“Bonecos de Estremoz são os nossos embaixadores”, diz José Sádio

Estremoz comemorou, ontem, 7 de dezembro, o 5º aniversário da inscrição do Figurado em Barro na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Para o presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, este “é um dia muito feliz”, não só por esta comemoração, mas também pela ”evocação da memória de todos aqueles que, ao longo dos séculos permitiram que esta arte se mantivesse e esta classificação é fundamental para o concelho, bem como a sua salvaguarda, porque os Bonecos são os nossos embaixadores”.

José Sádio destaca também o facto de ter sido criada a Confraria do Boneco de Estremoz, para “ser uma forma de promoção do Figurado”, aproveitando para felicita Évora, pelo facto de ter sido eleita Capital Europeia da Cultura em 2027.

O processo para a classificação dos Bonecos de Estremoz como património da Unesco foi algo “muito bem conduzido”, revela o presidente da Câmara de Estremoz, adiantando ainda que o que está a ser feito é de uma minuciosidade permanente e é um exemplo feliz para o país, de como é possível dinamizar, renovar e manter esta arte, para manter a nossa identidade”.

José Sádio acrescenta que o município está também, neste momento a ressuscitar a olaria do concelho. “Estamos num caminho para ressuscitar a nossa olaria, já temos cerca de 12 oleiros, para formação e classificação, estimulando aquilo que é a produção de olaria que estava inexistente, para conseguirmos que os nossos barristas tenham espaço de afirmação”.

Nesta cerimónia foi também fundada a Confraria do Boneco de Estremoz. Alexandre Correia, Grão-Mestre da Confraria assume-se como “um apaixonado e colecionador” deste figurado e revela que é objetivo, com esta Confraria, dinamizar diversas atividades para valorizar, em prol da salvaguarda do Boneco de Estremoz”.

Alexandre Correia recorda que esta era “uma arte que estava praticamente estagnada e, neste momento, são muitas as pessoas interessadas no Boneco de Estremoz”.

As comemorações dos cinco anos da inscrição dos Bonecos de Estremoz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO decorreram no Salão Nobre da Câmara Municipal de Estremoz e terminaram com um Concerto da Banda Sinfónica da PSP de Angariação de Fundos para a CERCI Estremoz, no Teatro Bernardim Ribeiro.