Doçaria regressa a Alcáçovas entre 25 e 27 deste mês

A vila de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, volta a acolher, de 25 a 27 deeste mês, a 21ª Mostra de Doçaria, um dos principais eventos do calendário de inverno da região.

O certame organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, promete continuar a fazer as delícias dos muitos visitantes esperados, num fim de semana doce onde o Bolo Real, o Bolo Conde de Alcáçovas, os Amores de Viana e as Sardinhas Albardadas são os cartões-de-visita, a par dos diversos licores.

Os doces conventuais e palacianos vão ser as “estrelas” da Mostra de Doçaria que terá também um programa cultural recheado e que inclui o 9º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, que visa preservar a doçaria tradicional portuguesa.

Saiba onde estão os radares da PSP este mês em Elvas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) dá a conhecer os locais onde vai instalar os radares, neste mês de novembro, sendo esta uma das  formas de dissuadir os condutores de infringir as regras do Código da Estrada, em especial os limites de velocidade.

Em Elvas, os radares vão estar na quarta-feira, dia 9, às 8.30 horas, na EN 373 (Avenida da Europa, na saída para Campo Maior) e, no dia 29 deste mês, às 8.30 horas, na Avenida do Dia de Portugal (saída para Badajoz).

 

Brigadas de Sapadores da CIMAA fazem silvicultura preventiva

Terminado o período mais crítico de incêndios florestais, as duas Brigadas de Sapadores Florestais de Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) concentram-se agora nos trabalhos de silvicultura preventiva e mitigação do risco de incêndio.

As Brigadas de Sapadores Florestais da CIMAA intervencionaram, desde o início do ano, uma área aproximada de 351 hectares. Este valor representa um aumento de 15% quando comparado com o mesmo período em 2021.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Prevê-se ainda que, até ao fim do ano, a área intervencionada ascenda aos 400 hectares, contabilizando assim mais de 1500 hectares intervencionados desde a criação das duas Brigadas de Sapadores da CIMAA em 2018.

As Brigadas contam atualmente com 28 operacionais apoiados por seis viaturas todo-o-terreno, um trator de rodas e um trator de lagartas ao serviço da CIMAA, através de contrato de comodato com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Depois de Nisa e Arronches, as Brigadas encontram-se a desenvolver trabalhos nos concelhos de Ponte de Sor e Monforte, estando já programadas intervenções para as próximas semanas nos municípios de Gavião e Portalegre.

Para além dos trabalhos de prevenção, as duas Brigadas de Sapadores Florestais da CIMAA integram, desde 2019, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), no qual desempenham um importante papel na vigilância, apoio ao combate, consolidação e rescaldo a incêndios nos incêndios rurais.

[/shc_shortcode]

PSP detém sete pessoas entre 31 de outubro e 6 de novembro

O Comando Distrital de Portalegre da PSP realizou, entre 31 de outubro e 6 de Novembro, cinco operações de fiscalização rodoviária, tendo controlado 284 veículos e levantado seis autos de notícia por contraordenação, sendo cinco por falta de inspeção periódica obrigatória e um por condução sob efeito do álcool; foram ainda realizadas uma operação de fiscalização à utilização de explosivos e quatro ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária.

No mesmo período, foram detidos cinco homens e duas mulheres com idades compreendidas entre os 23 e os 46 anos, sendo quatro homens e duas mulheres por tráfico de estupefacientes e um homem por condução de veículo automóvel sem habilitação legal.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Foram ainda apreendidos 1.930 Kg de liamba, 185 doses individuais de haxixe, 153 doses individuais de cocaína, 2 g de MDMA e 1.475 euros em numerário.

A PSP registou ainda dois acidentes de viação, dos quais resultaram danos materiais nas viaturas intervenientes.

[/shc_shortcode]

Festival de Sopas em Montemor entre dias 11 e 13

O 18º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo, organizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, realiza-se de 11 a 13 de novembro, no Pavilhão de Exposições da cidade, e funciona como espaço gastronómico, de entrada livre, aberto ao público.

Neste evento, que tem como objetivo a divulgação e valorização das sopas alentejanas,  haverá dezenas de sopas para provar, sendo a escolha o principal quebra-cabeças. Para além de Mostra Gastronómica, estarão em destaque os vinhos de Montemor e não faltará animação musical.

No âmbito Festival de Sopas, irá decorrer o Concurso “Montemor-o-Novo, Borrego à Mesa”, um Concurso Gastronómico que tem como objetivo promover o património gastronómico, dinamizar a economia local e valorizar um produto de excelência produzido no concelho, nomeadamente o Borrego. Este concurso está aberto a todos os interessados amadores ou profissionais, e divide-se em duas categorias (Tradição e Inovação), podendo cada participante apresentar um prato por categoria. Serão atribuídos três prémios por categoria.

