As inscrições para o grupo de Carnaval da associação elvense Gota d’Arte terminam na próxima terça-feira, dia 17.
As inscrições podem ser feitas na sede da Gota D’Arte.
O Município de Arronches tem abertas, até ao próximo dia 18 de janeiro, as candidaturas ao Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho.
Este programa destina-se a cidadãos residentes no Município de Arronches, há pelo menos 12 meses, que possuam uma das seguintes habilitações académicas: escolaridade obrigatória, aferida em função da idade; 12º ano de escolaridade ou inferior (nível 1 a 4); curso de Especialização Tecnológica (CET) (nível 5); bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento (nível 6 a 8).
Para além da habilitação académica, os candidatos devem ainda estar a procura de primeiro emprego ou serem desempregados inscritos no Instituto de Emprego; tenham disponibilidade para participar no horário e projeto pretendido, não sendo permitida a frequência de formação escolar ou qualquer outra atividade cujo horário se sobreponha ao programa; aceitem o horário semanal de 30 horas; aceitem as obrigações e atividades do programa e das orientações dos técnicos do projeto.
Os candidatos que estejam a exercer qualquer atividade profissional remunerada não podem ser integrados no Programa.
O aviso, formulário de inscrição e o regulamento estão disponíveis aqui.
“O Elvas” venceu o Gavionenses por 3-1, esta tarde de domingo, 15 de janeiro, em jogo da quarta jornada da fase de grupo da Taça da Associação de seniores, que decorreu em Gavião (foto ao lado).
Os azuis-e-ouro adiantaram-se no marcador, aos 19 minutos, com um golo marcado, de grande penalidade, por Luís Dias; aos 22 minutos, João Carlos fez o 2-0; o golo do Gavionenses surgiu aos 46 minutos, através de Garba; e “O Elvas” fixou o resultado, no minuto 79, com o golo marcado por Okebe.
Nesta jornada, o Eléctrico folgou e o Gafetense venceu o Mosteirense por 2-1. Classificação do grupo: 1º “O Elvas”, 7 pontos; 2º Gavionenses, 7 pontos; 3º Gafetense, 4 pontos; 4º Eléctrico, 3 pontos; e 5º Mosteirense, 0 pontos. Na próxima jornada, no dia 29, o Gavionenses folga e jogam-se o “O Elvas” – Gafetense e Mosteirense – Eléctrico.
Quanto ao campeonato, os azuis-e-ouro, no próximo domingo, 22 de janeiro, deslocam-se a Mosteiros, para defrontar a equipa local, e o Eléctrico joga em Gáfete, numa jornada em que o Gavionenses folga.
A exposição coletiva “Do Outro Lado do Espelho”, foi inaugurada ontem, 14 de janeiro, no Espaço.arte, em Campo Maior.
Trata-se de uma mostra de pintura e desenho que junta os trabalhos de Luís Almeida, Rodrigo Canhão e Run Jiang em que os três artistas plásticos, através do uso de diferentes linguagens visuais, exploram o tema dos “Sonhos”.
Esta mostra inaugura a programação para 2023 do espaço.arte que este ano terá como temática “Da Universalidade à Individualidade”.
Marcaram presença na ocasião, para além de Luís Almeida e Rodrigo Canhão, o presidente do Município, Luís Rosinha, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, e Vanda Portela e José Leão, em representação das Juntas de Freguesia de S. João Baptista e de Nossa Senhora da Expectação, respetivamente.
O Campeonato Regional de Cadetes realizou-se ontem, sábado, 14 de janeiro, no Pavilhão Rui Nabeiro em Campo Maior.
Quanto aos resultados, em femininos: Liliana Gama (-44Kg), Casa do Povo de Campo Maior, ficou em primeiro lugar, em segundo lugar Joana Coelho, do Sporting Clube Campomaiorense (-48kg); já na categoria – 57KG, Maria Borrega, do Campomaiorense, ficou em primeiro e Bárbara Estrela do CDP, em segundo.
Nos masculinos m -55 kg, Tomás Regino da Casa do Povo de Campo Maior, ficou em primeiro lugar; na categoria (-60 Kg) o elvense Miguel Abreu ficou em segundo lugar (do CRP da Boa-Fé), em terceiro lugar ficaram Tomás Mafra e Santiago Vilhalva da Casa do povo de Campo Maior (CPCM).
Na categoria – 66kg Guilherme Nanita (CPCM) conquistou o primeiro lugar e em segundo ficou Daniel Mardari (CRP-Elvas)
Nos +90kg, Gabriel Azevedo (CPCM) foi o primeiro classificado, Laurindo Cardoso (CDP) o segundo e em terceiro lugar ficou Duarte Marques (EFC).
A equipa de juvenis (sub-17) de “O Elvas” foi batida por 1-0 pelo Benfica B, no Seixal, na 19ª jornada da primeira fase da Série C da II Divisão do campeonato nacional. O encontro teve lugar na manhã deste domingo, dia 15.
Bom jogo dos alentejanos, que sofreram o golo benfiquista já depois do minuto 80. Mesmo assim, os elvenses ainda desperdiçaram uma oportunidade para chegar ao empate.
“O Elvas” tem 24 pontos em 19 jogos, com sete vitórias, três empates, nove derrotas e 32-36 em golos. Na próxima jornada, a 20ª, no domingo dia 22, às 11 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal, o conjunto azul-e-ouro recebe o Lusitano de Évora.
