Câmara de Vila Viçosa tem candidaturas abertas para programa OMTJ

O Município de Vila Viçosa procedeu à abertura do programa de Ocupação Municipal Temporária de Jovens (POMTJ) 2023.

O programa irá decorrer durante 6 meses com início a 1 de abril e encontra-se aberto a todos os jovens, residentes na área de influência do Município de Vila Viçosa, que estejam à procura do primeiro emprego ou desempregados, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, inclusive.

No âmbito do POMTJ, os seis jovens admitidos serão ocupados no desenvolvimento de atividades, nomeadamente no que se refere às áreas de Património, Cultura e Turismo; Desporto; Educação e Apoio no Centro de Recolha Oficial de Vila Viçosa. Será atribuída, aos jovens selecionados, uma bolsa no valor de 300 euros mensais.

As inscrições estão a decorrer até dia 28 de fevereiro, em formulário próprio no Balcão Único da Câmara Municipal e/ou para o e-mail: geral@cm-vilavicosa.pt

Ficha de inscrição aqui.

Orfeão de Portalegre em Concerto de Ano Novo em Campo Maior

A Igreja Matriz de Campo Maior será, na tarde deste domingo, 8 de janeiro, palco de um concerto de Ano Novo, pelo Orfeão de Portalegre.

Este é um espetáculo que estava inicialmente prevista para 18 de dezembro, mas que foi adiado, devido às cheias, que, no dia 13, devastaram as casas e os bens de várias famílias campomaiorenses.

Ainda que seja um concerto de ano novo, explica um dos elementos do órfão, José Ceia, serão apresentados vários temas de natal, com o objetivo de confortar todas as pessoas que sofreram na pele esta catástrofe. “Nós somos compreensíveis ao que se passou em Campo Maior, falámos com a Câmara e adiámos o concerto”, explica.

Para confortar “um pouco as pessoas que sofreram tanto em Campo Maior”, José Ceia garante que o Orfeão vai dar o seu “melhor”. Esta promete ser uma tarte “muito especial”, onde não faltarão temas como o Natal de Elvas. “Serão basicamente músicas portugueses, feitas há muitos anos, de vários natais que fomos descobrindo e que vamos mostrando aquilo que, realmente, se faz de bom em Portugal”, remata.

O início do concerto está marcado para as 16 horas.

Iniciados de “O Elvas” vencem em Peniche

Foto João Reis

Os iniciados (sub-15) de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos ganharam em Peniche (fotografia ao lado), por duas bolas a uma, na tarde deste sábado, dia 7. A partida integrou a 13ª jornada da primeira fase da Série D do campeonato nacional deste escalão.

Num relvado natural, os alentejanos manifestaram algumas dificuldades de adaptação ao piso e ao adversário, tanto mais que sofreram um golo aos 11 minutos. Todavia, a igualdade não tardou: no minuto 20, Simão Cordeiro marcou e o empate chegou ao intervalo. Logo no início do segundo tempo, aos 42 minutos, Eduardo Murça fixou o resultado final, que assegurou ao conjunto elvense a sétima vitória em 13 encontros.

Os azuis-e-ouro, até ao momento, em 13 jogos, têm sete vitórias, três empates, três derrotas e 26-14 em golos. Na jornada 14, no domingo, 15 de janeiro, às 11 horas, no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal, “O Elvas” recebe o último classificado, o União de Tomar.

Joana Leal ensina Trapologia no MACE

A artista elvense Joana Leal foi a primeira mentora do ciclo de workshops que arrancou este sábado, dia 7, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

Depois de um mês em Lisboa a ensinar esta arte, Joana Leal pretende ensinar aos elvenses “uma tradição de antigamente de aproveitar restos de tecidos para fazer, por exemplo, manta”.

Já Patrícia Rondão, dos Serviços Educativos do MACE, explica que estes workshops “vão estender-se ao longo de todo o ano, uma vez por mês, sempre com um artista diferente. O nosso objetivo é transmitir arte à população, desde a dança à pintura ou escultura”.

O ciclo de workshops, da autoria de artistas locais, ocorre um sábado por mês no MACE, ao longo deste ano. Ao longo dos meses, serão revelados os próximos artistas e as respetivas áreas. O público-alvo e o número de inscrições varia em função da especificidade de cada workshop.

As participações nos workshops necessitam de inscrição prévia, para o telefone 268 626 218 ou e-mail servicoeducativo.mace@ cm-elvas.pt

Rádio ELVAS amanhã no jogo “O Elvas” – Eléctrico

A quinta jornada do campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Portalegre tem dois jogos, ambos a disputar amanhã, domingo, às 15 horas: “O Elvas” – Eléctrico e Mosteirense – Gavionenses. Nesta ronda o Gafetense está de folga.

