Rugby Clube Elvas: sub-14 vencem duas partidas em Setúbal
“Borba precisa de um parque de feiras e vai ser feito”, garante António Anselmo
Em Borba, a tradição da Feira dos Santos volta a cumprir-se mais um ano, hoje e amanhã, dias 1 e 2 de novcembro.
António Anselmo (na foto), presidente da câmara de Borba, refere que “esta é uma feira muito antiga e com muita tradição e que, antigamente, era feita no centro de Borba e agora passou para o parque de exposições. Estou convencido que, com a crise que estamos a passar, as feiras tenham outro tipo de importância, uma vez que se consegue comprar mais barato”.
A venda e produtos regionais acontece junto ao mercado municipal da cidade fazendo depois a ligação à zona da venda de roupa e calçado. António Anselmo refere que, segundo a informação que tem, “a feira conta este ano com mais feirantes”.
Quanto à possibilidade da feira voltar ao centro da cidade, o presidente garante que, “por uma questão de segurança, isso não vai acontecer”. Para António Anselmo “Borba precisa é de um parque de feiras bem feito e em condições. E vai ser feito”.
A Feira dos Santos decorre hoje e amanhã na cidade de Borba.
Piscinas Municipais de Elvas reabrem esta quarta-feira
O espaço coberto e aquecido das Piscinas Municipais de Elvas vai abrir ao público em geral já esta quarta-feira, dia 2 de novembro.
Depois da Câmara Municipal ter chegado a uma solução para a falta de nadadores salvadores, credenciados, o espaço vai reabrir ao público.
A partir desta data, este equipamento municipal passa a estar aberto ao público com o seguinte horário: de terça a sexta-feira, entre as 9 e as 13 horas e das 15 às 18; aos sábados e domingos, das 9 às 14 horas.
Candidatura do Tapete de Arraiolos à UNESCO “deve estar concluída em breve”
A candidatura do tapete de Arraiolos a Património Cultural da Humanidade pela UNESCO tem sido um processo com alguns altos e baixos.
Após a inscrição da candidatura do Tapete de Arraiolos no registo nacional de inventário, “em setembro do ano passado, o que nos atrasou um pouco o processo, falta agora concluir os dossiers da candidatura, algo que deverá acontecer em breve”, como nos referiu a presidente da câmara Sílvia Pinto (na foto).
Em Arraiolos, está a decorrer até dia 6 de Novembro a Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada, um evento que dá destaque aos ex-líbris do concelho.
Hoje destaque para a demonstração de confeção de empadas, a partir das 18.30 horas e a atuação de Miguel Azevedo e a sua banda. O espetáculo tem início às 22.30 horas.
Miguel Azevedo atua esta segunda-feira em Arraiolos
A Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada, no Arraiolos Multiusos, decorre até ao próximo domingo, 6 de novembro, contando com diversas iniciativas.
Hoje destaque para a demonstração de confeção de empadas, a partir das 18.30 horas e a atuação de Miguel Azevedo e a sua banda.
O espetáculo tem início às 22.30 horas.
Governo aprova 4,7 milhões para contratos programa e acordos de colaboração com autarquias
No âmbito da cooperação técnica e financeira com as autarquias, vão ser celebrados contratos-programa e acordos de colaboração entre o Estado e 12 municípios, informa o Ministério da Coesão Territoral, em nota de imprensa.
Estes contratos-programa “comparticipam em 4,7 milhões de euros obras como a beneficiação de paços do concelho, requalificação de instalações desportivas e culturais, num investimento global que ascende a 14 milhões de euros”.
A celebração destes contratos-programa e acordos de colaboração “é suportada através de verbas inscritas no Orçamento do Estado de 2022, integradas na rubrica das transferências para a Administração Local”.
Campo Maior presta homenagem a combatentes falecidos
O Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, juntamente com a Câmara Municipal, presta homenagem aos combatentes campomaiorenses falecidos, amanhã, 1 de novembro, em Dia de Todos os Santos, bem como na quarta-feira, dia 2, em Dia de Finados.
