémios do Euromilhões saem em Portugal

O sorteio de ontem, sexta-feira, 20 de janeiro, do Euromilhões, não teve totalistas, pelo que o “jackpot” engorda para 40 milhões de euros, já na próxima terça-feira.

Quatro apostadores, no estrangeiro, conquistaram um segundo prémio, no valor de mais de 170 mil euros.

Em Portugal, saíram dois terceiros prémios, no valor de quase 20 mil euros, num total de oito os apostadores que acertaram em cinco números e uma estrela da chave vencedora.

O quarto prémio, de 1.300 euros, contemplou 36 jogadores, dois deles com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora de ontem é composta pelos números 3, 6, 13, 40 e 42 e as estrelas 7 e 11.

A informação apresentada não dispensa a consulta da lista de prémios nos portal do Jogos Santa Casa.

Pedro Zagalo apresenta “Outra Avenida” em Elvas

O artista Pedro Zagalo vai apresentar hoje, sábado, dia 21, o seu primeiro álbum, intitulado “Outra Avenida”, no Cineteatro Municipal de Elvas.

A iniciativa, que vai contar com a participação especial de Miguel Gameiro, está inserida no programa comemorativo dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

“Trata-se de um disco muito introspetivo. É um disco que apareceu derivado da pandemia e dos músicos ficarem sem trabalho. Na altura, em 2020, eu tinha 45 concertos marcados com os Pólo Norte, com uma tour incrível e acabámos por ficar todos em casa. Acabei por ocupar o tempo a compor e a tentar encontrar um espaço na música. Então surgiram algumas canções que foram compiladas neste disco”, revela Pedro Zagalo.

Outra Avenida é composto por dez temas, dos quais Pedro Zagalo destaca “Bailarina, cujo videoclipe foi gravado no Cineteatro de Elvas, e Confia, que conta com letra de Miguel Gameiro”.

“Este disco tem muito de Elvas, uma vez que conta com fotografias de Paulo Sousa e artwork de Lídia Moura. Posso dizer que estou muito satisfeito. É um trabalho que está a muito bem aceite pela crítica e pelo público em geral”, refere Pedro Zagalo.

Os bilhetes para o espetáculo estão à venda no Posto de Turismo da Praça da República ou em ticketline.sapo.pt. O espetáculo está marcado para as 21.30 horas.