A Rádio ELVAS, entre as 15 e as 17 horas deste domingo acompanha o desafio entre os dois primeiros da classificação, onde se joga a liderança da prova: “O Elvas”, com nove pontos, recebe o Eléctrico, com sete.

Dança animou Praça da República de Elvas

As alunas da Academia de Dança de Elvas e a Applausus animaram a Feira de Natal, ao final da tarde de ontem, sexta-feira, dia 6.

Na Praça da República as dançarinas mostraram as suas aprendizagens a todos os presentes, numa atuação bastante apreciada pelo público.

A atividade estava inserida na programação do Elvas Cidade Natal.

Terramay e Município de Alandroal dinamizaram plantação de árvores

Dois grupos, num total de 120 pessoas, participaram na manhã deste sábado, dia 7, numa ação de plantação de árvores na herdade Terramay, no concelho de Alandroal.

Percorrendo as zonas ribeirinhas, e não só, da herdade, foram muito os que quiseram contribuir para as questões ambientais, assentes na essência Terramay.

David de Brito, mentor desta atividade, refere que participaram cerca de 120 pessoas no objetivo “de plantar mais de 3300 árvores hoje. As restantes serão plantadas até ao final de Fevereiro, uma vez que nos é possível fazer isso. Hoje não queremos cansar muito as pessoas, queremos que elas desfrutem e conheçam a herdade e o que é aqui feito”.

Ana de Brito, também fundadora da Terramay, mostrou-se muito satisfeita com a adesão de todos: “é bom ver que as pessoas estão cada vez mais interessadas nas questões ambientais. Não podemos passar só em desertificação ambiental, mas também das pessoas, que deixaram o campo para viver na cidade. Hoje em dia, estamos a inverter a situação e temos as pessoas, cada vez mais, interessadas em conhecer a realidade tradicional de como se faz, por exemplo, o pão ou o queijo”.

João Grilo, presidente da câmara de Alandroal, também marcou presença e refere que “esta iniciativa é excelente e vem na sequência do trabalho que tem vindo a ser feito em parceria com a autarquia e com outras entidades, como o projeto Além Risco. Agora com a Terramay damos destaque à reflorestação e à necessidade de criar mais zonas verdes”.

Este sábado, o objetivo passou por plantar mais de 3300 árvores, sendo que até ao final de Fevereiro serão plantadas, no total, 5014 árvores, o número de habitantes que o concelho de Alandroal tinha nos últimos sensos realizados.

Passeio micológico no Marco desfaz mitos com cogumelos

Um passeio micológico, com vista a promover a preservação e a partilha de conhecimento sobre os cogumelos presentes na região, é a sugestão da associação FICAR, para a manhã deste domingo, dia 8 de janeiro, no Marco, em Esperança, no concelho de Arronches.

No decorrer de um passeio “descontraído, pela natureza, ar ao livre”, os participantes terão oportunidade de observar várias espécies de cogumelos da época e aprender mais sobre eles, revela o presidente da FICAR, Luís Garção.

“A associação sempre olhou para o património natural de uma forma especial e acreditamos que seja através deste tipo de iniciativas que conseguimos puxar a atenção das pessoas para os recursos que nós temos e, por isso, também quebrar alguns mitos e medos que as pessoas têm quando se fala de cogumelos”, adianta o responsável.

Com intenção de realizar mais saídas de campo, Luís Garção assegura que o importante, com estas atividades, é “explorar tudo aquilo que é o património natural, a micologia e a diversidade presente também” no Parque Natural da Serra de São Mamede.

A cada participantes, a organização recomenda estar “bem hidratado, trazer água extra, ter tido uma boa refeição pela manhã e sapatos apropriados”. “Caminhamos com chuva ou sol, então venha preparado para o clima húmido. O trilho pode estar lamacento”, alerta ainda.

O início do percurso, amanhã, está marcado para as 9h30, no Marco, terminando, por volta das 12h30, com a degustação e análise de várias espécies de cogumelos.

A FICAR, sediada em Portalegre, pretende desenvolver atividades de caráter cultural e recreativo pelos vários ramos artísticos e promover o contacto entre diversas gerações, estilos e aprendizagens. Consideram-se realizáveis pela associação atividades como workshops, música ao vivo, exposições, palestras, debates, sessões de cinema, dança, representação, fotografia, artesanato e arte urbana.