Programação completa:

Dia 11 – (sexta-feira)

18.00 h – Abertura do Festival de Sopas de Montemor-o-Novo com Pregões do século passado e Tuna da Universidade sénior de Montemor-o-Novo

21.00 h – Animação Musical com BBC TRIO

24.00 h – Encerramento

Dia 12– (sábado)

10.00 h – Azeite abundante, bom ano pradiante – Visita ao lagar de produção de Azeite Simbio (Visita ao lagar gratuita com inscrição prévia no Posto de Turismo até dia 10 de Novembro  – Tel. 266 898 103; email: turismo@cm-montemornovo.pt)

12.00 h – Abertura do Festival de Sopas

14.30 h – Animação Musical com Rancho Folclórico do Ciborro

16.00 h – Atelier de artes em cortiça

17.00 h – Concurso Gastronómico “Borrego à Mesa”

21.00 h – Animação musical com MONDA

24.00 h –  Encerramento

Dia 13 (domingo)

12.00 h – Abertura do Festival de Sopas

14.30 h – Animação Musical com BORAZAPANÃO

16.00 h – Atelier de artes em cortiça

17.00 h – Encerramento do 18 º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo

Faleceu José Trindade

José Luís Marmeleiro Trindade (na foto), de 71 anos, faleceu esta segunda-feira, dia 7, na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital São João, em Montemor-o-Novo, onde se encontrava internado desde a passada quinta-feira.

Nasceu a 19 de novembro de 1950, foi responsável pelo restaurante do Parque de Campismo de Elvas e proprietário da papelaria Nova Elvense.

José Trindade era casado e deixa um filho, residente em Lisboa. Foi durante muitos anos irmão da Confraria do Senhor Jesus da Piedade.

O velório realiza-se a partir das 15 horas de hoje, no Complexo Funerário de Elvas. Já a missa de corpo presente está marcada para amanhã, terça-feira, às 10 horas, no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, seguida de cremação, no Complexo, às 11 horas.

À família enlutada, a Rádio ELVAS apresenta as mais sentidas condolências.

Agrupamento 158 de Elvas com forte adesão de novos escuteiros

O Agrupamento 158 do Corpo Nacional de Escutas (CNE), de Elvas, conta este ano com uma afluência bastante elevada de novos elementos.

Terminadas as inscrições, a secção de lobitos “conta com mais 21 crianças e a de exploradores mais seis, o que se traduz num número muito bom”, como nos referiu João Favita, chefe do agrupamento.

No próximo sábado, os escuteiros de Elvas vão assinalar o magusto “com a venda de castanhas assadas, à porta da sede, na zona do viaduto, entre as 15 e as 17 horas”.

 

https://soundcloud.com/claudia-radioelvas/joao-favita-em-entrevista?si=7e3b34bb565e44dca45b66d62b570b4f&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

IVA da eletricidade baixa de 13 para seis por cento

A lei que reduz de 13 para 6 por cento a taxa do IVA sobre a eletricidade, uma medida anunciada em 5 de setembro pelo primeiro-ministro, foi publicada a 21 de outubro, com efeitos desde o primeiro dia deste mês e até 2023.

Integrada num pacote de apoios às famílias para mitigar o impacto do aumento do custo de vida no rendimento, a redução (da taxa intermédia para taxa reduzida) do IVA no fornecimento de eletricidade tem efeitos retroativos a 1 de outubro e termina em 31 de dezembro de 2023.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A taxa reduzida é aplicada ao fornecimento de eletricidade para consumo, com exclusão das suas componentes fixas, relativamente a uma potência contratada que não ultrapasse 6,90 kVA, na parte que não exceda 100 kWh por período de 30 dias ou 150 kWh por 30 dias quando adquirida para consumo de famílias numerosas, considerando a lei como tais os agregados familiares constituídos por “cinco ou mais” pessoas.

As regras a que deve obedecer a aplicação da verba, nomeadamente no que respeita à eletricidade adquirida para consumo de famílias numerosas, ao seu apuramento em tarifas multi-horárias ou à definição das regras aplicáveis ao cálculo da proporção dos limites, são determinadas por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças e da Energia, segundo o diploma.

