Água da rede pública chega a aglomerado de Évora

A Câmara Municipal de Évora está a proceder à instalação de contadores de água em 11 habitações do aglomerado populacional do Patão, na Freguesia de Canaviais, após os devidos procedimentos administrativos necessários à contratualização do abastecimento.

A primeira fase da obra, no final de 2021, consistiu na construção dos ramais domiciliários. Trata-se de um investimento que, para além de garantir o acesso à água tratada, permitiu criar um sistema de abastecimento em redundância, que proporciona uma forma alternativa do abastecimento à restante Freguesia, sempre que necessário.

As ligações de água realizadas pelo Município de Évora no lugar do Patão foram excecionalmente justificadas pelo acesso à água pública dentro dos princípios gerais do regime jurídico dos serviços municipais de abastecimento público de água. O acesso à água tratada é, pois, “um direito das populações e um marco dos avanços civilizacionais e da saúde humana”, considera autarquia eborense.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandre Varela, foi ao terreno ver o andamento dos trabalhos e informou que “se trata de intervenções que decorrem um pouco por todo o concelho, para permitir o acesso a água da rede pública de abastecimento à população que ainda recorre a furos ou poços”. A Câmara Municipal de Évora adianta que “está também já em preparação uma intervenção de maior escala na zona da Garraia, trabalhos que, a seu tempo, se estenderão a outras zonas, nomeadamente onde há cada vez menos água de nascentes ou água com fraca qualidade”.

Comprar em Vila Viçosa habilita a 3500 euros de prémios

A Câmara Municipal de Vila Viçosa vai premiar quem fizer as compras de Natal no comércio tradicional do concelho. A campanha destina-se a compras feitas entre 1 de dezembro e 5 de janeiro, nos estabelecimentos aderentes.

A autarquia, à qual se associam as Juntas de Freguesia do concelho e o Núcleo Empresarial da Região de Évora, anuncia 3500 euros em prémios.

Saiba o que foi aprovado na reunião da câmara de Borba

O executivo da câmara de Borba, na sua Reunião Ordinária Pública realizada dia 21 de dezembro deliberou o seguinte:

Ponto 2. Ordem do Dia:

Ponto 2.1 – Aprovação das Atas nºs 26/2022 e 27/2022 – Deliberado, por unanimidade, aprovar as referidas Atas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Ponto 2.2 – Calendarização das Reuniões Ordinárias da Câmara Municipal para o ano de 2023 – Deliberado, por unanimidade, aprovar a calendarização, abaixo, e que as reuniões ordinárias se iniciem às 9:00 horas. Deliberado, ainda por unanimidade, que sejam públicas as segundas reuniões de cada mês e que seja fixado o início das reuniões para intervenções e esclarecimentos ao público: janeiro – dias 4 e 18 ; fevereiro – 1 e 15; março – 1, 15 e 29; abril – 12 e 26; maio – 10 e 24; junho – 7 e 21; julho – 5 e 19; agosto – 2, 16 e 30; setembo – 13 e 27; outubro – 11 e 25; novembro – 8 e 22 e dezembro – 6 e 20.

Ponto 2.3 – Proposta de constituição de Fundos de Maneio para o ano de 2023 – Deliberado por maioria, aprovar a proposta de fundos de maneio, no total de 3.975,00 Euros, atribuídos a diversos serviços, para fazer face a encargos imprevistos, urgentes e inadiáveis que tenham que ser satisfeitos.

Ponto 2.4 – Relatório Anual 2022 de Execução do Plano de Prevenção de Riscos de Gestão, de Corrupção e de Infrações Conexas – Deliberado, por unanimidade, aprovar o referido relatório e remeter o mesmo ao Conselho de Prevenção da Corrupção e aos Órgãos de superintendência, tutela e controlo (Direção-Geral das Autarquias Locais e Inspeção-Geral de Finanças).

Ponto 2.5 – Hasta Pública para venda de parcela de terreno destinada a construção, sita na Rua de S. Tiago, em Rio de Moinhos – Deliberado, por unanimidade, proceder à venda da referida parcela de terreno, por hasta pública, cuja praça se realiza no Salão Nobre da Câmara Municipal de Borba, no dia 3 de janeiro de 2023, iniciando-se pelas 11:30 horas.

