Distrito de Portalegre tem projetos candidatos a prémio de reciclagem

As comunidades de Alter do Chão e Portalegre responderam positivamente ao desafio lançado pela Sociedade Ponto Verde e integram a lista de candidaturas ao prémio “Junta-te ao Gervásio”.

No total são quatro os projetos na área da Reciclagem e da Economia Circular desenvolvidos no distrito de Portalegre que foram inscritos em duas das três categorias deste concurso, “Cidadania Social” (1) e “Juntas de Freguesia (3).

A sensibilização dos caçadores para que mantenham limpos os locais definidos para a caça e o incentivo às boas práticas ambientais; ou a sensibilização e consciencialização de estudantes para ajudar a preservar o planeta são algumas das iniciativas que se encontram entre este grupo de projetos.

Recorde-se que o prémio “Junta-te ao Gervásio” é promovido pela Sociedade Ponto Verde com o objetivo de distinguir o que de melhor se faz dentro das comunidades locais e dar visibilidade às boas práticas na área da Reciclagem de embalagens e da Economia Circular, uma vez que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.

Nesta primeira edição, a Sociedade Ponto Verde recebeu um total de 173 candidaturas, das quais 60 integram a categoria “Cidadania Social” (pessoas singulares), 58 a categoria “Juntas de Freguesia” e 55 a categoria “Entidades de Proximidade” (associações e organizações).

Terminado este período de candidaturas, inicia-se agora a fase de avaliação de todos os projetos pelo ISCTE Executive Education que, enquanto Knowledge Partner do Prémio, vai selecionar o grupo de 15 finalistas de onde vão ser eleitos os grandes vencedores e anunciadas as menções honrosas, após seleção pelo júri do “Junta-te ao Gervásio”.

O caráter inovador do projeto, o seu impacto económico, social e ambiental na comunidade local, e o facto de incentivar a prática da reciclagem de embalagens são alguns dos critérios considerados para a atribuição dos prémios.

Os vencedores de cada categoria vão ser conhecidos numa cerimónia, que vai acontecer em Lisboa, no final de janeiro do próximo ano.

Na categoria “Juntas de Freguesias”, ao 1º lugar será entregue como prémio uma escultura inédita da autoria da artista plástica Cristina Rodrigues, que está a ser criada a partir de milhares de embalagens e sobras de plástico, para instalação na localidade vencedora. Haverá ainda lugar a 9 menções honrosas.

Já para as categorias “Entidades de Proximidade” e “Cidadania Social”, está previsto um top 3 com atribuição de prémios monetários que perfazem um total de 15.000€, destinados a novos projetos ou a dar continuidade aos projetos desenvolvidos neste âmbito, além de menções honrosas, duas em cada categoria.

“O balanço que fazemos desta primeira edição do ‘Junta-te ao Gervásio’ é bastante positivo. Incentivámos os portugueses a partilharem os seus projetos na área da Reciclagem, desde que feitos em benefício das suas comunidades, e o que verificamos é que há trabalho feito de grande qualidade e com um empenho notável das forças vivas locais,” refere Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

“A SPV dá, assim, continuidade ao trabalho de proximidade que tem vindo a estabelecer com as comunidades em todo o território nacional. Vamos agora entrar numa nova fase, cabendo ao júri a tarefa de selecionar os vencedores. Além dos prémios pecuniários, vamos oferecer uma obra de arte inédita à Junta de Freguesia que mais se destacar na sua categoria. É um prémio que sensibiliza para a Reciclagem e para o problema da poluição dos oceanos, já que é construído a partir de várias centenas de embalagens de plástico”, conclui Ana Trigo Morais.

O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é promovido pela Sociedade Ponto Verde e conta com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e com o ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.

PSP de Elvas apoia população como agentes de proteção civil

Diversos polícias da Divisão Policial de Elvas da Polícia de Segurança Pública (PSP) estiveram no apoio à população, enquanto agentes de proteção civil.

As ações foram, preferencialmente, viradas para o desentupimento dos esgotos da água da chuva, para prevenir inundações, como mostramos na fotografia ao lado captada no Bairro de São Pedro.

Este apoio à população teve lugar, em especial, nas terça e quarta-feira desta semana, quando foi mais intensa a queda de chuva no concelho de Elvas e na região.

Rui Jesuíno apresenta segundo volume de “Elvas Antiga” no sábado

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo acolhe este sábado, dia 17 de dezembro, a apresentação do livro de Rui Jesuíno “Elvas Antiga – Volume II”, a partir das 18 horas.

