O segundo workshop de trabalho em rede do Projeto “InclusivTUR”, dedicado ao tema do Turismo Acessível, promovido pela Accessible Portugal, pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, teve lugar no passado dia 15 de dezembro, no Palácio D. Manuel, em Évora.
O workshop de encerramento, que contou com a presença do chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Eduardo Luciano, deu especial enfâse à entrega de um KIT Multiformato por Município que, no caso de Viana do Alentejo, irá estar disponível no Castelo de Viana do Alentejo, com informação de promoção turística personalizada em escrita simplificada, braille e imagens de relevo e linguagem gestual portuguesa.
Recorde-se que o “InclusivTUR” é um projeto de promoção do turismo acessível e inclusão social que incide na qualificação da oferta e da procura turística, na desmistificação dos preconceitos e estereótipos sobre pessoas com deficiência, para além do desenvolvimento do potencial turístico da região central do Alentejo.
A escolha do Castelo de Viana do Alentejo resulta de um relatório efetuado sobre as principais dificuldades encontradas no espaço que, a partir de agora, dispõe de um kit com informação em braille ou com recurso a áudio-guia para pessoas cegas ou com deficiência cognitiva.


O período para submissão de candidaturas ao apoio temporário excecional ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) decorre até dia 13 de janeiro, segundo informação do Ministério da Agricultura.
Os serviços da Associação de Futebol (AF) de Portalegre vão estar encerrados quatro dias, nesta época festiva que se aproxima.
O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia era de 158,69 milhões de metros cúbicos, na leitura feira às 9 horas desta quarta-feira, dia 21 de dezembro, pela Associação de Beneficiários do Caia.
A Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Alentejo tem disponível, online, um formulário, para levantamento e registo de prejuízos causados aos agricultores pela intempérie ocorrida no distrito de Portalegre, nomeadamente nos concelhos de Campo Maior, Arronches, Monforte, Fronteira e Sousel.
Os utentes do lar Júlio Alcântara Botelho, em Elvas, assinalaram o Natal na passada sexta-feira, dia 16 de dezembro.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, comemora hoje, 21 de dezembro, 80 anos de vida, e a vereadora Paula Calado os seus 52 anos.
O salão da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, foi ontem à noite, 20 de dezembro, palco para uma atuação da jovem Maria Leonor Abreu.
A Organização das Nações Unidas, em 1998, avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A partir dessa data, no dia 3 de dezembro passou a comemorar-se anualmente, os direitos das pessoas com deficiência.
A segunda edição do concurso “É natal no comércio local” está a decorrer, até dia 31, no concelho de Borba.
Nesta altura de Natal e a pensar naqueles que tudo têm perdido na guerra, a Paróquia de Santa Luzia, em Elvas, está a promover uma recolha de bens para entregar na Ucrânia.
Ricardo Pinheiro e Eduardo Alves visitaram as zonas de Campo Maior mais atin gifas pela cheia. Os deputados da Assembleia da República foram acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, e presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo.
O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, esteve reunido, no final da semana passada, com o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, o diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, José Godinho Calado, e um grupo de agricultores locais, afetados pelas cheias.
“Penso que, durante esta semana, todos os agricultores poderão fazer um mapa das suas despesas e o mesmo será enviado para a direção regional de Agricultura”, acrescenta o autarca.
Um apostador no estrangeiro venceu um prémio de quase 52 milhões de euros, depois de ter acertado na chave vencedora do sorteio de ontem, 20 de dezembro, do Euromilhões.
O elvense Pedro Zagalo lançou o seu primeiro disco a solo, intitulado “Outra Avenida”.