A FICAR encara 2023 como um ano de renovação tendo sido eleita, pela primeira vez desde a sua criação, em 2012, uma nova direção com o objetivo de angariar novos sócios e novas fontes de financiamento através da dinamização de atividades de carácter cultural e de outras ações geradoras de recursos indispensáveis ao seu funcionamento e à perenidade dos seus projetos.

Município de Mora regista Migas Alentejanas como Marca Nacional

O registo das Migas Alentejanas como Marca Nacional, conforme pedido efetuado pelo Município de Mora, foi aprovado, recentemente, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

A presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço esclarece que este registo “está relacionado com o mês das migas, que se realiza em fevereiro em Mora e é apenas o registo da marca, pretendendo salvaguardar as migas que são confecionadas e promovidas no concelho de Mora”, considerando que “é uma mais-valia para o concelho”.

De acordo com o município de Mora, “Migas Alentejanas são a partir de agora uma Marca Nacional de uso exclusivo do concelho de Mora”, no entanto este registo não condiciona, por qualquer meio, a confeção do referido produto alimentar, nem limita de qualquer forma a utilização da mesma por parte de qualquer interessado.

Santos Reses de Barbacena cantaram aos Reis em Elvas

O grupo de cantares aos Santos Reses de Barbacena encerrou este sábado, 7 de janeiro, a iniciativa Mercado de Natal, no Mercado Municipal da Casa das Barcas.

João Pires, membro do grupo, refere que esta “é uma tradição muito antiga que está bastante enraizada em Barbacena. Terminada esta época festiva, as quadras dos Santos Reses são guardadas até ao próximo ano”.

O Mercado de Natal, integrado este ano na programação do evento Elvas Cidade Natal, decorreu nas manhãs de cinco sábados consecutivos, desde o início de dezembro último, numa organização da câmara municipal de Elvas.

Baile da Pinha anima São Romão

A Associação Jovem de Ciladas, em São Romão, organiza este sábado, dia 7 de Janeiro, pelas 22 horas, o tradicional Baile da Pinha.

O baile vai contar com animação musical a cargo de Jorge Gomes e realiza-se na Casa do Povo de São Romão.

Depois de eleitos o rei e rainha do baile, a festa continua na sede da associação.

Elvas 3,7 graus às 7h, a menor temperatura do País

É uma situação invulgar: Elvas registou, às 7 horas deste sábado, dia 7, a temperatuta mais baixa do País, com 3,7 graus. Em todas as estações meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera não havia, a essa hora, mais frio do que em Elvas.

No resto do País, Bragança tinha também 3,7 graus, Mirandela 4,2 graus, Aljezur 4,4 graus, Guarda 4,8 graus, Penhas Douradas 4,7 graus e Alvalade (Santiago do Cacém) 4,9 graus.

Em cidades do Alentejo, às 7 horas, Évora registava 7,2 graus, Portalegre 8,4 graus, Estremoz 8,9 graus e Beja 10,7 graus.

No outros extremo, à mesma hora, a temperatura mais elevada de Portugal continental foi verificada em Sagres, com 16,5 graus.

Dois novos campos de Padel no Clube de Ténis de Montemor

O Clube de Ténis de Montemor-o-Novo conta a partir deste sábado, 7 de janeiro, com mais dois campos de padel, a juntar a um terceiro que já existia e sofreu obras de reabilitação.

A presidente da Direção do clube, Dora Sampaio, revela que estes novos campos são “uma mais-valia tanto para o clube como para toda a população, uma vez que um só campo não era suficiente para todos conseguirem jogar, e assim, com estes dois campos, permite-nos dar resposta a mais pessoas que queiram jogar e conseguir fazer torneios noturnos diários”.

Dora Sampaio explica que esta é uma modalidade “em expansão” e conta com cada vez mais praticantes, inclusive em Montemor, porque “durante a altura em que se faziam torneios diários semanais, conseguíamos ter cerca de mil jogadores, anualmente, agora com estes dois campos, conseguiremos duplicar estes números e ter mais pessoas a jogar”.

Estes dois novos campos de padel contam com uma “relva específica, que tem menos areia do que os campos anteriores e um pavimento que permite uma maior rapidez, aos atletas”, acrescenta Dora Sampaio.

Para além da inauguração destes campos, hoje estão também previstas outras atividades, abertas à população, entre as quais um jogo de demonstração da modalidade. “O clube de Ténis de Montemor não é um clube exclusivo a sócios”, diz a presidente, adiantando que “é objetivo trazer mais pessoas até ao mesmo, por isso, depois da inauguração há um jogo de demonstração de padel com jogadores de topo, seguidamente há porco no espeto e a partir das 13 horas a população pode alugar, de forma gratuita, os campos, para experimentar a modalidade”.

