Presépios em playmobil na Casa da Cultura de Elvas

A Casa da Cultura de Elvas ganha mais cor e alegria, entre 8 de dezembro e 8 de janeiro, com a exposição “Presépio. Uma Tradição. Outra interpretação”.

No espaço da Praça da República, está exposta a coleção particular de playmobil do elvense Carlos Borrega Martins. A sua paixão pelo playmobil, com destaque para a quadra festiva, pode ser visitada todos os dias.

O horário é de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas; sábados e domingos, das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal e inserida no evento Elvas Cidade Natal.

 

Migas alentejanas são marca nacional

O registo das Migas Alentejanas como Marca Nacional, conforme pedido efetuado pelo Município de Mora, já foi aprovado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Este é um passo importante naquela que é a valorização e certificação da gastronomia tipicamente alentejana, neste caso, a cozinha tradicional do concelho de Mora. São as migas uma tradição do concelho, habitualmente confecionadas nos restaurantes locais e que de outros tempos foram confeções diárias de antigas gerações.

Não foi por acaso que surgiu em 2014 o evento gastronómico “Mês das Migas”. Mas o atual executivo vai mais longe, reconhecendo a importância de criar a marca Migas Alentejanas, com o propósito de as distinguir de outras marcas já existentes na área da gastronomia.

De acordo com o Município de Mora, “Migas Alentejanas são a partir de agora uma Marca Nacional de uso exclusivo do concelho”.

Delta The Coffee House Experience sugere experiências únicas de café para este natal

Em época de natal, a Delta The Coffee House Experience apresenta três packs diferentes, pensados para surpreender os maiores apreciadores de café este Natal.

Os três packs de experiências de café já estão disponíveis nas três Lojas Delta The Coffee House Experience, em Lisboa, na Avenida da Liberdade, Loja 144 E/F, e no Prata Riverside Village, Lote 8, Loja 1, e no Porto, na Rua de Alexandre Braga 2, junto ao Mercado do Bolhão.

O Pack Pressing é composto por uma French Press, um método simples que permite extrair todo o aroma e sabor dos grãos de café, uma embalagem de café moído e um workshop de Pressing para aprender a tirar o melhor partido do café. O workshop pode ser marcado nas Lojas Delta The Coffee House Experience já a partir de Janeiro e tem um PVP recomendado de 35 euros.

Outro dos packs é o Dripping, um método de extração que acentua o sabor leve, oferecendo um café limpo, suave, rico em aromas, com menos corpo e mais acidez. O pack é composto por uma V60 ou Chemex, uma embalagem de café para esta experiência e um workshop de Dripping nas Delta The Coffee House Experience com  um PVP recomendado para o Dripping V60 de 40 euros e para o Dripping Chemex de 55 euros.

Já o Pack Chávenas é composto por duas chávenas de expresso CoffeeHouse, acompanhadas por duas bases de café feitas de cascarilha de café e uma embalagem de café, num convite a deixar-se levar pelo ritual de preparação de café que permite ir mais além nesta viagem com um PVP recomendado de 25 euros.

Vila Viçosa: autarquias e NERE têm campanha de Natal de ajuda ao comércio

Para ajudar o comércio local de Vila Viçosa, a Câmara Municipal vai promover, juntamente com as juntas de freguesia do concelho – Bencatel, Ciladas, Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu e Pardais – e o Núcleo Empresarial da Região de Évora, uma campanha, por altura do natal.

Com a iniciativa, chamada “O Comércio com Vida em Vila Viçosa”, explica o presidente da Câmara, Inácio Esperança, serão atribuídos, depois de um sorteio, cerca de 30 vouchers a pessoas que façam compras no comércio local que, por estes dias, está a atravessar algumas dificuldades. “O comércio local está muito mau. Temos assistido ao fecho de algumas lojas em Vila Viçosa”, comenta o autarca.

Com esta campanha, diz ainda Inácio Esperança, quer-se “dinamizar o comércio local e a incentivar as pessoas a comprar no comércio local”.

Por compras superiores ou iguais a 15 euros, a cada cliente será atribuído um cupão. No final serão sorteados estes cupões e entregues vouchers aos vencedores, para serem gastos nas lojas aderentes do comércio local de Vila Viçosa.

