Festa em São Geraldo com arte urbana na recuperação do lavadouro

Este sábado, o projeto “Estendal” viveu um dia de festa, em São Geraldo, no concelho de Montemor-o-Novo. Esteve a ser celebrada a conclusão da 1.ª fase do projeto Arte Urbana em Lavadouros Públicos

Desde setembro deste ano que em Montemor-o-Novo tinha sido iniciada a  primeira fase do “Estendal”, um Projeto de Arte Urbana em Lavadouros Públicos, que tem como tema base a água.

Nesta primeira fase, ganharam vida quatro lavadouros – Casa Branca, Santiago do Escoural, Fazendas do Cortiço e São Geraldo – respetivamente por Gonçalo MAR, Mariana Duarte Santos, Los Pepes (Meggie Prata e Francisco Leal) e Mariana Dias Coutinho, numa colaboração com as Juntas de Freguesias, de Santiago do Escoural e União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.

A festa deste sábado em São Geraldo, onde a RNA esteve presente no Lavadouro de São Geraldo, um projeto simbólico e significativo, bem revelador do que é o Estendal!

A artista Mariana Dias Coutinho  que desenvolveu o projeto na aldeia de São Geraldo, fala-nos da intervenção que realizou e da experiência em que houve envolvimento das pessoas da aldeia “foi feita uma escolha de terras em vários locais com a ajuda da população de forma maravilhosa, senti-me sempre muito acompanhada, mapeado com 19 amostras os locais por onde as pessoas passaram, até ser escolhida a tonalidade da cor utilizada”

Numa frase, para Mariana Dias Coutinho “fica o espírito de comunidade de entre ajuda das pessoas desta aldeia ” de São Geraldo, vou de coração cheio, com saudades de voltar. Hoje é dia de celebrar”.

 O lavadouro da aldeia de São Geraldo, construído na década de 70, é dos poucos que ainda é utilizado. Foi neste lavadouro que ganhou vida uma intervenção realizada pela artista Mariana Dias Coutinho, intitulada Lavar a Terra, que aqui concretizou uma pintura mural, realizada com pigmentos naturais, agregando numa obra a passagem da lavagem de roupa na ribeira para os tanques do lavadouro e as características deste trabalho.

Parceira da Câmara de Montemor foi a União de freguesias de da Vila Bispo e Silveiras, cujo presidente António Danado, nos explicou que “se criou um laço de amizade entre a artista e os moradores, tendo se conseguido envolver a comunidade, tínhamos aceite o projeto da Câmara, mas com a condição de envolver a população pois podíamos trazer aqui o melhor projeto mas sem as pessoas esse projeto não iria avançar”. Mas avançou com a colaboração da comunidade que preparou uma festa para este sábado.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor destacou “a recuperação de um equipamento abandonado, sem qualquer tipo de uso , destacando a colaboração entre a câmara e as juntas de freguesia e com intervenções artísticas modernas mas de partilha e amizade com os habitantes de São Geraldo.”