Sócios da Associação Ornitológica de Elvas medalhados em Itália

Rui Rebola, sócio da Associação Ornitológica de Elvas, conquistou a medalha de ouro na Secção I2 Classe 118 (Periquitos), no 70.º Campeonato de Ornitologia que está a decorrer em Itália

A participar esteve também Ângelo Lopes que conquistou a medalha de Prata na Secção I2 Classe 96 (Periquitos).

São Vicente comemora dia do santo padroeiro

A freguesia de São Vicente e Ventosa comemora amanhã, sábado, 21 de janeiro, o dia do seu santo padroeiro.

A data assinala-se “a 22 de janeiro, mas por coincidir com as comemorações de Barbacena, a paróquia decidiu antecipar para dia 21”, de acordo com o padre António Carlos.

As comemorações do Dia de São Vicente têm início hoje, às 21 horas, com o ensaio geral da Banda 1º de Dezembro, de Campo Maior, aberto à população, no salão da Junta de Freguesia.

Amanhã, a missa está marcada para as 15 horas, seguida de procissão acompanhada pela banda. Às 18 horas realiza-se o concerto em honra de São Vicente com a Banda 1º de Dezembro, no salão da Junta de Freguesia, com a venda de bolinhos de São Vicente.

Colisão entre duas viaturas provoca danos materiais

A colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros provocou, esta sexta-feira, dia 20, danos materiais nas viaturas envolvidas.

O alerta para a ocorrência foi dado por volta das 15.40 horas, na Rua João Franco do Vale, junto ao Hotel de Santa Luzia (antiga pousada de Elvas), e no local esteve a Polícia de Segurança Pública de Elvas, com duas viaturas e quatro agentes.

Águas Públicas do Alentejo reforça fiabilidade da adução a Beja

A AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A., procedeu ontem, quinta-feira, dia 19, à assinatura do contrato da empreitada de Reforço da Fiabilidade da Adução a Beja nos paços do concelho da cidade, pelo valor de 2.633.776,00 euros e com um prazo de execução de 365 dias.

Na sequência de um concurso público, a empreitada em questão foi adjudicada à empresa Gr4PT e contempla a execução de uma nova adução à cidade, entre a ETA da Magra e o Reservatórios dos Falcões, um sistema elevatório composto por Estação Elevatória, ampliação da reserva do Reservatório dos Falcões e uma adução em conduta elevatória até ao Reservatório da Conceição, a substituição das condutas elevatórias na saída da Estação Elevatória da Pia Quebrada para a cidade, a execução de desvio da conduta Adutora ETA do Roxo-Reservatório da Atalaia em Santa Vitória e a substituição de troço da conduta Adutora entre Santa Vitória e Mombeja.

Com a estas importantes intervenções será garantida uma maior fiabilidade da Adução à cidade de Beja, com duas aduções independentes às reservas do centro da cidade, que vem complementar a fiabilidade que já tinha sido alcançada com as 3 origens de água atualmente existentes: Captações das Terras Frias, ETA do Roxo e ETA da Magra.

Montemor: Centro Qualifica contribui para qualificação de “excelência” da população

Montemor-o-Novo conta com um Centro Qualifica, instalado no Agrupamento de Escolas, que pretende melhorar a qualificação dos adultos, contando com diversos tipos de cursos de formação certificados.

Este tipo de centro “é essencial na estratégia de qualificação da população adulta, e no caso de Montemor há uma grande desertificação e uma população com baixa qualificação, pelo que é necessário que essas pessoas atinjam melhor qualificação que lhes traga melhor emprego, por exemplo”, revela Ricardo Menezes, coordenador do Centro Qualifica.

Segundo o coordenador, a missão do Centro Qualifica é “não deixar ninguém para trás, porque todas as pessoas têm direito a uma qualificação, que pode ser benéfica para elas”, pelo que o centro trabalha “para a comunidade, para monitorizar aqueles que tiveram insucesso no passado, que têm aqui uma oportunidade para terem sucesso, a nível de qualificação no emprego, por exemplo, para conseguirem atingir outros níveis”.

