Judiciária deteve 35 pessoas de rede criminosa

A Polícia Judiciária (Judiciária) deteve hoje 35 pessoas, de uma alegada rede criminosa que contratava trabalhadores estrangeiros para agricultura no Baixo Alentejo, no âmbito de inquérito titulado pelo DIAP de Lisboa.

Em comunicado, a Judiciária explica que a Unidade Nacional Contra Terrorismo, em conjunto com um contingente de policial de quase 400 operacionais, realizaram uma ação em várias localidades do Baixo Alentejo, onde foram detidos 35 homems e mulheres entre os 22 e os 58 anos de idade, com nacionalidade portuguesa e de outras nacionalidade, alegadamente pela prática de crimes de associação criminosa, de tráfico de pessoas, de branqueamento de capitais, de falsificação de documentos.

O comunicado informa que “os suspeitos, integram uma estrutura criminosa dedicada à exploração do trabalho de cidadãos imigrantes, na sua maioria, aliciados nos seus países de origem, desde Roménia, Moldávia, Índia, Senegal, Paquistão, Marrocos, Argélia, entre outros, para trabalhar em explorações agrícolas” em Portugal.

No total, a Judiciária realizou 65 buscas domiciliárias e não-domiciliárias.

Na sequência desta ação policial, resultou a apreensão de vários elementos probatórios, bem como a identificação de dezenas de vítimas.

Esta operação contou com a colaboração de várias entidades estatais e não estatais, quer em apoio logístico, quer no encaminhamento das vítimas.