As Portas de São Vicente, que ligam o centro histórico de Elvas à zona da Boa-Fé, encontram-se em risco de derrocada, pelo que a circulação automóvel e de peões vai manter-se proibida durante alguns meses.
Esta é uma informação avançada pelo presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que em declarações à Rádio ELVAS revela que depois da visita de análise, por parte da Direção Geral e Regional da Cultura, “se verificou que a situação é muito grave, porque de um momento para o outro pode haver uma derrocada, daquilo que é a estátua do Zé de Melo, que tem toneladas de peso e depois todo o suporte e pedras que parecem um puzzle, e de um momento para o outro podem cair, pelo que estamos perante uma intervenção nem para um dia, nem para uma semana”.
As intervenções previstas, para reparar os danos existentes, nas Portas de São Vicente podem durar vários meses, adianta o presidente. “Tudo vai ser examinado ao pormenor e é muito natural que haja uma intervenção para retirar grande parte das portas, naquele local, para voltar a ser tudo reposto, o que quer dizer que estamos a falar da impossibilidade de se transitar, quer a nível de peões quer automóveis, por meses, não podemos estar a enganar as pessoas”, acrescenta o presidente.
Para resolver os constrangimentos que esta situação tem causado aos cidadãos, Rondão Almeida afirma que, no caso das crianças que estudam nas escolas da Boa-Fé, “desde hoje que foi disponibilizado transporte às 8 horas e às 9 horas, do centro histórico para a escola da Boa-Fé e haverá também para fazer o retorno”, adiantando que os “diretores de turma vão avisar as crianças para saberem que têm um autocarro todos os dias de manhã assim como de retorno a casa”.
No entanto o município, acrescenta o presidente da Câmara de Elvas, está já a equacionar outra alternativa também para quem circula de automóvel.
Essa solução, se se verificar viável, passa por criar uma passagem através do Museu Militar de Elvas. “Pretendemos arranjar também uma alternativa para a deslocação em veículos, daí que vamos entrar em contacto com o diretor do Museu Militar para ver se somos capazes, através de umas portas que existem, atravessando a parada dos militares e surgindo na parte de trás do espaço, para tentarmos uma alternativa, revela o presidente”.
Tendo em conta que, no primeiro dia de encerramento das portas de São Vicente, ainda foram algumas as pessoas que passaram a pé, apesar da proibição existente, Rondão Almeida garante que será colocado “um painel para reforçar mais o risco que as pessoas correm ao passarem por este local, porque de um momento para o outro qualquer pedregulho, com mais de uma tonelada, pode-lhe cair em cima, o que quer dizer que tem que haver noção de responsabilidade e isso a acontecer o único responsável é quem passa por onde está proibido passar”.
Já o coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas, sobre esta possibilidade de o trânsito automóvel circular pelo Museu, revela que “vamos analisar, naturalmente que o Museu Militar está disponível para apoiar a população, mas vamos equacionar e ver qual a melhor solução, desde que também esteja preservada a segurança do Museu, essa é uma situação que nos está a preocupar, garantir a nossa segurança, mas estamos disponíveis para arranjar uma solução, a bem de todos”.
Município de Elvas que está a tentar arranjar uma solução para quem circula de automóvel entre a Boa-Fé e o centro histórico, uma vez eu as Portas de São Vicente estão em risco de derrocada, que poderá passar por criar uma passagem pelo Museu Militar de Elvas.


A Empada de Arraiolos apresenta, na sua confeção, uma relação íntima com a Gastronomia Alentejana. De formas diversas, foram transmitidos estes saberes seculares envolvendo sabores tradicionais que enchem de bons aromas a cozinha.
O cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo apresentam esta quinta-feira, 3 de novembro, o documentário “Cesária Évora”, de Ana Sofia Fonseca, às 21 horas, no Cineteatro Curvo Semedo.
