Desejo a todos um Bom Natal, à equipa do grupo Alentejo FM , da Rádio ELVAS, Rádio Campo Maior e Rádio Nova Antena, aos nossos ouvintes e aos anunciantes destas três rádios que unem o Alentejo numa só voz.
A União Europeia está muito preocupada com as regiões sem Liberdade dos meios de comunicação social e vai desenvolver um mapa onde se identifica os locais sem rádios ou jornais locais ou regionais.
Este ano, com a ameaça da Rússia e invasão da Ucrânia, um País soberano e independente, e com o silêncio total dos meios de comunicação social livres na Rússia ficou demonstrado quão fácil é manipular e influenciar com propaganda.
Felizmente na nossa democracia, não estamos nesse ponto, mas a existência de meios de comunicação livres em Portugal, e sobretudo no interior do País, é um desafio cada vez mais difícil, devido ao despovoamento. Os censos de 2021 acenderam o alarme para esse grave problema que não teve até ao momento grande resposta.
O nosso papel de informar é fundamental para auxiliar as populações, e na semana passada com as inundações, cortes de estradas e acompanhamento das vítimas das cheias na nossa região, isso voltou a ser evidente.
Só existimos para dar notícias e para fazer companhia, no trabalho, em casa, na estrada, a muitas pessoas sós. Só existimos para fazer parte da vossa vida, caros ouvintes.
Mas o nosso trabalho só é possível, com a ajuda das firmas, empresas e entidades públicas que anunciam os seus produtos, serviços e eventos.
O ano que vem vai ser complicado com a inflação e a subida das taxas de juros, pelo que só nos resta ajustar os orçamentos e dar prioridade ao mais importante.
Acredito que com muito trabalho em 2023, todos podemos ter um ano positivo pelo que termino desejando votos de um excelente ano novo a todos.