GNR: três feridos graves no primeiro dia da Operação Ano Novo

Imagem: GNR de Évora

A GNR, fazendo o balanço do primeiro dia da Operação “Ano Novo”, revela que, entre ontem, 29 de dezembro, e as 7h30 desta sexta-feira, dia 30, registou 230 acidentes, dos quais resultaram três feridos graves e 53 feridos leves.

Foram fiscalizados 7.853 condutores, dos quais 49 conduziam com excesso de álcool e, destes, 26 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 14 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 2.113 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destaca 407 por excesso de velocidade; 134 por falta de inspeção periódica obrigatória; 48 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; 44 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; e 48 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Durante esta operação de Ano Novo, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações: condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; falta de inspeção periódica obrigatória; manobras perigosas; incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem; e utilização indevida do telemóvel.

A GNR deu ontem, 29 de dezembro, início à segunda fase da Operação Natal e Ano Novo 2022, que enquadra o reforço da fiscalização e do patrulhamento nas estradas de maior tráfego. Esta segunda fase vai decorrer até segunda-feira, dia 2 de janeiro, segundo a força de segurança, com “ações coordenadas de patrulhamento, fiscalização e sensibilização, visando as deslocações referentes ao período do Ano Novo”.