Amanhã, pelas 11 horas, decorre uma missa na Igreja Matriz de Campo Maior. “Vamos estar presentes com o nosso estandarte, em que vai ser dita a missa e em que vão ser nomeados os combatentes de Campo Maior”, revela o presidente do núcleo, José Trindade.
Para quarta-feira, está prevista, como habitualmente, a romagem aos cemitérios de Campo Maior e Degolados. “Vamos, às 9 horas, ao cemitério, para colocar uma coroa de flores. Este ano não vamos ter a tropa, porque não podem vir os militares, mas vamos ter a banda, com dois ou três elementos, que irão dar os toques de alvorada”, adianta José Trindade.
Ainda antes da comitiva rumar ao cemitério de Degolados, onde está sepultado um antigo combatente, o núcleo vai, em Campo Maior, “colocar uma placa num combatente falecido há algum tempo, que está numa campa separada”.
Visita ao Castelo de Campo Maior em noite de Halloween
A Câmara Municipal de Campo Maior assinala a noite de Halloween, esta segunda-feira, dia 31 de outubro, no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada
O município promove uma visita noturna ao castelo, a partir das 21h30, numa iniciativa que promete muitas surpresas.
As vagas disponíveis para participar nesta atividade foram rapidamente preenchidas. “Obrigado pelo acolhimento tão positivo que esta iniciativa teve”, diz a autarquia, através das suas redes sociais.
Quercus e Núcleo Regional de Portalegre celebram 37 anos
A Quercus, a Associação Nacional de Conservação da Natureza, foi fundada a 31 de outubro de 1985, há 37 anos. Também o Núcleo Regional de Portalegre desta associação ambientalista comemora, neste dia 31, os mesmos anos de existência.
Na edição desta semana do “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, explica que o núcleo de Portalegre esteve na origem do Grupo para o Estudo e Proteção da Flora e Fauna (GEPFA) do Alto Alentejo que, juntamente com outras associações, fundaram a Quercus. “Os vários grupos locais tornaram-se nos núcleos regionais da Quercus. Assim, o Núcleo Regional de Portalegre faz parte da história da Quercus desde o seu início e mesmo até antes do seu início”, revela.
O Núcleo Regional de Portalegre abrange todos os concelhos do distrito de Portalegre. Tem uma grande área geográfica, de 6.065 quilómetros quadrados e uma baixa densidade populacional, possui uma população de mais 105 mil habitantes, cerca de um por cento da população de Portugal. O distrito “tem uma grande importância ambiental, incluindo as áreas protegidas do Parque Natural da Serra de São Mamede e o monumento natural das Portas do Ródão. Contém ainda os sítios da Rede Natura 2000 de São Mamede, Nisa/Lage da Prata, Cabeção e Caia”, lembra José Janela.
Este Núcleo da Quercus tem atualmente a sua sede no edifício do Instituo Português da Juventude e do Desporto, em Portalegre. Tem também uma delegação em Benavila, no concelho de Avis. A maneira mais simples de contactar o núcleo é através do e-mail Portalegre@quercus.pt
Entre os vários projetos de que o Núcleo de Portalegre é parceiro, José Janela destaca a micro-reserva, na freguesia de São Vicente e Ventosa, onde é “desenvolvido um projeto de conservação de aves estepárias na Zona de Proteção Especial”. “Somo também parceiros em projetos internacionais, como o Biotrans, sobre biodiversidade transfronteiriça; o Liveadapt, sobre adaptações às alterações climáticas. Também desenvolvemos ações de Educação Ambiental nas escolas e noutros locais. Participamos em plantações de árvores e outras plantas autóctones. Promovemos passeios em trilhos de natureza. Tentamos realizar pelo menos uma ação por mês”, enumera.
O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:
Delta é o café oficial do WebSummit
A Delta Cafés é o café oficial do WebSummit, a maior cimeira tecnológica do mundo que acontece de 1 a 4 de novembro, no Parque das Nações, em Lisboa.