A descida da taxa do IVA em Portugal segue o exemplo de outros países da União Europeia, aproveitando a abertura de Bruxelas que, desde abril, permite aos Estados-membros aplicar a taxa reduzida do IVA sem ter de consultar o Comité do IVA. De acordo com as novas regras, os países podem aplicar a taxa reduzida do IVA a uma lista de 24 categorias (entre as 29 possíveis).

[/shc_shortcode]

Quercus de Portalegre promove saída de campo

O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus organiza, dia 13 de novembro, uma saída de campo no Parque Natural da Serra de São Mamede, com o intuito de observar e identificar a sua diversidade florística e faunística.

José Janela, da Quercus, explica que a atividade “decorrerá ao longo de um percurso pedestre, com início em Castelo de Vide e final em Marvão, e passará por alguns locais de grande beleza do Parque Natural da Serra de São Mamede. Será feito um percurso de pequena rota de 12 km que cruza os dois concelhos”.

As inscrições para a saída de campo podem ser feitas até às 12 horas de dia 12 de Novembro, sendo que a participação é limitada a 25 pessoas e apenas a sócios do núcleo.

A saída de campo do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus é o tema da edição desta semana da rubrica Ambiente em FM, com José Janela da Quercus.

Jardim de São Vicente tem novo equipamento de fitness

O jardim de São Vicente e Ventosa, junto ao lar desta freguesia do concelho de Elvas, conta, desde a passada sexta-feira, 4 de novembro, com um novo equipamento de fitness.

O investimento feito, de cerca de 1.300 euros, neste equipamento desportivo serve para substituir um outro que já se encontrava “obsoleto”, revela o presidente da junta de freguesia. “Há cerca de três meses, decidimos concorrer e pedir orçamentos e o equipamento veio há 15 dias. Acabamos na sexta-feira a colocação do mesmo”, adianta João Charruadas.

Este é “um equipamento de fitness, que dá para braços, para fazer abdominais”, mais direcionado, segundo o presidente da junta, aos adultos. “Era já um pedido que as pessoas me tinham feito, principalmente por quem frequenta o jardim, diariamente”, acrescenta.

Ainda assim, João Charruadas pede às pessoas para que “não se assustem”, uma vez que, entre a retirada do equipamento antigo (em madeira e já estragado) e a colocação do novo, foram furtadas cerca de 20 placas de piso (emborrachado e de segurança). Assim que possível, o piso será reposto, na sua totalidade.

“Vale a pena investir nestas iniciativas”, diz Sílvia Pinto sobre Mostra Gastronómica de Arraiolos

A edição deste ano da Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada terminou ontem, 6 de novembro, em Arraiolos, depois de dez dias a promover o melhor do concelho.

A presidente da Câmara, Sílvia Pinto destaca que, ao longo de dez dias “valeu a pena investir nestas iniciativas, onde promovemos o nosso concelho, porque tivemos muitos visitantes, ao longo dos dias, que vão passando conhecendo e adquirindo os nossos produtos, o que também é bom para os empresários e estão criadas as condições para se passarem bons momentos, em Arraiolos”.

Edição deste ano da Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da empada terminou ontem, no Arraiolos Multiusos.

Noite das Sopas em Arronches voltou a ser um sucesso

A Associação Freestyle IceShow, de Arronches, promoveu na noite de sábado, 5 de novembro, a 6ª Noite das Sopas, evento que, devido à pandemia, teve uma interrupção de dois anos, mas que voltou encher o edifício “O Celeiro”.

O evento, segundo a organização, proporcionou à população de Arronches e arredores, “uma noite gastronómica de excelente qualidade, em que a sopa alentejana foi a rainha da festa”. Estiveram à disposição de todos, sopa de aves, sopa de tomate, sopa de cação, sopa de feijão e sopa de grão.

Este ano estiveram presentes cerca de 600 pessoas que, além das sopas, puderam deliciar-se com “as magníficas sobremesas confeccionadas pelos pais dos atletas e ainda divertirem-se noite dentro ao som do Vítor Realinho”.

A associação voltou a apostar na utilização de ecocopos reutilizáveis, “contribuindo assim para a redução dos habituais resíduos provenientes dos milhares de copos de plástico descartáveis produzidos num evento deste tipo. Ao longo da noite todos os participantes foram transmitindo um feedback bastante positivo, o que mostra o sucesso desta iniciativa”.

A associação promete continuar a trabalhar para que a Noite das Sopas de Arronches “seja um evento de referência no distrito e que continue a primar pela qualidade habitual”.