Falta de indicação de custo de chamada na Linha de Apoio ao cliente dá multa

Foto: EDP

As empresas que fornecem bens e serviços e as entidades que prestam serviços públicos devem disponibilizar linhas de apoio ao cliente gratuitas ou a custos reduzidos, tendo em 2021 sido aprovada o Decreto-Lei 59/2021 que veio regulamentar as linhas de apoio ao consumidor.

O referido decreto lei nº 59/2021, cuja aplicação está neste momento plenamente em vigor, criou a obrigação de informar sobre os custos das chamadas, embora não tendo abolido as linhas de valor acrescentado (números começados por 7 ou 808, por exemplo), mas criando a obrigação das empresas facultarem alternativas de apoio ao cliente gratuitas ou de baixo custo.

As empresas que fornecem serviços públicos essenciais (por exemplo, luz, água, gás, telecomunicações ou energia elétrica) são obrigadas a oferecer uma alternativa telefónica gratuita ou de baixo custo, por exemplo, iniciada por 2 (número fixo) ou 9 (número móvel).

Devem chamar-se a atenção que todas as empresas, sem exceção, são obrigadas a apresentar o preço real das chamadas e, se não for possível, devem mencionar logo após o número de telefone que se trata de um número para “chamada da rede fixa nacional” ou “rede móvel nacional”.

Este decreto/lei 59/ de 2021 determina também a aplicação de multas entre 650 euros para pessoas singulares, 1.700 euros para micro empresas, até 24 mil euros para grandes empresas no caso de situação grave e de 90.000 euros se for uma contra ordenação muito grave, conforme quadro abaixo:

As empresas devem mencionar, por exemplo, nas faturas e restante documentação enviada ao cliente qual é o custo da chamada ou se não souberem devem mencionar o tipo de número que disponibilizam para o contacto com os clientes, mencionado se se trata de uma chamada de valor acrescentado ou de uma chamada para uma das redes fixa ou móvel nacional, caso contrário ficam sujeitas às contra ordenações atrás indicadas.

Mercadinho do Plátano em Portalegre em dezembro

A Câmara Municipal de Portalegre organiza um Mercadinho do Plátano, que decorrerá no Jardim da Avenida da Liberdade, esta quinta-feira, dia 1, bem como nos próximos dias 3, 4, 8, 10, 11, 17 e 18 de dezembro.

Este Mercadinho do Plátano, no qual será possível adquirir artigos de artesanato e diversos produtos regionais, abre às 10 horas.

Livro de receitas da Avó Beatriz apresentado em Degolados

O Salão Polivalente da Junta de Freguesia de Degolados recebeu no passado sábado, dia 26 de novembro, a apresentação do livro d’ “As Receitas da Avó Beatriz”, um caderno elaborado no âmbito do projeto “Vidas Ligadas”, da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, e que contou com o apoio do Município de Campo Maior.

Este trabalho surge na sequência do acompanhamento feito pelas técnicas da Santa Casa à degoladense Beatriz Pires, conhecida pelos bolos que confecionava, ficando desta forma registadas para a posterioridade algumas das suas receitas.

Marcaram presença na ocasião o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, as vereadoras São Silveirinha e Fátima Vitorino, o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, a coordenadora do projeto, Rosália Guerra, e as técnicas de acompanhamento psicossocial Patrícia Miguéns e Ana Remudas, para além de inúmeros familiares e amigos.

CRP da Boa-Fé organiza aula de karaté e defesa pessoal

O CRP da Boa-Fé organiza hoje, quarta-feira, dia 30, uma aula de karaté e defesa pessoal, na sede da coletividade.

Eduardo Roldão (na foto), presidente do CRP, refere que “quem quiser participar basta aparecer não precisando de inscrição prévia”.

A aula tem início marcado para as 18.15 horas e tem como objetivo divulgar os benefícios físicos e mentais que esta arte marcial tem.

AF de Portalegre tem 48 jogos no fim de semana alargado

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre organiza 48 encontros de 16 competições no fim de semana alargado de 1 a 4 de dezembro, entre o feriado nacional de quinta-feira e domingo: o futebol tem 32 partidas de oito provas e o futsal reúne 16 desafios de oito provas.

A Taça da Associação de seniores de futebol, primeira fase, tem dois embates no domingo às 15 horas: “O Elvas” – Eléctrico e Gavionenses – Gafetense; o Mosteirense folga.

