Federação de Portalegre da JS representada no XXIII Congresso Nacional

A Federação de Portalegre da Juventude Socialista (JS) participou, entre 16 a 18 de Dezembro, no XXIII Congresso Nacional que se realizou no Altice Forum, em Braga. A delegação do Alto Alentejo foi constituída por 32 jovens socialistas, entre os quais, sete delegados inerentes, 14 delegados eleitos e 11 redatores de moções de resolução política.

Este congresso foi marcado pela reeleição de Miguel Costa Matos como secretário-geral da JS para o biénio 2022/2024 e pelo reforço histórico da representação nacional da Federação de Portalegre, através da eleição do maior número de sempre de comissários nacionais: Diogo Aragonez (Portalegre), João Aires Silva (Ponte de Sor), Sofia Tello Barradas (Elvas), Carolina Filipe (Gavião), Carlos Felício (Nisa), Mário Ceia (Portalegre) e Lúcia Oliveira (Portalegre). Foram também eleitos como representantes da JS na Comissão Política Nacional do PS os jovens socialistas Alex Silva (Ponte de Sor) e Xavier Gonçalves (Campo Maior).

Por proposta da Federação de Portalegre, foram eleitos militantes honorários da Juventude Socialista a nível nacional o anterior presidente da Mesa da Comissão Política Federativa (CPF) da JS e ex-presidente da JS Castelo de Vide, João Diogo Carlos, o anterior secretário concelhio da JS Portalegre, Tiago Lopes e a atual presidente de Mesa da CPF da JS, Ana Sofia Rosa (Elvas).

Segundo o presidente da Federação de Portalegre, João Pedro Meira, “conseguimos levar a Braga uma representação histórica do Alto Alentejo, cumprindo os objetivos de reforço da nossa representatividade nos órgãos nacionais e de afirmação dos quadros políticos desta estrutura”. Reiterou que “só foi possível alcançar estes resultados porque temos uma estrutura distrital com mais de 800 militantes mobilizados, unidos por causas comuns e que trabalham todos os dias por Afirmar o Alto Alentejo dentro e fora do nosso distrito”.

Durante o mês de janeiro de 2023 serão ainda eleitos o Secretariado Nacional, a Mesa da Comissão Nacional e os representantes da JS na Comissão Política Nacional do PS, órgãos nos quais João Pedro Meira acredita “ser possível ao Alto Alentejo ver a sua representação nacional reforçada de forma expressiva”.