ARKUS estimula alunos a manter viva a tradição de tocar ronca

A Associação Juvenil ARKUS está a desenvolver um projeto com os alunos do 1º ciclo do concelho, com o objetivo de não se perder a tradição, no que ao tocar a ronca e cantar ao menino, diz respeito.

O projeto tem como nome “viver a tradição” e está a percorrer as escolas do concelho. Raquel Pirota, membro da ARKUS, revela que este projeto “surgiu do presidente Associação, Carlos Beirão, para que os alunos deem continuidade a esta tradição da nossa cidade, em que se toca à ronca e se canta ao menino”.

Com alguns membros da Associação, com cada criança é explicada “a forma como se constrói a Ronca, com recurso a latas, canas e pele e depois as crianças experimentam”. Depois de terminada esta fase o objetivo final é que as crianças atuem na Praça da República, em Elvas, no dia 16 deste mês, que segundo Raquel Pirota “ será o maior número de crianças junto, alguma vez visto”.

Raquel Pirota diz ainda que o projeto, futuramente, pretende “englobar as crianças do pré-escolar até chegar aos jovens” e garante que este tem sido uma experiência “muito desafiante e gratificante, porque por incrível que pareça, há muitas crianças que nunca tinham tocado a ronca”.

Vitória Mendes, também conhecida como Vitórica é um dos elementos do Grupo “Roncas D’ Elvas que ajuda as crianças a fazer a Ronca e revela que esta tem sido “uma ótima experiência”, da qual muito gosta porque a está a ensinar aquilo que a ensinaram a ela, quando era pequena, recordando que “antes as roncas eram feitas da pele do papo do peru, da lebre ou do coelho”.

Os alunos, garante Vitória Mendes, ficam “muito agradecidos” com esta atividade, que pretende que “as raízes não se percam”.

Já a professora Estrela Calado adianta que estas iniciativas são importantes para dar a conhecer às crianças, “as raízes do seu património cultural”.

ARKUS que dinamiza, junto dos alunos de 1º ciclo do concelho o projeto “viver a tradição”, que pretende manter viva a tradição do Natal de Elvas.