Na Taça da Associação de juniores de futebol, primeira fase, há dois jogos no sábado às 15 horas: Montargilense – Portalegrense e Estrela Verde – Castelo de Vide.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O campeonato distrital de juvenis de futebol, fase única, tem quatro encontros: Estrela Verde – Estrela Branco (quinta-feira às 15 horas), Eléctrico – Campomaiorense (sábado às 15 horas) e “Os Elvenses” – Fronteirense e Hispanolusa – Gavionenses (ambos domingo às 10.30 horas).

No campeonato distrital de iniciados de futebol, fase única, há três partidas: Crato – “Os Elvenses” (sábado às 14.30 horas), “O Elvas” B – Estrela e Fronteirense B – Portalegrense (ambas no domingo às 10.30 horas).

O campeonato distrital de infantis (sub-13) de futebol, primeira fase, tem seis desafios: Eléctrico – Gavionenses (sábado às 10 horas), Arenenses – Portalegrense e Nisa – Crato (ambos no sábado às 10.30 horas), na Série A; Estrela – “O Elvas” (quinta-feira, às 10.30 horas), Arronches – Campomaiorense (sábado às 10 horas) e “Os Elvenses” – Fronteirense (sábado às 10.30 horas), na Série B.

No campeonato distrital de infantis (sub-12) de futebol, fase única, há três embates no sábado: “O Elvas” – Estrela (10 horas), Crato – Hispanolusa e Portalegrense – “Os Elvenses” (ambos às 10.30 horas).

A competição informal de benjamins (sub-11) de futebol, fase única, tem cinco jogos: Estrela – Covões (quinta-feira às 10.30 horas), Monfortense – Fronteirense, Campomaiorense – Portalegrense (ambos no sábado às 10.30 horas), Elétrico – Covões e Arronches – Estrela (ambos no sábado às 11.15 horas).

Na competição informal de benjamins (sub-10) de futebol, fase única, há sete encontros: Campomaiorense – Hispanolusa (quinta-feira às 10.30 horas), Estrela Verde – Portalegrense B (sábado às 10 horas), Gavionenses – “Os Elvenses”, Portalegrense A – Campomaiorense, Hispanolusa – Eléctrico (os três no sábado às 10.30 horas), Estrela Branco – Nisa (sábado às 11 horas) e “O Elvas” – Crato (sábado às 11.15 horas).

A Taça da Associação de seniores masculinos de futsal, primeira eliminatória, tem duas jogos no sábado às 17 horas: Arenense – Alpalhão e Belhó Raposeira – Degoladense.

No campeonato distrital de seniores masculinos de futsal, primeira fase, há um desafio no sábado às 16 horas: Sousel – Esperança.

O campeonato distrital de seniores femininos de futsal, fase única, tem três embates no domingo às 18 horas (com equipas dos distritos de Portalegre e Évora): Avisenses – Eléctrico, São Cristóvão – Planície e Baronia – Vendas Novas.

No campeonato distrital de juniores de futsal, fase única, há dois jogos no domingo às 18 horas: Sousel – Monfortense e Eléctrico – Alter.

O campeonato distrital de juvenis de futsal, fase única, tem dois encontros no sábado às 10.30 horas: Belhó Raposeira – Sousel e Eléctrico – Monfortense.

No campeonato distrital de iniciados de futsal, fase única, há uma partida no sábado às 11.30 horas: Eléctrico – Castelo de Vide.

O campeonato distrital de infantis de futsal, fase única, tem três desafios no domingo às 10.30 horas: Eléctrico A – Montargilense, Avisenses – Sousel e Monfortense – Eléctrico B.

Na competição informal de benjamins de futsal, fase única, há dois embates: Montargilense – Eléctrico B (sábado às 16 horas) e Sousel – Avisenses (domingo às 10.30 horas).

[/shc_shortcode]

Cozinha dos Ganhões anima Estremoz durante cinco dias

A Câmara Municipal de Estremoz organiza a 28.ª edição da Cozinha dos Ganhões, que decorrerá no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, entre hoje, dia 30 de novembro e 4 de dezembro.

A cerimónia de inauguração está marcada para as 18 horas, seguida de animação ambulante; espetáculo musical com o grupo popular Pilha Galinhas, a partir das 21.30 horas; arraial popular com Jorge Gomes, às 23.30 horas; e discoteca, a partir da meia-noite no pavilhão A. O encerramento das tasquinhas está marcado para a uma da manhã.