A sessão tem lugar na Sala Públia Hortênsia de Castro e conta com a presença do autor, técnico superior do Município de Elvas, e da editora BooksFactory.

Arkus reúne “maior número de crianças” a tocar ronca

A associação juvenil Arkus vai reunir amanhã, 16 de dezembro, no Coliseu José Rondão Almeida, “o maior número de crianças a cantar e tocar ao menino com recurso ao instrumento típico do Natal de Elvas, a ronca”.

O início da atividade, inicialmente prevista para a Praça da República, e alterada devido às condições meteorológicas, está marcado para as 10h30.

Coração Delta promove colheita de sangue esta sexta-feira

As instalações do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior, vão acolher uma colheita de sangue esta sexta-feira, dia 16, promovida pelo Coração Delta – Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro.

A dádiva poderá ser feita entre as 9 horas e as 13h15. Os dadores deverão ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, ser saudáveis e ter hábitos de vida saudáveis.

Ter o pequeno-almoço tomado e não comparecer em jejum são outras condições imprescindíveis para concretizar a dádiva.

Para colaborar com esta colheita de sangue bastará comparecer no Centro Educativo Alice Nabeiro, podendo ainda os dadores fazer a sua inscrição prévia no site www.coracaodelta.com.

Homem de 57 anos detido em Estremoz por violência doméstica

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas, deteve, na passada segunda-feira, dia 12 de dezembro, um homem de 57 anos, por violência doméstica, no concelho de Estremoz.

No seguimento de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda “apuraram que o suspeito exercia violência psicológica através de injúrias e difamação à vítima, sua ex-companheira de 60 anos. Foi possível apurar, ainda, que existiram episódios de ameaças e perseguição por parte do suspeito, tendo causado medo e inquietação na vítima. Após diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção”, revela a GNR em comunicado.

O suspeito, presente no Tribunal Judicial de Estremoz, viu-lhe ser aplicadas as medidas de coação “de proibição de contactos com a vítima e familiares desta, por qualquer meio ou forma, proibição de se aproximar da vítima até 500 metros, controlado por pulseira eletrónica, proibição de adquirir armas e imposição de entregar no prazo de 24 horas as que tiver na sua posse”, lê-se ainda no referido comunicado.

A GNR lembra ainda que a violência doméstica “é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:

– No Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt;

– Via telefónica, através do número de telefone: 112;

– No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;

– Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;

– Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.”

Festa de Natal da Câmara e Junta em São Vicente

Foto: Hélio Roldão

A Junta de São Vicente e Ventosa ofereceu, esta quarta-feira, 14 de dezembro, às crianças do jardim de infância e do primeiro ciclo da freguesia, um lanche, bem como as habituais prendas de natal.

Na mesma ocasião, a Câmara Municipal de Elvas fez também a entrega das suas prendas às crianças.

A iniciativa decorreu no salão da Junta de Freguesia, onde compareceram o presidente da Câmara Municipal, José Rondão Almeida, a vice-presidente, Anabela Cartas, e o presidente da Junta de Freguesia, João Charruadas. A animação da festa esteve a cargo da Gota d’Arte.

Crianças da creche “Sítio dos Pequenotes” recebem prendas de natal

As crianças da creche “Sítio dos Pequenotes”, pertencente à APPACDM de Elvas, receberam ontem, 14 de dezembro, as suas prendas de natal.

As prendas foram oferecidas pela Câmara Municipal de Elvas e da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova.

Estiveram presentes nesta festa, para além da vice-presidente da Câmara de Elvas, Anabela Cartas, o presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho, bem como o presidente da direção da APPACDM de Elvas, Luís Mendes.

Alunos de Alcáçova desejam as Boas Festas na Rádio ELVAS

As crianças da Escola Básica de 1º Ciclo (EB1) de Alcáçova, em Elvas, encheram na manhã desta quinta-feira, 15 de dezembro, o estúdio da Rádio ELVAS para, através dos nossos microfones, desejar as boas festas a todos os ouvintes.

Durante a emissão da manhã de Discos Pedidos, conduzida por Carlos Lascas, as crianças, e numa altura em que estão prestes a entrar no período de férias, tiveram ainda oportunidade de cantar um tema dedicado a esta quadra festiva.

Acompanhadas das respetivas professoras e assistentes operacionais, os alunos distribuíram ainda alguns postais, feitos por eles.

Campo Maior: mau tempo corta trânsito no Caminho Municipal 1113

O Caminho Municipal 1113, a chamada Estrada do Bicho, em Campo Maior, está cortado ao trânsito, devido ao colapso de uma passagem inferior provocado pelo mau tempo que se fez sentir nos últimos dias.