Tendo em conta o elevado preço para praticar a modalidade, Dora Sampaio revela que será feita “uma atualização na tabela preços, para permitir que mais pessoas possam jogar, com preços mais acessíveis”.

A construção destes dois campos de padel resulta de uma candidatura do clube, num investimento inicial de cerca de 71 mil euros, suportando em 50% pela CCDR Alentejo e outros 50% pelo município de Montemor. No entanto, explica Dora Sampaio, “esse valor aumentou para 120 mil euros, tendo em conta o aumento dos custos de matérias-primas, pelo que a diferença entre o valor inicial e final ficou a cargo do próprio clube”.

A inauguração dos dois novos campos de padel, no Clube de Ténis de Montemor-o-Novo está marcada para as 11.30 horas.

O Clube de Ténis de Montemor-o-Novo conta agora com três campos de ténis descobertos, um campo de ténis coberto, dois campos de mini ténis e três campos de Padel descobertos. Para além disso, oferece ainda um serviço de bar/restaurante com esplanada, com agradáveis vistas para todo o complexo.

Casa Museu Interativa de Borba assinala as Janeiras

A Casa Museu Interativa de Borba cumpre este sábado, dia 7, a tradição de cantar as Janeiras, com a participação das Roncas d’Elvas, num evento marcado para as 16 horas.

Teresa Rézio, sócia gerente do Museu, explica que “o intuito é assinalar o Dia de Reis num convívio acompanhado pelo cante alentejano e por um bom petisco”.

A Casa Museu Interativa de Borba funciona de terça-feira a domingo, das 10 às 17.30 horas.

Euromilhões: jackpot de 50 milhões para terça-feira

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 50 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 342 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro. Já o terceiro não foi atribuído a nenhum apostador, saindo em Portugal um quarto prémio, no valor de 9.900 euros.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 16, 31, 35, 44 e 45 e pelas estrelas 4 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Câmara de Elvas recua e aprova Orçamento Participativo de 2021

Depois da polémica relacionada com o Orçamento Participativo de 2021, da Câmara Municipal de Elvas, em que nenhum dos dois projetos vencedores teve luz verde para sair do papel, o executivo elvense, numa das reuniões de câmara, do mês passado, decidiu voltar atrás com a decisão e, dessa forma, viabilizar a sua implementação.

Mais que isso, revela o presidente da Câmara, Rondão Almeida, a autarquia decidiu aprovar uma nova edição do Orçamento Participativo já em 2023: “o Orçamento Participativo não só foi aprovado para 2023, como também não deixaremos cair aquele que foi aprovado em 2021. Pelo contrário, vamos anexar aquele que foi aprovado àqueles que iremos lançar em 2023”.

Dirigindo-se, sobretudo, aos mais jovens, o autarca recomenda que estejam “atentos à abertura do concurso e comecem a pensar em projetos em que valha a pena investir algum dinheiro daquilo que é o dinheiro das receitas públicas da Câmara Municipal de Elvas”.

As candidaturas ao Orçamento Participativo, adianta Rondão Almente, deverão abrir ainda em janeiro, sendo que o objetivo é colocar os jovens a participar “na gestão autárquica”, através de projetos que possam “idealizar”. “A partir da primeira quinzena de janeiro está tudo em condições de se poder criar um júri e lançar projeto a concurso”, assegura ainda.

De recordar que os projetos vencedores do Orçamento Participativo de 2021 foram “O Bem Quer-se Bem”, de Fábio Brás (ver aqui), e “Dois Polos de Cultura e Inovação na Escola Básica de Vila Boim”, promovido pela professora bibliotecária Teresa Guerreiro (ver aqui). A votação das propostas apresentadas a este Orçamento Participativo foi iniciada a 1 de setembro de 2021, no final do mandato de Nuno Mocinha, tendo terminado a 15 de outubro, já depois das eleições autárquicas de 26 de setembro. Depois de anunciados os projetos vencedores, nenhum dos dois, e após um ano, teve autorização para ser implementado, por parte da autarquia, numa altura já liderada pelo executivo de Rondão Almeida. Ao todo, estes dois projetos representavam pouco mais de 23 mil euros aos cofres da Câmara Municipal.

A Rádio ELVAS dava conta, em outubro passado, da situação, sendo que, na altura, Rondão Almeida assegurava não ter de pagar encargos que não tinham sido assumidos pelo seu executivo (ver aqui). Agora, a situação conhece um volte-face, com a autarquia a voltar atrás na decisão e a avançar, inclusive, com uma nova edição do Orçamento Participativo.