Aquaelvas recebe prémio “Qualidade exemplar da água para consumo humano”

A Aquaelvas foi distinguida com o Prémio “Qualidade exemplar da água para consumo humano”, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

Os Selos de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano, inserem-se nos Prémios de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos, promovidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e pelo Jornal Água & Ambiente.

Bombeiros de Elvas já têm pinheiros de Natal para venda

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas já tem os pinheiros de Natal disponíveis para venda, no seu quartel.

“São cerca de 30 pinheiros de média e grande dimensão, por um preço simbólico de cinco ou dez euros”, como nos referiu o presidente da associação, Amadeu Martins.

A partir de hoje, os interessados em ter na sua casa um pinheiros verdadeiro para o Natal pode adquiri-lo no quartel dos Bombeiros de Elvas.

InnovPlantProtect procura soluções para a ferrugem amarela

O Departamento de Proteção de Culturas Específicas, do InnovPlantProtect, tem vindo a trabalhar no combate, entre outras, a uma praga que provoca a ferrugem amarela nas plantas.

“A ferrugem amarela é uma doença causada por um fungo que afeta o trigo e outros cereais um pouco por todo o mundo, colocando em causa o futuro e a estabilidade das culturas cerealíferas”, de acordo com Sandra Correia (na foto), diretora do Departamento de Proteção de Culturas Específicas.

“O InnovPlantProtect tem vindo a analisar amostras de ferrugem amarela colhidas em campos de trigo de Portugal, com o objetivo compreender a dinâmica espacial da doença e construir um sistema de alerta precoce”, garantiu a responsável.

O combate à ferrugem amarela é o tema da edição desta semana do programa do InnovPlantProtect, com Sandra Correia, diretora do Departamento de Proteção de Culturas Específicas.

António Brinquete apresentou livros em Badajoz

António Brinquete apresentou ontem os livros “Versos da aldeia” e “Versos às escondidas”, no clube de leitura de português da Biblioteca Pública de Badajoz, coordenado por Carlos Beirão.

O escritor deu a conhecer algumas particularidades dos livros e leu alguns excertos. O público presente interagiu com o escritor, questionando-o sobre diferentes partes dos livros.

A sessão foi animada com música tradicional.

Município de Alandroal lança Plano de Poupança Energética

O cenário de crise energética global, obriga os países e as organizações a tomar medidas de poupança de energia e acelerar processos de transição energética para energias limpas.

O município de Alandroal tem vindo a adotar várias medidas para acelerar a transição para as energias renováveis, promover a eficiência dos recursos hídricos e a mobilidade sustentável no território, ao mesmo tempo que procura criar condições para atrair investimento nestas áreas, estratégicas para o desenvolvimento futuro.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O município está envolvido no projeto conjunto da CIMAC para o aumento da eficiência energética na iluminação pública, já implementado, e desenvolveu projetos de eficiência energética para os edifícios municipais de maior consumo, que aguardam financiamento comunitário.

O recurso a tecnologia LED em todas as substituições de luminárias e em todos os novos projetos municipais e a responsabilização pelos próprios consumos de todas as associações do concelho em edifícios municipais cedidos são outros exemplos de esforços já em curso para a redução dos consumos.

Ao nível do consumo energético da frota municipal, foi feito, nos últimos anos, um esforço de renovação por viaturas mais modernas e menos poluentes, superior a um milhão de euros de investimento, com impacto positivo nos consumos globais e nas restantes despesas associadas a manutenções e reparações. O município está agora a apostar na aquisição de viaturas híbridas e elétricas.

Do lado da gestão da água, foram feitos investimentos significativos na instalação de um sistema de Zonas de Medição e Controle de Caudal (ZMCs) que ajudam a detetar e sinalizar de forma precoce as fugas e ruturas que acontecem com grande regularidade numa rede obsoleta e envelhecida por cerca de 50 anos sem intervenções de fundo de renovação.

Devido aos compromissos de equilíbrio orçamental e gestão de fundos comunitários, o município pratica preços da água que asseguram uma taxa média de cobertura de custos dos sistemas de água, saneamento e resíduos na ordem dos 90%. Um processo fundamental para garantir a capacidade de intervenção constante no sistema, mas que também transmite aos munícipes uma ideia do custo real de captação, tratamento e disponibilização deste recurso que pode contribuir para aumentar a sensibilidade e os níveis de poupança.