Neste momento estão a ser lançados diversos processos de formação e encaminhamento para completar algum nível de escolaridade. “O processo RVCC (reconhecimento de competências) tem um acelerador qualifica e as pessoas conseguem ter um percurso melhor e são encaminhados para completar, por exemplo, 4º, 6º, 9º ou 12º anos; para além disso temos que fazer com que o centro qualifica não seja a estrutura habitual de escola, mas sim trazer de volta as pessoas, e fazer com que os formandos tenham uma escolha realista”, revela Ricardo Menezes.

São vários os cursos a iniciar este mês, aqui apresentados pelo coordenador do Centro Qualifica, por exemplo “Formação em Língua Gestual, Português de Língua de Acolhimento, Gestão de equipas, proficiência digital, de nível básico, segurança contra risco de incêndios, formação em gestão de tempo e organização do trabalho”, por exemplo.

“Relançar o Centro Qualifica”, no concelho de Montemor, é um dos principais objetivos, acrescenta Ricardo Menezes, adiantando que se quer que “as pessoas não tenham que se dirigir a outros concelhos para obter formação certificada, e que o concelho atinja níveis de qualificação perto da média do país, tornando-o num Centro de excelência”.

Neste momento o Centro Qualifica, em Montemor, conta com cerca de 180 formandos, “para um concelho que tem uma grande desertificação, para nós este é já um número bom, mas nós queremos chegar ao muito bom e atingir a excelência”.

Centro Qualifica, em Montemor-o-Novo, que se localiza no Agrupamento de escolas, e conta com um leque variado de formações para adultos. Toda a informação está disponível aqui.

Água na Barragem do Caia estabiliza sem descargas

A Associação de Beneficiários do Caia, de acordo com os dados trazidos a público, dá nota que a albufeira tem estado estável ao longo dos cinco dias úteis desta semana. As comportas da barragem voltaram a estar encerradas e as descargas, pelo menos por agora, já terminaram.

Na leitura das 9 horas desta sexta-feira, 20 de janeiro, a cota do nível da água era de 232,38 metros, para um volume armazenado de 182,4 milhões de metros cúbicos. Nos últimos cinco dias, entre segunda e sexta-feira desta semana, o nível da água baixou dois centímetros.

Sem previsão de chuva para os próximos dias, é de crer que a situação da água acumulada na Barragem do Caia, entre os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches, não se altere.

Filme sobre a vida de Whitney Houston estreia em Elvas

“I Wanna dance with somebody” é o nome do filme que retrata a vida da cantora Whitney Houston e que estreia esta sexta-feira, dia 20, no auditório São Mateus, em Elvas.

Desde os inícios enquanto cantora de coro em Nova Jersey até tornar-se numa das artistas mais galardoada e com mais álbuns vendidos de todos os tempos, os espectadores serão levados pelo percurso estonteante, inspirador e também comovente de Whitney Houston.

A sessão está marcada para as 21.30 horas e os bilhetes podem ser comprados meia hora antes da sessão ou em ticketline.pt

Atletas do CEN na Seleção Regional Anicentro

Miguel Rangem, Diogo Munhão, Inês Escarduça e a atleta Infantil Filipa Gervásio vão representar a Seleção Regional Anicentro, no torneio Vale do Tejo 2023 em piscina curta, que se realiza em Abrantes.

A Anicentro é a Associação de Natação do Centro, que engloba os clubes localizados nos distritos de Portalegre, Castelo Branco e Guarda.

Os atletas do Clube Elvense de Natação (CEN) vão concentrar-se com a seleção no dia 20 (sexta-feira) e participar em provas no dia 21 (sábado).

Conselho de Administração da Águas do Alto Alentejo reunido em Elvas

O Conselho de Administração da empresa intermunicipal Águas do Alto Alentejo (AAA) realizou-se em Elvas, com a presença dos presidentes Hugo Hilário, António Pita e Idalina Trindade, e o diretor de águas e saneamento, Rui Choças. Foram abordados vários pontos referentes à gestão da empresa no próximo ano, como a aquisição de equipamentos e serviços para a empresa, o recrutamento de pessoal e as empreitadas neste momento a decorrer.

