Associação de Futebol de Évora estabelece protocolo com Escolas para colmatar falta de árbitros

A falta de árbitros é um problema que tem vindo a ser recorrente, na Associação de Futebol de Évora, sendo esta uma situação que também acontece a nível nacional.

António Pereira, presidente da Associação de Futebol de Évora (AFE) revela que o interesse em ser árbitro existe, no entanto os insultos de que estes são alvo, nos campos, por parte dos adeptos, leva à desistência de muitos. “Há interesse em ser árbitro o problema é que vêm 30 pessoas tirar o curso, mas no fim ficam lá cinco, porque são maltratados nos campos e as pessoas não querem apitar os jogos, vão-se embora e abandonam os campos”.

O presidente da AFE afirma que “enquanto não houver uma ética desportiva, neste sentido, é difícil conseguir manter árbitros a apitar os jogos, porque muitos desistem uma vez que são maltratados nos campos e não estão para isso”.

São cerca de 60 os árbitros no distrito de Évora, para apitar 90 jogos por fim de semana. Para colmatar a falta de árbitros a Associação de Futebol de Évora está a criar “o árbitro benjamim, os clubes têm que indicar um árbitro para apitar os jogos de benjamins, primeiro vão ser acompanhados por um árbitro da Associação e quando tiverem condições Apitam os jogos sozinhos”.

Por outro lado, acrescenta António Pereira, estão a ser estabelecidos “protocolos com escolas Secundárias de desporto, para lecionarmos o curso de árbitro, para que quando os jovens acabem o curso estão habilitados a apitar jogos e estamos a pensar fazer o mesmo nas escolas de Montemor e Viana do Alentejo e, penso que assim conseguiremos ter entre 30 a 40 árbitros por época”.

Questionado sobre quantas queixas foram recebidas, por parte dos árbitros, por exemplo, por insultos, António Pereira, revela que “casos graves não há, mas quase todas as semanas há três ou quatro relatórios de jogo, em que os árbitros se queixam da forma como são tratados, inclusive por diretores de clubes, quando deviam ser apoiados para que conseguissem fazer o seu trabalho”.

Associação de Futebol de Évora que está a implementar algumas medidas para colmatar a falta de árbitros no distrito, uma situação que acontece também a nível nacional.