Reforçando o seu percurso de inovação tecnológica, na procura de novas formas e momentos de consumo, a Delta Cafés apresenta diferentes espaços e experiências para desfrutar do café preferido dos portugueses na maior conferência de tecnologia realizada em Portugal.
Ao longo dos quatro dias de evento, todos os visitantes do WebSummit vão poder passar pelas coffee stations Delta Cafés para saborear o melhor café de Portugal em diferentes versões e para distintos momentos do dia para que, entre reuniões, não falte inspiração com um café ao gosto português.
Já o espaço Delta The Coffee House Experience irá proporcionar diferentes experiências inovadoras. Para todos os entusiastas de café, este espaço oferece workshops de extração de café manuais, que darão as bases para elevar a qualidade de uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo.
Mas há mais novidades no Delta The Coffee House Experience. Desafiando a gravidade, chega também ao maior evento de tecnologia e inovação mundial, a RISE Delta Q with Starck, a máquina que incorpora um revolucionário sistema de extração de café invertido. Uma inovação tecnológica mundial da Delta que dá um novo sentido à experiência de consumo de um café expresso “Perfeitamente ao contrário” e que foi desenhada pelo conceituado criador francês Philippe Starck .
Através do sistema de extração inovador made by Delta, e único no mundo, o café é injetado debaixo para cima, pelo fundo da chávena, o que intensifica o paladar e os aromas naturais do café e traz ao de cima um creme persistente, mantendo a temperatura ideal, e proporcionando um expresso superlativo.
Sendo o WebSummit um evento que tem vindo a apostar em práticas cada vez mais sustentáveis, a Delta Cafés estará presente na The Coffee House Experience com o seu projeto de economia circular, em parceria com a Start Up Nãm, que consiste na recolha controlada e certificada da borra de café Delta e na sua posterior utilização para a produção sustentável e venda de cogumelos.
Presente desde a primeira edição do WebSummit em Portugal, a Delta Cafés apresenta todos os anos inovações tecnológicas dando a conhecer novas formas de servir café, mantendo-se como uma referência de pioneirismo em Portugal e além-fronteiras.
Atletas da AD Ilabax no pódio do Ultra Trail Rota D’Ossa
A AD Ialbax participou este domingo, 30 de outubro, no Ultra Trail Rota D’Ossa em Estremoz.
Eunice Silva, da Ialbax, conquistou o terceiro lugar da geral e segundo no escalão de seniores, na distância dos 18 quilómetros. Participaram ainda, nesta distância, Carlos Carola, Rui Morais, Sónia Santos e Ana Duarte.
Na distância do Trail Longo de 30 quilómetros, Cristina Canário ficou em primeiro lugar F50 e José Russo foi o segundo M60. Participaram também Manuel Mexia, Luís Cordeiro e Nuno Veiga.
No percurso Ultra de 50 qwuilómetros, Amável Pinto alcançou o quarto lugar no escalão de seniores, depois de, na semana passada, ter participado nos 57 quilómetros do Trail da Costa Vicentina, entre Santiago do Cacém e Porto Covo.
Voluntários na rua apoiam Liga Portuguesa Contra o Cancro
Por estes dias, até amanhã, dia 1 de Novembro, milhares de voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro percorrem o país naquele que é o peditório anual da Liga.
O peditório de rua representa não só a principal fonte de financiamento da Instituição na sua relação com a comunidade, mas sobretudo o garante da sustentabilidade das atividades que promove no âmbito dos seus quatro eixos de missão: o apoio ao doente oncológico e cuidadores, a promoção da saúde, a prevenção do cancro e o estímulo à formação e investigação em oncologia.
De acordo com Cristina Bruno (na foto), voluntária e coordenadora do Grupo de Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro, “a maior parte das pessoas recebe muito bem este peditório e acabam sempre por ajudar. Às vezes passam por nós e nem nos ligam. Quando dizemos que somos da Liga acabam por nos ajudar. E isso, nós temos que tratar como se fosse uma joia porque uma boa fama leva-se numa vida mas destruir essa boa fama é num segundo”.
A responsável considera que “é necessário manter a transparência de todas as contas da Liga para que as pessoas não percam a confiança no trabalho desenvolvido”.
O peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro volta, este ano, a ser apadrinhado por Cristiano Ronaldo.
Nova derrota do CD Badajoz
O CD Badajoz perdeu na tarde de ontem, domingo, 30 de outubro, com a Agrupación Deportiva Alcorcón, no Estádio Santo Domingo, em Alcorcón (Madrid), por 1-0. Esta é a sexta derrota da temporada para o CD Badajoz e, a terceira consecutiva.
Os problemas institucionais, em relação ao clube, parece que estão a ter impacto na secção desportiva, uma vez que a cada dia surgem novas informações (declarações em vários meios de comunicação de Joaquín Parra, declarações do atual proprietário do clube desacreditando o ex-presidente, pedido de informações por parte da Plataforma Sentimento Preto e Branco).
Com toda esta situação, o AD Alcorcón com três vitórias consecutivas em casa e que recentemente, desceu da Segunda Divisão Espanhola (após doze temporadas), era a priori um rival muito complicado para o Badajoz, mas devido ao sentimento transmitido por ambas as equipas em campo, o mais justo seria que a partida terminasse empatada.
Um mau começo de jogo e uma polémica arbitragem condenaram a equipa da Extremadura e fê-la sair a zero da Comunidade de Madrid. O primeiro golo local foi marcado aos 15 minutos, por Álvaro Bustos.
Na segunda parte do jogo, os jogadores do CD Badajoz tiraram a pressão dos problemas institucionais em alguns momentos, focando-se apenas no desporto e chegaram a criar muito perigo na área rival. Houve duas ações que poderiam ter sido penáltis a favor do Badajoz, mas o árbitro não penalizou as jogadas e o jogo terminou definitivamente com uma vitória local.
Com a derrota de ontem, o CD Badajoz é o 18º classificado com oito pontos na classificação, em posições que podem levar à descida para a Segunda RFEF. No próximo sábado, dia 5 de novembro, a equipa de Badajoz joga a 11ª jornada da Liga, onde defronta o Celta de Vigo B, no Estádio Civitas Nuevo Vivero às 20 horas (hora portuguesa).
Emílio Pinilla
Halloween celebrado em Arronches com baile e dois concursos
O CLDS 4G Coração Mágico, de Arronches, promove na noite desta segunda-feira, 31 de outubro, no centro cultural da vila, um baile de Halloween, com concursos de máscaras e dança.
A iniciativa, que abrange os três eixos de intervenção do programa (Emprego, Intervenção Familiar e Promoção do Envelhecimento Ativo), explica a coordenadora do CLDS, Goreti Cirilo, procura, por um lado, proporcionar um tempo de convívio entre os mais novos e os seniores, tendo ainda em vista a promoção dos produtos locais. “Vamos ter pessoas da região a promover os produtos que têm nas suas lojas”, adianta.
Lembrando que a tradição, no país, é “pedir os santinhos”, a 1 de novembro, o CLDS procura desafiar, com este baile, crianças e adultos a disfarçarem-se e a brincarem ao Halloween, esta noite. “Convidamos os jovens a mascararem-se e os avós a brincarem com eles, porque os meninos gostam muito mais do Halloween do que propriamente as pessoas mais velhas, mas é uma forma de estarem todos em conjunto e de se divertirem”, assegura a responsável.
A iniciativa, garante ainda Goreti Cirilo, é aberta a toda a população. “Vai ser um baile familiar, ao serão, mas não queremos uma festa pela noite dentro, porque os nossos meninos têm de se deitar cedo”
Sendo este o primeiro baile de Halloween promovido pelo CLDS de Arronches, segue-se, em dezembro, um mercadinho de natal, que, tal como a iniciativa de hoje, une os três eixos de intervenção do programa.
O baile de Halloween desta noite decorre entre as 21h30 e meia-noite.
Rafael Leonardo é terceiro na “mini-baja” da Baja Portalegre 500
O jovem elvense Rafael Leonardo, de 12 anos, terminou a sua participação na Baja Portalegre 500, em terceiro lugar, na sua classe “mini-baja”.
Esta foi a primeira participação do jovem, neste formato de prova, onde mostrou ao público as suas capacidades aos comandos da sua Gas Gas 85cc.
O Rafael agradece todo o apoio que lhe foi prestado, tanto na prova como nas redes sociais.
Circulação automóvel e pedonal continua interdita nas Portas de São Vicente
A Câmara Municipal de Elvas informa que, face à manutenção do risco de queda nas Portas de São Vicente, onde se verificou a queda de alguns elementos da parte superior do escudo, “está encerrado ao trânsito, rodoviário e pedonal”, esta entrada na cidade e que dá acesso ao Bairro da Boa-Fé.
O Município de Elvas, apesar de perceber os inconvenientes causados por esta situação, quer para a circulação de veículos, quer para a circulação pedonal, e pelo facto de a mesma apresentar risco iminente, decidiu “proibir a circulação nesta zona, para proteção das pessoas e até ser seguro circular neste troço”.
Uma vez que este monumento se encontra classificado como Património Mundial, a intervenção a realizar terá de ser coordenada com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, de forma a respeitar todas as diretrizes para este tipo de intervenção.
O Município encontra-se também a “encontrar soluções para dar resposta às crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino no Bairro da Boa-Fé, residentes nesta zona da cidade, e que utilizam esta via de acesso”.
As Portas de São Vicente fazem a ligação, para pessoas a pé e viaturas, entre a zona baixa do centro histórico da cidade e o Bairro da Boa-Fé. A queda de pedaços das portas, por baixo da estátua do Zé de Melo, verificada neste domingo, levou a Câmara Municipal a cortar a circulação no local.
Almoço convívio e entrega de prémios encerram a Ibero Aves
A sexta edição da Ibero Aves chegou ao fim, no domingo, 30 de outubro, no Centro de Negócios Transfronteiriço, onde decorreu desde sexta-feira, 28 de outubro, numa iniciativa da Associação Ornitológica de Elvas.
Em simultâneo, decorreu pela primeira vez a ElvAves, exposição de aves de capoeira promovida pela Associação Lusitana de Criadores de Aves de Capoeira.
O encerramento dos certames ficou marcado com o almoço de convívio realizado num restaurante da Zona Industrial, no decurso do qual foram entregues os prémios da Ibero Aves.
O Melhor Criador foi o elvense António Ganchinho; a Anilha de Ouro ao melhor exemplar para o criador Paulo Rosado (do concelho de Reguengos de Monsaraz); a Anilha de Prata para João Badalo (de Vila Fernando); e a Anilha de Bronze entregue ao também elvense Francisco Realinho.
Missas em Elvas nos dias 1 e 2 de novembro
O dia de Todos os Santos, 1 de novembro, e o Dia dos Fiéis Defuntos, 2 de novembro, contam, em Elvas, com diversas missas de comemoração.
Amanhã, dia de todos os Santos, há missa às 9 horas, na Igreja de São Pedro; às 10 horas, no Santuário do Senhor Jesus da Piedade; às 11 horas, no Salvador; às 11.30 horas, na Igreja de Santa Luzia; às 12.15 horas, na Igreja da Boa-Fé; às 15.30 horas, em São Brás; e às 18 horas, na Sé.
Já na quarta-feira, dia 2 de novembro, as Eucaristias realizam-se às 9 horas, na Igreja de São Pedro; às 11 horas, no Salvador; às 12 horas e às 15 horas no Convento de São Francisco (Cemitério); e às 19 horas, na Igreja de Santa Luzia e na Boa-Fé.
