A Federação de Portalegre da Juventude Socialista (JS) participou, entre 16 a 18 de Dezembro, no XXIII Congresso Nacional que se realizou no Altice Forum, em Braga. A delegação do Alto Alentejo foi constituída por 32 jovens socialistas, entre os quais, sete delegados inerentes, 14 delegados eleitos e 11 redatores de moções de resolução política.
Este congresso foi marcado pela reeleição de Miguel Costa Matos como secretário-geral da JS para o biénio 2022/2024 e pelo reforço histórico da representação nacional da Federação de Portalegre, através da eleição do maior número de sempre de comissários nacionais: Diogo Aragonez (Portalegre), João Aires Silva (Ponte de Sor), Sofia Tello Barradas (Elvas), Carolina Filipe (Gavião), Carlos Felício (Nisa), Mário Ceia (Portalegre) e Lúcia Oliveira (Portalegre). Foram também eleitos como representantes da JS na Comissão Política Nacional do PS os jovens socialistas Alex Silva (Ponte de Sor) e Xavier Gonçalves (Campo Maior).
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Por proposta da Federação de Portalegre, foram eleitos militantes honorários da Juventude Socialista a nível nacional o anterior presidente da Mesa da Comissão Política Federativa (CPF) da JS e ex-presidente da JS Castelo de Vide, João Diogo Carlos, o anterior secretário concelhio da JS Portalegre, Tiago Lopes e a atual presidente de Mesa da CPF da JS, Ana Sofia Rosa (Elvas).
Segundo o presidente da Federação de Portalegre, João Pedro Meira, “conseguimos levar a Braga uma representação histórica do Alto Alentejo, cumprindo os objetivos de reforço da nossa representatividade nos órgãos nacionais e de afirmação dos quadros políticos desta estrutura”. Reiterou que “só foi possível alcançar estes resultados porque temos uma estrutura distrital com mais de 800 militantes mobilizados, unidos por causas comuns e que trabalham todos os dias por Afirmar o Alto Alentejo dentro e fora do nosso distrito”.
Durante o mês de janeiro de 2023 serão ainda eleitos o Secretariado Nacional, a Mesa da Comissão Nacional e os representantes da JS na Comissão Política Nacional do PS, órgãos nos quais João Pedro Meira acredita “ser possível ao Alto Alentejo ver a sua representação nacional reforçada de forma expressiva”.
[/shc_shortcode]


A Câmara Municipal de Elvas aprovou ontem, quarta-feira, dia 28, o Plano de Ação para a Energia Sustentável do Município de Elvas, e o Plano estratégico para a transição e sustentabilidade energética (PETSE), por unanimidade.


Esta semana, na Paróquia do Senhor Jesus da Boa-Fé há diversas celebrações religiosas.
Todos os dias, na Fábrica dos Brinquedos, no “Elvas Cidade Natal”, instalado na Praça da República, os mais novos podem dar asas à imaginação e criar brinquedos reciclados.
As casas ficaram mais caras em praticamente todas as capitais de distrito de Portugal continental e ilhas, com Évora a liderar as subidas (37,5%), seguida de Ponta Delgada (36,4%) e Funchal (25,9%). Por outro lado, Portalegre foi a única capital de distrito em que o preço das casas baixou, neste caso 1,7%, onde uma casa com 100 m2 pode custar menos de 70 mil euros (€669/m2).
O Colégio da Europa, uma instituição académica estabelecida em Bruges desde 1949, tem abertas as candidaturas às bolsas de estudo das pós-graduações para o ano letivo 2023/2024.
Os Prémios de Mérito Escolar, do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, referentes aos anos letivos de 2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022, que não puderam ser entregues anteriormente devido às restrições impostas pela pandemia, foram entregues ontem, dia 28 de dezembro, numa cerimónia que aconteceu na Biblioteca Escolar da Escola Secundária.
Luís Fava é o novo presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, depois da lista única, que encabeçava, se ter submetido, ontem à noite, 28 de dezembro, às eleições para os novos órgãos sociais da corporação, para o triénio 2023-2025.
A exposição de pintura “Flores de Campo Maior”, da autoria de Nogueira de Barros, inaugurada a 15 de outubro, está disponível para visita, no espaço.arte, em Campo Maior, até sábado, 31 de dezembro.
Ana Cristina Cachola (na foto) vai ser a curadora da exposição patente na Embaixada de Portugal em Espanha, no decorrer da ARCO, Feira Internacional de Arte Contemporânea, agendada para Fevereiro de 2023.
Voltamos a falar de Covid muitos meses depois. Com a pandemia a entrar numa fase descendente, passamos a conviver com o Covid que deixou de ser notícia.