3.º Congresso AMAlentejo nos dias 18 e 19 em Estremoz

O 3.º Congresso AMAlentejo, sob o lema “Semeando Novos Rumos – Desenvolvimento e Governação Territorial: Desafios e Oportunidades” realiza-se nos dias 18 e 19 deste mês, em Estremoz

Este encontro pretende encontrar “melhores soluções para responder aos problemas do desenvolvimento económico, social e cultural do Alentejo e à sua preservação ambiental; defesa e valorização e aprofundamento do Poder Local; à procura de soluções que garantam a descentralização efetiva da Administração Central e um Poder Regional democrático, participado, representativo, plural, transparente e congregador”.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, devendo as inscrições ser efetuadas aqui, até 10 de novembro. Em caso de dúvida contactar o Secretariado Técnico do Congresso, através do telefone 266 749 420 ou do e-mail congresso@amalentejo.pt.

GNR sinaliza menos idosos vulneráveis no distrito de Portalegre

A operação “Censos Sénior 2022” da Guarda Nacional Republicana (GNR) decorreu ao longo do mês de outubro, em todo o território nacional, no âmbito do Policiamento Comunitário.

O objetivo desta operação passou por realizar um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, que vive sozinha e isolada, atualizando os registos das edições anteriores.

Nesta operação, através das diversas ações realizadas, os militares privilegiaram o contacto pessoal com os idosos em situação vulnerável, para os sensibilizarem e alertarem para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”, revela o Capitão João Lourenço, das relações públicas da GNR.

Na edição de 2022 da Operação “Censos Sénior”, a GNR realizou 305 ações em sala e 3.017 ações porta a porta, abrangendo um total de 26.527 idosos.

A nível nacional, e comparativamente com o ano passado, este ano foram sinalizados mais idosos. O Capitão João Lourenço afirma que, “este ano foram sinalizados 44.511 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, um número superior ao do ano passado, em que foram sinalizados 44.484 pessoas”. Já no distrito de Portalegre registou-se uma diminuição de sinalizações, menos 145 face a 2021. “Este ano em Portalegre foram sinalizados 2985 idosos, já no ano passado foram sinalizados 3130 idosos.

O Capitão João Lourenço esclarece que esta diminuição de sinalizações pode ter várias razões, entre elas “a saída do programa porque não configuram uma situação vulnerável, por falecimento, pelo facto de terem mudado de residência ou terem sido acolhidos por familiares, ou mesmo institucionalizados”.

“Operação Censos Sénior 2022”, da GNR que decorreu ao longo do mês de outubro, tendo sido sinalizados, no distrito de Portalegre 2.985 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, um número inferior a 2021, altura em que foram sinalizadas 3130 pessoas.

Ialbax: Cristina Canário e Luís Pereira em duas provas

Cristina Canário, em representação da Associação Desportiva Ialbax, subiu no sábado, 5 de novembro, ao segundo lugar do pódio, no seu escalão, da Corrida da Associação Montepio, prova com partida e chegada no Estádio Nacional do Jamor.

Já ontem, domingo, dia 6, Luís Pereira participou numa prova de BTT, organizada pela Associação Desportiva La Catalina, em Valência de Alcântara, em Espanha, com um percurso de 59 km, com 1.200 D+.

Capela do Museu Militar de Elvas volta a receber eucaristias

As cerimónias protocolares das comemorações dos 13 anos do Museu Militar de Elvas realizam-se amanhã, dia 8 de novembro, com a presença do chefe de Estado-Maior do Exército Português.

De acordo com o coronel Nuno Duarte (na foto), diretor do Museu Militar de Elvas, “a capela do Museu Militar vai ganhar uma nova vida a partir de agora, uma vez que amanhã vai ser celebrada uma pequena eucaristia, pelo bispo das Forças Armadas e de Segurança, para assinalar a reabilitação deste espaço”.

Na mesma ocasião, “vai ser apresentada uma peça de artilharia restaurada pelos militares do museu. Essa peça vai passar a estar disponível para utilização e, acima de tudo, para exposição”.

O programa de amanhã tem início marcado para as 8 horas, com o hastear da Bandeira Nacional, seguindo-se a homenagem aos mortos, às 9.30 horas, seguindo-se uma pequena eucaristia na capela do museu, com o bispo das Forças Armadas e de Segurança.

Às 11 horas, realiza-se a receção dos convidados. Pelas 11.15 horas, começa a sessão solene com a alocução do diretor do Museu Militar de Elvas, imposição de condecorações, entrega de prémios do primeiro concurso de fotografia e intervenção da alta entidade.

O coffee break está marcado para as 12 horas e, às 12.40 horas, realiza-se a apresentação da peça de artilharia antiaérea, restaurada no Museu Militar de Elvas.