Há muito que a autarquia reduziu quase a zero o consumo de água em fontes e fontanários e é pioneira na implementação de arranjos urbanísticos que promovem o aumento do ensombramento para combater ondas de calor com recurso a plantas autóctones mais resilientes e com menores necessidades de água, bem como o recurso a técnicas ancestrais de rega para apoiar o crescimento dos milhares de árvores que estão a ser plantadas por iniciativa municipal.

Contudo, a situação de seca que a região e país viveram este ano, a tendência crescente para que situações desta natureza sejam mais frequentes e mais severas à medida que aumentam os impactos da crise climática global e a particular vulnerabilidade da maior parte do território do concelho aos seus efeitos, levam-nos a acelerar processos, a definir algumas medidas urgentes de mitigação, de curto prazo, sem esquecer o planeamento de ações mais profundas, de médio e longo prazo, em grande parte a serem neste momento definidas no Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Neste documento são vertidas as orientações do governo e da CIMAC que se adaptam à nossa realidade local e medidas especificas resultantes do conhecimento dessa mesma realidade e dos processos em curso na autarquia.

As medidas abrangem transportes, edifícios, iluminação pública e relação com o associativismo e incluem a redução da iluminação de Natal ao período de 16 a 25 de dezembro, noite de passagem de ano e noite de Reis (habitualmente, de 08 de dezembro a 06 de janeiro) e das 18h00 às 00h00, reduzindo em 75% os consumos energéticos habituais da quadra natalícia.

[/shc_shortcode]

Adega Mayor tem várias sugestões de Natal com os melhores vinhos

“Pede um desejo” é o desafio da Adega Mayor para este Natal, até porque, segundo a empresa do Grupo Nabeiro, “quando pedimos um desejo, olhamos para o que está por vir”.

Para presentear, para desfrutar em família, para dividir com os amigos ou até para saborear a solo, a Adega Mayor apresenta uma seleção de propostas que convida a abrir os sentidos a um Natal especial com produtos 100% portugueses.

Depois de dois anos atípicos, com as celebrações mais especiais condicionadas pela pandemia, os encontros sem restrições entre a família e os amigos estão de regresso. Voltamos a juntar-nos à mesa, a festejar com quem mais gostamos e a olharmos juntos para o futuro.

Para consumidores descomplicados que apreciam a simplicidade dos bons momentos:

Garrafa Magnum de Caiado 1,5lt – um vinho simples e equilibrado que termina com persistência, uma homenagem à mais icónica tradição alentejana: as paredes caiadas.

Para os apaixonados pela cultura portuguesa e que gostam de estar à frente do seu tempo:

O tripack Amálias à Mesa, criado em parceria com a Fundação Amália Rodrigues. Um conjunto composto por três vinhos tintos cujos rótulos representam a interpretação de 3 ilustradores sobre as diferentes vertentes deste ícone português: a Amália Humanista, numa interpretação de Tiago Albuquerque; a Amália Visionária, de João Fazenda e a Amália Livre, criado por Sara Feio.

Para quem quer ter o Alentejo à mesa:

O Pack “Instantes I”, traz a essência do Alentejo para a consoada. Composto por uma garrafa de Adega Mayor Reserva Tinto 2020, uma garrafa de Adega Mayor Reserva Branco 2021, mini snacks de salsichão fino gourmet e picos de pão da Pão da Terra. Um conjunto gastronómico e tipicamente alentejano.

O Pack “Instantes II” junta vários produtos regionais dentro de uma mala que homenageia as típicas cestas alentejanas. Este Pack é composto por um Adega Mayor Reserva Tinto 2020, uma garrafa de Adega Mayor Reserva Branco 2021, o delicioso azeite Adega Mayor Virgem Extra, o queijo de ovelha da Herdade da Cegarrega, cabeço de lombo fatiado Porminho, picos de pão artesanal Pão da Terra e doce de tomate Quinta do Freixo.

A Adega Mayor apresenta mais de 20 packs para celebrar um Natal Mayor, disponíveis através da loja online em  http://loja.adegamayor.pt

Funcionárias de lar do Crato vencem prémio do Milhão

Dez funcionárias do lar da terceira idade da Aldeia da Mata, no concelho do Crato, ganharam o prémio do último sorteio do Milhão. O grupo, criado há três anos no trabalho, já tinha ganho pequenos prémios, mas nunca de um valor tão elevado.