[/shc_shortcode]

Missão Continente doou 221 mil euros a 23 instituições

Nos primeiros nove meses do ano, a Missão Continente (MC) doou mais de 221 mil euros em excedentes alimentares a 23 instituições de solidariedade social e de apoio aos animais do distrito de Portalegre. Este apoio equivale a mais de 172 mil refeições salvas no distrito.

A Missão Continente distribuiu cerca de 20 milhões de euros de produtos alimentares a 1064 instituições de todo o país, o equivalente a mais de mil milhões de refeições salvas. Além das doações às instituições, a empresa disponibiliza bens alimentares aos colaboradores, através das áreas sociais das lojas e entrepostos da MC, o que representou o reaproveitamento de 3,2 milhões de euros em alimentos durante os primeiros nove meses de 2022.

Os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições necessárias de consumo seguro, evitando o desperdício alimentar numa lógica de economia circular. Estes incluem produtos frescos como fruta, legumes, mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares.

“Há 20 anos que a Missão Continente procura contribuir para o bem-estar da população. As doações diárias que entregamos a várias centenas de instituições permitem, por um lado, evitar que toneladas de alimentos se convertam em desperdício e, por outro, prestar um apoio muito relevante para milhares de famílias. A nossa responsabilidade, enquanto agente ativo, é a criação de valor social positivo, junto das comunidades que apoiamos.” explica Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.

A Missão Continente representa as iniciativas de responsabilidade social da marca Continente. Tem como compromisso contribuir positivamente para as comunidades em que se insere, atuando nos eixos da alimentação, pessoas e planeta. Desenvolve a sua atuação ao nível da filantropia e investimento social, apoiando de forma regular e consistente as comunidades locais; e apoiando também instituições, acompanhando-as e capacitando-as a médio e longo prazo, com o propósito de medir o impacto da sua atuação. É uma plataforma de sensibilização e divulgação das boas práticas internas e de sustentabilidade da MC.

Badajoz: IBEROCIO com muitas atrações para crianças até sexta-feira

A 31.ª edição de IBEROCIO, Feira da Infância e Juventude da Extremadura, já abriu portas nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, onde decorre até sexta-feira, dia 30.

Com um programa inteiramente dedicado aos mais novos, com todo o espaço preenchido com ateliers e atividades didáticas, a IBEROCIO conta, entre outros, com um espaço dedicado à gastronomia. Segundo o chef Ruben Corchuelo, o Bacalhau à Brás e o Pastel de Belém integram a ementa, que pode ser confecionada no espaço, pelos mais novos, onde não faltam também propostas da região da Extremadura e as famosas pizzas italianas.

Este workshop de cozinha, no espaço “Ibero Chef”, garante Ruben Corchuelo, é um dos mais procurados no certame, onde as crianças têm oportunidade de meter mãos à massa e replicar em casa.

Oficinas de pintura, jogos tradicionais, concursos de dança e canto, exposições e espetáculos musicais são outras das muitas ofertas da IBEROCIO que, desta feita, conta com entrada gratuita.

RijoAuto na Zona Industrial de Elvas

A RijoAuto surgiu em Elvas, pelas mãos de António Rijo (na foto) que, desde os 16 anos, se dedica à reparação automóvel. Primeiro a trabalhar por conta doutrem, foi em 2015 que decidiu estabelecer-se por conta própria.

António Rijo refere que dedica-se “a todos os serviços de reparação automóvel, havendo uma parceria entre as diversas empresas do ramo”.

De acordo com o mecânico, “a maioria das pessoas que tem viaturas para arranjar pede sempre primeiro um orçamento para saber com o que conta”.

A RijoAuto funciona das 8.30 às 13 horas e das 14.30 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, na Zona Industrial de Elvas.

Morreu o mentor da Expo 98: António Mega Ferreira

Morreu esta segunda-feira, 26 de dezembro, o escritor, jornalista e mentor da Expo 98, António Mega Ferreira, aos 73 anos, em Lisboa.

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, lamentou, com “profunda tristeza”, a morte do escritor, lembrando que “foi um pensador de rasgo cosmopolita”, personalidade que deixa “uma marca indelével na sociedade portuguesa”.

