Trail Elvas Património Mundial é “montra” para a beleza da cidade

A Associação Desportiva Ialbax promoveu este domingo, 4 de dezembro, a quinta edição do Trail Elvas Património Mundial, na qual participaram de cerca de 420 atletas (pode ver a partida da prova aqui).

A prova, que arrancou às 9 horas do Museu Militar de Elvas, contou, num percurso de 20 quilómetros, com passagens pelo castelo, pela encosta do Forte da Graça e pelo fosso das muralhas, tendo a meta instalada no Estádio Municipal de Atletismo.

Depois de um interregno de dois anos, devido à pandemia, a prova decorreu “sem incidentes”, garante o presidente da direção da Ialbax, Humberto Pestana. “O feedback dos atletas tem sido muito positivo, gostaram muito do percurso deste ano”, adianta.

Terminada esta quinta edição da prova, a Ialbax começa já a pensar e a preparar a do próximo ano. “É tentar melhorar aquilo que correu menos bem e tentar aumentar o número de participantes. A nossa expectativa era os 500, mas temos verificado que mesmo outros eventos, com uma maior envergadura, não têm alcançado os seus objetivos”, assegura o presidente.

Sobre o percurso, Humberto Pestana não tem dúvidas que esta prova dá a conhecer, de uma maneira diferente, o património de Elvas. “Creio que é uma montra grande para a nossa cidade”, remata.

Para além de um trail de 20 quilómetros, a iniciativa contou também com uma caminhada, ainda que de menor extensão. Entre os participantes desta caminhada encontrava-se o vereador Hermenegildo Rodrigues, que, aos microfones da Rádio ELVAS, quis felicitar a Ialbax pela organização deste quinto trail, assegurando que, enquanto amante do desporto, não podia deixar de se associar à prova.

“Este evento permite levar pessoas, mesmo do nosso concelho, a sítios onde, normalmente, não iríamos. Eu próprio passei por zonas da nossa cidade que nunca antes tinha passado e isso, só por isso, é logo uma vantagem. Estamos a vender uma imagem daquilo que temos de muito e de bom, porque de facto Elvas é uma cidade que, para além de Património Mundial, tem uma beleza arquitetónica, paisagística, que é difícil encontrar nos quadrantes nacionais e não só”, acrescenta Hermenegildo Rodrigues. O vereador garante ainda que este dinamismo tem de continuar a ser apoiado, uma vez que estas atividades são “grandes mais-valias” para o concelho.

O espanhol Carlos Caldera, do Trail Comesuelas, de Badajoz, foi o grande vencedor deste quinto Trail Elvas Património Mundial, prova que já antes tinha ganhado por duas vezes.