Chegou a noite mais assustadora do ano
Doçura ou travessura, ou Trick or Treat, uma vez que o Halloween, ou Dia das Bruxas é uma tradição com origem em Inglaterra, é a expressão mais ouvida na noite de hoje, por muitas das crianças que, em Portugal, adotaram a tradição de pedir doces de porta em porta.
Entre disfarces e brincadeiras, fomos saber de que forma os jovens de Elvas comemoram o Halloween
Neste dia, as crianças mascaram-se com visuais assustadores e percorrem as ruas em grupo, batendo de porta em porta a pedir guloseimas às pessoas.
Se as pessoas não lhes derem doces ou guloseimas, as crianças têm permissão para fazer uma travessura.
Notícias da manhã de segunda-feira dia 31
Notícias da manhã de segunda-feira, dia 31 de outubro, na Rádio ELVAS, com edição de Elisa Pinto.
Temas em destaque:
– Caiu parte do escudo e da estátua do 10º alcaide mor de Elvas nas Portas de S. Vicente e a circulação de pessoas e veículos está encerrada;
– Câmara de Elvas quer proporcionar nova oferta de renda pública;
– Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes presta homenagem aos combatentes falecidos;
– Gavionenses vence a Taça de Honra da Associação de Futebol de Portalegre;
– dossier de candidatura do tapete de Arraiolos a património Cultural da UNESCO deverá ser entregue no próximo ano
– e Miguel Azevedo hoje na Mostra Gastronómica em Arraiolos.
Câmara de Elvas quer ter nova oferta de renda pública acessível
A Câmara Municipal de Elvas quer fazer face à atual política de arrendamento de habitação, tendo em conta os elevados preços praticados, sendo que, segundo o presidente, Rondão Almeida, “um dos grandes investimentos” que a autarquia irá fazer é, precisamente, para “atenuar”, em grande parte, esse problema.
“Atenuar o problema da habitação não passa, única e exclusivamente, por estarmos a pensar naquelas pessoas que não têm trabalho, cujo rendimento é super baixo e temos de ter uma casa de renda social, não”, começa por dizer o autarca. A estratégia do município para a habitação, para além de procurar “corresponder a esse estrato social”, passa por uma oferta de renda pública, com “prioridade” para os agregados familiares com rendimentos baixos, que acabam por ficar com esses mesmos rendimentos reduzidos a metade, depois pagos, entre outros encargos, a renda da casa e as contas de água e eletricidade.
De acordo com Rondão Almeida, “tem de haver uma oferta de renda pública para se poder repensar a política de arrendamento que está instalada, neste momento, em Portugal”. Como tal, o autarca quer proporcionar uma “oferta de habitação nova” em Elvas, com casas de tipologia T2 e T3, cujo valor de renda não ultrapasse os 250 ou 300 euros, até porque no concelho “não há capacidade económica para se pagar 400, 500 ou 600 euros”. Para tornar esta pretensão uma realidade, Rondão Almeida avança que serão lançados a concurso 75 novos fogos habitacionais, no início do próximo ano.
Relativamente ao Bairro das Pias, Rondão Almeida revela que será requalificado, com uma “orgânica diferente” daquela que tem atualmente, mas semelhante àquela que tinha quando foi criado. “O Bairro das Pias surge para se acabar com um bairro de barracas que existia junto ao Forte de Santa Luzia, com 300 ou 400 pessoas lá a viver”, recorda, garantindo que estas famílias não serão realojadas nas habitações que tem estado a ser adquiridas pela autarquia no centro histórico.
O projeto definido para aquele bairro passa, explica ainda o presidente da Câmara de Elvas, por “acabar com as casas pré-fabricadas”, mobilizando depois para lá assistentes sociais, professores e forças de segurança.
As obras necessárias para permitir esta nova oferta habitacional e a requalificação do Bairro das Pias estão integradas naquilo que é a Estratégia Local de Habitação do concelho, que, quando apresentada, em dezembro do ano passado, estava orçamentada num valor de 47 milhões de euros, tendo sempre por base a captação de fundos comunitários.