Ficaria surpreendido se as Festas não fossem inscritas na UNESCO, diz Vítor Silva

A 16.ª reunião do Comité do Património Mundial da UNESCO está a decorrer até sábado, dia 18, em Paris (França), estando em análise 55 candidaturas, entre elas a das Festas do Povo, de Campo Maior.

Promovida pela Câmara e Associação das Festas do Povo de Campo Maior (AFPCM) e a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, este dossier “vai à assembleia com todas a referências positivas e preenche todos os critérios que a UNESCO recomenda, nomeadamente o facto de ser uma manifestação genuína da vontade popular, que é um dos aspetos mais importantes. Daí que eu ficaria surpreendido era se as Festas não fossem inscritas na lista do Património Mundial da UNESCO”, segundo Vítor Silva (na foto), presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Se a candidatura for aprovada, este será o 6.º título da UNESCO a ser atribuído ao território do Alentejo e Ribatejo. Já estão classificados pela UNESCO as Fortificações Abaluartadas de Elvas e o Centro Histórico de Évora, como Património Mundial da Humanidade.

Já como Património Cultural Imaterial, a UNESCO distinguiu o Cante Alentejano e o Figurado de Barro de Estremoz, no Alentejo, assim como a Falcoaria de Salvaterra de Magos, no Ribatejo, enquanto o Fabrico de Chocalhos, baseado na tradição artesanal de Alcáçovas, em Viana do Alentejo (Évora), consta do Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.