Presépio de Playmobil na Casa da Cultura de Elvas

“Presépio. Uma Tradição. Outra interpretação” é o mote para a exposição do presépio elaborado a partir da coleção particular de playmobil do elvense Carlos Martins, que está patente na Casa da Cultura de Elvas.

Foi em 2008, em Sevilha e depois de visitar, nessa cidade espanhola, algo do género, que Carlos Martins teve a ideia de juntar algumas peças de palymobil, que tal como revela, “algumas tinha no sótão e enquadravam-se na temática do presépio, outras não, que acabei por vender, e outras adquiri, então comecei com algo pequeno, mas foi crescendo e, neste momento é uma coleção considerável e está em contínua evolução”.

Este presépio conta com cerca de 1750 peças, revela Carlos Martins, mas a intenção é que continue a crescer. O seu objetivo com esta exposição é mostrar “como, neste caso, um brinquedo, pode voltar a fazer uma ligação com as nossas tradições natalícias”.

O desafio para expor este presépio, que tem dois metros por sete, na Casa da Cultura surgiu por parte do presidente da Câmara, algo que Carlos Martins acolheu e, para si “é um prazer e um orgulho que todos os elvenses e visitantes desfrutem desta mostra”.

Carlos Martins adianta ainda alguns elementos que podem ser vistos neste presépio, revelando que “a temática é a tradicional, com um porto, uma aldeia, o deserto, a anunciação, a fuga do deserto e nascimento, que estão espalhados pelo cenário, que conta também com água, para o tornar mais apelativo e servir de base para os barcos, de forma a dar-lhe vida, contando também com um representação dos trabalhos na época, para lhe dar uma contextualização histórica, para despertar o interesse nos mais jovens, por estas questões”.

O presépio construído a partir da coleção particular de Playmobil do elvense Carlos Martins está patente até 8 de janeiro, na Casa da Cultura de Elvas. O horário é de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas; sábados e domingos, das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas.