Vila Viçosa tem apoio do Estado Maior das Forças Armadas para a candidatura à Unesco

O Município de Vila Viçosa assinou um protocolo de colaboração com o Estado Maior General das Forças Armadas Portuguesas no âmbito da candidatura de Vila Viçosa a Património da Unesco. A cerimónia decorreu na tarde do feriado, 8 de dezembro, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Segundo o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, este protocolo permite a ajuda do Estado Maior General das Forças Armadas “na realização de eventos, disponibilização de bens e terrenos do Exército, organização de colóquios em conjunto por exemplo. É importante esta colaboração pois, a candidatura não incluía esta vertente militar, tal como outras vertentes, como o culto a nossa senhora e a coroação de nossa senhora como Rainha de Portugal e ainda outros contributos, como é o caso da Casa de Bragança que se junta na candidatura, somando aspecto importantes que não faziam parte da nossa candidatura”.

Inácio Esperança explica para que serve e qual é o objetivo da candidatura de Vila Viçosa à Unesco, “uma vez que as pessoas podem perguntar-se para que serve, já se gastou tanto dinheiro desde 2001. No fundo a candidatura só faz sentido se envolver as pessoas e as instituições e o Estado, no sentido de preservar algo que é único em Portugal e no mundo”

O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Portuguesas, Almirante António Silva Ribeiro destaca a “importância da colaboração entre o Município e as Forças Armadas para a candidatura de Vila Viçosa, já que se criou a possibilidade de haver colaboração das Forças Armadas com a Candidatura, veja que Nuno Alvares Pereira saiu de Vila Viçosa com 1.500 homens para a Batalha de Aljubarrota”. O Almirante acrescentou ainda que Vila Viçosa “está intimamente ligada à existência de Portugal, pois na realidade é o Duque de Bragança que se transformar no líder português que se vai tornar no rei D. João IV e que vai ser o comandante supremo das forças armadas. Vamos poder integrar os momentos relevantes da historia militar portuguesa que possam ajudar a candidatura”

Vila Viçosa conta agora com o apoio do Estado Maior General das Forças Armadas Portuguesas para a candidatura de Vila Viçosa a Património da Unesco

Concerto com Trio de Madeiras no dia 9 em Vila Viçosa

Sob a direção musical do maestro, clarinetista e pedagogo António Saiote, o Trio de Madeiras (clarinete, flauta e fagote), formação única no panorama musical português pela excelência dos músicos que a integram, apresenta dia 9 de dezembro, na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, um concerto com obras de compositores tão diversos como Beethoven, Poulenc, Françaix, Villa-Lobos, Koechlin e Kummer.
O Trio de Madeiras é formado por António Saiote, no clarinete, Anabela Malarranha, na flauta, e Lurdes Carneiro, no fagote. Os concertos da Fundação da Casa de Bragança acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês, exceto o de Dezembro, que tem sempre lugar antes do Natal, na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, às 21 horas, com entrada livre.

Animação na Casa das Barcas nas manhãs de sábado

O Mercado Municipal da Casa das Barcas, em Elvas, vai estar animado aos sábados, entre as 9.30 e as 13 horas, desde 10 de dezembro a 7 de janeiro. Assim, o Mercado de Natal é promovido pela Câmara Municipal de Elvas e integrado na iniciativa Elvas Cidade Natal, com a presença de grupos do concelho.

A 10 de dezembro, atua o grupo Voz Amiga da Terrugem; no dia 17, apresenta-se o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa; a 24 de dezembro, a animação é com o grupo de Roncas de Elvas; no dia 31, atuam os alunos da Gota D’Arte; por fim, a 7 de janeiro, a animação é feita do Grupo de Cantares os Santos Reses, de Barbacena.

O Mercado da Casa das Barcas abre às 7 horas e, segundo a Câmara Municipal, este Mercado de Natal é “uma forma de trazer animação a este espaço comercial nesta quadra natalícia”; por isso, é feito o convite para “fazer as suas compras e desfrutar de um ambiente animado”.

Primeiros presidentes eleitos em 1976 no distrito homenageados em Arronches

Os primeiros presidentes de câmara, nas Eleições Autárquicas de 12 de dezembro de 1976, no distrito de Portalegre, foram homenageados esta quinta-feira, dia 8, em Arronches.

A iniciativa, organizada pelo Grémio Transtagano, uma associação cívica e cultural do distrito, teve início com uma visita ao Museu de (A) brincar, seguindo-se um almoço.

João Crespo, presidente da Câmara de Arronches revela que esta é uma “homenagem mais do que merecida, a estes homens que foram pioneiros, no poder autárquico, no pós-25 de abril, pelo que desde a primeira hora que o município se associou”.

O autarca revela que, atualmente, “a realidade e os desafios de presidir um município são diferentes, no entanto o objetivo é o mesmo, é estar perto das pessoas e ajudá-las naquilo que são as suas necessidades básicas”.

Um dos ex-presidentes homenageados foi Fernando Emílio Soares, que presidiu a Câmara de Portalegre, a partir de janeiro de 1977, e foi o mais jovem presidente de Câmara de capital de distrito, com 34 anos. Aos nossos microfones adiantou que, “na altura, um grande trabalho teve de ser feito”, classificando a experiência como “extraordinária”.

Comparativamente com os tempos em que foi presidente com a atualidade, Fernando Emílio Soares considerou que “alguns problemas continuam a existir, nomeadamente as necessidades básicas, que ainda existem, e os problemas na cultura e desenvolvimento industrial”.

António Falé Canoa, ex-presidente da câmara de Monforte; João Manuel Pista, ex-presidente da câmara de Alter do Chão  e o comendador Rui Nabeiro, ex-presidente da câmara de Campo Maior, foram os outros homenageados.

Esta homenagem contou ainda com uma mesa redonda, onde participam os ex-autarcas presentes, moderada por Jaime Estorninho, ex-governador Civil de Portalegre, e Sérgio Campos, professor no Instituto Politécnico de Portalegre.

 

Presépio de Playmobil inaugurado na Casa da Cultura de Elvas (c/fotos e vídeo)

“Presépio. Uma Tradição. Outra interpretação” é o mote para a exposição do presépio elaborado a partir da coleção particular de playmobil do elvense Carlos Martins, que foi inaugurada esta manhã de quinta-feira, 8 de dezembro, na Casa da Cultura de Elvas.

Este presépio conta com cerca de 1750 peças, revela Carlos Martins, mas a intenção é que continue a crescer. O seu objetivo com esta exposição é mostrar “como, neste caso, um brinquedo, pode voltar a fazer uma ligação com as nossas tradições natalícias”.

O desafio para expor este presépio, que tem 2 metros por 7, na Casa da Cultura surgiu por parte do presidente da Câmara, algo que Carlos Martins acolheu e, para si “é um prazer e um orgulho que todos os elvenses e visitantes desfrutem desta mostra”.

O presépio construído a partir da coleção particular de Playmobil do elvense Carlos Martins está patente até dia 8 de janeiro, na Casa da Cultura de Elvas. O horário é de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas; sábados e domingos, das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas.

Elvas Cidade Natal já anima Praça da República (c/fotos e vídeo)

“Elvas Cidade Natal” já anima a Praça da República da cidade durante esta manhã de quinta-feira, 8 de dezembro, onde foram algumas as pessoas que se deslocaram até ao coração da cidade para apreciar os atrativos ali disponíveis, para míudos e graúdos.

Aldeia do Pai Natal, Casa dos Duendes e Fábrica dos Brinquedos são algumas das atividades a decorrer no evento “Elvas Cidade Natal”, até dia 8 de Janeiro, na Praça da República de Elvas.

 

Câmara de Monforte prepara atividades para o Natal

Natal é sinónimo de família, união e festa. Um pouco por toda a região, são vários os municípios que têm preparado atividades para os seus munícipes e para os visitantes.

Em Monforte, além da iluminação e decoração de Natal, vai realizar-se “o jantar de Natal do município, um espetáculo para a comunidade escolar e outro para a população em geral”, como nos referiu a vereadora Mariana Mota.

No que diz respeito à iluminação de Natal e poupança de energia, o município optou por “manter a mesma decoração mas durante menos tempo, ou seja, vamos desligar as luzes mais cedo que o habitual”.

As comemorações de Natal vão manter-se dentro dos mesmos moldes em Monforte, com iluminação e decoração de Natal na vila.

Faleceu Joaquim Pegacho

Faleceu esta manhã de quinta-feira, 8 de dezembro, Joaquim Paulo Mália Pegacho, natural de Vila Fernando, aos 52 anos.

Depois de se ter dirigido, ontem, às urgências do Hospital de Santa Luzia de Elvas, com uma dor na perna, foi consultado por um médico e teve alta hospitalar.

Já esta manhã, foi encontrado sem vida, na sua residência. Neste momento, a família aguarda ainda a autópsia, para se apurarem as causas da sua morte.

Joaquim Pegacho era agente principal na Divisão Policial de Elvas, da Polícia de Segurança Pública, onde trabalhava há mais de 20 anos.

À família enlutada, a Rádio ELVAS endereça as mais sentidas condolências.

Em Dia da Imaculada Conceição elvenses visitam Capela

Em Dia da Imaculada Conceição, que se assinala esta quinta-feira, 8 de dezembro, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, nas Portas da Esquina em Elvas, está de portas abertas até às 19 horas.

São alguns os devotos que aproveitam para visitar e rezar, neste local, que habitualmente se encontra encerrado ao público.

No âmbito das celebrações deste feriado religioso, a Confraria de Nossa Senhora da Conceição, em Elvas organizou uma Eucaristia, no Paiol.

Corpo Europeu de Solidariedade financia projetos de voluntariado

A Comissão Europeia abriu candidaturas, até dia 23 de Fevereiro, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade para 2023. O Corpo Europeu de Solidariedade é um programa da UE para jovens que desejam participar em atividades de solidariedade em várias áreas, desde ajudar pessoas desfavorecidas até contribuir para a saúde e a ação ambiental.

Com base no Ano Europeu da Juventude, “as verbas destinam-se a financiar projetos de voluntariado, em todos os países da União Europeia ou mesmo fora”, de acordo com Ana Pereira (na foto), do Europe Direct Alto Alentejo.

As candidaturas destinam-se a associações que recebam jovens voluntários ou a grupos de jovens que pretendem criar projetos de voluntariado”, sublinhou.

As candidaturas, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, terminam no dia 23 de Fevereiro e são o tema da edição desta semana do programa Espaço Europa, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo.

SIR assinala 142 anos de existência (c/fotos e vídeo)

A Sociedade de Instrução e Recreio (SIR), em Elvas, assinala hoje, quinta-feira, 8 de dezembro, os seus 142 anos de existência, com um beberete na sua sede.

Para Andreia Santinhos, da SIR, este “é um dia muito importante para todos os associados”, e recorda que há três anos que não se celebrava um aniversário, sendo “um bom motivo para trazer os sócios, de novo, até à associação”.

Neste momento,” de baterias recarregadas”, revela Andreia Santinhos, a SIR está a pensar “retomar o futsal e a preparar o Carnaval, um evento que nos dá grande gozo fazer, que conta já com 100 inscritos, pelo que as inscrições tiveram de ser encerradas”.

O aniversário contou com a presença de diversos membros que fazem parte desta coletividade, bem como do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Glaguinho, e comendador António Cachola.

Presépios de conchas de Maria José Rijo no Museu de Fotografia

A exposição “Presépios de conchas- retalhos de vida-lembranças de mar” é inaugurada esta quinta-feira, 8 de dezembro, no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, em Elvas.

A mostra da autoria de Maria José Rijo, explica o diretor do Museu, João Carpinteiro, “encerra o ciclo de exposições deste ano, adiantando que esta “é uma grande mostra de presépios inéditos”.

No total, são cerca de 40 presépios em exposição, com registos, feitos à base de elementos do mar, como por exemplo, conchas, contando ainda com um presépio feito à mão em Madeira.

A inauguração desta exposição está marcada para as 15.30 horas no Auditório São Mateus, contando com a atuação das Roncas de Elvas e estará patente até ao final do mês, pelo menos, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 10 às 13 e das 15 às 18.30 horas.

José Sádio: Estremoz vive “crise política inesperada” após chumbo do Orçamento

O Orçamento Municipal de Estremoz para 2023 foi chumbado, recentemente, em sede de reunião de Câmara, pelos partidos da oposição: PSD e MIETZ.

Tendo em conta esta situação, o município convocou uma conferência de imprensa, para esclarecer a população sobre este assunto. O presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, revela que se vive, neste momento e tendo em conta o chumbo do orçamento, “uma crise política em Estremoz, que era de todo inesperada e totalmente dispensável”.

Tendo presente que a Câmara governa sem maioria, recorda o autarca, “a democracia envolve falar com todos, temos noção da importância estratégica e fundamental que é ter um orçamento, pedimos contributos a todos os partidos. O PSD, tal como no ano passado, porque lhe oferecemos pelouros e os rejeitou, combinamos que todos os anos, iríamos reunindo e recolher os seus contributos e ver a exequibilidade, com tempo, pedimos as propostas e foram discutidas, online, uma semana antes, em 12 propostas, nove eram exequíveis, três não eram, explicámos isso, mas em momento algum houve demonstração de intenção de reprovar o orçamento”.

José Sádio explica que, na reunião, “fomos confrontados com a oposição do PSD e MIETZ, uma coligação negativa que nos impede de governar, e o que fiz foi, de forma responsável, apesar de saber que estão reunidas todas as condições reunidas para haver eleições, não o desejo, não por ter receio do que possa acontecer, porque tenho noção do que temos feito, mas mais do que qualquer ganho político é a responsabilidade de saber que parar uma Câmara, como a de Estremoz, por seis meses pode ser trágico para o futuro do concelho”.

Neste momento, já foi enviado de novo o ofício dos vereadores, para que, no prazo de uma semana “digam o que entendem fazer, para viabilizarmos o Orçamento, acrescenta José Sádio.

O autarca diz que “há abertura ao diálogo e à participação e a minha vontade, em prol de Estremoz, é total e estamos abertos a incorporar outros contributos e sugestões, e sendo viáveis, no dia 28, em reunião de Câmara, podemos estar em condições de viabilizar o Orçamento”.

José Sádio diz que, na conferência de imprensa tentou explicar os riscos que se correm pelo facto de o Orçamento Municipal não ser aprovado. “Não podemos afirmar que não há problema em governar sem orçamento, mas há riscos sérios e graves, para o município, que não consegue governar sem o orçamento”.

Presépio Playmobil de Carlos Martins inaugurado esta quinta-feira

“Presépio. Uma Tradição. Outra interpretação” é o mote para a exposição do presépio elaborado a partir da coleção particular de Playmobil do elvense Carlos Martins, que é inaugurada  esta quinta-feira, feriado de 8 de dezembro, na Casa da Cultura de Elvas.

Foi em 2008, em Sevilha e depois de visitar, nessa cidade espanhola, algo do género, que Carlos Martins teve a ideia de juntar algumas peças de Playmobil, que tal como revela, “algumas tinha no sótão e enquadravam-se na temática do presépio, outras não, que acabei por vender, e outras adquiri, então comecei com algo pequeno, mas foi crescendo e, neste momento é uma coleção considerável e está em contínua evolução”.

Este presépio conta com cerca de 1750 peças, revela Carlos Martins, mas a intenção é que continue a crescer. O seu objetivo com esta exposição é mostrar “como, neste caso, um brinquedo, pode voltar a fazer uma ligação com as nossas tradições natalícias”.

O desafio para expor este presépio, que tem dois metros por sete, na Casa da Cultura surgiu por parte do presidente da Câmara, algo que Carlos Martins acolheu e, para si “é um prazer e um orgulho que todos os elvenses e visitantes desfrutem desta mostra”.

Carlos Martins adianta ainda alguns elementos que podem ser vistos neste presépio, revelando que “a temática é a tradicional, com um porto, uma aldeia, o deserto, a anunciação, a fuga do deserto e nascimento, que estão espalhados pelo cenário, que conta também com água, para o tornar mais apelativo e servir de base para os barcos, de forma a dar-lhe vida, contando também com um representação dos trabalhos na época, para lhe dar uma contextualização histórica, para despertar o interesse nos mais jovens, por estas questões”.

A inauguração do presépio construído a partir da coleção particular de Playmobil do elvense Carlos Martins é inaugurada hoje, às 11 horas, na Casa da Cultura de Elvas, onde vai estar patente até 8 de janeiro. O horário é de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas; sábados e domingos, das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas.

PCP “congratula-se” com reposição das Freguesias de Terrugem e Vila Boim

A Comissão Concelhia de Elvas do Partido Comunista Português (PCP), em comunicado enviado à nossa Redação, “congratula-se” com a aprovação por unanimidade pela Assembleia Municipal de Elvas da reposição das Freguesias de Terrugem e Vila Boim.

Para a Comissão esta aprovação significa “o fim da fusão destas freguesias e o regresso às antigas delimitações e respetivas competências administrativas”.

“A extinção das freguesias, fruto de decisões erradas do Governo PSD e CDS nunca devia ter existido tal como o PCP e a CDU sempre defenderam. Passados quase dez anos, é necessário relembrar que se até hoje este processo não foi revertido, deveu-se às ambiguidades do anterior Governo PS”.

“Mesmo agora,  face às iniquidades da Lei, é necessário que a maioria dos deputados na Assembleia da República vote favoravelmente a reposição das freguesias”.

O PCP saúda “as populações que fizeram valer a sua vontade, e garante que tal como os eleitos locais, os deputados do PCP na Assembleia da República sempre estarão disponíveis para lutar por tão justa reivindicação e, votarão favoravelmente à reposição das freguesias e à valorização do Poder Local Democrático, tal como a constituição o prevê”.

AASHE celebra 12 anos com missa e almoço convívio

A Associação de Acção Social Humanitária de Elvas (AASHE) comemora esta quinta-feira, feriado de 8 de dezembro, o seu 12º aniversário, com uma missa em alma dos sócios já falecidos e um almoço convívio.

Reunir os sócios e amigos da associação, garante João Penetra, vice-presidente da direção da AASHE, neste dia de aniversário, num almoço que já se realiza há alguns anos, é o principal objetivo. “Fazemos o melhor possível para os velhotes”, diz, assegurando que a associação tem procurado sempre “chegar onde pode”,

A associação, que esteve quase a fechar portas, vive com algumas dificuldades, dada a falta de apoios. “Os apoios são poucos, mas abrimos todos os dias, cedo, para o pessoal estar ali entretido e passar um bom momento”, remata.

A missa realiza-se pelas 11 horas, na Igreja do Salvador. O almoço está marcado para as 13 horas, no Solar dos Chorões, na estrada da Calçadinha.

CRP da Boa-Fé está de parabéns

O Centro Recreio e Popular (CRP) da Boa-Fé, em Elvas, comemora hoje, dia 8 de dezembro, os seus 64 anos.

O programa comemorativo começa às 9 da manhã, com o hastear das bandeiras, seguindo-se um torneio de matraquilhos e o beberete, marcado para as 18 horas. A missa também se realiza a essa hora e, para terminar, “temos baile com Jorge Gomes”, de acordo com o presidente do CRP, Eduardo Roldão.

Eduardo Roldão refere que “a sociedade precisa de mais sócios para ter continuidade. Uma sociedade destas, com apenas duzentos e tal sócios, não tem sustentabilidade”.

O CRP da Boa-Fé que comemora hoje 64 anos de existência.

“Bonecos de Estremoz são os nossos embaixadores”, diz José Sádio

Estremoz comemorou, ontem, 7 de dezembro, o 5º aniversário da inscrição do Figurado em Barro na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Para o presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, este “é um dia muito feliz”, não só por esta comemoração, mas também pela ”evocação da memória de todos aqueles que, ao longo dos séculos permitiram que esta arte se mantivesse e esta classificação é fundamental para o concelho, bem como a sua salvaguarda, porque os Bonecos são os nossos embaixadores”.

José Sádio destaca também o facto de ter sido criada a Confraria do Boneco de Estremoz, para “ser uma forma de promoção do Figurado”, aproveitando para felicita Évora, pelo facto de ter sido eleita Capital Europeia da Cultura em 2027.

O processo para a classificação dos Bonecos de Estremoz como património da Unesco foi algo “muito bem conduzido”, revela o presidente da Câmara de Estremoz, adiantando ainda que o que está a ser feito é de uma minuciosidade permanente e é um exemplo feliz para o país, de como é possível dinamizar, renovar e manter esta arte, para manter a nossa identidade”.

José Sádio acrescenta que o município está também, neste momento a ressuscitar a olaria do concelho. “Estamos num caminho para ressuscitar a nossa olaria, já temos cerca de 12 oleiros, para formação e classificação, estimulando aquilo que é a produção de olaria que estava inexistente, para conseguirmos que os nossos barristas tenham espaço de afirmação”.

Nesta cerimónia foi também fundada a Confraria do Boneco de Estremoz. Alexandre Correia, Grão-Mestre da Confraria assume-se como “um apaixonado e colecionador” deste figurado e revela que é objetivo, com esta Confraria, dinamizar diversas atividades para valorizar, em prol da salvaguarda do Boneco de Estremoz”.

Alexandre Correia recorda que esta era “uma arte que estava praticamente estagnada e, neste momento, são muitas as pessoas interessadas no Boneco de Estremoz”.

As comemorações dos cinco anos da inscrição dos Bonecos de Estremoz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO decorreram no Salão Nobre da Câmara Municipal de Estremoz e terminaram com um Concerto da Banda Sinfónica da PSP de Angariação de Fundos para a CERCI Estremoz, no Teatro Bernardim Ribeiro.

Município de Campo Maior cancela atividades de Natal desta quinta-feira

Tendo em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias, o município de Campo Maior decidiu reajustar a programação da iniciativa “Onde Tudo Se Faz Natal”.

Desta forma, as iniciativas previstas para hoje, 8 de dezembro, foram canceladas e as programadas para sábado e domingo, dias 10 e 11 de dezembro, foram alteradas ou canceladas.

A nova programação para consultar abaixo: