Museu Militar de Elvas pode ligar o centro histórico à Boa-Fé

As Portas de São Vicente, que ligam o centro histórico de Elvas à zona da Boa-Fé, encontram-se em risco de derrocada, pelo que a circulação automóvel e de peões vai manter-se proibida durante alguns meses.

Esta é uma informação avançada pelo presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que em declarações à Rádio ELVAS revela que depois da visita de análise, por parte da Direção Geral e Regional da Cultura, “se verificou que a situação é muito grave, porque de um momento para o outro pode haver uma derrocada, daquilo que é a estátua do Zé de Melo, que tem toneladas de peso e depois todo o suporte e pedras que parecem um puzzle, e de um momento para o outro podem cair, pelo que estamos perante uma intervenção nem para um dia, nem para uma semana”.

As intervenções previstas, para reparar os danos existentes, nas Portas de São Vicente podem durar vários meses, adianta o presidente. “Tudo vai ser examinado ao pormenor e é muito natural que haja uma intervenção para retirar grande parte das portas, naquele local, para voltar a ser tudo reposto, o que quer dizer que estamos a falar da impossibilidade de se transitar, quer a nível de peões quer automóveis, por meses, não podemos estar a enganar as pessoas”, acrescenta o presidente.

Para resolver os constrangimentos que esta situação tem causado aos cidadãos, Rondão Almeida afirma que, no caso das crianças que estudam nas escolas da Boa-Fé, “desde hoje que foi disponibilizado transporte às 8 horas e às 9 horas, do centro histórico para a escola da Boa-Fé e haverá também para fazer o retorno”, adiantando que os “diretores de turma vão avisar as crianças para saberem que têm um autocarro todos os dias de manhã assim como de retorno a casa”.

No entanto o município, acrescenta o presidente da Câmara de Elvas, está já a equacionar outra alternativa também para quem circula de automóvel.

Essa solução, se se verificar viável, passa por criar uma passagem através do Museu Militar de Elvas. “Pretendemos arranjar também uma alternativa para a deslocação em veículos, daí que vamos entrar em contacto com o diretor do Museu Militar para ver se somos capazes, através de umas portas que existem, atravessando a parada dos militares e surgindo na parte de trás do espaço, para tentarmos uma alternativa, revela o presidente”.

Tendo em conta que, no primeiro dia de encerramento das portas de São Vicente, ainda foram algumas as pessoas que passaram a pé, apesar da proibição existente, Rondão Almeida garante que será colocado “um painel para reforçar mais o risco que as pessoas correm ao passarem por este local, porque de um momento para o outro qualquer pedregulho, com mais de uma tonelada, pode-lhe cair em cima, o que quer dizer que tem que haver noção de responsabilidade e isso a acontecer o único responsável é quem passa por onde está proibido passar”.

Já o coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas, sobre esta possibilidade de o trânsito automóvel circular pelo Museu, revela que “vamos analisar, naturalmente que o Museu Militar está disponível para apoiar a população, mas vamos equacionar e ver qual a melhor solução, desde que também esteja preservada a segurança do Museu, essa é uma situação que nos está a preocupar, garantir a nossa segurança, mas estamos disponíveis para arranjar uma solução, a bem de todos”.

Município de Elvas que está a tentar arranjar uma solução para quem circula de automóvel entre a Boa-Fé e o centro histórico, uma vez eu as Portas de São Vicente estão em risco de derrocada, que poderá passar por criar uma passagem pelo Museu Militar de Elvas.

“Empada de Arraiolos não é melhor nem pior, é diferente”

A Empada de Arraiolos apresenta, na sua confeção, uma relação íntima com a Gastronomia Alentejana. De formas diversas, foram transmitidos estes saberes seculares envolvendo sabores tradicionais que enchem de bons aromas a cozinha.

José Franco (na foto) está na Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada, em Arraiolos, a fazer demonstração de confeção de empadas com o intuito de “desmistificar a empada e mostrar às pessoas que é fácil fazer, seguindo as normas obrigatórias em termos de tempero. Estamos abertos a que as pessoas possam meter a mão na massa e experimentar a fazer. A carcteristíca que as empadas têm é contar com carne de galinha ou caça, tendo como tempero obrigatório a mangerona e um toque de vinagre”.

Para José Franco, a empada de Arraiolos “não é melhor nem pior que as outras, é simplesmente diferente. A diferença está nos temperos e acredito que a forma de fechar, que também é muito nosso, dá um toque especial”.

A empada de Arraiolos é um dos produtos de destaque na Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada que está a decorrer no multiusos da vila até domingo, dia 6.

Documentário “Cesária Évora” exibido esta quinta-feira no Curvo Semedo

O cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo apresentam esta quinta-feira, 3 de novembro, o documentário “Cesária Évora”, de Ana Sofia Fonseca, às 21 horas, no Cineteatro Curvo Semedo.

Depois da exibição do documentário segue-se um momento musical, com o lendário guitarrista (solo) Armando Tito, a voz de uma das novas divas de Cabo Verde, Cremilda Medina, mais o guitarrista Dany Fonseca (acompanhamento).

A exibição conta ainda com a presença da realizadora da obra, Ana Sofia Fonseca, para contar e falar do seu trabalho e deste documentário, em particular.

GNR de Marvão detém duas pessoas por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Marvão, deteve no dia 30 de outubro um homem de 49 anos e uma mulher de 33 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Marvão.

No âmbito de uma fiscalização rodoviária, os militares da Guarda abordaram um veículo, tendo verificado no seu interior a existência de estupefacientes e material relacionado com o tráfico.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No seguimento da ação policial foi realizada uma revista pessoal de segurança aos suspeitos e uma busca ao veículo, que culminou na detenção dos suspeitos e na apreensão de 44 doses de liamba; 37 doses de haxixe; sete doses de MDMA; três selos de LSD; três telemóveis; dois computadores portáteis; 1 115,40 euros em dinheiro e diverso material relacionado com o tráfico de estupefaciente.

Os detidos foram constituídos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Nisa.

[/shc_shortcode]

Jovem borbense representa o concelho em Viana do Castelo

A jovem borbense Madalena Morgado (na foto) está presente na Final Nacional Miss Queen Portugal, que decorre entre hoje e sábado, dias 2 e 5 de novembro, em Viana do Castelo.

O Município de Borba, através das redes sociais, “agradece à jovem por levar o concelho até ao norte do País” e deseja-lhe “boa sorte”.

Évora promove treinos para a Meia Maratona de dia 27

É a 27 de novembro que se corre a Meia Maratona de Évora, sendo se encontram abertas as inscrições, que podem ser feitas de forma individual ou por equipas.

Desta vez, a Câmara Municipal de Évora, que quer alterar o percurso da prova, para que se aproxime do centro histórico, começou a promover também treinos de preparação, tanto para os 21 quilómetros, como para os dez.

O primeiro treino aconteceu já no dia 30 de outubro. Os próximos, que estão marcados para os 6, 13 e 20 de novembro, decorrerem a partir das 8h30, no Complexo Desportivo de Évora. Os treinos são gratuitos e não necessitam de qualquer inscrição prévia.

Para estes treinos, a autarquia desafiou os clubes de atletismo e grupos informais de corrida da cidade para que, conjuntamente, se promovam estes encontros e se disponibilizem os diversos marcadores de ritmos para que estes treinos correspondam às expectativas de quem neles participa.

Seis detidos em operação da PSP de Elvas

Quatro homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 23 e os 47 anos, foram detidos esta quarta-feira, no âmbito da operação realizada pela PSP de Elvas, em vários pontos da cidade.

De acordo com o Comissário Rui Massaneiro, comandante da esquadra de Elvas da Polícia de Segurança Pública, foram apreendidos “cerca de dois quilos de liamba, 1.185 doses de haxixe, 153 doses de cocaína, duas gramas de MDMA, 1475 euros, uma balança de precisão, quatro telemóveis, um bastão em madeira, um taco de basebol, uma catana e diverso material utilizado pelos suspeitos para acondicionamento do produto estupefaciente que venderiam ao consumidor”.

A operação resulta “de um processo de investigação que decorria há seis meses na esquadra de investigação criminal da PSP, relacionado com tráfico de estupefacientes, ao qual demos hoje cumprimento a vários mandatos, sendo 10 de busca domiciliária e sete não domiciliária”.

“Os seis detidos recolheram às celas de detenção, sendo presentes amanhã, durante o dia, no Tribunal Judicial de Elvas, para primeiro interrogatório judicial, onde, a cada um, vão ser aplicadas as medidas de coação entendidas pela entidade judiciária”, referiu ainda o Comissário.

A operação em curso contou com um forte dispositivo composto por polícias de várias valências do Comando Distrital de Portalegre, apoiados por duas subunidades da Unidade Especial de Polícia, nomeadamente pelo Corpo de Intervenção e pelo Grupo Operacional Cinotécnico, e ainda por várias Equipas de Intervenção Rápida dos Comandos Distritais de Castelo Branco, Évora e Beja.

Abastecimento de água condicionado esta quinta-feira em Campo Maior

O fornecimento de água à população, em algumas zonas de Campo Maior, estará condicionado, ou mesmo interrompido, esta quinta-feira, 3 de novembro, entre as 7 e as 17 horas.

Estes congestionamentos, explica a Aquamaior, devem-se aos trabalhos de substituição da conduta de distribuição na Avenida da Liberdade.

A intervenção irá afetar a Avenida da Liberdade (troço da Estátua do Comendador à Avenida Humberto Delgado; e troço da Avenida Humberto Delgado ao cruzamento da Rua Dr. Tello da Gama), a Avenida Humberto Delgado (troço desde a Avenida da Liberdade à rotunda do Continente), a Rua Artur Bual e a Rua Dr. Agrela.

A Aquamaior agradece “a melhor compreensão por parte da população”, assegurando que irá tentar realizar os trabalhos no “mais curto espaço de tempo, para causar o menor constrangimento possível”.

Avis faz compostagem comunitária em Figueira e Barros

No âmbito do projeto de implementação de compostagem no concelho de Avis, já foram instalados, em Figueira e Barros, os compostores destinados à compostagem comunitária, estando agendada para breve a instalação destes equipamentos nas restantes localidades do concelho.

Para dar a conhecer este serviço, realizou-se uma ação de sensibilização porta a porta, na localidade, de modo a elucidar a população acerca do processo de compostagem e da sua importância na preservação do meio ambiente e na gestão de recursos.

Aderir a este processo é muito fácil e permite a todos os cidadãos contribuir ativamente para a redução da produção de resíduos sólidos urbanos de forma muito simples: basta inscrever-se através da ficha disponível no site do Município, bem como na Junta de Freguesia de Figueira e Barros, para receber gratuitamente um balde de recolha e um guia de compostagem, para poder depositar os resíduos orgânicos que produz em sua casa no compostor comunitário.

A população de todo o concelho de Avis pode também optar por receber um compostor doméstico gratuito para instalar no seu quintal e aproveitar o composto orgânico para adubar as suas plantas e culturas.

Vasco Lopes da Silva ambiciona arbitrar provas internacionais

Vasco Lopes da Silva (na foto), de 32 anos, tem vindo a singrar no mundo da arbitragem, na modalidade de natação, depois de 17 anos de competição nesta modalidade.

O árbitro, natural de Elvas e de uma família ligada à natação, uma vez que a mãe, Ana Cristina Jantarão é treinadora no CEN e o pai, Luís Lopes da Silva, foi durante vários anos presidente da direção do clube, esteve presente nos 10th Down Syndrome World Swimming Championships (Campeonato do Mundo de Natação de Síndrome de Down) que decorreu em Albufeira.

Vasco Lopes da Silva tem preferência pelas provas de águas abertas e confessa à Rádio ELVAS ter o sonho “de arbitrar provas no estrangeiro”.

Bombeiro elvense ministra formação em Angola

O Bombeiro de primeira Paulo Trindade, do corpo ativo dos Bombeiros Voluntários de Elvas, que desempenha funções na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) através da sua Força Especial de Proteção Civil (FEPC), encontra se em Angola, mais concretamente na província de Cunene, para ministrar dois cursos de formação em emergência pré-hospitalar.

Esta iniciativa surge no âmbito do projeto de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), gerido pelo Instituto Camões  e financiado pela União Europeia, e pretende capacitar o país recetor de competências e conhecimentos na área do socorrismo, bem como permitir a troca de experiências entre ambas as partes e promover as boas relações entre estes dois países.

GNR deteta presença de carteiristas na Feira dos Santos em Borba

A GNR detetou a presença de carteiristas na Feira dos Santos em Borba.

Há apenas registo de uma queixa por furto de uma carteira foi registado ontem, terça-feira, 1 de novembro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR, na Feira dos Santos que decorreu, em Borba, embora possam ter acontecido outros ilícitos sem queixa às autoridades.

O comando informa que para além deste furto, para o qual a pessoa lesada apresentou denúcia foi também registada uma queixa por extravio de carteira, ou seja, a pessoa perdeu este seu bem pessoal, no decorrer da Feira.

Núcleo de Elvas presta homenagem a combatentes falecidos em Dia de Finados

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes homenageou esta manhã de quarta-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, os combatentes falecidos.

Esta homenagem decorreu no talhão do Núcleo, no cemitério de Elvas tendo contado com a deposição de flores por parte das diversas entidades presentes, assim como foi feito um minuto de silêncio em memória dos combatentes.

Este ano, à semelhança do que aconteceu em outros locais, as forças militares não marcaram presença, face aos “efetivos insuficientes”, revela Luís Franco, presidente do Núcleo, adiantando que não poderiam deixar de prestar “esta singela, mas sentida homenagem a todos os combatentes, para que não ciam em esquecimento”.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida lembra que este é um dia em que o município recorda “os elvenses já falecidos”, com a missa que decorreu no Convento de São Francisco destacando a homenagem do núcleo aos combatentes, onde afirma “foi com um certo significado que se juntaram ali os representantes de todas as entidades civis e miliutares, para homenagear e nunca esquecer a alma de todos aqueles que combateram pela nossa nação”.

O diretor do Museu Militar de Elvas, o coronel Nuno Duarte, marcou presença nesta homenagem e destaca que este dia se torna importante “para homeagear aqueles que tombaram em nome de Portugal e é uma forma de mostrar às novas gerações a importância destes dias e dos militares que serviram o exército português”.

Trabalho do InnovPlantProtect às quartas-feiras na Rádio ELVAS

O trabalho desenvolvido no InnovPlantProtect é o mote para a nova rubrica que é emitida às quartas-feiras na Rádio ELVAS, às 12.45 e 16.30 horas.

Esta semana, no primeiro programa Ricardo Ramiro, diretor do Departamento de Gestão de Dados e Análise de Risco no InnovPlantProtect, explica o que é este laboratório colaborativo, instalado em Elvas, desde 2020, bem como qual o trabalho desenvolvido. “O InnovPlantProtect é um laboratório colaborativo, que tem como missão desenvolver produtos e serviços que possam ajudar os agricultores a proteger melhor as suas culturas de pragas e doenças.

“O que fazemos é utilizar os mais modernos conhecimentos científicos para resolver os problemas colocados à agricultura mediterrânica pelo aparecimento de novas pragas e doenças e pela redução da disponibilidade de fitofármacos. De modo a aumentar e acelerar o nosso impacto, o nosso trabalho é feito em colaboração com vários intervenientes nacionais e internacionais”.

Ricardo Ramiro explica também que, por parte do InnovPlantProtect para prevenir as pragas e doenças, na agricultura, estão neste momento a “desenvolver soluções que permitam aos agricultores fazer uma gestão mais sustentável das pragas e doenças. Para tal, desenvolvemos produtos biológicos para o controlo destes organismos e serviços digitais e laboratoriais que permitam aos agricultores prever e detetar as pragas e doenças o mais rapidamente possível, para que possam tratar as culturas no momento certo”.

O InnovPlantProtect está organizado em cinco departamentos, três mais laboratoriais e dois mais focados no digital. Os departamentos laboratoriais focam-se no desenvolvimento de produtos de base biológica, incluindo o desenvolvimento de novas variedades de plantas resistentes a pragas e doenças, formulações inovadoras para a aplicação de bio pesticidas e novos microrganismos bio protetores, sendo que submetemos recentemente uma pré-patente para um destes microrganismos para o controlo do fogo bacteriano, que é uma doença com um efeito devastador em pereiras e macieiras”.

O trabalho desenvolvido nos departamentos do InnovPlantProtect é o tema em destaque esta semana, nesta nova rubrica que tem como objetivo dar a conhecer os projetos deste laboratório colaborativo, em Elvas, o primeiro programa pode ouvir, no podcast abaixo:

“Uma turma da EB1 de Alcáçova ficou sem aulas”, de acordo com Paula Rondão

A Federação Nacional da Educação marcou para hoje, dia 2 de Novembro, uma greve que demonstra o descontentamento contra o Orçamento de Estado 2023 (OE2023).

No Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, “oito professores aderiram à greve, sendo sete da escola sede do agrupamento e um da Escola Básica de Alcáçova, situação que deixou uma turma sem aulas, neste último caso”, de acordo com a diretora Paula Rondão.

Já no Agrupamento de Escolas de Campo Maior, “foram 11 os docentes a aderir à greve o que, de acordo com o diretor Jaime Carmona, “não coloca em risco o funcionamento das aulas”.

Para este dia, os Sindicatos de Docentes da FNE prepararam iniciativas no âmbito de cada região, utilizando várias modalidades envolvendo a presença dos respetivos dirigentes e ativistas.

No que diz respeito aos restantes agrupamentos de escolas de Elvas, ainda não foi possível apurar os número de adesão à greve.

Seis pessoas detidas pela PSP numa semana

Seis pessoas foram detidas, pelo Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP), entre 24 e 30 de outubro, dos quais quatro homens e uma mulher por condução de veículo automóvel com excesso de álcool (Taxa de Álcool no Sangue de 1,47g/l; 1,70g/l; 1,71g/l; 1,77g/l e 2,72g/l); e dois homens por condução de veículo automóvel sem habilitação legal.

A PSP realizou também seis operações de fiscalização rodoviária, onde foram controlados 377 veículos e levantados 13 autos de notícia por contraordenação: dez por falta de inspeção periódica obrigatória, um por condução sob efeito do álcool, um por não utilização do cinto de segurança durante a condução e outro por utilização do telemóvel no ato de condução); seis ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária; e duas ações de vigilância/fiscalização no âmbito dos incêndios rurais.

Ao nível da sinistralidade rodoviária a PSP registou seis acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais nas viaturas intervenientes.

Campo Maior: combatentes recordados e homenageados em Dia de Finados

O Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, juntamente com a câmara municipal e as juntas de freguesia, prestou na manhã desta quarta-feira, 2 de novembro, em Dia de Finados, homenagem aos combatentes campomaiorenses já falecidos, no cemitério da vila.

Depois da cerimónia, com a deposição de flores no talhão do núcleo, a comitiva seguiu para Degolados, para prestar também homenagem ao combatente sepultado no cemitério daquela freguesia.

Esta, segundo o presidente do núcleo, José Trindade, é uma cerimónia que se deve realizar todos os anos, com o objetivo de recordar os combatentes que já partiram.  “Fico bastante satisfeito por esta homenagem”, garante, explicando que, por esta ocasião, foi ainda colocada uma placa do núcleo numa campa de um antigo combatente que não se encontra sepultado no talhão. “Na altura, quiseram sepultar o senhor na campa dos familiares e agora vieram nos pedir se podíamos lá colocar um monumentozinho por parte dos combatentes e nós fizemos essa homenagem”, acrescenta.

Desta vez, e contrariamente ao que é habitual, os militares do Regimento de Cavalaria nº 3 de Estremoz não estiveram presentes nesta cerimónia, de acordo com José Trindade, por “falta de elementos e verbas”. Nesse sentido, o núcleo convidou a Banda 1º de Dezembro a marcar presença nesta homenagem. “Eles agradeceram o nosso convite e a homenagem foi feita à mesma”, remata.