De destacar a intenção de, no contexto do plano de crescimento dos recursos humanos da AAA, tendo em vista a melhor resposta às necessidades dos seus clientes, a abertura de vários concursos públicos de contratação previstos para os próximos meses do presente ano.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Em 2023, entre várias funções, a AAA quer contratar elementos para as equipas de canalizadores, operação de redes de saneamento, fiscalização de contadores, secretariado, atendimento e engenharia civil.

Quanto às empreitadas, como a remodelação da rede de esgotos em Salavessa, Monte Claro e Monte Pardo (Nisa), estas materializam a continuidade do forte investimento que a empresa tem feito em todos os 10 municípios que a constituem tendo em vista o alargamento, melhoria e modernização das infraestruturas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais do território.

Todas estas empreitadas são apenas uma das vertentes da ação direta da AAA nas infraestruturas do território. A título de exemplo, durante os meses de atividade em 2022, a AAA promoveu mais de mil trabalhos de manutenção (limpeza de fossas, arranjo de roturas e outros serviços) na área geográfica onde atua. Este volume de trabalho constitui-se como mais um exemplo das mais-valias trazidas pela criação da empresa.

A próxima reunião do Conselho de Administração da Águas do Alto Alentejo está marcada para o dia 9 de fevereiro.

[/shc_shortcode]

EN 373 entre Elvas e Campo Maior reabre ao trânsito esta sexta-feira

É já esta sexta-feira, 20 de janeiro, por volta das 18 horas, que é reaberto o troço da Estrada Nacional (EN) 373, entre Campo Maior e Elvas que, desde o passado dia 13 de dezembro, se encontra fechado ao trânsito, depois dos estragos provocados pelo mau tempo, que resultou no colapso do muro de suporte ao Pontão dos Saberes.

Os trabalhos foram concluídos esta manhã e, após a vistoria ao local pelo presidente da Câmara e responsável pela Proteção Civil Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, este troço será reaberto à circulação automóvel em totais condições de segurança.

O autarca assegura que foi feito, por parte das Infraestruturas de Portugal, um “esforço grande” para que os trabalhos acontecessem no menor tempo possível, tendo em conta os prejuízos para os residentes das duas localidades e as preocupações com as questões de socorro.

Rosinha explica ainda que, inicialmente, a previsão é que a intervenção a realizar, ao contrário do que acabou por se comprovar, era de dez a 20 metros de comprimento. “Aquilo que se vê aqui hoje é um muro, em pedra argamassada, que levou centenas de metros cúbicos de betão e pedra e que, efetivamente, teve aqui uma atitude muito ágil, por parte das Infraestruturas de Portugal, que quase de imediato, se colocou no terreno, com os meios que tinha”, assegura.

Passado este mês de trabalho, chega hoje o dia de se reabrir esta estrada, sabendo Luís Rosinha “todos prejuízos que foram causados, sobretudo aos residentes de Campo Maior e Elvas”. “Na altura, eu também tinha uma preocupação com as questões de socorro, porque o nosso hospital de referência é o de Elvas”, acrescenta. “As entidades articularam-se, o trabalho aparece feito e, passado um mês, eu acho que as pessoas, depois de passarem na estrada, vão perceber o que aqui foi feito”, diz ainda.

“Felizmente e finalmente” volta-se a poder circular nesta estrada, sendo que, durante mais de um mês, foram muitos os prejuízos causados também, no que toca ao transporte de mercadorias, por mais que, para evitar males maiores, o Município de Campo Maior tivesse reativado o trânsito na Estrada do Retiro. “Quem sofreu mais foram as empresas da região, que não puderam fazer este trajeto, como faziam todos os dias, os residentes e os trabalhadores, porque há um fluxo de trabalhadores grande, entre o concelho de Elvas e todos os concelhos no pós-Elvas, e que viram as suas vidas mudadas neste mês”.

