Dez profissões em alta em 2023

Vivemos na era das tecnologias da informação. Este tipo de tecnologias tem vindo a moldar todo o panorama profissional, um pouco por todo o mundo.

O mercado de trabalho está em permanente evolução e adaptação. Novos tipos de empregos são criados, a procura por alguns aumenta e por outros acaba, com o tempo, por diminuir.

Quando surge a dúvida sobre qual a formação que devemos fazer para melhorar as nossas skills, que curso tirar ou até mesmo se devemos mudar de carreira, vejamos de seguida, quais as novas e antigas profissões com remunerações média e os motivos do aumento salarial, segundo especialistas em recrutamento.

Algumas profissões vêm se expandindo há vários anos e tudo indica que essa tendência se irá manter por muito mais tempo.

10 profissões que vão estar em alta em 2023

Mas vejamos então, quais as profissões que estarão em destaque no próximo ano de 2023.

1. Data Analyst

Nos dias de hoje, os analistas de dados ou especialistas em Big Data são das profissões mais procuradas pelas empresas.

O volume de interações e de dados que a nossa utilização da internet gera é imensurável sendo, por isso, fundamental que haja profissionais nas empresas que procedam à triagem, análise e transformação dessa informação, de forma a otimizá-la e a rentabilizá-la, contribuindo assim para a manutenção dos parâmetros de competitividade das empresas.

Para quem pretende enveredar por esta área promissora, há uma série de possibilidades a explorar em termos de formação.

A Wild Code School, por exemplo, está presente um pouco por toda a Europa e tem, entre outras ofertas formativas, um curso de data analyst, justamente para formar, em cerca de 3 meses e de uma forma intensiva, técnicos nesta área e dar resposta às necessidades do mercado no que diz respeito a esta função.

2. Gestor de Facilities

Outra profissão em alta para o ano de 2023 é o gestor de facilities.

Este indivíduo é o responsável por gerir todos os serviços que não correspondem ao negócio principal da empresa, ou o seu core business.

Esta função é essencial para a rentabilização do tempo de trabalho de cada colaborador da empresa, aumentando assim o desempenho da própria empresa.

Este garante que os restantes gestores concentram o seu esforço de trabalho no produto ou serviço da empresa, libertando-os dos encargos com os restantes serviços, como o contacto com fornecedores, logística, gestão de contratos e outros serviços administrativos.

3. Gestor de Inovação

O criativo por excelência da organização para a qual trabalha, o gestor de inovação tem a missão de trazer novas ideias e projetos de negócio.

Este profissional é também responsável pela gestão de trabalhadores ou equipas de trabalhadores e reconhecer aqueles que se destacam pelo seu talento.

Esta função é tão mais importante, quanto maior for o nível de competitividade da empresa.

4. Instalador de Energia Solar

Como o nome da função indica, estes são técnicos responsáveis pela instalação de painéis de energia solar, quer em residências particulares, quer em empresas e instituições.

As preocupações ambientais e o preço cada vez mais alto da energia faz com que, cada vez mais, empresas e famílias recorram às energias alternativas, fazendo com que a procura por este tipo de profissionais tenha vindo a aumentar.

5. Especialista em segurança digital

Os hackers são uma preocupação cada vez mais presente na vida de empresas e instituições.

Estes “cérebros” das tecnologias da informação são conhecidos por penetrarem nos sistemas informáticos das instituições para obter ou expor, de forma criminosa, informação confidencial, muitas vezes com o objetivo de extorquir dinheiro ou de obter outro tipo de compensação.

A função dos especialistas em segurança digital é, precisamente, criar barreiras informáticas que impeçam esta atuação criminosa.

6. Engenharias

Num mundo em constante transformação, a engenharia assume-se como uma das áreas profissionais de futuro, principalmente nas áreas da saúde, tecnologias e ambiente.

7. Agro-ecologista

Este é um dos profissionais responsáveis por fazer chegar às mesas das famílias, alimentos biológicos, cada vez mais procurados devido à crescente preocupação com o bem estar animal e com o ambiente.

8. Gestão de Recursos Humanos

Nesta área, as empresas dos setores de serviços e tecnologia são as que devem empregar mais profissionais no ano de 2023.

A área dos recursos humanos também dá origem a algumas profissões do futuro como people analytics, change management, desenvolvimento humano e organizacional.

9. Contabilidade e finanças

Na área das finanças e contabilidade, as infraestruturas, serviços e tecnologias são os setores que mais impulsionam a contratação de profissionais como, por exemplo, coordenador de planeamento, coordenador financeiro, auditores, tesoureiros, etc.

10. Vendas e Marketing

Os profissionais destas áreas trabalham com a promoção e venda de produtos ou serviços.

Dentro destas áreas, as funções de maior procura são a de analista de inteligência de mercado, gestor de marketing e gestor de e-commerce.