“Foi um extraordinário intelectual público e um brilhante gestor cultural, uma combinação absolutamente incomum e que o distingue no panorama cultural português”, afirmou o ministro, em comunicado.

“Escritor, ensaísta, tradutor, jornalista, gestor, a sua ação ficou também marcada pela ambição que colocou em tudo o que fez. Por tantas razões, deixa um grande legado ao País e permanecerá como exemplo. À família e amigos apresentam-se sentidas condolências”, lê-se ainda no referido comunicado.

Já são conhecidos os cartéis da Feira Taurina de Olivença

A Fusão Internacional para a Tauromaquia (FIT) apresentou, na passada sexta-feira, dia 23, os cartéis da Feira Tauromáquica de Olivença 2023, a decorrer entre 3 e 5 de março.

A feira é composta por quatro festividades: duas corridas de touros, uma corrida mista e uma novilhada com picadores.

Por esta ocasião, comemora-se o 25º aniversário da alternativa de Julián López “El Juli”, um dos toureiros que mais vezes fez o paseíllo na praça de Olivença.

No dia 4 de março (sexta-feira), pelas 17h30 (hora local), há novilhada da ganadaria Talavante para os novilheiros com picadores Carlos Domínguez, Sergio Sánchez e Tristan Barroso.

No dia 5 (sábado), pelas 17h30 (hora local), Julián López  “El Juli”, Alejandro Talavante  e Emilio de Justo enfrentaram um curro de touros de Domingo Hernández.

No dia 6 (domingo), ao meio-dia (hora local), decorre uma corrida mista, com dois touros de María Guiomar Cortés de Moura para Diego Ventura e quatro touros de Victorino Martín para Antonio Ferrera e Leo Valadez. Também nesse mesmo dia, pelas 17h30 (hora local), José María Manzanares, Roca Rey e Pablo Aguado enfrentam touros de Núñez del Cuvillo.

O pregão esteve a cargo do jornalista Enrique Romero, do Canal Sur, sendo que marcaram ainda presença na apresentação dos cartéis, entre outros, o presidente de la Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara e o alcaide de Olivenza, Manuel González Andrade.

A partir de 27 de dezembro, os bilhetes podem ser comprados via online, em www.fitauromaquia.com.

Microplásticos encontrados em leite materno no “Ambiente em FM”

Investigadores italianos encontraram, pela primeira vez, microplásticos em leite materno, uma descoberta preocupante tendo em conta possíveis impactos na saúde dos bebés, que ainda não são claramente percetíveis.

Sobre este assunto, José Janela, da Quercus esclarece, na edição desta semana do programa Ambiente em FM, que “os químicos possivelmente estavam contidos nos alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal que foram consumidos pelas mães lactantes podem ser transferidos para o filho, exercendo potencialmente um efeito tóxico.

Em 2020, “os mesmos investigadores italianos já tinham detetado microplásticos em placentas, e vários estudos já encontraram estas partículas em pulmões, fezes humanas ou no sangue”.

Apesar destas descobertas, os responsáveis pela investigação garantem que “a amamentação continua a ser a melhor forma de alimentar um bebé”, revela José Janela, adiantando que os cidadãos devem ser sensibilizados “para pressionar os políticos a promoverem leis que reduzam a poluição”.

Os microplásticos encontrados em leite materno, pos investigadores italianos é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”.

Comandante do RC3 quer manter ligação entre regimento e civis

O coronel Simões de Azevedo é o novo comandante do Regimento de Cavalaria nº3 de Estremoz, sucedendo no cargo ao coronel Peralta Pimenta.

Em declarações à Rádio ELVAS, o novo comandante do RC3 garante que, “numa primeira fase, o objetivo passa por conhecer a realidade do regimento para depois tomar decisões, de acordo com as necessidades”.

Por outro lado, o coronel assegura que pretende manter “a ligação, muito enraizada, entre o regimento e a população de Estremoz”. Atualmente, “o RC3 tem 172 funcionários, dos quais nove são civis e 163 são militares”., de acordo com o Coronel Simões de Azevedo.