As obras, para além de terem servido para recuperar o muro de suporte ao Pontão dos Saberes, serviram também para a recuperação de uma passagem hidráulica, que acabou por desaparecer, com as cheias.

Notícias relacionadas: 

DECO e ERSE desenvolvem projeto conjunto denominado de EVA

A DECO vai desenvolver, com o apoio da ERSE, um portal informativo com chatbot para ajudar os consumidores a poupar na fatura da eletricidade.

Este novo projeto, “dedicado à eficiência energética no âmbito do consumo doméstico de energia elétrica, pretende capacitar os consumidores e dar um apoio constante e atualizado”, como revela a jurista na delegação do Alentejo da Deco, Ana Sofia Rosa, adiantando que o projeto EVA (Energy Virtual Assistant) tem a duração de dois anos e tem como objetivo lançar um Portal Digital Informativo que ajude os consumidores a introduzir as alterações necessárias nos seus comportamentos e equipamentos para serem mais eficientes no consumo de energia elétrica”.

Além de artigos e recursos vários, este portal terá como elemento central “um chatbot – a EVA – permanentemente acessível e que guiará os consumidores, numa caixa de conversação automatizada, no esclarecimento das suas dúvidas e questões, com informação rigorosa e adequada às necessidades de cada um”.

Tendo como objetivo final não apenas informar os consumidores, mas sobretudo “capacitá-los para poderem agir de forma autónoma e informada sobre as suas escolhas e compras em matérias de energia, a EVA irá incentivar os consumidores a continuar a explorar e aprender sobre eficiência energética, direcionando-os para beneficiarem do curso online de curta duração com seis módulos gratuitos”.

O projeto conjunto entre a Associação para a Defesa do Consumidor e a ERSE, denominado de EVA é o tema em destaque esta semana na rubrica da DECO, que pode ouvir no podcast abaixo:

“O Gato das Botas – O Último Desejo” em exibição este domingo em Arronches

É já este domingo, dia 22 de janeiro, pelas 15 horas, que o cinema infantil regressa ao auditório do Centro Cultural de Arronches, com a exibição do filme “O Gato das Botas – O Último Desejo”.

O ousado fora-da-lei Gato das Botas descobre que a sua paixão pelo perigo, e o seu desrespeito pela segurança, têm consequências. O Gato já gastou oito das suas nove vidas, embora tenha perdido a conta pelo caminho. Recuperar essas vidas vai fazer com que o Gato das Botas embarque na sua maior aventura de sempre. Pela primeira vez em mais de uma década, a DreamWorks Animation apresenta uma nova aventura do universo “Shrek”.

Os bilhetes ser adquiridos, esta sexta-feira, dia 20, na Biblioteca de Arronches, até às 17 horas, ou no domingo, a partir das 14 horas, na bilheteira do Centro Cultural (três euros para adultos; 2,50 euros até 12 anos ou com cartão jovem; 1,50 euros com cartão do idoso).

Município de Alandroal apoia Bombeiros em mais de 170 mil euros

O município de Alandroal vai apoiar as ações de prevenção e socorro ao serviço da comunidade, dos Bombeiros Voluntários de Alandroal, com mais de 170 mil euros no ano de 2023, um aumento bastante expressivo em relação a anos anteriores.

Este aumento deve-se ao suporte de 50% dos vencimentos das duas Equipas de Intervenção Permanente (EIPs) agora existentes. O município já apoiava uma primeira equipa e passou agora a assumir igual compromisso para a criação de uma segunda equipa, o que corresponde, no conjunto, a um investimento de mais de 80 mil euros e permite a criação de mais cinco postos de trabalho. Os restantes 50% dos vencimentos das duas equipas são suportados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Além destes valores, o município conta entregar à corporação uma viatura de socorro 4×4 de valor superior a 60 mil euros e estará ao lado da associação para explorar as possibilidades de financiamento de viaturas e equipamentos que serão abertas pelo Alentejo 2030 e outros apoios de âmbito nacional.