Numa reportagem da SIC Notícias, Paula Pereira, uma das vencedoras do prémio, refere que ficou muito surpreendida quando viu o resultado: “quando o meu marido me disse, eu nem queria acreditar. Eram tantos dígitos”.

Já Helena Costa só acredita “quando o dinheiro entrar na conta. Com contas para pagar, este valor vai ajudar a pagar a casa e o carro”.

Violante Raposo lamenta “a verba entregue aos Estado e que poderia ser doada a uma instituição, como é o caso aqui do lar”.

No total, o grupo vai receber 800 mil euros, uma vez que 20 por cento do prémio é entregue ao Estado.

João Baião e “Monólogos da Vacina” em Campo Maior esta quarta-feira

João Baião leva ao Centro Cultural de Campo Maior, na noite desta quarta-feira, 30 de novembro, o espetáculo “Monólogos da Vacina”.

O espetáculo, como revela o ator e apresentador de televisão, surgiu em tempos de pandemia, muito inspirado na peça de teatro, de Teresa Guilherme, “Monólogos da Vagina”. João Baião revela ainda que este espetáculo, que não é, na verdade, um monólogo, é uma paródia sobre estes dois anos de pandemia.

A vacina, neste espetáculo, é “sinónimo da fibra e da energia de todo um povo que se materializa através do sorriso na resiliência e na capacidade de superação”.

Juntam-se em palco, a João Baião, nestes “Monólogos da Vacina”, os atores Telmo Miranda, Cristina Oliveira, Mané Ribeiro e Susana Cacela, para além de oito bailarinos.

Os bilhetes para assistir ao espetáculo, que tem início marcado para as 21h30, têm o custo de oito euros.

Rondão Almeida garante acompanhar “a situação dos bombeiros”

A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, anunciou, em Monforte, um acréscimo salarial na ordem dos 50 euros para os elementos das equipas de intervenção permanente dos Bombeiros.

Questionado sobre a situação da segunda equipa de intervenção permanente dos bombeiros de Elvas, o presidente da câmara, Rondão Almeida, refere que está atento “às questões dos bombeiros, sendo que na última reunião que teve este tema não foi levantado”.

As Equipas de Intervenção Permanente destinam-se ao cumprimento de missões e estão confiadas aos bombeiros, sendo financiadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e pelos municípios locais.

Euromilhões com jackpot de 130 milhões de euros para sexta-feira

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 130 milhões de euros uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 29 de novembro, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 614 mil euros, saiu a um apostador, no estrangeiro.

Também o terceiro prémio, de 143 mil euros, contemplou um apostador, fora de território nacional.

Já o quarto prémio, no valor de 1.863 euros, saiu a 24 apostadores, três com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 15 – 20 – 24 – 35 – 38 e pelas estrelas 08 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

“Para termos a segunda equipa falta o aval do município”, diz Amadeu Martins

A intenção dos Bombeiros Voluntários de Elvas de ter uma segunda equipa de intervenção permanente não é de agora. São já diversas as corporações de bombeiros a dispor destes operacionais, que se encontram disponíveis para dar resposta a qualquer tipo de ocorrência.

“Sendo Elvas uma cidade fronteiriça e com uma auto-estrada por perto, a corporação de bombeiros precisa ter, 24 horas por dia, uma equipa capaz de dar resposta às ocorrências que possam existir. Com apenas uma equipa de intervenção permanente, durante os fins-de-semana têm que ser os voluntários a assegurar os serviços. No entanto, sabemos que os voluntários têm sido sempre um problema para as corporações”, como nos referiu o presidente da associação humanitária, Amadeu Martins.

Sendo estas equipas pagas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e pelo Município local, Amadeu Martins garante que “para que esta segunda equipa seja criada falta apenas a autorização da câmara de Elvas”.

De recordar que, no passado dia 13 de Novembro, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, anunciou, em Monforte, um acréscimo salarial na ordem dos 50 euros para os elementos das equipas de intervenção permanente dos Bombeiros e a entrega de 13 veículos de combate a incêndio e cinco autotanques às associações humanitárias da região do Alentejo.