Já o Município de Campo Maior, garante o vice-presidente, Paulo Pinheiro, deve associar-se sempre a esta cerimónia, através da qual se homenageiam aqueles que “se sacrificaram pela pátria”. “É sempre um gesto de silêncio, de tristeza e é o mínimo que podemos fazer, é sempre celebrar e homenagear estes que tanto fizeram pela pátria”, diz ainda.

Raquel Trabuco vence Grande Prémio de Atletismo da Cruz da Picada

A atleta elvense Raquel Trabuco, do Beja Atlético Clube, venceu ontem o 32° Grande Prémio de Atletismo da Cruz da Picada, em Évora.

Em masculinos venceu Duarte Cunha, do Sport Lisboa e Benfica.

Numa organização do Grupo Desportivo e Cultural da Cruz da Picada, com o apoio da Câmara Municipal de Évora e o suporte técnico da Associação de Atletismo de Évora, a prova, que teve interrompida em virtude da pandemia, reuniu cerca de 350 atletas, de todos os escalões, em representação de quase meia centena de clubes.

Em termos coletivos, a vitória pertenceu ao Grupo Desportivo Diana.

O que esperar de Portugal no Mundial?

O Mundial aproxima-se e Portugal tem oportunidade de ganhar.
A passagem pela Liga das Nações não foi o melhor espelho para o que pode acontecer no Mundial de 2022. Após não se qualificarem para a próxima fase, querem responder no campeonato do mundo, uma prova que pode ser a última para vários jogadores.

A Betano Portugal possibilita os apostadores portugueses de já realizarem as suas primeiras apostas para o Mundial de 2022, seja a longo ou a curto prazo. Com uma miragem da Liga das Nações, algumas ideias já podem ser retiradas.

A imperfeição da Liga das Nações

As odds da Liga das Nações davam Portugal como uma das seleções favoritas a vencer a prova. Porém, o mesmo não se demonstrou em campo, onde deixaram muito a desejar com algumas exibições menos positivas.

Todavia, é o momento ideal de refletir e preparar uma das seleções mais fortes da Europa, junto de Cristiano Ronaldo, para responder da melhor forma e saírem felizes do Mundial de 2022. Afinal, foi um desgosto os últimos resultados e todos querem responder de forma positiva.

Uma análise às exibições da seleção de Portugal
Fonte: Twitter

Ainda que tenham existido duas goleadas nesta fase de grupos da Liga das Nações por parte de Portugal, mesmo que as odds assim não o indicassem, a verdade é que Portugal conseguiu ficar de fora da fase mais importante, após perder a primeira posição para o rival espanhol.

Os recentes jogos de Portugal, ao comando de Fernando Santos, demonstram algumas fragilidades da equipa portuguesa, principalmente no que toca a conexão entre o último terço, mas também vários relaxamentos defensivos que significam golos para os adversários.

Existe uma facilidade de anexar o jogo do meio-campo com a frente de ataque, algo que foi melhorado nesta Liga das Nações, mas algumas ideias faltam a Portugal, que deverá ser melhorado até ao início do Mundial de 2022.

Espera-se assim que Fernando Santos consiga evoluir a sua equipa taticamente e dar outra motivação aos jogadores, deixando de parte a ideia que os empates podem ser vantajosos, algo que é comum.

A ausência de peças fundamentais

Por outro lado, nem as odds para as primeiras partidas contavam com várias más notícias. Na verdade, Fernando Santos não poderá contar com vários jogadores, como Rafa Silva, que optou por sair, Pedro Neto e Diogo Jota por lesão e ainda a dúvida de Danilo e Nuno Mendes, pelo mesmo motivo.

De olhos no Mundial de 2022
Fonte: FIFA
Mesmo não existindo odds que coloquem Portugal no lote de favoritos a vencer o Mundial a ser realizado no Qatar, a verdade é que a resposta vai ser dada em campo. Portugal tem um grupo aceitável e poderá passar com alguma facilidade, como assim as odds indicam.

O primeiro jogo de Portugal será frente ao Gana, dia 24 de novembro, às 16 horas, seguindo-se o Uruguai, dia 28, 19 horas, e Coreia do Sul, dia 2 de dezembro, às 15 horas. Estes jogos têm odds curiosas para Portugal, o que demonstra o não reconhecimento de uma excelente equipa.

