“Para termos a segunda equipa falta o aval do município”, diz Amadeu Martins

A intenção dos Bombeiros Voluntários de Elvas de ter uma segunda equipa de intervenção permanente não é de agora. São já diversas as corporações de bombeiros a dispor destes operacionais, que se encontram disponíveis para dar resposta a qualquer tipo de ocorrência.

“Sendo Elvas uma cidade fronteiriça e com uma auto-estrada por perto, a corporação de bombeiros precisa ter, 24 horas por dia, uma equipa capaz de dar resposta às ocorrências que possam existir. Com apenas uma equipa de intervenção permanente, durante os fins-de-semana têm que ser os voluntários a assegurar os serviços. No entanto, sabemos que os voluntários têm sido sempre um problema para as corporações”, como nos referiu o presidente da associação humanitária, Amadeu Martins.

Sendo estas equipas pagas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e pelo Município local, Amadeu Martins garante que “para que esta segunda equipa seja criada falta apenas a autorização da câmara de Elvas”.

De recordar que, no passado dia 13 de Novembro, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, anunciou, em Monforte, um acréscimo salarial na ordem dos 50 euros para os elementos das equipas de intervenção permanente dos Bombeiros e a entrega de 13 veículos de combate a incêndio e cinco autotanques às associações humanitárias da região do Alentejo.