O restante valor corresponde aos habituais protocolos de colaboração para apoio às funções e atividades da autarquia, em especial na esfera da Proteção Civil, tendo sido sempre exemplar e cooperação e resposta conseguida e atividades comuns, como o Passeio Todo-o-Terreno Lucefecit TT em que a associação humanitária dos bombeiros voluntários e a autarquia são co-organizadores.

[/shc_shortcode]

Jornadas Técnicas do Festival dos Grous dedicadas ao futuro das aves estepárias

A segunda parte do quinto Festival dos Grous, promovido pelo Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA), que tem início esta sexta-feira, 20 de janeiro, com várias atividades para a comunidade escolar de Campo Maior, estende-se até domingo, dia 22, como várias iniciativas, em Ouguela, para a população em geral.

Amanhã, a partir das 9 horas, todos aqueles que se inscreveram nas atividades terão oportunidade de participar numa saída de campo, pelo concelho de Campo Maior, para observação de aves estepárias. Desta vez, segundo a organização, não será necessário cada participante levar o seu carro, havendo transporte coletivo disponível.

À tarde, as atividades do festival concentram-se em Ouguela, começando com o almoço convívio na antiga escola primária daquela aldeia histórica. Seguem-se as Jornadas Técnicas sob o tema “Aves Estepárias: Que Futuro?”, que vão decorrer no mesmo local do almoço, entre as 14h30 e as 17h30.

Este segundo dia do festival contempla ainda a observação de grous, a partir da fortificação de Ouguela.

Elvas: clínica de hemodiálise da Cruz Vermelha abre no primeiro semestre de 2023

Isabel Mascarenhas

A nova clínica de hemodiálise de Elvas, já montada nas instalações da Cruz Vermelha, está pronta para começar a dar resposta aos insuficientes renais crónicos, quer do concelho de Elvas, quer dos concelhos limítrofes.

Num projeto de parceria com a Fundação Renal Portuguesa, esta clínica, segundo a diretora do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, Isabel Mascarenhas, poderá começar a funcionar no primeiro semestre deste ano.

“É uma resposta muito necessária para a população de Elvas, para os doentes renais crónicos, e que vai ao encontro de uma necessidade conhecida e que permitirá aos doentes ter uma melhor qualidade de vida, na medida em que não têm de ser sujeitos a determinadas deslocações, como acontece neste momento”, explica Isabel Mascarenhas.

A obra desta nova clínica de hemodiálise de Elvas arrancou no final de 2019. Até abrir portas, os doentes, quer de Elvas, quer de outros concelhos do distrito, têm de se continuar a deslocar, na sua maioria, três vezes por semana, a Portalegre, para fazer os seus tratamentos.

Para além disso, adianta a responsável, a instituição tem “praticamente concluída” uma obra de ampliação do edifício, o que vai resultar numa maior capacidade de resposta a quem necessita dos seus serviços. A aguardar as licenças de utilização, esta obra permite à Cruz Vermelha aumentar em cerca de 400 metros quadrados a área coberta do seu edificado.

Despiste junto ao túnel de Santa Eulália resulta em ferido ligeiro

Uma mulher de 49 anos saiu ontem à noite, 19 de janeiro, ferida, ainda que sem gravidade, de um despiste de automóvel, junto ao túnel de Santa Eulália.

A vítima foi transportada ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas, para observação.

O alerta para o acidente foi dado às 21h03. Para esta ocorrência foram mobilizados 13 operacionais, entre Bombeiros de Elvas e GNR, e quatro viaturas.

Homem fica gravemente ferido em acidente de trabalho em Mora

Um homem de 55 anos ficou ontem, quinta-feira, 19 de janeiro, gravemente ferido na sequência de um acidente de trabalho, na Herdade de Píncaros, no concelho de Mora.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, o alerta para a ocorrência foi dado perto das 16 horas e a vítima foi transportada para o Hospital do Espírito Santo, em Évora.

Para o local foram mobilizados os bombeiros de Mora e a GNR, num total de nove elementos, apoiados por quatro viaturas.