Como apostar em Portugal e aproveitar as odds

Devemos alertar que as odds para Portugal estão muito equilibradas, podendo os apostadores tirar proveito das mesmas, onde as odds da vitória estão acessíveis.

Porém, vale salientar que Portugal quer responder com qualidade, onde o mercado de golos poderá ser uma excelente ideia para saber como apostar em Portugal e tirar proveito das odds.

Crianças de Santa Luzia pedem os Santinhos

Os alunos de segundo ano da Escola Básica de Santa Luzia pedem os Santinhos, nesta quarta-feira, dia 2, pedindo de porta em porta frutos da época, frutos secos ou o Pão de Deus.

Carolina, aluna da escola, explica à Rádio ELVAS que “antes, as pessoas costumavam ir à porta dos vizinhos pedir os Santos e, em algumas situações, pediam o Pão de Deus porque eram muito pobres”.

De acordo com a professora Helena Melo, esta é uma forma de recuperar a tradição que “deveria acontecer no dia 1. Só que como é feriado, nós pedimos os Santinhos no dia 2”.

Em Portugal, no Dia de Todos os Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir os bolinhos de porta em porta. Uma vez que o Dia de Todos os Santos é feriado, a comunidade escolar assinala esta tradição no dia 2 de novembro

Euromilhões com jackpot de 160 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 160 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 1 de novembro, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 370 mil euros, saiu a dois apostadores, no estrangeiro. Também o terceiro prémio, de 21 mil euros contemplou oito apostadores, fora de Portugal

Já o quarto prémio, no valor de 2.160 euros, saiu a 25 apostadores, cinco com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 19 – 37 – 42 – 47 – 48 e pelas estrelas 01 e 06.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Combatentes de Campo Maior recordados neste Dia de Finados

O Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, juntamente com a Câmara Municipal, presta homenagem aos combatentes campomaiorenses falecidos, esta quarta-feira, dia 2, em Dia de Finados.

Como habitualmente, está prevista a romagem aos cemitérios de Campo Maior e Degolados. “Vamos, às 9 horas, ao cemitério, para colocar uma coroa de flores. Este ano não vamos ter a tropa, porque não podem vir os militares, mas vamos ter a banda, com dois ou três elementos, que irão dar os toques de alvorada”, revela o presidente do núcleo, José Trindade.

Ainda antes da comitiva rumar ao cemitério de Degolados, onde está sepultado um antigo combatente, o núcleo vai, em Campo Maior, “colocar uma placa num combatente falecido há algum tempo, que está numa campa separada”.

Combatentes de Elvas já falecidos homenageados em Dia de Finados

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes presta homenagem, esta quarta-feira, dia 2, aos combatentes e sócios já falecidos, no talhão do núcleo, cemitério da cidade.

De acordo com o presidente do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, tenente-coronel Luís Franco, “os homenageados são sócios combatentes do núcleo que combateram em diversas batalhas e que quiseram que os seus corpos fossem sepultados no talhão do núcleo”.

A cerimónia está marcada para as 11 horas no Talhão do Núcleo de Combatentes, no cemitério municipal de Elvas.

PSP realiza buscas em Elvas numa operação de combate ao tráfico de estupefacientes

A PSP de Elvas está desde as 6 da manhã desta quarta-feira, 2 de novembro, a realizar buscas domiciliárias e não domiciliárias nos Bairros das Pias e de São Pedro e também no centro histórico da cidade.

Segundo comunicado do Comando Distrital de Portalegre da PSP, está a ser dado cumprimento a dez mandados de busca domiciliária e sete mandados de busca não domiciliária, no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, iniciada há vários meses.

A operação em curso conta com um forte dispositivo composto por polícias de várias valências do Comando Distrital de Portalegre, apoiados por duas subunidades da Unidade Especial de Polícia, nomeadamente pelo Corpo de Intervenção e pelo Grupo Operacional Cinotécnico, e ainda por várias Equipas de Intervenção Rápida dos Comandos Distritais de Castelo Branco, Évora e Beja.