A Corrida e Caminhada das Linhas de Elvas tiveram partida esta manhã de domingo, 15 de janeiro, do Padrão, no Sítio dos Murtais, terminado no estádio de atletismo, onde decorreu a prova para os benjamins.
O vencedor da corrida foi o elvense Mário Almeida. Em declarações à Rádio ELVAS revela que o percurso “no início é duro, depois com a subida aos Arcos e depois até ao Hospital”, mas a prova correu “dentro das expectativas”.
Já Luís Miranda foi o segundo classificado e garante que a prova, apesar do grau de dificuldade, lhe “correu bem”.
O terceiro classificado foi Filipe Mota e destaca que “esta é a prova da cidade e é importante que faça um evento desportivo aliado às outras comemorações dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas”. Quanto à prova, “de uma maneira geral, correu bem”.
Esta prova desportiva teve a organização do Clube Elvense de Natação. José Caldes, presidente da direção do clube demonstra-se “muito feliz, principalmente porque é a prova da nossa cidade” com a forma como a prova decorreu, que contou com cerca de 300 pessoas, tendo “superado a expectativas”.
José Caldes deixa ainda um apelo para que todos pratiquem desporto, “porque a cidade tem todas as condições para isso”, e o desafio para o próximo ano é que “seja muito maior”.
A equipa de Juvenis da Associação Cultural e Desportiva (ACD) da Belhó/Raposeira, a duas jornadas de terminar o campeonato distrital de futsal, sagrou-se campeã.
Num jogo muito disputado com o Elétrico FC, os atletas de Elvas acabaram por vencer o jogo, num resultado de 7-6, com os golos da Belhó/Raposeira a ser marcados por Francisco Cláudio, Guilherme Sardo e Lourenço Coelho.
O espaço da Rádio ELVAS dedicado a informação desportiva, neste domingo, dia 15, entre as 14.30 e as 18 horas, vai dar destaque ao relato e reportagem do jogo Gavionenses – “O Elvas”, da quarta jornada da fase de grupo da Taça da Associação de seniores. Numa jornada em que o Eléctrico está de folga, também se joga o Gafetense – Mosteirense.
O Gavionenses tem sete pontos em três jogos e é líder do grupo; “O Elvas” tem quatro pontos em dois jogos e ocupa o terceiro lugar; em caso de vitória, os azuis-e-ouro assumem o primeiro lugar da classificação.
O desafio Gavionenses – “O Elvas” tem relato e reportagem em direto, aqui na Rádio ELVAS, numa emissão com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.
A 17ª Caminhada das Linhas de Elvas partiu esta manhã de domingo, dia 15 de janeiro, do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, no Sítio dos Murtais, contando com algumas dezenas de caminhantes, com destino ao Estádio Municipal de atletismo.
A organização da prova, que se realiza no âmbito das comemorações dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas, é da responsabilidade do Clube Elvense de Natação (CEN), com o apoio do Município de Elvas e a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP).
Vão ter início, nos próximos dias, em Campo Maior, os trabalhos de recuperação do Caminho Municipal 1113, mais conhecido como Estrada do Bicho, depois de uma passagem hidráulica ter desaparecido com as cheias que a assolaram a vila a 13 de dezembro.
Segundo o presidente da Câmara, Luís Rosinha, a estrada poderá voltar a estar transitável “entre duas a três semanas”. Ainda assim, os trabalhos poderão não estar concluídos nesse espaço de tempo, uma vez que “há sempre trabalhos acessórios a fazer lateralmente à estrada”. A obra arranca agora, adianta o autarca, depois de concluído “o processo de adjudicação e de formalização do contrato” da empreitada.
“Uma passagem hidráulica, que fazia a transição transversal da água, de um lado para o outro, desapareceu. A estrada ficou sem passagem hidráulica e, portanto, sem condições de circulação. É isso que vamos fazer a partir da próxima semana: é reposicionar, com uma maior capacidade de escoamento, essa mesma passagem hidráulica”, explica ainda Luís Rosinha.
Relativamente à Estrada Nacional 373, que liga Campo Maior a Elvas, Luís Rosinha assegura que tudo aponta para que, no final da semana, já se possa voltar lá a circular. Recordando que algumas situações que provocaram “algum atraso” na obra, ainda assim, assegura o presidente, e ao contrário do que acontece em outros concelhos, onde as intervenções a fazer, do mesmo género, ainda sem sequer começaram, em Campo Maior a Infraestruturas de Portugal, colocaram “os meios que tinham disponíveis no terreno, quase no imediato”.
A Banda 14 de janeiro, depois de ter feito uma arruada durante a manhã de sábado, 14 de janeiro e hasteado a bandeira na sua renovada sede, no âmbito das comemorações dos seus 68 anos, ao final da tarde, homenageou um dos elementos mais antigos, com a sua fotografia no bolo de aniversário.
Francisco Vieira faz parte da Banda 14 de janeiro há 64 anos, demonstra-se “muito satisfeito” por esta homenagem, porque é um “reconhecimento por parte de todos e merecem a minha participação na música”. O homenageado revela que mantém o mesmo entusiasmo na música.
Para Francisco Vieira, é importante que os “jovens se interessem por esta arte que é a música”, mas também que a banda tenha outras vertentes para chamar a juventude, como “jogos ou sala de leitura, juntando à música, porque é benéfico para a cidade e para as nossas gentes”.
Depois foi servida a tradicional feijoada a todos os presentes, nesta celebração dos 68 anos da Banda 14 de janeiro.