O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Marvão, deteve no dia 30 de outubro um homem de 49 anos e uma mulher de 33 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Marvão.
A jovem borbense Madalena Morgado (na foto) está presente na Final Nacional Miss Queen Portugal, que decorre entre hoje e sábado, dias 2 e 5 de novembro, em Viana do Castelo.
É a 27 de novembro que se corre a Meia Maratona de Évora, sendo se encontram abertas as inscrições, que podem ser feitas de forma individual ou por equipas.
Quatro homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 23 e os 47 anos, foram detidos esta quarta-feira, no âmbito da operação realizada pela PSP de Elvas, em vários pontos da cidade.
O fornecimento de água à população, em algumas zonas de Campo Maior, estará condicionado, ou mesmo interrompido, esta quinta-feira, 3 de novembro, entre as 7 e as 17 horas.
No âmbito do projeto de implementação de compostagem no concelho de Avis, já foram instalados, em Figueira e Barros, os compostores destinados à compostagem comunitária, estando agendada para breve a instalação destes equipamentos nas restantes localidades do concelho.
Vasco Lopes da Silva (na foto), de 32 anos, tem vindo a singrar no mundo da arbitragem, na modalidade de natação, depois de 17 anos de competição nesta modalidade.
O Bombeiro de primeira Paulo Trindade, do corpo ativo dos Bombeiros Voluntários de Elvas, que desempenha funções na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) através da sua Força Especial de Proteção Civil (FEPC), encontra se em Angola, mais concretamente na província de Cunene, para ministrar dois cursos de formação em emergência pré-hospitalar.
A GNR detetou a presença de carteiristas na Feira dos Santos em Borba.
O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes homenageou esta manhã de quarta-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, os combatentes falecidos.
O trabalho desenvolvido no InnovPlantProtect é o mote para a nova rubrica que é emitida às quartas-feiras na Rádio ELVAS, às 12.45 e 16.30 horas.
A Federação Nacional da Educação marcou para hoje, dia 2 de Novembro, uma greve que demonstra o descontentamento contra o Orçamento de Estado 2023 (OE2023).
Seis pessoas foram detidas, pelo Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP), entre 24 e 30 de outubro, dos quais quatro homens e uma mulher por condução de veículo automóvel com excesso de álcool (Taxa de Álcool no Sangue de 1,47g/l; 1,70g/l; 1,71g/l; 1,77g/l e 2,72g/l); e dois homens por condução de veículo automóvel sem habilitação legal.
O Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, juntamente com a câmara municipal e as juntas de freguesia, prestou na manhã desta quarta-feira, 2 de novembro, em Dia de Finados, homenagem aos combatentes campomaiorenses já falecidos, no cemitério da vila.
A atleta elvense Raquel Trabuco, do Beja Atlético Clube, venceu ontem o 32° Grande Prémio de Atletismo da Cruz da Picada, em Évora.
A passagem pela Liga das Nações não foi o melhor espelho para o que pode acontecer no Mundial de 2022. Após não se qualificarem para a próxima fase, querem responder no campeonato do mundo, uma prova que pode ser a última para vários jogadores.


Os alunos de segundo ano da Escola Básica de Santa Luzia pedem os Santinhos, nesta quarta-feira, dia 2, pedindo de porta em porta frutos da época, frutos secos ou o Pão de Deus.
O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 160 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 1 de novembro, na chave sorteada.
O Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, juntamente com a Câmara Municipal, presta homenagem aos combatentes campomaiorenses falecidos, esta quarta-feira, dia 2, em Dia de Finados.
O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes presta homenagem, esta quarta-feira, dia 2, aos combatentes e sócios já falecidos, no talhão do núcleo, cemitério da cidade.
A PSP de Elvas está desde as 6 da manhã desta quarta-feira, 2 de novembro, a realizar buscas domiciliárias e não domiciliárias nos Bairros das Pias e de São Pedro e também no centro histórico da cidade.