A cerimónia, presidida pelo comandante das Forças Terrestres, tenente-general Mendes Ferrão, contou com as presenças do comandante da Brigada de Reação Rápida, brigadeiro-general Ferreira Duarte e de entidades civis.

Comprar no comércio de Estremoz dá direito a prémios

Em Estremoz, neste Natal, comprar no comércio local vai dar prémios e apoiar a economia. A Câmara Municipal de Estremoz está a promover, desde o passado dia 18 de novembro, a campanha de dinamização do comércio local “É Natal no Comércio Local”.

Cerca de 40 estabelecimentos comerciais participam nesta iniciativa que decorre até 6 de janeiro, onde, por cada 15 euros em compras no comércio local, é entregue uma senha de participação, que vai a sorteio em 12 de janeiro de 2023.

A autarquia estremocense realçou que a iniciativa “tem como principal objetivo incentivar as compras no comércio local tradicional no concelho de Estremoz”. A autarquia referiu ainda que esta iniciativa “procura, em simultâneo, atrair novos clientes na época festiva do Natal”.

Neste Natal, quem participar na iniciativa “É Natal no Comércio Local”, em Estremoz, e comprar no comércio local, pode ganhar vouchers para utilizar no próximo ano.

Acesso à Zona Industrial de Campo Maior em concurso público

Já foi lançado o concurso público para a obra da melhoria de acessibilidade à Zona Industrial de Campo Maior, pela variante a poente, podendo iniciar-se ainda no primeiro semestre de 2023, segundo o presidente da Câmara, Luís Rosinha.

Esta obra, de sete milhões de euros, revela o autarca, é “importante” e há muito “ambicionada”, com os constrangimentos a nível ambiental “praticamente resolvidos”. Com esta intervenção, irá conseguir-se retirar muito trânsito de veículos pesados da estrada nacional 373, entre Campo Maior e Elvas. “Passaremos a ter aqui uma artéria que trará benefícios também em termos do tempo de deslocação, a quem vai para Espanha ou vem de Espanha para o nosso país”, assegura.

Sendo uma obra do Plano de Recuperação e Resiliência, Rosinha espera que “o concurso decorra com normalidade” e que em janeiro já haja novidades “sobre um concorrente, para posterior validação do Tribunal de Contas”.

O autarca considera ainda que esta obra, “estruturante” para o concelho, juntamente com a futura Área de Acolhimento Empresarial, poderá vir a dar “uma dinâmica ainda mais interessante”, do ponto de vista industrial, a Campo Maior.

Mais de 1600 excessos de velocidade na Operação “Natal e Ano Novo”

No âmbito da Operação “Natal e Ano Novo”, a Guarda Nacional Republicana (GNR) fiscalizou 28.389 condutores, dos quais, 217 conduziam com excesso de álcool e, destes, 107 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 65 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 5404 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se 1680 por excesso de velocidade; 406 por falta de inspeção periódica obrigatória; 186 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; 111 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; e 147 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 867 acidentes, dos quais há a registar oito vítimas mortais, 12 feridos graves e 199 feridos leves.

Durante a operação, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização da condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; falta de inspeção periódica obrigatória; manobras perigosas; incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem; e utilização indevida do telemóvel.

Câmara quer requalificar mais um troço do Aqueduto da Amoreira

Um ano e nove meses depois do início da obra de recuperação do Aqueduto da Amoreira, em Elvas, esta primeira fase está prestes a terminar.

Os trabalhos começaram em março de 2021 e resultaram num investimento de 1,9 milhões de euros para requalificar uma extensão de 270 metros, do chafariz do parque de estacionamento em frente ao hotel até ao arco atravessado com o brasão do município.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, “este troço do aqueduto era o que mais preocupava, até porque há automóveis a passar por baixo dos arcos”.

No futuro, a câmara de Elvas pretende, caso surjam fundos nesta área, “apresentar candidatura para requalificar mais um troço do Aqueduto e contaríamos com o monumento requalificado desde a cisterna até à zona onde está o símbolo do cavaleiro”.

A empreitada de recuperação e requalificação do Aqueduto da Amoreira, em Elvas, representou um investimento da Câmara Municipal de Elvas de 1,9 milhões de euros.