A Assembleia Geral (AG) de “O Elvas” reuniu na noite desta segunda-feira, 5 de dezembro, na sede social do clube, na Rua dos Chilões, com a presença de cerca de quatro dezenas de sócios.
Como ponto único da ordem de trabalhos foi colocada à discussão a criação da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) de “O Elvas”, tendo o presidente da Direção Administrativa, Paulo Canhão, explicado quem são os investidores que tem apoiado o clube nos últimos meses, com quem conta para a constituição da SAD, de resto tal como já tinha antecipado à Rádio ELVAS (ver aqui).
Alguns sócios colocaram questões a Paulo Canhão, entre eles José Carlos Fonseca que “considerou esta uma iniciativa de louvar pois é o caminho que qualquer clube no futebol sénior deve tomar” e confirmou que ficou “em principio esclarecido pois uma SAD é formada por dinheiro e enquanto houver um acionista a entrar com dinheiro não há muita pergunta a fazer, é acreditar nele”. José Carlos Fonseca reconheceu um risco “se um dia esse acionista deixar de trazer dinheiro ao clube”.
Quanto ao ex-presidente do clube nas épocas de subida e da passagem pela I Divisão, José Eduardo Gonçalves, também colocou algumas questões na assembleia, disse no final aos nossos microfones que “ficou esclarecido, aliás já estava, pois o futebol só pode existir em Elvas a nível sénior, se tivermos uma SAD e aprovou-se hoje aqui a constituição de uma SAD. Ainda é preciso termos os estatutos, as regras e, em principio, será com estes acionistas que são de total confiança desta Direção. Gostava de ver “O Elvas” noutros patamares, para termos futebol bonito e agradável num futuro”.
António Massano Simões presidiu a AG e colocou à votação a proposta da Direção, que foi aprovada por unanimidade.
Paulo Canhão, presidente do clube, estava visivelmente feliz e aliviado, conforme disse ao nossos microfones: “estou feliz, contente, estou satisfeito, era um dos nossos objetivos que nós tínhamos na nossa candidatura em 2020. Demos um passo decisivo para que, em março, quando terminar a época de futebol distrital, “O Elvas”, em 2023/24, já possa ter uma SAD”.
Entretanto, vamos ter eleições no clube, onde Paulo Canhão confirmou que “se recandidata” e, “depois da esperada subida ao Campeonato de Portugal, “O Elvas” já possa competir a equipa sénior como SAD”.

O Comando Territorial da GNR de Portalegre deteve, entre os dias 28 e novembro e 4 de dezembro, 15 pessoas em flagrante delito. Destas detenções destaca-se nove pessoas por condução sob o efeito do álcool; quatro por condução sem habilitação legal; um por violência doméstica; e outro por furto de produtos agrícolas.
Quatro pessoas foram detidas, pelo Comando Distrital de Portalegre da PSP, entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, dos quais dois homens por condução de veículo automóvel com excesso de álcool (TAS de 1,30g/l, e 1,73g/l); um homem por danos em propriedade privada; e uma mulher por cumprimento de mandado de detenção, emitido pelas Autoridades Judiciárias competentes.
O artista monfortense Patico comemora 25 anos dedicados à pintura.
O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro e tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.
Paula Calado foi eleita presidente da Comissão Política Concelhia de Elvas do Partido Social Democrata (PSD), no passado sábado, 3 de dezembro, na sede local da Rua da Feira.
A aprovação da criação da Sociedade Anónima Desportiva para o futebol sénior de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos é o ponto único da assembleia-geral ordinária marcada para as 20.30 horas de hoje, na sede do clube, na Rua dos Chilões.
Nenhuma central nuclear foi construída para operar em condições de guerra e este foi mais um problema levantada pela guerra na Ucrânia.
A Associação de Acção Social Humanitária de Elvas (AASHE) comemora na quinta-feira, feriado de 8 de dezembro, o seu 12º aniversário, com uma missa em alma dos sócios já falecidos e um almoço convívio.
A Barbaris Team participou este domingo, 4 de dezembro, no Trail de Elvas, tendo vencido como melhor equipa e mais numerosa. Luís Miranda foi o melhor atleta masculino elvense e Cláudia Batuca a melhor atleta feminina elvense.
Vinte milhões de euros: é este o valor do Orçamento Municipal de Campo Maior para 2023.
Através do projeto “viver a tradição”, da Associação Juvenil ARKUS, os seus elementos estão a percorrer as escolas de primeiro ciclo do concelho de Elvas, para que, como revela Raquel Pirota, da associação, “os alunos deem continuidade a esta tradição da nossa cidade, em que se toca à ronca e se canta ao menino”.
Decorreu, no passado sábado, 3 de dezembro, a eleição para os órgãos distritais de Portalegre do Partido Social Democrata (PSD) para o biénio 2022-2024, tendo sido eleita a equipa liderada por Rogério Silva.
A Associação Juvenil ARKUS está a desenvolver um projeto com os alunos do 1º ciclo do concelho, com o objetivo de não se perder a tradição, no que ao tocar a ronca e cantar ao menino, diz respeito.