Ovibeja decorre de 21 a 25 de abril

“Como Alimentar o Planeta” é o tema escolhido para a edição do próximo ano da feira agropecuária Ovibeja, que se realiza de 21 a 25 de abril, em Beja, revelou a entidade organizadora. Em comunicado, a Associação de Agricultores do Sul (ACOS) deu conta do tema central da edição 38 do certame, que se realiza no Parque de Feiras e Exposições de Beja Manuel Castro e Brito.

O objetivo passa por “colocar em diálogo e em discussão o que está em causa quando se fala de agricultura, agricultores, sustentabilidade, soberania alimentar, biodiversidade, Política Agrícola Comum, alterações climáticas, cultura urbana e cultura rural, informação e contrainformação”, justificou.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, a Ovibeja decorreu em formato digital, mas, para 2022, a entidade organizadora disse hoje estar “a trabalhar para que a edição presencial seja uma realidade”. “Apesar de bem-sucedida em formato digital e que se pode repetir em alguns colóquios, a Ovibeja é sinónimo de partilha, de celebração dos encontros e da amizade” e “de festa”, sustentou a ACOS. A feira é igualmente “sinónimo de inovação” e “de oportunidade comercial”, significando “reflexão e reivindicação”, pelo que “é feita da presença de todos”, acrescentou.

Um dos destaques do certame no próximo ano, como em anos anteriores, vai ser o Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, que vai na 11ª edição e é realizado pela ACOS em parceria com a Casa do Azeite.

“Este concurso é sempre muito concorrido por produtores dos mais diversos pontos do globo” e “tem sido classificado como o melhor do mundo, ex-aequo com o Prémio Mário Solinas, do Conselho Oleícola Internacional, no ranking do World’s Best Olive Oils”, lembrou a organização. A Ovibeja, apresentada como a feira que mostra “Todo o Alentejo deste Mundo”, é um certame anual organizado pela ACOS, que tem cerca de dois mil associados e presta serviços para os setores agrícola, pecuário e florestal.

Além de a edição deste ano ter durado apenas dois dias (22 e 23 de abril) e assumido caráter digital, em 2020, a Ovibeja foi mesmo cancelada, poucos dias após o anúncio do primeiro confinamento geral destinado a travar a progressão da pandemia de Covid-19. Nessa altura, todos os eventos previstos foram cancelados, incluindo o concurso internacional de azeites virgem extra.