Uma ocorrência para a qual os bombeiros de Campo Maior foram chamados durante a tarde de ontem, 14 de dezembro, segundo revela o comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, Paulo Moreiras. “Terá desabado pela saída das terras que suportavam essa mesma estrada, com origem no excesso de água que se fez sentir em Campo Maior”, explica.

A circulação encontra-se agora interdita e sinalizada para o efeito. “Não sei ainda qual será a previsão de abertura da mesma, sendo que essa responsabilidade já está entregue ao Município de Campo Maior”, adianta Paulo Moreiras.

Interditos encontram-se agora também os acessos a algumas propriedades rurais, não sendo, segundo o comandante, nenhuma delas casa de primeira habitação.

O Município de Campo Maior está agora a trabalhar no sentido de repor a normalidade e a circulação no Caminho Municipal 1113 o mais rapidamente possível.

Europe Direct Alto Alentejo questiona jovens sobre trabalho da UE

O Europe Direct Alto Alentejo está a promover um questionário, dirigido aos jovens, entre os 18 e 35 anos, com o objetivo de perceber quais as suas expectativas sobre a União Europeia.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, explica que este questionário “pretende aferir as expectativas dos jovens, na região, naquilo que deve ser o trabalho da União Europeia para os seus objetivos, se é um maior apoio na criação do próprio emprego, no combate à desinformação, apoio às zonas rurais, queremos é que sejam os jovens a dizer-nos isso”.

Este é um inquérito anónimo, revela Ana Pereira, adiantando que no final do ano, “o relatório deste questionário será enviado para a Comissão Europeia, para que esta tenha uma perceção, no Alto Alentejo, das necessidades que os jovens consideram ser mais importantes ver respondidas, nos próximos anos”.

Questionário aos jovens, sobre as expectativas da União Europeia é o tema em destaque no programa desta semana, Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast abaixo:

“(Des)Qualificações” em debate em iniciativa do IEFP em Portalegre

A Delegação Regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem vindo a promover, desde segunda-feira, 12 de dezembro, a Semana das Qualificações, no Serviço de Formação Profissional de Portalegre. O objetivo da iniciativa é, acima de tudo, “realçar a importância da formação profissional na sub-região do Alto Alentejo”.

O programa desta quinta-feira, dia 15, inclui a conferência (Des)Qualificações – Impactos no Desenvolvimento da Região, composta por dois painéis que integram associações empresariais, sindicatos, ensino superior, CCDRA e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Segue-se uma conferência pelo professor Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, que contará com a presença do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.

Queda de muro mata animais e deixa em risco 120 pombos-correio de competição

O desabamento de um muro na sede da Sociedade de Instrução e Recreio (SIR), no centro histórico de Elvas, provocado pelo mau tempo, acabou por resultar na morte de alguns animais, havendo 120 pombos-correio de competição em risco.

José Agostinho, o proprietário destes pombos, preocupado por não conseguir tratar dos seus animais, revela que, com a chuva de ontem, deu-se o desabamento do terreno. “A água entrou por cima, foi-se acumulando e deu-se o desabamento”, começa por explicar.

Um cabrito e alguns pombos acabaram por morrer, sendo que José Agostinho só quer agora tratar dos restantes animais, mas não tem acesso à entrada do quintal em causa, que tem alugado há cerca de 15 anos à SIR.

José Agostinho revela ainda que “um engenheiro da Câmara Municipal de Elvas” já esteve no local, tendo-lhe dito que, por enquanto, “não podia fazer nada”.

 

Férias de Natal da Câmara de Portalegre para crianças e jovens

O Município de Portalegre organiza, entre amanhã, 16 de dezembro, e o próximo dia 30, uma nova edição do programa de Férias Desportivas “Pratica +”.

Dirigida a crianças e jovens, entre os dez e os 15 anos, a iniciativa decorre entre as 9 e as 17 horas, com interrupção para almoço, no Pavilhão da Escola Mouzinho da Silveira.

Segundo o vice-presidente da Câmara de Portalegre, António Casa Nova, trata-se de uma iniciativa que já foi desenvolvida em outras ocasiões e que se resulta de uma “simbiose”, em que, por um lado, se ocupam os jovens durante esta pausa letiva e, por outro, os clubes e associações do concelho, que promovem as atividades, recebem um subsídio.

“Já fizemos isto na altura das férias escolar da Páscoa, foi um êxito e vamos repetir. Acho que vamos atingir o limite de inscrições. É uma maneira dos jovens estarem ocupados, enquanto os pais estão a trabalhar”, acrescenta António Casa Nova.

A Escola de Artes do Norte Alentejano, a Banda Euterpe e vários clubes desportivos de Portalegre são parceiros do município neste programa de ocupação dos tempos livres dos mais novos, por esta altura de natal.

Com um programa diversificado, o “Pratica + – Férias Desportivas de Natal” promete momentos com muita animação, convívio e desporto.

Sousel: cerca de 50 famílias com “muitos danos” em Santo Amaro

O mau tempo e as inundações no concelho de Sousel deixaram cerca de 50 famílias da freguesia de Santo Amaro com os seus bens totalmente danificados, segundo o presidente da Câmara Municipal, Manuel Valério.

Apesar dos estragos feitos em todo o concelho, Santo Amaro foi a localidade que mais preocupação causou, até porque pela freguesia “passa um ribeiro”. Emocionado, Manuel Valério, que desde logo que foi para o terreno, revela que se enfrentaram horas “de muita ansiedade”.

Em algumas habitações, adianta o autarca, a água chegou “aos dois metros e meio de altura”. “Para nossa realidade do Alentejo, onde muitas das casas não têm primeiro andar, vejam como pode ter sido a vida daquelas pessoas”, acrescenta. Ainda assim, não houve qualquer vítima mortal a registar.

Por outro lado, Manuel Valério revela ainda estar preocupado com uma estrada do concelho. “Temos uma estrada que nos preocupa muito, porque é a principal via de acesso da sede do concelho à IP2, com destino à capital de distrito. Todos os dias a circularem ambulâncias para salvarem vidas de pessoas, é uma grande preocupação para nós”, remata.

Elvense Jorge Bolas promovido a major-general da GNR

O elvense Jorge Ludovico Bolas foi promovido a major-general na Guarda Nacional Republicana (GNR).

O militar é natural de Santa Eulália, no concelho de Elvas, tem 49 anos, foi aluno interno no Instituto Militar dos Pupilos do Exército entre 1982 e 1991, é licenciado em Ciências Militares, pela Academia Militar, na especialidade da GNR, tem um vasto currículo académico, sendo ainda perito em Contraterrorismo do CEPOL, para o Médio Oriente e Norte de África, e auditor em Segurança Interna.

O militar ingressou no quadro permanente da GNR em 1991; comandou o Comando Territorial do Porto, depois de, entre outros, ter comandado o Comando Territorial de Castelo Branco; o Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE); de Destacamento, Oficial de Operações, Chefe da Secção de Operações e Informações e Chefe da Secção de Investigação Criminal na Brigada Territorial n.º 2, o Pelotão de Operações Especiais e ter assessorado o  Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna.

A Rádio ELVAS deseja as maiores felicidades ao major-general Jorge Bolas no desempenho das suas funções.

Alarme gerado com possível rotura da Barragem das Hortinhas “é infundado”

Nos últimos dias, a alegada possibilidade de uma rotura da Barragem das Hortinhas, junto à Aldeia de Pombal, na Calçadinha, em Elvas, gerou algum alarme nos residentes da zona da Ribeira do Cêto, por se dizer que estaria em risco de ruir e libertar uma grande quantidade de água para a ribeira, que tem apresentado um caudal muito acima do normal, informação que o proprietário da barragem assegura ser “infundada”.

O próprio presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, garante que, de “um momento para o outro”, esta barragem pode causar “problemas graves”. “A nossa engenharia esteve lá, vamos ver se a barragem aguenta. Tudo aquilo que temos de fazer é prevenir as pessoas”, adianta o autarca.

Já o presidente da Junta da Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho, que esteve no local, revela que está tudo “normalizado” e que a informação de que a barragem estaria a ruir gerou “o caos”. “Falei com pessoas que residem ali perto, dei conhecimento aos Bombeiros e à Proteção Civil, mas penso que está tudo normalizado”. Ainda assim, José Galguinho assegura que, com a ribeira “a deitar água fora”, a preocupação tem sido grande, porque “há muitos bairros, muitas moradias junto à Ribeira do Cêto”.

Perante esta situação de alarme, o proprietário da Barragem das Hortinhas, Sebastião Ortigão Costa, assegura mesmo que esta barragem é “uma mais-valia” para as casas construídas na margem da ribeira. A barragem “retém a água que escorre toda, só sai pelo descarregador, em função da capacidade que ela tem de descarga, e isso, obviamente, que diminui o caudal da ribeira. Se não existisse uma barragem a montante, com certeza que, nestas chuvas, o caudal teria sido muitíssimo mais elevado e provavelmente teriam os devidos danos, que neste caso foram evitados”, assegura.

Segundo Ortigão Costa, a barragem descarregou “com cerca de 50 a 70 centímetros por cima do descarregador”, que tem “cerca de três metros de altura”. “Ainda haveria dois metros mais para a barragem descarregar”, acrescenta. A barragem tem ainda “um outro sistema alternativo de segurança”, que é “uma descarga de fundo, que em qualquer momento pode ser aberta e accionada”.

Sebastião Ortigão Costa “estranha e lamenta” as afirmações que dão conta que a barragem estaria a ruir: “só podem ser de pessoas que não têm conhecimento nenhum do assunto e claro que gera um alarme completamente infundado nas pessoas”.

Estrada Elvas – Campo Maior continua encerrada

A estrada nacional 373, no troço entre Elvas e Campo Maior, continua encerrada ao trânsito de veículos. A causa desta medida foi a ruína da via, a partir da terra arrastada, numa berma, por baixo do alcatrão, por causa da chuva intensa da manhã da passada terça-feira.

A estrada entre Elvas e Campo Maior é muito utilizada por veículos pesados, na ligação entre a fronteira do Caia e Portalegre, pela impossibilidade de utilização do túnel de Santa Eulália. Assim, em face desta restrição de circulação, os camiões têm sido obrigado a encontrar percursos alternativos mais longos.

Túnel de Santa Eulália ainda sem trânsito

A reposição do trânsito automóvel no túnel de Santa Eulália, entre esta localidade e São Vicente, na estrada de Elvas para Arronches, ainda não se verificou. O túnel mantém-se fechado na manhã desta quinta-feira, dia 15.

Esta medida foi tomada ainda na madrugada do passado dia 13 (terça-feira), pelo transbordo da Ribeira do Torrão que, tal como a estrada, passa num túnel por baixo da linha de caminho-de-ferro.

Por estes dias e em alternativa, a ligação entre Elvas e Arronches tem sido feita, preferencialmente, pelo trajeto Vedor – Barbacena – Santa Eulália

Água da Barragem do Caia sobe meio metro em 24 horas

O nível da água armazenada na albufeira da Barragem do Caia subiu 47 centímetros em 24 horas, entre as nove da manhã de quarta-feira, dia 14, e a mesma hora desta quinta-feira, 15 de dezembro. Os dados são da Associação de Beneficiários do Caia.

Em termos de volume de água, a Barragem do Caia já tem armazenados 145 milhões de metros cúbicos, que corresponde a 76% do seu máximo; nas últimas 24 horas, a albufeira ganhou sete milhões de metros cúbicos.

A precipitação registada no posto de observação meteorológica instalado na barragem, entre os concelho de Elvas e Campo Maior, foi de 11 litros de chuva por metro quadrado, ao longo das 24 horas de dia 14, quarta-feira.

Mau tempo resulta em prejuízos “incalculáveis” em Monforte

Depois de ter pasado por Campo Maior, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitou ontem, 14 de dezembro, o concelho de Monforte que, segundo o presidente da Câmara, Gonçalo Lagem, ficou “muito impressionada” com a força das águas que fez colapsar quatro estradas.

O município vai agora ter de intervir “o mais urgente possível” nestas quatro estradas, três delas municipais e uma nacional. “Os percursos alternativos fazem com que, quem usa aquelas estradas diariamente, façam mais de 140 quilómetros por dia”, revela Gonçalo Lagem, lembrando os elevados preços dos combustíveis. Por isso mesmo, o autarca considera que também essas pessoas deviam ser ajudadas e “postas na equação”.

Com prejuízos “incalculáveis” em todo o concelho, Gonçalo Lagem adianta que Vaiamonte foi a freguesia mais afetada pelo mau tempo, com, entre dez a 12 casas inundadas. “Muitas delas com prejuízos significativos, com bens, mobiliário e eletrodomésticos danificados”, acrescenta.

Outro grande prejuízo, e muito abrangente, diz ainda o presidente, diz respeito à agricultura, transversal a todo o concelho. “Houve culturas destruídas, estações de bombagem completamente perdidas, que foram nas cheias, vacas e ovelhas a flutuar na ribeira, cercas completamente arrastadas, culturas perdidas”, enumera  os estragos.

Gonçalo Lagem garante ainda que, num curto prazo, o município tenciona iniciar as obras nas estradas, adiantando que a situação das pessoas que se encontravam isoladas já começa a ser “regularizada”.

Os prejuízos no concelho de Monforte, provocados pelo mau tempo, rondam entre os seis a oito milhões de euros, sem incluir a agricultura.